Atividades Acadêmico Científico Culturais (ACCs)

Entende-se por Atividades Complementares ou Atividades Acadêmico Científicos Culturais – ACCs  as ações desenvolvidas pelos acadêmicos, paralelas a realização do curso de Graduação com vistas à sedimentação dos saberes construídos em sua trajetória acadêmica, voltadas à pesquisa, ao ensino e a extensão, e que sigam uma metodologia contextualizada e constituída a partir do objetivo de obtenção de resultados em curto prazo, condizentes com a área de abrangência do curso. As ACCs compõem o currículo do curso, sendo necessárias o mínimo de 210 hs para o seu cumprimento.

Exigidas nas Diretrizes Curriculares Nacionais, as Atividades Complementares constituem parte de conteúdos curriculares que o Projeto Político- Pedagógico do Curso  deve atender, além dos referentes às Disciplinas e às Atividades Obrigatórias. Representa um aspecto bastante inovador, uma vez que passa a exigir e incorporar atividades relacionadas à formação do discente que, até então, eram por ele realizadas de forma espontânea, sem serem computadas em histórico escolar.

As atividades complementares acadêmicas são de diversos tipos e modalidades. Têm como traço comum o fato de serem realizadas frequentemente em ambiente exterior à sala de aula tradicional. As possibilidades de sua realização aumentaram com os programas oferecidos pela Universidade Federal do Amapá nas áreas de Pesquisa, Ensino e Extensão.

Para sua efetivação e cômputo como ACCs, torna-se necessária a orientação acadêmica e avaliação contínua das atividades com o acompanhamento de um docente do colegiado bem como que as mesmas sejam comprovadas por documentação pertinente.

As ACCs se caracterizam por permitirem ao discente o direito de escolha. Ele pode realizar, ao longo do curso, quaisquer atividades de seu interesse particular, que serão complementares desde que atendam às normas do PPP. Podem ainda ser desenvolvidas em qualquer período, desde que acompanhadas da anuência de um docente do CAU. Também se exigirá do discente que cumpra certa quantidade de atividades complementares, sem a qual ele não poderá concluir o curso. Está descrito, no texto a seguir, todas as atividades consideradas complementares para o Curso de Arquitetura e Urbanismo.

A Comissão de ACC foi extinta em 2020 durante a Pandemia e a coordenação reassumiu a distribuição de análise dos processos aos professores, tal qual é feito com créditos de disciplinas. 

Além de consultas ao docente orientador acadêmico, é importante que o discente tenha conhecimento prévio das atividades computadas como ACCs, pois as atividades realizadas somente serão consideradas ACCs se se enquadrarem nas que estão listadas. As ACCs estão distribuídas segundo grupos de atividades de ensino, pesquisa e extensão, tendo o aluno que participar em pelo menos dois grupos de atividades.

PARA SABER QUE Categorias de ATIVIDADES SE ENQUADRAM E DEMAIS REGRAS VIDE:  REGULAMENTO DE ACC [Atenção Novo Regulamento aprovado em 2022!]

É OBRIGATÓRIO O PROTOCOLO DOS CERTIFICADOS DE ACC COM O AUTO-PREENCHIMENTO PELO ACADÊMICO DO FORMULÁRIO DE REGISTRO DE ACC (*PDF) OU (*DOC),  providenciando-se toda a documentação a serem anexadas no Requerimento para Entrega de documentações para análise de módulo livre ACCpara trâmite de abertura de protocolo próprio.

Deixe um comentário

Rolar para cima