0

Faunística e Bioecologia de Culicideos

Acadêmicos do Curso de Ciências Biológicas realizaram na segunda e terça-feira (16 e 17.03) sob a orientação da Profa. MSc. Ledayane M. C. Barbosa, atividades de campo referentes aos seus projetos de Iniciação Cientifica. As pesquisas estão sendo desenvolvidas no Pólo Hortifrutigranjeiro, localizado no Distrito de Fazendinha.

1º Dia de Coleta - nº 03

Profa. MSc. Ledayane M. C. Barbosa, atividades de campo referentes

Os trabalhos dos acadêmicos estão vinculados aos projetos coordenados pela Profa. Ledayane Barbosa, intitulados “Faunística e Bioecologia de Culicideos (Diptera: Culicidae) no estado do Amapá, Brasil” e “Levantamento da Artropodofauna do estado do Amapá, Brasil.

Atividades de campo

Armadilhas do tipo CDC

Para a coleta dos mosquitos foram utilizadas armadilhas luminosas do tipo CDC e busca ativa, enquanto para o levantamento da fauna de solo foram utilizadas armadilhas do tipo “Pitfalls traps”, além da utilização do extrator de Berlese para a analise de serrapilheira.

DSC04036

armadilhas do tipo “Pitfalls traps”

Estudos sobre o conhecimento da fauna de culicideos auxiliam na elucidação da importância epidemiológica das espécies mais comuns contribuindo na prevenção de possíveis epidemias e no controle da transmissão de arbovírus endêmicos nas regiões estudadas. Enquanto realizar um inventário da artropodofauna de solo disponibiliza conhecimento dos grupos ocorrentes fornecendo subsídios para outros estudos.

20150317_093905

0

Núcleo Docente Estruturante (NDE)

1613984_384307791766792_1684382153386353941_n

O Núcleo Docente Estruturante (NDE) do Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas iniciou hoje seus trabalhos para o ano de 2015, a pauta desta primeira reunião foi o planejamento das atividades do NDE referente a revisão do Projeto Pedagógico do Curso. O NDE é liderado pelo Coordenador do Curso Prof. Dr Carlos Eduardo Costa Campos, e composto pelos docentes Profa. MSc. Dayse Maria da Cunha Sá, Profa. MSc. Ledayane Mayana Costa Barbosa, Prof. Dr Júlio César Sá de Oliveira e Profa. Dra Cristiane Rodrigues Menezes Russo.

0

Herpetolab no Ariri

Herpetologia no Ariri

Herpetologia no Ariri

Acadêmicos do Curso de Ciências Biológicas da Universidade Federal do Amapá iniciam pesquisa no Distrito do Ariri sobre vertebrados (anfíbios, répteis, aves e mamíferos). O inventário tem como objetivo registrar as espécies que utilizam as áreas de Floresta de Terra Firme, Floresta de Várzea e Savana amazônica fornecendo informações sobre História Natural. O projeto terá duração de 1 ano e as coletas serão realizadas mensalmente com duração de 4 dias consecutivos.

DSC02232

Professor Responsável Carlos Eduardo do laboratório de Herpetologia

0

2ª Expedição Tumucumaque, LABINVERT

2ª Expedição Tumucumaque, LABINVERT

2ª Expedição Tumucumaque, LABINVERT

DSC_0686No dia 24 de fevereiro passado integrantes do Laboratório de Zoologia de Invertebrados – LABINVERT – empreenderam a 2a Expedição Técnica/Científica ao Parque Nacional Montanhas do Tumucumaque, onde continuaram os trabalhos relativos ao monitoramento da biodiversidade de invertebrados aquáticos, como uma das metodologias de avaliação da manutenção da biodiversidade do Parque.

2ª Expedição Tumucumaque, LABINVERT

2ª Expedição Tumucumaque, LABINVERT

2ª Expedição Tumucumaque, LABINVERT

2ª Expedição Tumucumaque, LABINVERT

Desta vez, foram 2 novos acadêmicos do Curso de Ciências Biológicas da turma de 2014 além de uma acadêmica da turma de 2012 que participou da 1a expedição.

Na oportunidade foram explorados novos ambientes aquáticos, antes não visitados, bem como todos tiveram a oportunidade de observar o grande aumento do volume hídrico dos corpos d’água visitados, bem como dos rios Amapari e São Felício, que se cruzam na frente do Centro Rústico de Vivência – CRV – devido às fortes chuvas

2ª Expedição Tumucumaque, LABINVERT

2ª Expedição Tumucumaque, LABINVERT

0

UNIFAP e WWF parcerias importantes para a biodiversidade

Hoje pela manhã no bloco de Ciências Biologicas profissionais da WWF , do PNMTumucumaque, do curso de Ciências Biologicas  e do curso de Geografia/UNIFAP estiveram reunidos para tratar assuntos de projetos e novas parcerias para 2015.

Entre eles o Projeto Biodiversidade nas Costas que foi lançado em fevereiro de 2014 e que ja dà bons frutos e foi inspirado na autonomia de Paulo Freire. Um kit-mochila ( que inspirou o nome do projeto) foi desenvolvido por professores e alunos dos Colegiados de Ciências Biológicas e Geografia da Universidade Federal do Amapá com uma finalidade super importante para omei. na o ambiente. Na mochila  instrumentos didaticos  sobre a biodiversidade, desenvolvido de maneiraatuam diretamente nas areas prioritarias para conservação do meio ambiente divididos em quatro biomas brasileiros que são eles – O CERRADO, A AMAZÔNIA, O PANTANAL e a MATA ATLÂNTICA.

biomasMapaUma das etapas do projeto teve como objetivo a formação de professores  da rede pública dos municípios amapaenses do entorno do Parque Nacional Montanhas do Tumucumaque, tendo a biodiversidade como tema motivador.A ideia é preconizar o estudo dirigido dos principais debates científicos e políticos mundiais sobre biodiversidade, visando a elaboração participativa de instrumentos educacionais e peças de comunicação para mobilização e engajamento social na temática.

Mais Informações: 3243 1555 / 98129 5107 / 98806 5122

 

 

0

Boas-vindas aos calouros2015

Hoje pela manhã a coordenação do curso de Ciências Biologicas recepcionou os calouros2015 com uma aula de apresentação do curso através da presença dos professores Carlos Eduardo e Cristiane Oliveira.

Toda equipe deseja um excelente percurso rumo a formação do profissional de Ciências Biologicas.