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Concurso de Fotografia

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Concurso de Fotografia da Biodiversidade do Estado do Amapa 
O concurso procura a busca valorativa da fotografia enquanto forma de expressão artística dinâmica e multifacetada, estimulando a criatividade daqueles que se dedicam, de forma profissional ou amadora ao prazer de captar e fixar imagens.
O concurso é aberto a todos interessados na divulgação de suas fotografias.

Mais infos: http://nucleonepa.wix.com/seminario2015

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http://nucleonepa.wix.com/seminario2015

 

APRESENTACÃO

A situação de declínio no rendimento das pescarias no mundo e seu impacto sobre o sistema como um todo intensificaram as análises e discussões críticas dos fundamentos teóricos da ciência pesqueira e de aquicultura. Diante disso, os estudiosos da área perceberam que nos estudos deveriam ser levados em consideração fatores biológicos e ecológicos, como a interação entre as diversas populações, incluindo a humana, e delas com o resto do ecossistema, já que a dinâmica da comunidade é de importância direta para o manejo pesqueiro.

É fato que a redução dos estoques pesqueiros no mundo e demais efeitos deletérios sobre a ictiofauna e outros recursos pesqueiros não tem como única causa a pesca, mas sim uma série de eventos, onde situações de degradação do ambiente marinho litorâneo e da plataforma continental, bem como a degradação nos ecossistemas aquáticos epicontinetais, como desmatamento, destruição de nascentes, poluição, assoreamento e represamento de rios figuram como causas coadjuvantes e, em certos casos, como a principal causa na diminuição dos estoques pesqueiros naturais e declínio da saúde do ambiente.

A orientação internacional da investigação da pesca e aquicultura determina que esta atividade deva ser integrada e alicerçada em princípios elementares de resiliência ecológica, focalizando não apenas a atividade pesqueira, mas as populações dos recursos pesqueiros totais, as condições humanas que se utilizam de alguma forma do recurso pesqueiro, a qualidade das águas e das áreas de terra drenadas por ela, bem como o ecossistema como um todo na qual a pesca se desenvolve.

De acordo com Guterres (2006), a abordagem agroecológica propõe mudanças profundas nos sistemas e nas formas de produção agrícola. Na base dessa mudança está a filosofia de se produzir de acordo com as leis e as dinâmicas que regem os ecossistemas – uma produção com (e não contra) a natureza. Atualmente entende-se que esta filosofia está ampliada às demais secções produtivas, como pecuária, pesca e aquicultura. Em essência, o princípio Ecológico implícito à esta filosofia, que propõe novas formas de apropriação dos recursos naturais devem se materializar em estratégias e tecnologias condizentes com a resiliência de cada compartimento do ecossistema a ser utilizado.

O presente Seminário visa dar visibilidade á filosofia de produção ecológica, ou agroecológica na agricultura, ecológica ou resiliente na pecuária, pesca, aquicultura e demais formas de produção de alimentos, buscando levar o conhecimento e a reflexão ao público em geral, às autoridades competentes do setor e á academia, através de palestras, cursos e debates em mesa redonda. Esperamos que este primeiro evento seja profícuo em difundir e levar à consciencitazação os seus participantes nas práticas dos princípio da Agroecologia.

Coordenador – Prof. Dr Julio Sá de Oliveira

Site do Seminario: nucleonepa.wix.com/seminario2015

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CRONOGRAMA DE DEFESA DOS TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO – PARFOR

 

HORA

DEFESA

08:30

Acadêmicos: Joaquim F. Santos;

Josué C. de Azevedo;

Walber M. de Vasconcelos.

Orientador: Raimundo N. P. Souto.

Título: O Programa Saúde na escola: Percepção de professores, pedagogos e alunos em uma escola pública de ensino médio do Município de Santana – Amapá.

Banca: Andréa S. de Araújo.

Wegliane C. da S. Aparicio.

10:00

Acadêmicos: Cacilda de A. Quaresma;

Hemenice C. D. da C. Barbosa;

Patrício B. Cardoso.

Orientador: Raimundo N. P. Souto.

Título: A importância da merenda escolar no processo de ensino aprendizagem nas turmas do ensino fundamental I na EMEF.

Banca: Andréa S. de Araújo.

Wegliane C. da S. Aparicio.

14:00

Acadêmicos: Adonias da S. Costa;

Francivaldo C. do Nascimento;

Jucielly D. Sanches;

Nivaldo S. M. Junior.

Orientador: Raimundo N. P. Souto.

Título: A importância do laboratório de ciências como prática pedagógica no ensino fundamental de uma escola da zona rural na Amazônia oriental.

Banca: Artemis S. do N. Rodrigues.

Dayse M. da C. Sá.

15:30

Acadêmicos: José E. de S. Morais;

José W. T. Furtado;

Márcio C. A. de Souza;

Marcos R. C. da Silva.

Orientador: Raimundo N. P. Souto.

Título: A percepção de moradores de Vitória do Jari sobre os malefícios causados a saúde humana pelo lixo lançado no meio ambiente e no Rio Jari.

Banca: Wegliane C. da S. Aparicio.

Andréa S. de Araújo.

17:00

Acadêmicos: Elieze G. Lazamé;

Claudete S. da Luz;

Eliete da S. Pureza.

Orientador: Dayse M. da C. Sá.

Título: Promoção de hábitos alimentares saudáveis no Município de Oiapoque-AP.

Banca: Raimundo N. P. Souto.

Arialdo M. da S. Junior.

 

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Planejamento PARFOR/julho2015

TURMA E – (2012.1)

 

DISCIPLINA

PROFESSOR

PERIODO

01

Microbiologia e Imunologia (90h)

Artemis Socorro do Nascimento

29/06 a 08/07

02

Zoologia III (120h)- rotativa

Carlos Eduardo (60h) e Raimundo Nonato (60h)

09/07 a 22/07

03

Botânica II -90h- rotativa

Wegliane Campelo da Silva Aparício (45h) e Cristiane Rodrigues Menezes (45h)

23/07 a 01/08

04

TCC (120h)- rotativa

Júlio César Sá de Oliveira (60h)eLedayane Mayana Costa Barbosa (60h)

01/07 e 31/07

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Hufap recebe alunos do Immes

Visita dos universitários da Faculdade Immes (1° semestre de Engenharia Florestal) ao Laboratório de Botânica da Unifap – LABOT,  acompanhados pela professora Alana Soares, mestre em Desenvolvimento Sustentável – UFPA. O objetivo da visita foi o conhecimento das técnicas de herborização adotadas pelo Herbário da Universidade federal do Amapa – HUFAP. Os monitores Cássio Martins, Luma Carolina, Dyerlis Pinheiro, Beatriz e Márcia Potock, acompanharam na tarde de hoje os universitarios de Engenharia Florestal . Os alunos-monitores são orientandos da Profa.Dra. Wegliane Campelo da Silva do Curso de Biologia da Unifap.

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Cronograma TCC PARFOR

ATIVIDADES

Data

Entrega do formulário de inscrição (Anexo A)

Até 10/07/2015 (sexta-feira)

Entrega da Carta de aceite do Orientador (Anexo B)

Até 10/07/2015 (sexta-feira)

Prazo final para entrega do TCC (3 vias impressas) *

Até 17/07/2015 (sexta-feira)

Data prevista para defesa do TCC

 25/07/2015 (sábado)

Entrega da versão final(versão digital, formato PDF)

Até 31/07/2014 (sexta-feira)

 

* Caso o TCC esteja finalizado, o acadêmico poderá entregar antes do dia 17/07/2015.

Prof. Dr. Júlio César Sá de Oliveira -Coordenador da Disciplina TCC

Profa. MSc. Ledayane Mayana Costa Barbosa-Coordenadora da Disciplina TCC

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Convite

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Edital de convocação para Assembleia de Fundação da ASSOCIAÇÃO INSTITUTO MAPINGUARI

Convite aos interessados(as) em participar da Assembleia de Fundação do Instituto Mapinguari . Caracterizado como Organização Não-Governamental, o Instituto MAPINGUARI atuará na área de Proteção, Pesquisa e Educação Ambiental no Estado do Amapá. Esse projeto nasceu da mobilização em torno da manutenção das atividades de Turismo Pedagógico e Educação Ambiental na Unidade de Conservação RPPN Revecom.  Os presentes participarão na qualidade de Sócios Fundadores e discutirão as seguintes pautas:

  • Contextualização do Instituto Mapinguari;
  • Apresentação e aprovação do Estatuto; Definição da mensalidade / anuidade;
  • Eleição e posse dos diretores e conselheiros .

 Macapá, 06 de Maio de 2015

Comissão Organizadora:Adriane da Silva Formigosa e Tainá Madalena Oliveira de Morais.