Disciplinas Dependência (PARFOR)

DISCIPLINAS – DEPENDÊNCIA

Noite:

  • Geologia Básica (60h) – Prof. Marcelo – 30/06 a 09/07.
  • Biofísica (60h) – Profa. Raphaelle  – 30/06 a 09/07.
  • Física Geral (90h) – Prof. Nilson e Prof. Ederson – 30/06 a 12/07.
  • Biologia da Educação (60h) – Profa. Dayse – 30/06 a 09/07.
  • Psicologia da Educação (60h) – Profa. Ivanete do Socorro Pinheiro – 10/07 a 19/07.
  • Oceanografia e Limnologia (60h) – Prof. Huann – 14/07 a 22/07.
  • Metodologia Cientifica (60h) – Prof. Alexandre – 16/07 a 25/07.
  • Bioquímica II (60h) – Profa. Mayara – 21/07 a 30/08.
  • Embriologia Comparada (60h) – Profa. Raphaelle – 21/07 a 30/07.
  • Química Orgânica (90h) – Prof. Breno – 21/07 a 02/08.
  • Estrutura e Funcionamento do Ensino (90h) – Prof. Ademilson  – 23/07 a 02/08.

 

Manhã e Tarde:

  • Botânica I (90h) – Profa. Cristiane – 30/06 a 05/07.
  • Botânica II (90h) – Profa. Wegliane – 07/07 a 12/07.
  • Fisiologia (90h) – Profa. Maria Izabel – 14/07 a 19/07.

CONVITE

Convidamos a toda comunidade acadêmica para participarem da prévia de TCC’s que acontecerá no dia 20.02 às 15h, no bloco do curso de Ciências Biológicas, na turma de 2010.

LISTA DOS ACADÊMICOS QUE APRESENTARÃO A PRÉVIA DO TCC

1 – Afonso Bruno Sousa da Fonseca (201020009): As Dificuldades na Aprendizagem e Preferência pelos conteúdos de Biologia dos Alunos da Escola Estadual Everaldo da Silva Vasconcelos Júnior – Santana-AP.

2 – Claudete de Melo Cruz (201020002):  A Percepção dos Alunos do Ensino fundamental quanto a Influência Hormonal no Desenvolvimento Puberal dos Adolescentes da Escola Estadual Rodoval Borges e Silva de Santana-AP.

3 – Daniel Sales Sousa Valentim (201020013): As Coleções Biológicas de anfíbios no Ensino de Ciências em Escolas da Rede Estadual do Município de Macapá-AP.

4 – Erique da Costa Fonseca (201020005): O Método Experimental no Processo de Ensino e Aprendizagem.

 

Decifrando a Biodiversidade: Estratégias Didático-Pedadógicas para o Ensino de Ciências e Biologia a partir do Plano de Manejo do Parque Nacional Montanhas do Tumucumaque

A Universidade Federal do Amapá através do Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica – PARFOR promove o Projeto de Extensão “Decifrando A Biodiversidade: Estratégias didático-pedadógicas para o ensino de ciências e biologia a partir do Plano de Manejo do Parque Nacional Montanhas do Tumucumaque”, sob a coordenação da Profa. MSc. Cristiane R. Menezes. Trata-se de um projeto que envolve as seguintes instituições: Secretarias Municipais de Educação, Secretaria Estadual de Educação, PARNA Montanhas do Tumucumaque, WWF-Brasil e ECOcentroIPEC.

Visando a ampliação dos conhecimentos a respeito das espécies regionais, foram produzidas estratégias didático-pedagógicas a partir do Plano de manejo do Parque Nacional Montanhas do Tumucumaque (PNMT) para a instrumentalização do ensino, tal ação visa compatibilizar as estratégias de conservação com a produção científica e uso público no PNMT.

Nos dias 21 e 22.02 serão realizadas oficinas em que os professores/estudantes do PARFOR e atuantes nos municípios de Laranjal do Jari, Pedra Branca do Amapari, Serra do Navio, Calçoene e Oiapoque, farão um treinamento desenvolvendo estratégias didático-pedadógicas a partir do material construído: jogo de memória, dominó em libras, quebra-cabeça, almanaque, guia de campo de fauna e flora, cartaz de fauna e flora. A elaboração dos materiais foi concebida a partir da ocorrência de espécies no parque, levando em consideração a fácil visibilidade de suas estruturas morfológicas, sua importância médica, econômica, ecológica e social na região. As espécies selecionadas se enquadram no contexto dos conteúdos pertinentes a uma abordagem interdisciplinar, a fácil intervenção do professor ao utilizar o material, de acordo com as competências a serem desenvolvidas na Educação Básica proposta pelos Parâmetros Curriculares Nacionais.

 

II EXPOPARFOR DE CIÊNCIAS BIOLOGICAS

A II Exposição de Trabalhos do Estágio Supervisionado do Curso de Ciências Biológicas / PARFOR foi realizada nos dias 08, 09 e 10 de janeiro no Centro Integrado de Pesquisa e Pós-graduação (CIPP), foram expostos cerca de 60 pôsteres de atividades dos discentes desenvolvidas em escolas do Estado.
Esta edição foi coordenada pelas docentes Cristiane Rodrigues Menezes e Dayse Maria da Cunha Sá, com a participação de mais de 100 acadêmicos do curso. Podemos destacar que os melhores trabalhos e portfólios foram premiados.

Melhor Pôster:
• Turma A: GRAVIDEZ PRECOCE E SEXUALIDADE TEMÁTICA ABORDADA NO ENSINO MÉDIO NA ESCOLA ESTADUAL JOSÉ RIBAMAR PESTANA- MUNICÍPIO DE SANTANA- AP, foi apresentado pelas autoras Cintia de Araujo Dutra e Ediana Freitas da Silva.
• Turma B: ENSINO DE BIOLOGIA NO ENSINO MÉDIO – CITOLOGIA E ECOLOGIA – DESENVOLVIDO NA ESCOLA ESTADUAL PROF.ª IZANETE VICTOR DOS SANTOS, MUNICÍPIO DE SANTANA-AP, foi apresentado pelos autores Vandson da Silva da Ponte e Yassara Barbosa Dias.
• Turma C: PROJETO : REINO PLANTAE – PEQUENAS AÇÕES QUE PODEM MELHORAR O MUNDO TRABALHANDO A HORTA ESCOLAR E A RECICLAGEM NA ESCOLA ESTADUAL ESTHER DA SILVA VIRGOLINO, MACAPÁ-AP, foi apresentado pelos autores Eniraldo Maciel de Oliveira, Jucileide Abreu dos Santos, Patricia Ayres Cardoso, Zeneide Vilhena Lobo e Zenilda Vilhena da Costa.
• Turma D: SAÚDE E QUALIDADE DE VIDA NA ESCOLA, MACAPÁ-AP, foi apresentado pela autora Marla Myrian Prata de Souza.

Melhor Portfólio:
• Turma A: Socorro Maria de Souza Figueiredo.
• Turma B: Lindaci Viana, Marilene Vilhena e Wanda Souza.
• Turma C: Anderson da Silva Sampaio, Arlindo de Mendonça Silva, Ioneide Pantoja Canela e Lisiane Santos das Neves.
• Turma D: Marla Myrian Prata de Souza.

Projeto de extensão “decifrando a Biodiversidade: estratégias didático-pedagógicas para o ensino de ciências e biologia a partir do plano de manejo do Parque Nacional Montanhas do Tumucumaque

A carência de recursos didáticos para o ensino de Ciências e Biologia especificamente de estudos a cerca das espécies regionais no ensino em escolas públicas constitui-se num obstáculo a melhoria da Educação. Visando a ampliação dos conhecimentos a respeito das espécies regionais, objetivo proposto nesta pesquisa foi produzir estratégias didático-pedagógicas a partir do Plano de manejo do Parque Nacional Montanhas do Tumucumaque (PNMT) para a instrumentalização do ensino, tal ação visa compatibilizar as estratégias de conservação com a produção científica e uso público no PNMT. A pesquisa foi iniciada através de levantamento bibliográfico em relação aos temas de conservação e preservação da Biodiversidade do PNMT e o ensino de Ciências e Biologia, resultando na configuração de materiais pedagógicos que atendessem as necessidades educacionais do ensino identificadas no estudo. Foram então propostos os seguintes produtos: jogo de memória, dominó em libras, roleta, caça-palavras, quebra-cabeça, guia de campo de fauna e de flora, cartaz de fauna e flora. A elaboração dos materiais foi concebida após a definição das espécies selecionadas, levando em consideração a fácil visibilidade de suas estruturas morfológicas, sua importância econômica, ecológica e social na região. Na indicação das espécies procuramos aquelas que se enquadrassem no contexto dos conteúdos pertinentes a uma abordagem interdisciplinar. Preocupamo-nos, sobretudo, em adequar a seleção das espécies de modo que facilite o conhecimento dos alunos e a fácil intervenção do professor ao utilizar o material, de acordo com as competências a serem desenvolvidas na Educação Básica proposta pelos Parâmetros Curriculares Nacionais. Os materiais a serem produzidos devem ter como base a confecção de pranchas ilustrativas destas espécies, e para tais materiais recomenda-se serem confeccionados em papel reciclado, com caixa reciclada, e madeira de refugo, além de possuírem linguagem adequada devem ter uso em diferentes níveis educacionais e com anexos para Educação Especial. Para desenvolver estes métodos didáticos o professor necessita de uma maior estrutura e iniciativa para executá-los, é preciso criar, fornecer e desenvolver aulas práticas em diversos temas não restritivos, mas sim utilizando a realidade da região para por em prática os conteúdos de sala de aula, visando assim mostrar no cotidiano do aluno o que é discutido em sala de aula.

Público envolvido no projeto: Alunos de C. Biológicas /PARFOR dos Município de Oiapoque, Calçoene, Serra do Navio, Pedra Branca do Amapari, e Laranjal do Jari, e 15 monitores de C. Biologicas Campus Marco Zero.

Instituições envolvidas: Secretarias Municipais de Educação, Secretaria Estadual de Educação, Coordenação de Ciências Biológicas /PARFOR, PARNA Montanhas do Tumucumaque, WWF-Brasil e ECOcentroIPEC.

Período de realização: 2013 a 2014.

Projeto Feira de Ciências

O Projeto Feira de Ciências com o tema: “Água: Desafios da Sociedade”, convida todos os acadêmicos para participarem de exibição de projetos construídos por alunos de escolas de Macapá com a ajuda de acadêmicos do curso de biologia da UNIFAP.

Local: Laboratório de Didática (Bloco de Biologia)

Data: 6 de dezembro de 2013

Horário: 9h às 11h30

Carga Horária: 2h (inscrição na hora)

Grátis