Expedição Científico Tumucumaque Labinvert

EXPEDIÇÃO CIENTÍFICO/ACADÊMICA AO PARQUE NACIONAL MONTANHAS DO TUMUCUMAQUE – LABORATÓRIO DE ZOOLOGIA DE INVERTEBRADOS – LABINVERT.

            No período de 15 a 24 de outubro passado uma equipe de pesquisa do LABORATÓRIO DE ZOOLOGIA DE INVERTEBRADOS – LABINVERT – do Curso de Ciências Biológicas do Departamento de Biologia e Ciências da Saúde da UNIFAP, participou da Expedição ao Parque Nacional Montanhas do Tumucumaque, oportunidade na qual a equipe desenvolveu atividades relacionadas ao Programa de Monitoramento da Biodiversidade implantado pelo ICMBio em algumas Unidades de Conservação do país, entre elas o PNMT.

Durante a expedição a equipe composta pelas estagiárias: Glauciele Cristina Ferreira da Silva; Mara Jorry Vieira Leite e Suenny Sousa da Silva, todas alunas do Curso de Ciências Biológicas da UNIFAP, cursando o 6º período do Curso e o Professor Mestre Alexandre Souto Santiago; desenvolveram atividades relacionadas a 2 dos protocolos que serão abordados no Programa de Monitoramento da Biodiversidade, que foram o de monitoramento dos ambientes aquáticos e o de borboletas frugívoras.

A ida ao PNMT também servirá para aquisição de dados a serem usados no Projeto de Doutoramento do Professor Alexandre Santiago.

A equipe experimentou, no período vivido no PNMT, experiências únicas de conhecimento de ambientes de florestas muito próximas do estado natural de conservação, onde teve contato com exemplares da fauna e flora que ainda não tinha tido contato. Além da convivência com o restante da equipe da expedição, o que possibilitou a grande troca de experiências, vivências, valores, conceitos.

Para o ano de 2015 estão previstas mais expedições ao PNMT com o mesmo intuito, oportunidades que deverão ser aproveitadas pela comunidade acadêmica e que possibilitará o ganho de experiências único, além de significativamente prazeroso.

 

___________________________

Professor Alexandre Souto Santiago

A Escola vai à Universidade

Ensinar é um exercício de imortalidade. De alguma forma continuamos a viver naqueles cujos olhos aprenderam a ver o mundo pela magia da nossa palavra. O professor, assim, não morre jamais…Rubem Alves

Alunos do 3° ano primário da Escola Modelo Guanabara estiveram hoje (03/11) pela manhã em visita aos laboratórios de Ciências Biológicas da Unifap. O convite foi feito pelo aluno Edinei que está cursando a matéria Pratica de Ensino no referido estabelecimento.

Essa aproximação da universidade é muito importante para os dois níveis de conhecimento, começando assim, uma trilha de descobertas principalmente para os alunos que encheram seus olhos ao visualizarem os esqueletos de animais, répteis, peixes, e tipos de plantas, sementes, cogumelos, as perguntas apareciam com uma rapidez incrível.

25

O prof. MSc Eduardo Campos do Laboratório de Herpetologia, comentou a possibilidade de em breve ter na Unifap uma Jornada Portas Abertas, agregando todos os cursos para um público que vai do primário ao nível médio, assim os estudantes começam a trilhar o caminho da excelência que tanto sonhamos do Ensino Público até a Universidade.

Prof EduardoCampos e alunos da   Prof

A profa. Maria do Socorro da Escola Modelo Guanabara falou sobre esse momento na Unifap tão esperado pelos alunos “Infelizmente não temos um ônibus em nossa escola, pois isso facilitaria para que pudéssemos sempre levar os alunos em aulas práticas. Percebemos que os alunos interagem mais quando estão em contato com o que é estudado na sala de aula. Tudo isso hoje, é possível graças ao apoio dos pais em parceira com a equipe escolar que financiaram a mobilidade dos estudantes.”

O alunos e professores partiram com a certeza de que precisamos formar alunos para o mercado de trabalho com competências da teoria e pratica , do SABER e do FAZER.

Seleção Enade2014

enade

De acordo com a Portaria Normativa nº 40 de 12 de dezembro de 2007, Art. 33-D, o Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade), que integra o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes), tem como objetivo aferir o desempenho dos estudantes em relação aos conteúdos programáticos previstos nas diretrizes curriculares do respectivo curso de graduação, e as habilidades e competências em sua formação.

O Enade 2014 será realizado no dia 23/11/2014.

De acordo com o CRONOGRAMA constante no Manual do ENADE 2014, lembramos que no período de 21/10/2014 a 23/11/2014, o sistema ENADE estará disponível para o  Solicitamos ampla divulgação e incentivo aos acadêmicos do seu curso selecionados ao Exame, lembrando que o concluinte que não responder o Questionário do Estudante ficará em situação IRREGULAR junto ao ENADE.

Mais informações sobre o processo de realização do Enade 2014, bem como o seu cronograma completo, estão disponíveis no Manual do Enade 2014.

Abaixo a lista dos selecionados:

Estande de CB na Feira de Profissões 2014

O curso de Ciências Biologicas participa de 17 a 22(10h às 22h) de outubro no shopping Amapá Garden Shopping, da Feira de Profissões no piso L1, próximo a livraria Nobel. O evento é totalmente gratuito e aberto para a visitação de estudantes de escolas públicas e privadas que estejam em busca de informações profissionais e ajuda na escolha da carreira.

 

Varias Instituições participam apresentando os cursos oferecidos para a graduação e pós-graduação. Cada um deles com a presença de alunos e professores que poderão auxiliar e esclarecer possíveis dúvidas dos visitantes sobre cada profissão. Além dos estandes, a feira conta com apresentações musicais, atividades culturais, teste vocacional e workshops.

Participe!

2º CLicBio premia equipe CBunifap

994492_737088186334993_7876530622779005866_n

O Curso de Ciências Biologicas da  UNIFAP esteve representado no 2º Congresso da Licenciatura em Biologia (2º CLicBio) pela equipe de biólogos Beatriz de Oliveira Albarado,  Camila da Silva Moutinho, Priscila da Costa Dias, Yuri Nascimento do Nascimento e a professora do Curso de Ciências Biologicas da Unifap Profa.Dayse Maria da Cunha Sà, obtiveram o 1° prêmio com o titulo de Melhor trabalho da categoria Pesquisa Acadêmica.

O 2º Congresso da Licenciatura em Biologia (2º CLicBio) é um evento científico anual que busca reunir licenciandos, pesquisadores, professores formadores e docentes das escolas vinculadas às redes pública e privada para tratar de temas atuais e de impacto na formação e atuação dos profissionais da área de biologia nos mais diferentes espaços educativos.O encontro teve como tema central “Identidade docente em biologia: carreira, currículo e pesquisa”.O evento foi realizado nos dias 13, 14 e 15 de outubro de 2014, no Centro de Ciências Biológicas da Universidade Federal Pernambuco (CCB/UFPE) e contemplou mesas redondas, exposições didáticas, workshops e apresentação de trabalhos em quatro modalidades: relato de experiência, pesquisa acadêmica, produção de material didático e oficinas para o ensino básico.

Decifrando A Biodiversidade em exposição

Decifrando A Biodiversidade: Estratégias didático-pedadógicas para o ensino de ciências e biologia a partir do Plano de Manejo do Parque Nacional Montanhas do Tumucumaque”, sob a coordenação da Profa. MSc. Cristiane R. Menezes estará participando da Feira de Profissões do Shopping Amapá Garden dia 17 de outubro, sexta-feira.A equipe do projeto estará representando os Curso de Licenciatura e bacharelado em Ciências Biológicas.

 

Visita técnica a Companhia de Água e Esgoto do Amapá – CAESA.

O prof Dr. Júlio Sá-Oliveira esteve em visita junto com a equipe de professores e alunos a  Companhia de Água e Esgoto do Amapá – CAESA marcando o inicio dos trabalhos de seu novo projeto  ”Detecção de vírus entéricos em água destinada ao consumo humano no município de Macapá-AP”. O projeto tem o objetivo de detectar e identificar, através de técnica molecular, a possível presença de vírus entéricos na água de distribuição pública.Os vírus entéricos humanos são importantes causas de enfermidades veiculadas através da água. Esses patógenos, que são eliminados em grandes quantidades pelas fezes de indivíduos infectados, podem permanecer viáveis e infecciosos durante vários meses no ambiente e, assim, contaminar águas destinadas ao consumo humano, além de resistirem aos atuais processos de tratamento da água e do esgoto aplicados no controle bacteriano.

Agradecemos o apoio de Claudinaldo Ferreira, que ajudou a viabilizar o projeto.

“A água de boa qualidade é como a saúde
ou a liberdade: só tem valor quando acaba”.
Guimarães rosa

Qualidade de vida

As águas apresentam importância sanitária e econômica. Do ponto de vista sanitário, o
abastecimento de água visa controlar e prevenir doenças, implantar hábitos higiênicos na
população, facilitar a limpeza pública e propiciar conforto e bem estar. Do ponto de vista
econômico, aumentar a vida média pela diminuição da mortalidade, aumentar a vida
produtiva do indivíduo (tempo perdido com doenças), no uso comercial, na agricultura e entre outros (MINISTÉRIO DA SAÚDE, 1981).

Fotos:Huann Carlos