0

Hufap recebe alunos do Immes

Visita dos universitários da Faculdade Immes (1° semestre de Engenharia Florestal) ao Laboratório de Botânica da Unifap – LABOT,  acompanhados pela professora Alana Soares, mestre em Desenvolvimento Sustentável – UFPA. O objetivo da visita foi o conhecimento das técnicas de herborização adotadas pelo Herbário da Universidade federal do Amapa – HUFAP. Os monitores Cássio Martins, Luma Carolina, Dyerlis Pinheiro, Beatriz e Márcia Potock, acompanharam na tarde de hoje os universitarios de Engenharia Florestal . Os alunos-monitores são orientandos da Profa.Dra. Wegliane Campelo da Silva do Curso de Biologia da Unifap.

0

Cronograma TCC PARFOR

ATIVIDADES

Data

Entrega do formulário de inscrição (Anexo A)

Até 10/07/2015 (sexta-feira)

Entrega da Carta de aceite do Orientador (Anexo B)

Até 10/07/2015 (sexta-feira)

Prazo final para entrega do TCC (3 vias impressas) *

Até 17/07/2015 (sexta-feira)

Data prevista para defesa do TCC

 25/07/2015 (sábado)

Entrega da versão final(versão digital, formato PDF)

Até 31/07/2014 (sexta-feira)

 

* Caso o TCC esteja finalizado, o acadêmico poderá entregar antes do dia 17/07/2015.

Prof. Dr. Júlio César Sá de Oliveira -Coordenador da Disciplina TCC

Profa. MSc. Ledayane Mayana Costa Barbosa-Coordenadora da Disciplina TCC

0

Convite

ds

Edital de convocação para Assembleia de Fundação da ASSOCIAÇÃO INSTITUTO MAPINGUARI

Convite aos interessados(as) em participar da Assembleia de Fundação do Instituto Mapinguari . Caracterizado como Organização Não-Governamental, o Instituto MAPINGUARI atuará na área de Proteção, Pesquisa e Educação Ambiental no Estado do Amapá. Esse projeto nasceu da mobilização em torno da manutenção das atividades de Turismo Pedagógico e Educação Ambiental na Unidade de Conservação RPPN Revecom.  Os presentes participarão na qualidade de Sócios Fundadores e discutirão as seguintes pautas:

  • Contextualização do Instituto Mapinguari;
  • Apresentação e aprovação do Estatuto; Definição da mensalidade / anuidade;
  • Eleição e posse dos diretores e conselheiros .

 Macapá, 06 de Maio de 2015

Comissão Organizadora:Adriane da Silva Formigosa e Tainá Madalena Oliveira de Morais.

0

Faunística e Bioecologia de Culicideos

Acadêmicos do Curso de Ciências Biológicas realizaram na segunda e terça-feira (16 e 17.03) sob a orientação da Profa. MSc. Ledayane M. C. Barbosa, atividades de campo referentes aos seus projetos de Iniciação Cientifica. As pesquisas estão sendo desenvolvidas no Pólo Hortifrutigranjeiro, localizado no Distrito de Fazendinha.

1º Dia de Coleta - nº 03

Profa. MSc. Ledayane M. C. Barbosa, atividades de campo referentes

Os trabalhos dos acadêmicos estão vinculados aos projetos coordenados pela Profa. Ledayane Barbosa, intitulados “Faunística e Bioecologia de Culicideos (Diptera: Culicidae) no estado do Amapá, Brasil” e “Levantamento da Artropodofauna do estado do Amapá, Brasil.

Atividades de campo

Armadilhas do tipo CDC

Para a coleta dos mosquitos foram utilizadas armadilhas luminosas do tipo CDC e busca ativa, enquanto para o levantamento da fauna de solo foram utilizadas armadilhas do tipo “Pitfalls traps”, além da utilização do extrator de Berlese para a analise de serrapilheira.

DSC04036

armadilhas do tipo “Pitfalls traps”

Estudos sobre o conhecimento da fauna de culicideos auxiliam na elucidação da importância epidemiológica das espécies mais comuns contribuindo na prevenção de possíveis epidemias e no controle da transmissão de arbovírus endêmicos nas regiões estudadas. Enquanto realizar um inventário da artropodofauna de solo disponibiliza conhecimento dos grupos ocorrentes fornecendo subsídios para outros estudos.

20150317_093905

0

Núcleo Docente Estruturante (NDE)

1613984_384307791766792_1684382153386353941_n

O Núcleo Docente Estruturante (NDE) do Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas iniciou hoje seus trabalhos para o ano de 2015, a pauta desta primeira reunião foi o planejamento das atividades do NDE referente a revisão do Projeto Pedagógico do Curso. O NDE é liderado pelo Coordenador do Curso Prof. Dr Carlos Eduardo Costa Campos, e composto pelos docentes Profa. MSc. Dayse Maria da Cunha Sá, Profa. MSc. Ledayane Mayana Costa Barbosa, Prof. Dr Júlio César Sá de Oliveira e Profa. Dra Cristiane Rodrigues Menezes Russo.