Expedição Científico Tumucumaque Labinvert

EXPEDIÇÃO CIENTÍFICO/ACADÊMICA AO PARQUE NACIONAL MONTANHAS DO TUMUCUMAQUE – LABORATÓRIO DE ZOOLOGIA DE INVERTEBRADOS – LABINVERT.

            No período de 15 a 24 de outubro passado uma equipe de pesquisa do LABORATÓRIO DE ZOOLOGIA DE INVERTEBRADOS – LABINVERT – do Curso de Ciências Biológicas do Departamento de Biologia e Ciências da Saúde da UNIFAP, participou da Expedição ao Parque Nacional Montanhas do Tumucumaque, oportunidade na qual a equipe desenvolveu atividades relacionadas ao Programa de Monitoramento da Biodiversidade implantado pelo ICMBio em algumas Unidades de Conservação do país, entre elas o PNMT.

Durante a expedição a equipe composta pelas estagiárias: Glauciele Cristina Ferreira da Silva; Mara Jorry Vieira Leite e Suenny Sousa da Silva, todas alunas do Curso de Ciências Biológicas da UNIFAP, cursando o 6º período do Curso e o Professor Mestre Alexandre Souto Santiago; desenvolveram atividades relacionadas a 2 dos protocolos que serão abordados no Programa de Monitoramento da Biodiversidade, que foram o de monitoramento dos ambientes aquáticos e o de borboletas frugívoras.

A ida ao PNMT também servirá para aquisição de dados a serem usados no Projeto de Doutoramento do Professor Alexandre Santiago.

A equipe experimentou, no período vivido no PNMT, experiências únicas de conhecimento de ambientes de florestas muito próximas do estado natural de conservação, onde teve contato com exemplares da fauna e flora que ainda não tinha tido contato. Além da convivência com o restante da equipe da expedição, o que possibilitou a grande troca de experiências, vivências, valores, conceitos.

Para o ano de 2015 estão previstas mais expedições ao PNMT com o mesmo intuito, oportunidades que deverão ser aproveitadas pela comunidade acadêmica e que possibilitará o ganho de experiências único, além de significativamente prazeroso.

 

___________________________

Professor Alexandre Souto Santiago

Deixe um comentário