DEP0028 – SPO I

Seminário de Orientação/pesquisa I  Obrigatória
CH: 30h Cred.: 02    
EMENTA
Orientações gerais sobre tipos e abordagens de pesquisa; a pesquisa em Linguística Aplicada: análise de paradigmas metodológicos. Normatização oficial e acadêmica do trabalho científico e da ética em pesquisas acadêmicas. 
BIBLIOGRAFIA

 ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS E TÉCNICAS. Comissão de estudos de documentação. Rio de Janeiro: Atual, 1978. (ver internet)

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS E TÉCNICAS. Informação e documentação: trabalhos acadêmicos – apresentação. NBR 14724. Rio de Janeiro: ABNT, 2006. (ver internet)

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS E TÉCNICAS. Informação e documentação: citações em documentos – apresentação. NBR 10520. Rio de Janeiro: ABNT, 2002. (ver internet)

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS E TÉCNICAS. Informação e documentação: referências – elaboração. NBR 6023. Rio de Janeiro: ABNT, 2002. (ver internet)

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS E TÉCNICAS. Numeração progressiva das seções de um documento. NBR 6024. Rio de Janeiro: ABNT, 1989. (ver internet)

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS E TÉCNICAS. Redação e apresentação de normas brasileiras: ABNT, ISSO/IEC. Diretiva – Parte 3. 04:2003-001. Rio de Janeiro: ABNT, 2003 (ver internet)

BAKHTIN, Marxismo e filosofia da linguagem: problemas fundamentais do método sociológico na Ciência da Linguagem. 7 ed. São Paulo, SP: Editora Hucitec, 1995.

BELL, J. Projeto de pesquisa: guia para pesquisadores iniciantes em educação, saúde e ciências sociais. 4a Ed. Porto Alegre: Artmed/Bookman, 2008.

BORTONI-RICARDO, S. M.. O professor pesquisador: introdução à pesquisa qualitativa. São Paulo: Parábola, 2008.

CELANI, M. A. A. Questões de ética na pesquisa em Linguística Aplicada. Linguagem e Ensino, Pelotas/RS, v. 8, n. 1, p. 101-122, 2004.

CRESWELL, J. W. Projeto de pesquisa: métodos qualitativo, quantitativo e misto. 21a Ed. Porto Alegre: Artmed/Bookman, 2007.

DENZIN, N.; LINCOLN, Y. O Planejamento da pesquisa qualitativa: teorias e abordagens. Tradução de S. R. Netz. 2.ed. Porto Alegre: Artmed, 2006.

FIGUEIREDO, F. J. Q. de. A elaboração e a apresentação do trabalho de Conclusão de Curso. (mimeo). 2009. p. 01-29.

LANKSHEAR, C.; KNOBEL, M. Pesquisa Pedagógica: do projeto à implementação. Porto Alegre: Artmed, 2008.

LÜDKE, M.; ANDRE, M. E. D. A. Pesquisa em Educação: Abordagens Qualitativas. São Paulo: EPU, 1986.

MARCONI, M.A.; LAKATOS, E.M. Fundamentos de metodologia científica. 5. ed. São Paulo: Atlas, 2003.

MOREIRA, H.; CALEFFE, L. G. Metodologia científica para o professor pesquisador. 2. Ed. Rio de Janeiro: Lamparina, 2008.

SANDIN ESTEBAN, M. P. Pesquisa qualitativa em educação: fundamentos e tradições. Porto Alegre: Artmed, 2010.

Endereço

Contato

Redes sociais

Universidade Federal do Amapá
Departamento de Letras e Artes
Curso de Especialização Celael 
Rod. Juscelino Kubitschek, km 02 – Jardim Marco Zero
Macapá/AP – CEP: 68903-419
 
E-mail da coordenação 
celaelunifap@gmail.com