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COEG lança edital para adesão ao Programa de Gestão

DCP concorre as vagas disponíveis no edital do Programa de Gestão ofertado para as Divisões da COEG

O Coordenador de Ensino de Graduação, no uso de suas atribuições, tendo em vista o disposto na Instrução Normativa SGP-SEGES/ME Nº 2, de 10 de janeiro de 2023, Portaria N° 0818/2022 – UNIFAP e Decreto Nº 11.072, de 17 de maio de 2022, resolve dar publicidade às vagas disponíveis nesta Unidade para adesão ao Programa de Gestão, nos termos do Plano de Trabalho da Unidade (PTU) aprovado conforme processo SIPAC Nº 23125.000381/2023-11, tendo como fundamento as disposições elencadas no referido edital.

Para acessá-lo basta clicar no link:

http://www2.unifap.br/coeg/files/2023/01/Edital-N.-01_2023_PG_Selecao-Coeg.pdf

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PROGRAD e COEG lançam Orientações para o Desenvolvimento de Atividades no Ensino Remoto e Híbrido

A equipe da DCP participou da elaboração de ORIENTAÇÕES PARA O DESENVOLVIMENTO DE ATIVIDADES NO ENSINO REMOTO, efetivado durante o Período Letivo Suplementar ofertado pela UNIFAP.

Neste sentido, diante da reativação do Ano Letivo de 2020, em caráter excepcional, e do Calendário 2020.1, 2020.2 e 2021.1, assim como da possibilidade futura de ofertar também o ENSINO HÍBRIDO, a equipe debruçou-se novamente na atualização destas Orientações, e as reorganizou com objetivo de auxiliar no processo de implementação e desenvolvimento do ensino remoto e do ensino híbrido na UNIFAP.

A ideia foi propor ferramentas digitais que estejam disponíveis, e sugerir metodologias que sejam possíveis neste período, buscando com isso, apresentar alternativas para a efetivação do processo de ensino e de aprendizagem.

Para acessar as Orientações basta clicar no link abaixo:

ORIENTAÇÕES PARA O ENSINO REMOTO_VERSÃO 1.0_FINAL

APÊNDICE I_PLANO DE ENSINO EMERGENCIAL_ADAPTADO PARA ATIVIDADES REMOTAS

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A Divisão de Currículo e Programas (DCP) lança Curso de Capacitação para Elaboração e Atualização de PPC

A DCP está oferecendo capacitação pela plataforma de Cursos Livres UNIFAP.


O curso intitulado Introdução à Elaboração e Atualização de Projetos Pedagógicos de Cursos de Graduação tem a duração de 20h, pretende expor conceitos, documentos e normativas externas e internas inerentes aos Projetos Pedagógicos de Curso – PPC, tendo por finalidade instrumentalizar docentes, técnicos e acadêmicos sobre a criação e atualização destes no âmbito da Universidade Federal do Amapá – UNIFAP.

Durante as aulas os participantes também terão a oportunidade de conhecer e estudar os elementos que constituem o “Manual Orientador para Elaboração e Atualização de Projetos Pedagógicos de Cursos de Graduação da UNIFAP (3ª Versão Revisada)”, este documento teve sua primeira versão lançada no ano de 2015, e desde então vem sendo aprimorado, pois objetiva colaborar na organização, estruturação e construção de Projetos Pedagógicos no âmbito da UNIFAP.

Para acessá-lo basta se inscrever na plataforma de cursos livres da UNIFAP: 

https://cursoslivres.unifap.br/courses

 

 

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Novas Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação Inicial de Professores – Cursos de Licenciatura

A RESOLUÇÃO Nº 2, DE 20 DE DEZEMBRO DE 2019


Define novas Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação Inicial de Professores para a Educação Básica e
institui a Base Nacional Comum para a Formação Inicial de Professores da Educação Básica (BNC-Formação).

Esta Resolução deve ser implementada em todas as modalidades dos cursos e programas destinados à formação docente.

Destacamos que estas Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação Inicial em Nível Superior de Professores para a Educação Básica e a BNC-Formação têm como referência a implantação da Base Nacional Comum Curricular da Educação Básica (BNCC), instituída pelas Resoluções CNE/CP nº 2/2017 e CNE/CP nº 4/2018.

Esta Resolução entrou em vigor na data de sua publicação, ficando revogadas as disposições em contrário, em especial a Resolução CNE/CP nº 2, de 1º de julho de 2015.

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Novas Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais para a Educação Profissional e Tecnológica.

A RESOLUÇÃO CNE/CP Nº 1, DE 5 DE JANEIRO DE 2021


Define novas Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais para a Educação Profissional e Tecnológica, e traz orientações no CAPÍTULO VIII – DA ESTRUTURA E ORGANIZAÇÃO DOS CURSOS DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA DE GRADUAÇÃO.

No Art. 30  observamos os itens obrigatórios que devem estar presentes nos PPCs de Cursos Superiores de Tecnologia:

I – identificação do curso;
II – justificativa e objetivos;
III – requisitos e formas de acesso;
IV – perfil profissional de conclusão, definindo claramente as competências profissionais a serem desenvolvidas, as competências profissionais tecnológicas, gerais e específicas, incluindo os fundamentos científicos e humanísticos necessários ao desempenho profissional do tecnólogo e perfil profissional das saídas intermediárias quando previstas;
V – organização curricular estruturada para o desenvolvimento das competências profissionais, com a indicação da carga horária adotada e dos planos de realização do estágio profissional supervisionado e de Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), se requeridos;
VI – critérios de aproveitamento de conhecimentos e experiências anteriores, inclusive para reconhecimento de saberes e competências;
VII – critérios e procedimentos de avaliação da aprendizagem;
VIII – infraestrutura física e tecnológica, com indicação dos equipamentos, dos laboratórios, dos recursos tecnológicos e da biblioteca;
IX – indicação dos professores, instrutores e técnico-administrativos, com respectivas qualificações;
X – certificados e diplomas a serem emitidos; e
XI – prazo máximo para a integralização.
§ 1º O histórico escolar que acompanha o diploma de graduação deve incluir as competências profissionais definidas no perfil profissional de conclusão do respectivo curso.
§ 2º As instituições e redes de ensino devem comprovar a existência das necessárias instalações físicas, laboratórios e equipamentos na mesma instituição ou em instituição distinta, cedida por terceiros, com viabilidade de uso devidamente atestada.
Art. 31. A carga horária mínima dos cursos de Educação Profissional Tecnológica de Graduação é estabelecida no CNCST ou instrumento correlato que possa substituí-lo, de acordo com a singularidade de cada habilitação profissional tecnológica.

Aos estudantes matriculados em cursos de Educação Profissional Tecnológica de Graduação oferecidos anteriormente ao exercício em que esta Resolução produzirá efeitos, fica assegurado o direito de conclusão de seus cursos organizados com base na Resolução CNE/CP nº 3, de 18 de dezembro de 2002.

Assim, fica revogada a Resolução CNE/CP nº 3, de 18 de dezembro de 2002 e a presente Resolução entra em vigor, para a implantação de novas turmas, a partir de sua publicação.

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Visita aos NDEs.

 

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NDES Sociologia e Ciências Sociais

    Na terça-feira, 21 de novembro, teve início as visitas da Divisão de Currículos e Programas – DCP aos Núcleos Docentes Estruturantes – NDES do Campus Marco Zero. Os primeiros NDES visitados foram os de Ciências Sociais e Sociologia. Já pelo horário da tarde,  a DCP visitou os NDES dos cursos de  Artes e Teatro.

      As visitas fazem parte do Cronograma de visitas da Divisão de Currículos e Programas, que tem por objetivo principal apresentar a 3º versão do Manual Orientador para Elaboração e Atualização de Projeto Pedagógico de Curso, expondo os fundamentos legais, bem como uma síntese do roteiro do PCC e esclarecimento das principais dúvidas sobre a temática.

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NDES ARTES E TEATRO

       Abaixo é possível realizar o download no material utilizado nas apresentações:

Visita aos NDES: Apresentação

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Afinal, o que é TIC?

        O novo instrumento de avaliação, de abril de 2016, possui um indicador que avalia a forma que as Tecnologias de Informação e Comunicação – TICs – estão sendo implementadas no processo ensino aprendizagem. Pensando nisso,  nós da DCP disponibilizamos, em nossa página,  O Guia do Curso Tecnologias na Educação: ensinando e aprendendo com as TIC, do o Programa Nacional de Formação Continuada em Tecnologia Educacional Integrado, da Secretária de Educação a Distância do  Ministério da Educação.

     É possível realizar o download acessando a aba “leituras importantes” ou clicando na imagem abaixo:

TIC

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DCP SUSTENTÁVEL

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                      Fonte: Google Imagens

 

Tendo em vista o princípio da sustentabilidade e da economicidade, bem como a implementação do SIPAC, o qual possibilita que os processos tramitem de maneira ágil, segura e digital, a Divisão de Currículos e Programas informa que os Projetos Pedagógicos dos Cursos que estiverem sendo encaminhados para primeira análise ou reanálise poderão  tramitar,  preferencialmente, em meio digital, conforme procedimentos descritos abaixo:

PARA ABERTURA DO PROCESSO:

              A Coordenação de curso deverá criar um memorando eletrônico, contendo em anexo o Projeto Pedagógico do Curso, esse memorando deverá ser impresso e encaminhado ao protocolo para abertura de Processo, juntamente com CD contendo o PPC. Cabe ressaltar, que o memorando deverá mencionar que o PPC está sendo encaminhado via CD.

              Ressaltamos, que a versão física dos PPC poderá ser enviada para COEG,  após o Parecer Favorável desta DCP.

              Contamos com sua compreensão e colaboração!

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Divisão de Currículos e Programas disponibiliza a 3ª versão do Manual Orientador para Elaboração e Atualização de Projetos Pedagógicos dos Cursos de Graduação da UNIFAP para Download.


Manual

 

        A Divisão de Currículo e Programas disponibiliza a 3ª Versão do Manual Orientador para Elaboração e Atualização de Projetos Pedagógicos dos Cursos de Graduação. Esta versão trás informações pertinentes a alteração de Carga horária para as Licenciaturas, as diretrizes que nortearão os Cursos de Formação Pedagógica e de Segunda Licenciatura, orientações aos cursos ofertados na modalidade à distância e comentários relacionados aos novos indicadores do Instrumento de Avaliação – MEC 2016, especialmente direcionados aos cursos da área de saúde.  

Abaixo é possível realizar o Download da 3ª versão revisada do  Manual em Word e PDF:

MANUAL DE PPC 3ª VERSÃO – REVISADA – abril 2018 PDF

MANUAL DE PPC 3ª VERSÃO – REVISADA – abril 2018 DOC