0

Reunião com os técnicos administrativos do Dcet

Aconteceu nesta quinta-feira, 14 de junho de 2018, mais uma reunião com os técnicos-administrativos do Departamento de Ciências Exatas e Tecnológicas. A reunião teve como pauta principal a escolha do novo representante técnico no Conselho Departamental, para substituir o técnico Raphael Arêde, que se afastou para qualificação. O Diretor do Dcet, Prof. Zamora, explicou que o novo representante entrará nas Comissões de Infraestrutura e de Elaboração do Regimento do Conselho Departamental, visto que essas Comissões possuem a representatividade do técnico. Os técnicos presentes aprovaram por unanimidade a representatividade de André Queiroz, técnico de laboratório do curso de Física.

Após a escolha do representante, outros assuntos foram sendo debatidos no decorrer da reunião, entre eles, o processo de flexibilização da jornada de trabalho dos técnicos-administrativos, e a realização de cursos de capacitação no âmbito do Dcet.

 

IMG-20180614-WA0001

IMG-20180614-WA0000

20180614_101504

20180614_101424

20180614_101353

0

Reunião com o Comitê de Infraestrutura do Dcet

No dia 12 de junho de 2018 aconteceu a reunião do Comitê de Infraestrutura do Departamento de Ciências Exatas e Tecnológicas,  instituído pela Portaria nº 0278/2018. Participaram da reunião  os professores Oscarito Antunes, Wictor Alencar, e Victor Montero, a secretária do Dcet Darlen Maia, e o diretor Robert Zamora para deliberar sobre a estrutura física do Dcet.

Na reunião foi discutido o levantamento do espaço físico (salas de aula, laboratórios, etc…) do Departamento de Ciências Exatas e Tecnológicas, e foram feitas sugestões por parte dos professores curso de Arquitetura e Urbanismo. Por não haver quórum na reunião para deliberações, o diretor Prof. Zamora somente repassou alguns informes e atribuições.

 

IMG-20180612-WA0005

IMG-20180612-WA0006

IMG-20180612-WA0007

0

Segunda reunião sobre Elaboração do Regimento do Conselho Departamental

No dia 07 de junho de 2018 aconteceu a segunda reunião com a Comissão de Elaboração do Regimento do Conselho Departamental, na qual compareceram os professores Marcelo Ricardo Souza Siqueira, do curso de Física, e Danielle Costa Guimarães, do curso de Arquitetura e Urbanismo, além do diretor do Dcet, e secretaria executiva do departamento. Porém  as discussões foram remarcadas para outra data devido a falta de um número mínimo de membros para deliberações.

0

Professores do Dcet palestram na Escola Estadual Azevedo Costa, em Macapá (AP)

O professor do curso de Física, Robert Saraiva, realizou no dia 30 de maio a palestra “Desafios do Ensino no Amapá” na Escola Estadual Azevedo Costa, em Macapá (AP). Embora a palestra tenha sido focada no tema “ensino”, o debate realizado com o público da palestra (que foram os professores da escola) teve uma abrangência mais voltada para o ensino de Física.

Na palestra foram discutidos pontos fundamentais que norteiam o ensino em um contexto geral e também para o ensino de Física, tais como: o livro didático, a educação e cultura, a diversidade no contexto do ensino de Física as tecnologias da informação e comunicação (TICs), o planejamento educacional e a avaliação da aprendizagem.

Essa palestra foi financiada com recursos do Edital PAEX/2017/UNIFAP e contou com a presença do professor do curso de Química da Unifap, Erveton Pinheiro Pinto, que também apresentou a palestra “Nanotecnologia e Nanociência”. Ela é um desdobramento do projeto de extensão “Conhecendo o Mundo Nano”, aprovado no mesmo edital.

A extensão universitária para o município de Macapá nesses moldes tem sido algo inédito no curso de Física, pois nunca havia sido feito algum projeto nesse sentido. Estas palestras com certeza vão levar alguma perspectiva sobre o ensino e a Nanotecnologia para os municípios contemplados com o projeto, que é o que de mais novo se discute em ciência neste início de século.

Para mais informações sobre os projetos de Extensão do professor, ele está disponibilizando o site: www2.unifap.br/rsmatos.

Texto e fotos: Robert Matos