Professores do Dcet palestram na Escola Estadual Azevedo Costa, em Macapá (AP)

O professor do curso de Física, Robert Saraiva, realizou no dia 30 de maio a palestra “Desafios do Ensino no Amapá” na Escola Estadual Azevedo Costa, em Macapá (AP). Embora a palestra tenha sido focada no tema “ensino”, o debate realizado com o público da palestra (que foram os professores da escola) teve uma abrangência mais voltada para o ensino de Física.

Na palestra foram discutidos pontos fundamentais que norteiam o ensino em um contexto geral e também para o ensino de Física, tais como: o livro didático, a educação e cultura, a diversidade no contexto do ensino de Física as tecnologias da informação e comunicação (TICs), o planejamento educacional e a avaliação da aprendizagem.

Essa palestra foi financiada com recursos do Edital PAEX/2017/UNIFAP e contou com a presença do professor do curso de Química da Unifap, Erveton Pinheiro Pinto, que também apresentou a palestra “Nanotecnologia e Nanociência”. Ela é um desdobramento do projeto de extensão “Conhecendo o Mundo Nano”, aprovado no mesmo edital.

A extensão universitária para o município de Macapá nesses moldes tem sido algo inédito no curso de Física, pois nunca havia sido feito algum projeto nesse sentido. Estas palestras com certeza vão levar alguma perspectiva sobre o ensino e a Nanotecnologia para os municípios contemplados com o projeto, que é o que de mais novo se discute em ciência neste início de século.

Para mais informações sobre os projetos de Extensão do professor, ele está disponibilizando o site: www2.unifap.br/rsmatos.

Texto e fotos: Robert Matos