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Prof. Dra. Dinah Tutyia

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 Professora do Curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal do Amapá (UNIFAP) desde 2013, graduada em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal do Pará (2010), mestre em Arquitetura e Urbanismo pelo Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo da UFPA, com ênfase em Patrimônio, Restauro e Tecnologia; Doutora em História, no Programa de Pós-Graduação em História Social da Universidade Federal do Pará (PPHIST-UFPA).

Atua principalmente nos seguintes temas: preservação do patrimônio cultural, história da arquitetura na amazônia, arquitetura vernacular na amazônia.

Currículo Lattes : http://lattes.cnpq.br/2146169996310274

Pesquisadora colaboradora do Laboratório de Memória e Patrimônio Cultural (LAMEMO) da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal do Pará (FAU-UFPA)

Link:  http://arquiteturaufpamemoria.blogspot.com.br/ 

Publicações : 

Livros publicados
 
1.
MIRANDA, Cybelle Salvador ; TUTYIA, Dinah R; CARVALHO, Ronaldo Marques de. Arquitetura Amazônica: tradição, tradução e inovação.  1. ed. Belém: Ed. Folheando, 2021.
 
Os professores Cybelle Salvador Miranda (UFPA), Dinah Reiko Tutyia (UNIFAP) e Ronaldo Marques de Carvalho (UFPA) organizaram o livro Arquitetura Amazônica: Tradição, Tradução e Inovação, que conta com 15 artigos de autores que desenvolveram pesquisas acadêmica e extensionista na Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU), no Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo (PPGAU) da Universidade Federal do Pará (UFPA) e no Curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal do Amapá (CAU/UNIFAP).
 
O livro, em formato e-book, é estruturado em três eixos: Tradição, Tradução e Inovação –, os textos mostram um importante esforço de pesquisa, registro e análise exemplares da produção arquitetônica do Pará e do Amapá. Autores dos artigos: Cybelle Salvador Miranda, Dinah Reiko Tutyia, Ronaldo Marques de Carvalho, Guilherme Pantoja Alfaia, Raimundo Lobato Marques , Beatriz Martins Maneschy , Felipe Moreira Azevedo, Rony Helder Nogueira Cordeiro, Flavia Galende Marques de Carvalho , Bianca Barbosa do Nascimento, Larissa Silva Leal
 
 
 
2.
MIRANDA, Cybelle Salvador ; CARVALHO, Ronaldo Marques de ; TUTYIA, Dinah R . Uma Formação em Curso: esboços da graduação em Arquitetura e Urbanismo. 1. ed. Belém: UFPA, 2015.
 
 
livro
 
 
 
Capítulos de livros publicados
 
 
1. TUTYIA, Dinah Reiko. Entre o Tombamento e o Apagamento: a casa “colonial” da travessa Joaquim Távora, Cidade Velha em Belém do Pará 

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*Este estudo faz parte da pesquisa de tese ” Ernesto Cruz: um diálogo entre história, arquitetura e preservação patrimonial (1920-1960)”, desenvolvida pela autora no Programa de Pós-Graduação em História Social da Amazônia da Universidade Federal do Pará (PPHIST/UFPA), sob orientação do Prof. Dr. Márcio Couto Henrique.
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[…] Olhar a cidade como um artefato, vai além de enxergá-la como um simples produto do fazer humano, ante os materiais disponíveis na natureza, ao voltar aos estudos da historicidade dos espaços urbanos, percebe-se que eles guardam fisionomias resultantes das sociabilidades urbanas, como também de relações políticas e econômicas atuantes nos discursos de época. São nesses discursos, que se encontra o Serviço de Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (SPHAN) […]

 
 

2. TUTYIA, Dinah Reiko; MIRANDA, Cybelle Salvador; CARVALHO, Ronaldo Marques; ALFAIA, Guilherme Pantoja; MARQUES, Raimundo Lobato. Casarão Ayres, Mazagão (AP): uma experiência de interação entre Universidade e sociedade na construção de suas referências culturais

 

“É no tripé ensino, pesquisa e extensão que trilhamos a prática docente nas Instituições de Ensino Superior (IES) públicas no Brasil. Na elaboração do livro “Uma formação em curso: esboços da gradua- ção em Arquitetura e Urbanismo da UFPA” de Miranda, Carvalho e Tutyia (2015), tratamos da história do curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal do Pará, sendo um dos capítulos dedicado às atividades extensionistas nas quais o curso se envolveu, seja como promotor ou como participante. Dois aspectos se destacam nestas atividades: a visibilidade da profissão do Arquiteto e urbanista para atender às demandas da comunidade em geral, e a possibilidade de pensar a disciplina em parceria com outras áreas do conhecimento, que abrangem desde as Ciências Sociais às Engenharias . Como exposto, percebemos que a extensão universitária nas IES brasileiras passou por várias fases ao longo do tempo, iniciando com a figura da universidade como provedora do conhecimento, que de- veria ser levado à sociedade, e chegamos na atual conjuntura, com a atividade extensionista ancorada de forma indissociável ao Ensino e a Pesquisa, tendo um papel de fomentar conjuntamente com a sociedade extramuros a produção de conhecimento, pautando ações que visem o compartilhamento de saberes. Neste capítulo visamos re- latar a experiência da construção de um entendimento de patrimônio cultural baseado na experiência da comunidade de Mazagão Velho em diálogo com os docentes, técnicos e discentes das Universidades federais envolvidas – Universidade Federal do Amapá (UNIFAP) e Universidade Federal do Pará (UFPA) [… “]

Disponível em : https://issuu.com/blogarquitetura/docs/arquitetura_amaz_nica_-_pdf

 
3. TUTYIA, Dinah Reiko; MIRANDA, Cybelle Salvador. Cidade Velha: um exercício de apreensão da imagem do conjunto patrimonial tombado em Belém do Pará
[…] São múltiplas as questões que conjugam a prática preservacionista, fazendo-a transitar pelo âmbito multidisciplinar do conhecimento. Deste modo, nossa pesquisa é uma tentativa de pensar o bairro da Cidade Velha articulando os saberes da Arquitetura com conceitos e métodos das Ciências Sociais.
Este conjunto arquitetônico e paisagístico, tombado pela Lei Orgânica do Município em 1990, compõe juntamente com o bairro da Campina o Centro Histórico de Belém, núcleo que teve sua for- mação com a fundação da cidade em 1616. Séculos após a chegada dos colonizadores portugueses, uma nova cidade passou a se delinear sobre as mãos de engenheiros militares, arquitetos, artífices, mestres[…]
 
4. ALFAIA, Guilherme Pantoja; TUTYIA, Dinah Reiko. Vozes e Memória: uma proposta arquitetônica de um ponto de memória em tecnologia em terra em Mazagão Velho (AP),
 
[…] A motivação para o Projeto de um Ponto de Memória em Maza- gão Velho surgiu ao longo do contato, como bolsista do Departamen- to de Extensão (DEX-UNIFAP), do projeto de extensão “Inventário e proposta de restauro da Casa Ana Ayres em Mazagão Velho” que se iniciou no ano de 2016. A experiência com esta atividade serviu de base para a elaboração do programa de necessidades e de referência projetual do ponto de cultura.
O distrito de Mazagão Velho, fundada como vila no período colonial brasileiro no século XVIII no atual Estado do Amapá, região norte do Brasil, passou por inúmeras transformações, em consequên- cia disto, referências de bens culturais estão se perdendo. A reflexão deste trabalho parte da necessidade da preservação dos bens culturais, estabelecendo o foco nos moradores que ali vivem, em conjunto com a presença de espaços dispersos na vila que não convergem para uma ação de preservação e exposição de referências culturais de Mazagão Velho[…]
 
 
5. TUTYIA, Dinah R.; MIRANDA, Cybelle Salvador. Rua Dr. Assis: uma incursão etnográfica pelo bairro da Cidade Velha em Belém-PA. IN: MIRANDA, Cybelle Salvador; SILVA, Luiz de Jesus da (Org.). Olhares Sensíveis ao Centro Histórico de Belém: vivências e temporalidades. Belém: Ed.NAEA, 2019.
6.
CARVALHO, R. L. ; TUTYIA, Dinah R . Grêmio Literário e Cívico Rui Barbosa: A perda do Patrimônio Arquitetônico Art Déco em Macapá. In: COSTA, Jodival Maurício da. (Org.). Estudos Urbanos e regionais no Trópico Úmido. 1ed.: , 2016, v. , p. 162-.
 
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Disponível em: http://www.livrariacultura.com.br/p/estudos-urbanos-e-regionais-no-tropico-umido-46134314# 

Outras Publicações disponíveis em : https://unifap.academia.edu/DinahTutyia

Artigos completos publicados em periódicos:

Rua Dr. Assis: um percurso pela memória patrimonial dos usuários da Cidade Velha, em Belém do Pará. PATRIMÔNIO E MEMÓRIA (UNESP), v. 15, p. 308-338, 2019.

Disponível emhttp://pem.assis.unesp.br/index.php/pem/issue/view/31