0

RESULTADO DA PREMIAÇÃO DA SEMANA NACIONAL DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA (SNCT 2018)

O Departamento de Pesquisa parabeniza os(as) discentes e orientadores(as) que se destacaram no VII Congresso Amapaense de Iniciação Científica, que ocorreu na UEAP, no período de 16 a 18 de outubro de 2018:

2º lugar geral: THALYTA ROCHA BELFORT PEREIRA, com “Observatório da Justiça Amapaense: o acesso à justiça de minorias no Estado do Amapá”, orientada pela Prof.ª Dr.ª Simone Maria Palheta Pires.

3º lugar geral: HIGOR RAYLAN DE JESUS PEREIRA, com “Entre a cruz e a enxada: a atuação da Pastoral da Terra no Amapá (1985-2017)”, orientado pelo Prof. Dr. Sidney da Silva Lobato.

Destaque na área de Linguística, Letras e Artes: LUIZ MATHEUS ROCHA INAJOSA, com “Os retratos de Luiz Braga: a “imagem amazônica” entre proveniência e destinação” orientado pelo Prof. Dr. Joaquim Cesar da Veiga Netto.

Destaque na área de Ciências da Saúde: MATEUS GÓES QUINTELA, com “Polimorfismo Arg188His do Gene XRCC2 e seu possível envolvimento com o câncer gástrico em pessoas da cidade de Macapá” orientado pela Profa. Dra. Artemis Socorro do Nascimento do Rodrigues.

O resultado completo está disponível em neste link.

Caso não tenha recebido a certificação pelo prêmio na cerimônia de encerramento, pode ser solicitada à UEAP por email (dp.propesp@ueap.edu.br) ou presencialmente.

Agradecemos a participação de todos os bolsistas e voluntários na SNCT-2018. Os certificados de apresentação serão emitidos pela UEAP, os de finalização da bolsa deverão ser solicitados no DPq/UNIFAP.

Atenciosamente,

Equipe DPQ
Elizabeth Viana Moraes da Costa – Diretora
Cris Évelin da Costa Dalmácio  - Técnica em Assuntos Educacionais
Pedro Tiago Machado – Assistente Administrativo

0

PROGRAMAÇÃO DAS APRESENTAÇÕES DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA – 2018

Prezados Orientadores e Bolsistas de Iniciação Científica da UNIFAP,

Segue no documento abaixo a PROGRAMAÇÃO DAS APRESENTAÇÕES DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA, que ocorrerão na UEAP (Universidade do Estado do Amapá), no período de 16 a 18 de outubro de 2018, conforme detalhamento disponível no anexo. Solicitamos que qualquer dúvida seja sanada através de nosso e-mail ou telefone (dpq@unifap.br/4009-2801).

Cada discente deverá apresentar os resultados de seus trabalhos de IC, referentes à vigência 2017/2018, de forma oral, com tempo máximo de 10 minutos. A banca avaliadora terá 05 minutos para perguntas/observações. A apresentação pode ser feita com auxílio de slides e deve apresentar os pontos básicos da pesquisa, de acordo com os tópicos do relatório final. É importante que o(a) orientador(a) esteja presente.

Solicitamos que os(as) discentes estejam no local de apresentações com antecedência mínima de 30 minutos.

O comparecimento dos bolsistas é obrigatório, conforme termo de compromisso.

Programação de Apresentações 2018

0

Procedimentos para Entrega de Relatório Final de IC (2017/2018)

Prezados(as),

Informamos que o prazo para envio do relatório final de iniciação científica será no período de 01 a 31 de agosto de 2018.entrega do relatório final de IC da vigência 2017/2018 será feita em 02 etapas, devido impossibilidade de anexar relatório completo no SIGAA ao mesmo tempo em que há necessidade de submissão do relatório no referido sistema para devida finalização da iniciação científica:

1ª etapa: Submissão do relatório de IC no SIGAA

a) Para realizar a operação, acesse o SIGAA → Módulos → Portal do Discente → Pesquisa → Relatórios de Iniciação Científica → Relatórios Finais → Enviar. Clique para ver Tutorial No SIGAA não é permitido adicionar figuras/tabelas, nem anexar documentos. Sugerimos preenchimento de versão resumida do relatório, devido limite de caracteres.

b) Após a submissão realizada pelo discente, o(a) orientadora deverá dar o parecer sobre o relatório final de IC . Para isso, acesse o SIGAA → Módulos → Portal do Docente → Pesquisa → Relatórios de Iniciação Científica → Relatórios Finais → Consultar/ Emitir Parecer. Clique para Ver Tutorial

2ª etapa: Envio do relatório completo ao Departamento de Pesquisa

Devido limitações do sistema que não puderam ser alteradas, o relatório também deverá ser enviado de forma completa ao e-mail do Departamento de Pesquisa (dpq@unifap.br), conforme este modelo Novo Modelo de Relatório Final de IC. Infelizmente não foi possível anexar o modelo no formato .doc pois a página não permite mais esse formato, porém enviaremos por e-mail a quem solicitar. O número de páginas deve ser de no mínimo 10 e no máximo 25.

As 2 etapas são obrigatórias, não sendo aceita a finalização da bolsa/IC sem o envio no SIGAA e ao e-mail do DPq, visto que necessitaremos das 2 versões para prestação de contas de IC junto aos órgãos de controle.

ATENÇÃO: AQUELES QUE IRÃO PARTICIPAR DA VIGÊNCIA 2018-2019 DEVEM SUBMETER O RELATÓRIO NOS PRIMEIROS DIAS DO PRAZO, NO SIGAA, VISTO QUE O SISTEMA NÃO PERMITIRÁ A INDICAÇÃO NA NOVA BOLSA/IC CASO A BOLSA ANTERIOR NÃO ESTEJA FINALIZADA. O RELATÓRIO COMPLETO PODERÁ SER ENVIADO POR E-MAIL ATÉ O FIM DO PRAZO.

 Atenciosamente,

Equipe DPq.

0

Orientações para efetivação de bolsa PROBIC 2018/2019

Prezados,

Conforme publicação do resultado final da seleção do Edital 003/2018-PROPESG/DPQ/UNIFAP (disponível em:http://www.unifap.br/public/index/view/id/10080), reiteramos que:

1- Conforme cronograma editalício, no período de 24 a 31 de julho de 2018 os alunos deverão cadastrar interesse no plano de trabalho, via SIGAA. Tutorial em:  Ver tutorial. Caso o aluno queira manifestar interesse antes desse prazo, não há problema, visto que os planos já estão aprovados e disponíveis no SIGAA para visualização de todos os discentes da instituição.

2- No período de 01 a 07/08/2018, o orientador deverá indicar o bolsista no SIGAA Ver tutorial

3- No período de 01 a 15 de agosto de 2018 o discente deverá realizar a assinatura do termo de compromisso no DPq (ou DIPESPG/COPEA, no caso do Campus Binacional). Caso o termo não seja assinado não haverá efetivação da bolsa. O termo será disponibilizado por e-mail e no próprio departamento.

Qualquer problema ou dúvida deve ser reportada ao DPq, em tempo hábil para resolução. Nosso telefone está com problemas, por isso pedimos que enviem para o e-mail dpq@unifap.br ou compareçam à sala do departamento, no Centro Integrado de Pesquisa e Pós-Graduação – CIPP.

0

Orientações para efetivação de bolsa PIBIC/CNPQ – 2018/2019

Prezados(as),Conforme publicação do resultado final da seleção do Edital 003/2018-PROPESG/DPQ/UNIFAP (disponível em:http://www.unifap.br/public/index/view/id/10080), reiteramos que:1- Conforme cronograma editalício, no período de 24 a 31 de julho de 2018 os alunos deverão cadastrar interesse no plano de trabalho, via SIGAA. Tutorial em:  Ver tutorial. Caso o aluno queira manifestar interesse antes desse prazo, não há problema, visto que os planos já estão aprovados e disponíveis no SIGAA para visualização de todos os discentes da instituição.
2- No período de 01 a 07/08/2018, o orientador deverá indicar o bolsista no SIGAA. Ver tutorial (solicitamos, se possível, que realizem a indicação no início do prazo, para que qualquer problema possa ser resolvido em tempo e não haja prejuízo ao acadêmico para inclusão em folha de pagamento do CNPq).
3- Após o docente indicar o bolsista no SIGAA, o DPq realizará a inclusão do aluno na Plataforma Carlos Chagas (CNPq). O bolsista deve estar com currículo lattes atualizado junto ao CNPq para ser aceito no sistema.  Para que a bolsa seja considerada ativa pelo CNPq e o bolsista entre na folha de pagamento em tempo hábil, o acadêmico deve dar aceite no termo digital que o CNPq enviará, logo após a inclusão, para o e-mail cadastrado em seu currículo lattes. Tendo em vista que o prazo para aceite e inclusão na folha de pagamento será até o dia 14/08/2018, solicitamos que os alunos sigam as orientações abaixo:
a) Verifiquem o e-mail cadastrado no currículo lattes (inclusive caixa de spam), verificando se chegou o e-mail do CNPq, acessar o link para dar aceite no termo e preencher dados bancários (o CNPq aceita somente Banco do Brasil, caso não tenham conta os bolsistas podem preencher apenas uma agência bancária do BB para recebimento da 1ª mensalidade e deixar a conta em branco, podendo abrir a conta e incluir os dados bancários posteriormente, antes do fechamento da próxima folha). Recomendamos a abertura e ativação da conta desde já, para que facilite o recebimento da 1ª mensalidade.
b) Caso o e-mail com o termo de aceite não esteja na caixa de e-mail, seguir os passos abaixo:Acesse: www.cnpq.br > Plataforma Carlos Chagas > Outros Bolsistas > CPF e SENHA (lattes)  > Avisos: Termo de Compromisso (TERMOS PENDENTES).
c) Se o bolsista tiver dificuldade/dúvidas, deve comparecer ao Departamento de Pesquisa dentro do prazo estabelecido.Vale ressaltar que caso o aceite seja dado após o dia 14/08/2018 , o bolsista não entrará na folha de pagamento, perdendo a 1ª mensalidade, pois o CNPq não paga retroativo nesse caso.

3- No período de 01 a 15 de agosto de 2018 o discente deverá realizar a assinatura do termo de compromisso no DPq. Caso o termo não seja assinado não haverá efetivação da bolsa. O termo será disponibilizado por e-mail e no próprio departamento. Este termo não é o mesmo do CNPq, trata-se de termo de compromisso interno, conforme estabelecido no edital.
Qualquer problema ou dúvida deve ser reportada ao DPq, em tempo hábil para resolução. Nosso telefone está com problemas, por isso pedimos que enviem para o e-mail dpq@unifap.br ou compareçam à sala do departamento, no Centro Integrado de Pesquisa e Pós-Graduação – CIPP.
0

Orientações para efetivação de bolsa na modalidade PROBIC-VS 2018/2019

Prezados,Conforme publicação do resultado final da seleção do Edital 003/2018-PROPESG/DPQ/UNIFAP (disponível em:http://www.unifap.br/public/index/view/id/10080), reiteramos que:1- Professores contemplados com cota de bolsa PROBIC-VS devem encaminhar ao DPq (dpq@unifap.br) nome/matrícula do aluno selecionado para verificação, junto a Pró-reitoria de Extensão e Ações Comunitárias, do cumprimento do item 3.1.2 do edital. Somente após confirmação do DPq, referente ao cumprimento do item 3.1.2 do edital, o professor pode indicar o aluno no SIGAA. Esse envio deve ser realizado até o dia 18/07/2018, para que possamos dar andamento à avaliação e  marcar as entrevistas (caso necessário) em tempo hábil.
2- O DPq informará por e-mail aos orientadores sobre a necessidade ou não de entrevista, assim como acerca dos prazos e documentações exigidas pela PROEAC. Pedimos que mantenham contato com os orientandos, repassando os informes do DPq.
3- Conforme cronograma editalício, no período de 24 a 31 de julho de 2018 os alunos deverão cadastrar interesse no plano de trabalho, via SIGAA. Tutorial em:  Ver tutorial. Caso o aluno queira manifestar interesse antes desse prazo, não há problema, visto que os planos já estão aprovados e disponíveis no SIGAA para visualização de todos os discentes da instituição.
4- O DPq informará ao orientador, por e-mail, sobre a aprovação ou não do aluno conforme avaliação da PROEAC.
5- No período de 01 a 07/08/2018, o orientador deverá indicar o bolsista no SIGAA (caso o bolsista tenha sido aprovado na avaliação socioeconômica).  Ver tutorial
6- No período de 01 a 15 de agosto de 2018 o discente deverá realizar a assinatura do termo de compromisso no DPq. Caso o termo não seja assinado não haverá efetivação da bolsa. O termo será disponibilizado por e-mail e no próprio departamento.
Qualquer problema ou dúvida deve ser reportada ao DPq, em tempo hábil para resolução. Nosso telefone está com problemas, por isso pedimos que enviem para este e-mail ou compareçam à sala do departamento, no Centro Integrado de Pesquisa e Pós-Graduação – CIPP.
Equipe DPq
0

Resultado Preliminar – EDITAL N.º 003/2018 DPq/ PROPESPG/UNIFAP

Divulgado Resultado Preliminar do EDITAL N.º 003/2018 DPq/ PROPESPG/UNIFAP. Clique no link abaixo para acessar:

Resultado Preliminar

Prazo para interposição de recursos: até 04/07/2018 às 17:30h, no Departamento de Pesquisa. Docentes dos Campi Oiapoque, Santana e Mazagão podem enviar os recursos de forma digitalizada, por e-mail (dpq@unifap.br), respeitando-se o mesmo prazo.

0

COMUNICADO

Considerando a possibilidade de alteração no número de cotas de bolsas PIBIC-CNPq destinadas às Universidades, no próximo ciclo, informamos aos inscritos no EDITAL Nº 003/2018 DPq/PROPESPG/UNIFAP que o resultado preliminar será divulgado após publicação, pelo CNPq, do resultado da seleção do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (IC), período de 2018 a 2020, conforme previsto no item 1.5 do edital.

Macapá-AP, 25 de junho de 2018.

Comunicado

0

INSCRIÇÕES PRORROGADAS! EDITAL N.º 005/2018 DPq/ PROPESPG/UNIFAP ABERTURA DE INSCRIÇÕES PARA SELEÇÃO DE BOLSAS EM PROGRAMA INSTITUCIONAL DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA JÚNIOR DA UNIFAP

A Pró-Reitora de Pesquisa e Pós-Graduação da Universidade Federal do Amapá (UNIFAP), por meio do Departamento de Pesquisa, comunica aos interessados a abertura do edital para a obtenção de cotas de bolsas no âmbito do Programa Institucional de Iniciação Científica em nível de ensino médio, compreendendo a modalidade PIBIC-EM/CNPq.

INSCRIÇÕES PRORROGADAS!

Clique para acessar edital e anexos