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Edital n.º 001/2018 PROPESPG/DPq/UNIFAP- Abertura de inscrições – PROVIC

A Pró-Reitora de Pesquisa e Pós-Graduação da Universidade Federal do Amapá (UNIFAP), por meio do Departamento de Pesquisa, comunica aos interessados que estão abertas as inscrições para o Programa Voluntário de Iniciação Científica – PROVIC, para o nível de graduação.

EDITAL N.º 001/2018 - inscrições para o Programa Voluntário de Iniciação Científica – PROVIC

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Ampliação do Horário de Funcionamento do DPq

Prezados(as),

Informamos que a partir de 22/01/2018 o Departamento de Pesquisa passará a funcionar no horário de 08h às 20h, de forma ininterrupta, conforme portaria nº 0086/2018 – UNIFAP. A escala de trabalho será a seguinte:

HORÁRIO

NOME DO SERVIDOR CONTATO

8:00

14:00

Luiz Fernando Brito Rocha lfernando@unifap.br

14:00

20:00

Cris Évelin da Costa Dalmácio crisevelin@unifap.br

Atenciosamente,

Equipe DPq.

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Procedimentos para Entrega de Relatório Parcial de IC – Vigência 2017/2018

Prezados(as),

Tendo em vista a implantação do módulo de pesquisa do SIGAA e, consequentemente, a migração do registro de atividades de pesquisa e iniciação científica para o referido sistema, informamos que a entrega do relatório parcial de IC da vigência 2017/2018 será feita somente no SIGAA. Para que seja possível a submissão dos relatórios, os seguintes procedimentos devem ser realizados no sistema:

1- Recadastramento do projeto de pesquisa do docente, ao qual está vinculado o plano de trabalho. Este procedimento foi solicitado em novembro de 2017 a todos os docentes, mas caso não tenha sido feito deve ser realizado em primeiro lugar. Clique para acessar tutorial.

2- Recadastramento do plano de trabalho do aluno, que deve ser realizado também pelo docente. Clique para acessar tutorial

ATENÇÃO: CASO O ORIENTADOR DE IC SEJA APENAS COLABORADOR DE PROJETO DE PESQUISA, DEVE SOLICITAR AO COORDENADOR QUE CADASTRE O PLANO DE TRABALHO E INDIQUE SEU NOME COMO ORIENTADOR.

3- O aluno/bolsista deve aderir ao cadastro único do SIGAA. Clique para acessar tutorial

4- O aluno/bolsista deve manifestar interesse na bolsa, no sistema. Clique para acessar tutorial

5- Após esses procedimentos, o orientador deverá indicar o aluno/bolsista ao plano de trabalho. Clique para acessar tutorial

Obs: Caso o orientador tenha recadastrado o plano de trabalho ou projeto no edital vigente, deverá aguardar o encerramento do edital para que o sistema aceite a indicação do bolsista.

6- O envio do relatório parcial deverá ser feito pelo acadêmico, através do caminho SIGAA → Módulos → Portal do Discente → Pesquisa → Relatórios de Iniciação Científica → Relatórios Parciais → Enviar (clique para acessar tutorial)

7- Após o envio, o(a) orientador(a) deverá emitir parecer sobre o relatório parcial do aluno de IC (clique para acessar tutorial)

O prazo para submissão do relatório parcial no sistema será de 01 a 28 de fevereiro de 2018, solicitamos que bolsistas e orientadores organizem-se para não perderem os prazos, visto que não haverá prazo adicional, exceto se houver problemas técnicos no SIGAA em algum dos procedimentos acima. O relatório parcial também deverá ser entregue nesse período pelos alunos do PROVIC que iniciaram no mês de agosto de 2017.

 Dúvidas podem ser enviadas para dpq@unifap.br

Atenciosamente,

Equipe DPq.

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Cronograma de Apresentações de IC Pendentes – 2015/2016 e 2016/2017

Aos bolsistas e orientadores com pendências de apresentação de IC (vigências 2015/2016 e 2016/2017),

Informamos que nos dias 16 e 17 de janeiro de 2018 haverá a apresentação dos trabalhos de IC dos alunos que não apresentaram os resultados de suas pesquisas nos congressos de 2016 e 2017 e encontram-se com pendências neste departamento.

Local: Hall do CIPP

Horário: Cronograma de Apresentações de IC Pendentes (clique para baixar)

Banca Avaliadora: Não haverá.

Tempo de Apresentação: 10 minutos, com auxílio de slides.

Presença do orientador: obrigatória.

Atenciosamente,

Equipe DPq.

Dúvidas devem ser enviadas para dpq@unifap.br

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Apresentações de Trabalhos de IC pendentes

Aos bolsistas e orientadores com pendências de apresentação de IC (vigências 2015/2016 e 2016/2017),

Informamos que nos dias 16 e 17 de janeiro de 2018 haverá a apresentação dos trabalhos de IC dos alunos que não apresentaram os resultados de suas pesquisas nos congressos de 2016 e 2017 e encontram-se com pendências neste departamento.

Local: Hall do CIPP

Horário: cronograma de apresentações será publicado até o dia 08/01/18.

Banca Avaliadora: Não haverá.

Tempo de Apresentação: 10 minutos, com auxílio de slides.

Presença do orientador: obrigatória.

Atenciosamente,

Equipe DPq.

Dúvidas devem ser enviadas para dpq@unifap.br

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VI Congresso de Iniciação Científica/2017 premia melhores trabalhos

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O VI Congresso Amapaense de Iniciação Científica da UEAP, UNIFAP E IEPA, foi realizado no período de 23 a 25/10/17, no prédio do Centro Integrado de Pesquisa e Pós-Graduação da UNIFAP. Foram apresentados aproximadamente 250 trabalhos durante o evento, resultados das pesquisas realizadas pelos alunos de iniciação científica das instituições participantes. Os trabalhos foram divididos em 06 áreas de conhecimento, com bancas avaliadoras formadas por docentes da UNIFAP, UEAP e avaliadores externos (bolsistas produtividade do CNPq). Ao final, foram concedidos certificados de premiação (menção honrosa) aos melhores trabalhos, conforme pontuação atribuída pelas bancas avaliadoras de cada área.

Os melhores trabalhos foram*:

ÁREA

ALUNO(A)

ORIENTADOR(A)

INSTITUIÇÃO

PESQUISA

CIÊNCIAS AGRÁRIAS

SAMUEL NAHON DA COSTA

ROBSON BORGES DE LIMA

(UEAP)

Descrição da estrutura diamétrica de floresta ombrófila densa de terra firme no Amapá: padrões em nível de comunidade, espécies, famílias e unidades amostrais

CIÊNCIAS BIOLÓGICAS

ADEMIR DA SILVA BARROS

ARIALDO MARTINS DA SILVEIRA JUNIOR

(UNIFAP)

Identificação de cianobactérias de um ecossistema aquático da área de Proteção Ambiental (APA) do rio Curiaú, Amapá, Amazônia, Brasil

CIÊNCIAS DA SAÚDE

BIANCA LIFFEY BRITO MARINO

LORANE IZABEL DA SILVA HAGE MELIM

(UNIFAP)

Planejamento de candidato a fármaco, a partir de moléculas naturais, inibidores da enzima monoamina oxidase B para o tratamento da doença de Parkinson

CIÊNCIAS EXATAS, DA TERRA E ENGENHARIAS

ARLLON JOSÉ DOS SANTOS DIAS

GABRIEL ARAÚJO DA SILVA

(UEAP)

Caracterização físico-química da própolis de Belém

CIÊNCIAS EXATAS, DA TERRA E ENGENHARIAS

NYELLE PRISCILA BRITO FAÇANHA

GABRIEL ARAÚJO DA SILVA

(UEAP)

Avaliação da influência da composição físico-química de águas estacionárias na Amazônia: estudo de caso da Represa UHE Coaracy Nunes x Represa da UHE Ferreira Gomes

CIÊNCIAS EXATAS, DA TERRA E ENGENHARIAS

FRANCIMÁRIO DOS PASSOS SILVA (UNIFAP)

NILSON DOS SANTOS FERREIRA

(UNIFAP)

Síntese e caracterização de nanopartículas de óxidos magnéticos diluídos

CIÊNCIAS EXATAS, DA TERRA E ENGENHARIAS

RAFAEL LUCAS FIGUEIREDO DE SOUZA

LINA BUFALINO

(UEAP)

Papéis mistos de fibras curtas recicladas com fibras longas de açaí modificadas e não-modificadas

CIÊNCIAS EXATAS, DA TERRA E ENGENHARIAS

YASMIM CAMILA OLIVEIRA MALCHER

FELIPE FERNANDO DA COSTA TAVARES

(UEAP)

Aplicação do resíduo do beneficiamento do açaí (as fibras) como reforço em tijolos de solo cimento

CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS E HUMANAS

JOSÉ PAULO GUEDES BRITO

LINARA OEIRAS ASSUNÇÃO

(UNIFAP)

A informação translúcida: mecanismos de burla à Lei de Acesso à Informação no sistema de controle externo do Estado do Amapá

CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS E HUMANAS

JORGE FILIPE SOUZA BORGES

PAULO GUSTAVO PELLEGRINO CORREA

(UNIFAP)

Memorando de entendimento na Universidade Federal do Amapá: análise jurídica e a extensão de seus efeitos obrigacionais

LINGUÍSTICA, LETRAS, ARTES E EDUCAÇÃO

MARIA CAROLINA HENRIQUE

MARQUES

ÂNGELA DO CÉU UBAIARA BRITO

(UEAP)

Histórias infantis: estudo dos desenhos e dramatizações em uma escola pública e uma privada

LINGUÍSTICA, LETRAS, ARTES E EDUCAÇÃO

QUÉSIA DE OLIVEIRA CARDOSO

JOÃO PAULO DA CONCEIÇÃO ALVES

(UNIFAP)

As formas de realização e a qualidade social do Ensino Médio no estado do Amapá: o que nos dizem os indicadores educacionais?

PIBIC-EM

ANDRE VINICIUS GOMES E SILVA

CLARISSA SILVA LIMA

(UNIFAP)

Avaliação dos parâmetros hematológicos e bioquímicos do óleo fixo do açaí (Euterpe oleracea Mart)

PIBIC-EM

MARCELO DOS PASSOS SILVA

HELYELSON PAREDES MOURA

(UNIFAP)

Verificação da viabilidade do método resistividade elétrica no estudo dos depósitos sedimentares das orlas fluviais da cidade de Macapá e do distrito de Fazendinha, Amapá

* Devido a empate na pontuação, algumas áreas tiveram mais de 01 ganhador.

O Departamento de Pesquisa parabeniza os(as) alunos(as) e orientadores de IC pelo empenho nas pesquisas e por compartilhar os trabalhos com a comunidade acadêmica durante o evento.

Atenciosamente,

Equipe DPq

 

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Cronograma de Apresentações – Congresso de IC/2017

Prezados acadêmicos(as) de IC e orientadores(as),

Em anexo, segue o cronograma de apresentações dos trabalhos de IC da vigência 2016/2017. O tempo de apresentação será de 10 minutos, com auxílio de slides, e a banca avaliadora terá 05 minutos para perguntas. Os acadêmicos devem estar presentes no local de apresentação com 01 hora de antecedência, o acompanhamento do(a) orientador(a) é opcional, porém muito importante.

Dúvidas podem ser enviadas para dpq@unifap.br / 4009-2801

Progamação Jornada IC 2017 (clique para baixar)

Atenciosamente,

Equipe DPq

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Informa Sobre Migração do Registro de Pesquisas para o SIGAA

Prezados(as),

 Tendo em vista a necessidade de migração do registro de atividades de pesquisa para o SIGAA, elencamos abaixo informações e procedimentos importantes durante o processo:

1- O registro de projetos de pesquisa estará suspenso no período de 01 a 31/10/2017.

2- O sistema atual de registro de projetos, SIGU, será desativado a partir de 30/09/2017, mantendo-se disponível apenas a opção de consultar projetos.

3- Será aberto no SIGAA, no período de 01/10/17 a 30/11/17, período de recadastramento de projetos e grupos de pesquisa vigentes, assim como de planos de trabalho de iniciação científica e bolsistas de IC já inscritos. Tutoriais para realização desses procedimentos serão divulgados através de memorando circular e nesta página.

4- A partir de 01/11/17 será disponibilizado no SIGAA o registro para novos projetos e grupos de pesquisa, cujo trâmite e procedimentos serão descritos através de tutorial enviado via memorando circular e publicado nesta página.

Solicitamos às coordenações de curso e departamentos acadêmicos que realizem ampla divulgação dessas informações, visando que a migração possa ocorrer sem prejuízo às atividades de pesquisa realizadas na instituição.

Atenciosamente,

Equipe DPq.