Ação de Saúde em alusão ao “Dia da Saúde e Nutrição”

Nas datas de 27 e 28 de março de 2018 a Divisão de Qualidade de Vida (DQV/PROGEP), realizou ação destinada a promoção à saúde do servidor. Nesta ação ocorreu aferição da pressão arterial, verificação do peso, altura, circunferência da cintura assim como cálculo do índice de massa corporal (IMC) e sua classificação. Logo após com seus resultados em mãos os servidores recebiam orientações nutricionais. A atividade contou com a colaboração dos acadêmicos do Curso de Enfermagem da Unifap e também com acadêmicos e docentes do curso de Nutrição da faculdade Estácio/Seama.

Totalizaram 71 participantes na ação de saúde sendo: 61 servidores técnicos administrativos, 6 servidores docentes e 4 terceirizados/acadêmicos. Desses participantes 37 foram do sexo feminino e 34 do sexo masculino. Sobre os dados referentes a pressão arterial 25 participantes apresentaram índices de tensão arterial alterados estando a pressão arterial sistólica (PAS) igual ou maior que 120 mmHg ou pressão arterial diastólica (PAD) igual ou maior que 80 mmHg. Quanto a classificação do IMC os índices foram: 27 participantes em sobrepeso, 9 indivíduos em obesidade I, 2 participantes em obesidade II e 2 pessoas em obesidade III.

Os dados obtidos nesta ação de saúde são fundamentais, pois os fatores como IMC,circunferência da cintura e pressão arterial relacionam-se ao risco para doenças cardiovasculares. Os índices de sobrepeso e obesidade associam-se também a doenças crônicas como hipertensão arterial e diabetes, patologias essas intimamente ligadas aos nossos hábitos de vida. Alguns dados da Vigilância de Fatores de Risco e Proteção paraDoenças Crônicas por inquérito telefônico (VIGITEL) ainda nos demonstram mais um alerta, segundo a pesquisa houve uma aumento de 61,8% nos casos de diabetes e 14,2% de hipertensão, também constatou-se que metade da população brasileira tem excesso de peso.Esse dado para Macapá corresponde a 52,8%.

Ressaltamos a importância do cuidado com a saúde para que possamos atingir uma melhor qualidade de vida, com hábitos mais saudáveis que auxiliem na promoção de nossa saúde, para que assim possamos prevenir as doenças crônicas e suas complicações. A DQV/PROGEP oferece ao servidor e seu dependente atendimento multiprofissional dispondo dos seguintes profissionais: médico, nutricionistas, psicólogos e enfermeira) para o agendamento de seu atendimento você pode entrar em contato com a central de atendimento pelo telefone: 3312-1730.

Agradecemos a todos os servidores que estiveram presentes em nossa ação de saúde e desde já convidamos a todos para as próximas atividades, também gostaríamos de agradecer aos cursos de Enfermagem e Nutrição pelo apoio prestado e ao nosso parceiro do Clube de Vantagens que nos proporcionou uma degustação saborosa e nutritiva.

Deixe um comentário