APRESENTAÇÃO DO CURSO

  • Nível: Graduação
  • Duração: 4 anos
  • Forma de Ingresso: Processo Seletivo

Objetivo

  • Objetivo Geral:  Formar profissionais interculturalmente competentes, capazes de lidar, de forma crítica, com as linguagens, especialmente a verbal, nos contextos orais e escritos, e conscientes de sua inserção na sociedade e das relações com o outro. O profissional de Letras Inglês deve ter domínio do uso da língua que é objeto de seu estudo, em termos de sua estrutura, funcionamento e manifestações culturais, além de ter consciência das variedades linguísticas e culturais. Deve ser capaz de refletir teoricamente sobre a linguagem, de fazer uso de novas tecnologias e de compreender sua formação profissional como processo contínuo, autônomo e permanente. O profissional deve, ainda, ter capacidade de reflexão crítica sobre temas e questões relativas aos conhecimentos linguísticos e literários. Assim, prevê-se, sobretudo, a formação de um profissional crítico, reflexivo e investigativo, que esteja preparado para exercer uma prática cotidiana de formação continuada, considerando o eixo temático do curso: a linguagem.
  • Objetivo específico: Para tanto, essa proposta relaciona as seguintes competências e habilidades esperadas de um profissional de Letras Inglês:

    I. Domínio do uso da Língua Inglesa, nas suas manifestações orais e escritas, em termos de recepção e produção de textos;

    II. Domínio teórico e crítico dos componentes fonológico, morfossintático, léxico e semântico da Língua Inglesa;

    III. Capacidade de reflexão analítica e crítica sobre a linguagem como fenômeno psicológico, educacional, social, histórico, cultural, político e ideológico;

    IV. Domínio crítico de um repertório representativo de uma dada literatura; V. Visão crítica das perspectivas teóricas adotadas nas investigações linguísticas e literárias;

    VI. Preparação profissional atualizada, incluindo a utilização dos recursos da informática, que permita o exercício criativo do processo de construção do conhecimento;

    VII. Percepção de diferentes contextos culturais;

    VIII. Domínio dos métodos e técnicas pedagógicas que permitam a transposição didática dos conhecimentos para o contexto educacional..

Coordenador

  • Inajara Amanda Fonseca Viana | e-mail: letrasingles.ead@unifap.br

Processo Seletivo

PROJETO PEDAGÓGICO DO CURSO - PPC

POLOS DE AULAS PRESENCIAIS

SANTANA

Endereço: Av. Antonio Nunes 1206. B. Nova Brasília. Santana-AP 68.925-000
Telefone: (96) 3283-3563
Email: uab.polosantana@yahoo.com.br

MACAPÁ

Endereço: Av. FAB 091 Centro 68.900-073, E.E.Professor Gabriel Almeida Café.
Tel.: (96) 3223-6572 (96) 3212-5397
E-mail: uabpolo52@gmail.com

Obrigado pela visita!​