2015

Educação do Campo, Agroecologia e Produção Orgânica: a extensão e suas interfaces com a sustentabilidade em comunidades do campo no Amapá

Integrantes: Ana Cláudia Peixoto de Cristo – Coordenadora / Flávio da Silva Costa – Integrante / Wardsson Lustrino Borges – Integrante / Débora Mate Mendes – Integrante / Marlo dos Reis – Integrante / Mellissa Sousa Sobrinho – Integrante.

Juventude da Floresta: visões, canções e modo de vida de uma Amazônia extrativista

Descrição: Desenvolve atividades de produção e difusão de conhecimentos, com vistas ao fortalecimento da identidade e modo de vida extrativista, garantindo o protagonismo da juventude, sua auto-organização, a criação de produtos culturais e a geração de renda que contribuam com o desenvolvimento sustentável e com a superação das desigualdades de renda de agricultoras/es do campo e da floresta.

Integrantes: Antônio Sergio Monteiro Filocreão – Coordenador  / Flávio da Silva Costa – Integrante / Débora Mate Mendes – Integrante / Marlo dos Reis – Integrante / Mellissa Sousa Sobrinho – Integrante.

Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico – Auxílio financeiro e bolsa; Universidade Federal do Amapá – Auxílio financeiro e bolsa.

Produtos:

DOCUMENTÁRIO

O documentário apresenta as principais atividades produtivas desenvolvidas pela juventude do campo, das águas e da floresta, seus processos de educação do campo por meio da Licenciatura em Educação do Campo e das Escolas Famílias Agroextrativistas e Agrícolas do Amapá, a cultura, o lazer e os processos organizativos dos/as Jovens. É uma produção dos/as Jovens e para Jovens com foco no seu modo de vida, ou seja, das populações tradicionais da Amazônia amapaense.