2017

Aproveitamento de resíduos orgânicos alternativos na adubação de maracujazeiro-amarelo

Descrição: Objetiva-se avaliar a viabilidade agronômica do uso de resíduos orgânicos alternativos na adubação de maracujazeiro-amarelo. A pesquisa será realizada em duas etapas: 1- produção de mudas e 2 – cultivo em campo, sendo os tratamentos em ambos os casos constituídos por seis formulações de substratos/adubações.

Integrantes: Kalyne Sonale Arruda de Brito – Coordenadora / Janivan Fernandes Suassuna – Integrante / Flávio da Silva Costa – Integrante / Daniel Sousa dos Santos – Integrante.

Aspectos florísticos, ecológicos e econômicos da vegetação ruderal no município de Mazagão/AP

Descrição: Avaliar aspectos florísticos, ecológicos e econômicos de plantas que ocorrem em margens de estradas localizadas no município de Mazagão, estado do Amapá.

Integrantes: Mellissa Sobrinho – Coordenadora; Galdino de Paula Filho – Integrante.

Bioecologia de moscas-das-frutas e seus inimigos naturais (Diptera: Tephritidae e Lonchaeidae) no município de Mazagão, Amapá, Brasil

Descrição: O projeto de pesquisa sobre moscas-das-frutas no Município de Mazagão-AP visa gerar e difundir informações sobre a ecologia e distribuição das moscas-das-frutas, plantas hospedeiras e inimigos naturais visando subsidiar o manejo das espécies pelos produtores e pelos órgãos oficiais de controle.

Integrantes: Lailson do Nascimento Lemos – Coordenador / Cristiane Ramos De Jesus-Barros – Integrante / Diego Amoras Santana – Integrante / Andressa Paola Dias Belo – Integrante / Stanley Moraes de Souza – Integrante / Ricardo Marcelo dos Anjos Ferreira – Integrante / Ricardo Adaime – Integrante.

Escola da terra, das águas e florestas

Descrição: O Projeto contribui para a promoção da qualificação dos processos educativos em classes multisseriadas nas séries iniciais do Ensino Fundamental por meio da formação continuada de professores em uma perspectiva problematizadora e interdisciplinar considerando a identidade e percursos formativos da educação do campo, das águas e da floresta.

Integrantes: Marlo dos Reis – Coordenador / Galdino Xavier de Paula Filho – Integrante / Janivan Fernandes Suassuna – Integrante / Arthane Menezes Figueiredo – Integrante / Debora Mate Mendes – Integrante / Eliane Aparecida Cabral da Silva – Integrante / Mellissa Sousa Sobrinho – Integrante / Emanuel Leal de Lima – Integrante / Francisco Barbosa Malheiros – Integrante / Zenaide Teles de Oliveira – Integrante.

Núcleo de Estudo em Agroecologia e Produção Orgânica da Universidade Federal do Amapá – Campus Mazagão (NEA – UNIFAP/MZG)

Descrição: O projeto consiste na implantação do Núcleo de Estudos em Agroecologia voltado para a produção vegetal e animal de bases agroecológicas da Universidade Federal do Amapá, Campus Mazagão (NEA – UNIFAP/MZG). A proposta está inserida no contexto da produção familiar, com ações a serem mediadas por um processo educativo junto ao público-alvo da proposta, na perspectiva do desenvolvimento rural sustentável e da valorização, resgate e aperfeiçoamento de sistemas produtivos voltados para os aspectos socioeconômicos e ambientais.

Integrantes: Galdino Xavier de Paula Filho – Coordenador / Flávio da Silva Costa – Integrante / Janivan Fernandes Suassuna – Integrante / Wardsson Lustrino Borges – Integrante / Marlo dos Reis – Integrante / Debora Mate Mendes – Integrante / Mellissa Sousa Sobrinho – Integrante / Alder de Sousa Dias – Integrante / Ana Karolina Bezerra Lima – Integrante / Demósthenes Arabutan Travassos da Silva – Integrante / Kalyne Sonale Arruda de Brito – Integrante.

Paulo Freire e a educação popular da Amazônia amapaense: história e memória de experiências educativas

Descrição: O projeto tem como objetivo geral analisar a presença do pensamento educacional de Paulo Freire em documentos de três experiências educativas de orientação popular: Curso de Educação Profissional em Produtos da Floresta, Práticas Culturais Amazônicas e Práticas Ocupacionais Urbanas, com elevação da escolaridade ao Ensino Fundamental; na proposta por uma nova Política de Educação na Floresta; e na proposta de escola pública popular para o sistema de educação do Estado do Amapá.

Integrantes: Alder de Sousa Dias – Coordenador / Vitor Sousa Cunha Nery – Integrante / Pedro Correia de Souza – Integrante / Manoel Raimundo dos Santos  – Integrante / Raimunda Kelly Silva Gomes – Integrante / Cristiane dos Santos Nery  – Integrante / Heliadora Georgete Pereira da Costa – Integrante / Marcela Cardoso Seoane – Integrante / Etacyara Priscilla Carvalho da Silva – Integrante.