PERFIL DO EGRESSO
O perfil do profissional formado em Engenharia Elétrica é estabelecido através do Art. 3º da Resolução CNE/CES Nº 11/2002, que institui as Diretrizes Curriculares Nacionais dos cursos de Graduação em Engenharia, com a seguinte redação:
O curso de Graduação em Engenharia tem como perfil do formando egresso/profissional o engenheiro, com formação generalista, humanista, crítica e reflexiva, capacitado a absorver e desenvolver novas tecnologias, estimulando a sua atuação crítica e criativa na identificação e resolução de problemas, considerando seus aspectos políticos, econômicos, sociais, ambientais, culturais, com visão ética e humanística, em atendimento às demandas da sociedade (BRASIL, 2002).
O profissional terá que ser consciente do desenvolvimento tecnológico, das mudanças do mercado de trabalho e do impacto das tecnologias de informação e comunicação (TIC) que são dados que hoje devem ser considerados quando pensamos sobre o ensino e aprendizagem de Engenharia Elétrica. No mundo contemporâneo é exigido dos profissionais competências relacionadas com relações gerenciais, visão sistêmica do processo e uma compreensão das questões sócio cultural e ambiental.
Até recentemente era possível a formação de Engenheiros Eletricistas para atuarem em um mercado pouco competitivo, com tecnologias que se mantinham em uso por um longo tempo. Hoje, o mercado de trabalho globalizado tornou-se extremamente competitivo e as tecnologias estão com vida útil cada vez mais curta. Assim, formar um engenheiro com perfil adequado aos nossos tempos significa, antes de tudo, dar-lhe condições para perceber as mudanças e estruturar-se, rapidamente, no novo paradigma.
Existe consenso na sociedade que, dentre os diversos atributos que um engenheiro eletricista deve possuir, os mais exigidos são:
- Conhecimento científico e tecnológico, para vencer o desafio da constante e rápida evolução do conhecimento;
- Conhecimento de ferramentas computacional e de gerência;
- Capacidade para solução de problemas;
- Capacidade para aquisição autônoma e permanente da informação e do conhecimento;
- Capacidade empreendedora e de liderança;
- Capacidade para o trabalho em equipe multidisciplinar; e
- Capacidade para perceber e exercer o papel social e ambiental da engenharia.
A proposta apresentada no PPC do Curso de Bacharelado em Engenharia Elétrica da UNIFAP possui uma estrutura curricular moderna, contemplando a formação de profissionais generalistas que possam desenvolver suas atividades nos diversos setores ligados à produção de bens e serviços, bem como desenvolver suas atividades como profissionais liberais. O currículo proposto para o curso tem, além da formação abrangente, a especialidade em sistemas de energia elétrica, principal demanda profissional em nossa Região.
RESULTADO DA PESQUISA DO PERFIL DO EGRESSO
Abaixo segue o resultado da pesquisa que será realizado a cada 2 anos com os egressos formados a no mínimo 2 anos.
Pesquisa do Perfil do Egresso 2014-2018
Data de Publicação: 14 de outubro de 2020.