CURRÍCULO

A Organização acadêmica foi planejada para ser operacionalizada pelo regime de crédito semestral, em Período integral, com turmas constituídas por até 50 acadêmicos contemplando as exigências das Diretrizes Curriculares Nacionais para os Cursos de Enfermagem.

As aulas práticas serão desenvolvidas em laboratórios e instituições de Saúde, as turmas deverão ser divididas em sub-grupos de até oito (08)alunos na área de atenção básica e seis (06) na área hospitalar, exceto no CTI e sala de parto que deverá ter no máximo 03 acadêmicos, conforme planta física, número de leitos e capacidade de ocupação destes ambientes locais.

As aulas práticas das disciplinas específicas utilizarão os hospitais, a rede básica (estadual, municipal) o Programa de Saúde da Família e demais unidades como campo de prática e de estágio supervisionados. O currículo encontra-se organizado em cinco séries com 10 módulos, cada um congrega um elenco de disciplinas.

Integralização mínima do curso: cinco anos ou dez semestres letivos com uma carga horária de 5.240 horas/aula, comportando as recomendações básicas da resolução nº 03 de 07/11/2001.

Modalidade de oferta do Curso: matutino, vespertino. A duração do ano letivo corresponderá a duzentos (200) dias letivos.

As atividades semanais serão desenvolvidas durante seis (06) dias (segunda a sábado).

A carga horária semanal modular variará de acordo com a natureza da composição dos mesmos. Em média os módulos eletivos serão de 30 horas/semanais. As atividades docentes deverão ser no mínimo de oito horas semanais de aula.

Estágios Supervisionados terão carga horária geral de 700 horas e carga horária semanal será em média de 30 horas.

As disciplinas de formação pedagógica serão desenvolvidas de forma integradas permeando todos os módulos.

Compreendemos que pela sua dinamicidade na linha do cuidar holístico; que se processa a partir da evolução tecnológica e a política da globalização associados à proposta inovadora da LDB/1996 e as leis complementares para o ensino da Enfermagem brasileira,  é hora de repensar e readaptar a filosofia do curso aos parâmetros solicitados pelas leis e pela demanda existente na UNIFAP.