Ementário das Disciplinas do Curso

EMENTÁRIO DAS DISCIPLINAS DO CURSO DE CIÊNCIAS FARMACÊUTICAS

1º SEMESTRE

1. INTRODUÇÃO AS CIÊNCIAS FARMACÊUTICAS

Ementa: Histórico e origem da profissão farmacêutica. Farmácia: tipos, características e diferenças. Indústrias de alimento, medicamentos, correlatos e de cosméticos. Laboratório de análises clínicas e toxicológicas. Farmácia clínica e hospitalar. Introdução ao estudo dos aspectos de desenvolvimento, pesquisa e fabricação do medicamento. Relação prática farmacêutica/sociedade.

2. INTRODUÇÃO À TEORIA SOCIOLÓGICA APLICADA À ÁREA DA SAÚDE
Ementa: Condições históricas das grandes correntes do pensamento social que tornaram possível o surgimento da sociologia como ciência; Clássicos da Sociologia; Augusto Comte, Durkheim, Marx e Weber. Visão Geral e Crítica das grandes correntes sociológicas e seus respectivos conceitos. Debate de temas atuais que constituem o campo de reflexão desta disciplina. Objeto e Método da Sociologia. Inter-relacionamento Pessoal.

3. MÉTODOS E TÉCNICAS DE PESQUISA
Ementa: A ciência e a produção do conhecimento científico, leitura e técnicas de estudo. A pesquisa científica como ferramenta de ensino: abordagens, tipos e orientações metodológicas. Trabalhos científico-acadêmicos e aplicabilidade de normas técnico-científicas (ABNT). O projeto de pesquisa e etapas para sua construção. Informática e Internet como ferramentas da pesquisa científica. Leitura, análise e interpretação de textos.

4. FISIOLOGIA E BIOFÍSICA

Ementa: Fisiologia Celular. Bioeletrogênese. Fisiologia Neuro-Muscular. Neurofisiologia.Fisiologia Cardiovascular. Hematologia. Endocrinofisiologia. . Fisiologia da Reprodução. Fisiologia Respiratória. Fisiologia Gastrointestinal. Fisiologia Renal.

5. ANATOMIA HUMANA

Ementa: Estudo topográfico da Anatomia Humana e organização estrutural do corpo humano, disposição e relações dos órgãos e sistemas, com enfoque aos sistemas esquelético, articular, muscular, tegumentar, nervoso, cárdio respiratório, digestório, gênito-urinário masculino e feminino e endócrino, reconhecendo suas estruturas anatômicas de maior relevância.

6. BIOSSEGURANÇA
Ementa: Estudo das leis, normas e procedimentos de Biossegurança que regem o funcionamento de um laboratório; utilização de animais; esterilização, desinfecção e limpeza de materiais; procedimentos em caso de acidentes; sinalização através de cores e desenhos, regulamentação e legislação.

7. PROCEDIMENTOS BÁSICOS EM SAÚDE

Ementa: Procedimentos utilizados em emergências. Noções sobre a lista de medicamentos essenciais em hospitais ou unidades de pronto atendimento. Fluxo de atendimentos de emergência, bem como os ambientes de atendimento e a função do farmacêutico durante procedimentos de envenenamento e intoxicação.

8. MATEMÁTICA APLICADA ÀS CIÊNCIAS DA SAÚDE

Ementa: Fundamentação exponencial, função logarítmica, Número de Euler: logaritmo natural, crescimento exponencial, noções de EDO, estatística básica e aplicada. Introdução ao calculo: noções de derivada e integral.

2º SEMESTRE

1. QUÍMICA GERAL E INORGÂNICA
Ementa: Estrutura Eletrônica; Tabela Periódica; Ligações Químicas; Funções Inorgânicas; Reações Químicas; Soluções; Noções de Termodinâmica; Cinética Química.

2. BOTÂNICA APLICADA À FARMÁCIA
Ementa: Morfologia externa de órgãos vegetativos e reprodutivos. Princípios taxonômicos e principais famílias de interesse farmacêutico. Princípios básicos de citologia e histologia vegetal. Anatomia de órgãos vegetais e sua aplicação na diagnose de drogas vegetais.

3. PARASITOLOGIA GERAL
Ementa: Conhecimento básico dos aspectos gerais, morfologia, biologia e patogenia dos parasitas mais importantes que ocorrem no Brasil, assim como do diagnóstico, tratamento, epidemiologia e profilaxia das doenças, principais, parasitárias.

4. CITOLOGIA E HISTOLOGIA
Ementa: Introdução ao estudo da citologia, organelas citoplasmáticas. Histologia, tecido conjuntivo propriamente dito, tecido epitelial, tecido cartilaginoso, tecido ósseo, tecido muscular, tecido nervoso, primeira semana de desenvolvimento, segunda semana de desenvolvimento, terceira semana de desenvolvimento, da quarta à oitava semana de desenvolvimento, da nona semana ao nascimento, placenta e anexos embrionários.

5. GENÉTICA

Ementa: Estudo dos principais conceitos da genética clássica (mendelismo, teoria cromossômica, mitose e meiose, determinação do sexo), citogenética (estrutura cromossômica, cromossomos autossômicos e cromossomos sexuais, variações cromossômicas numéricas e estruturais), farmacogenética, ecogenética, genética de populações, síndromes genéticas, genética do câncer, erros inatos do metabolismo, genética nas doenças comuns e diagnósticos genéticos pré- natais.

6. BIOLOGIA MOLECULAR
Ementa: Estrutura do DNA e suas implicações, síntese protéica, mecanismos de duplicação, transcrição, tradução e reparo do DNA, regulação da expressão gênica, técnicas básicas de biologia molecular e suas aplicações, principais contribuições da biologia molecular para os avanços alcançados nas Ciências da Saúde e Biológicas, em diferentes áreas de pesquisa.

7. BIOÉTICA
Ementa: Experimentação em seres humanos. Utilização de animais como modelos experimentais. Ética e metodologias empregadas em experimentos científicos. Pesquisa em seres humanos para a melhoria da qualidade de vida do homem e sua relação com o meio ambiente. Padrões desejáveis de ética.

3º SEMESTRE

1. MICROBIOLOGIA GERAL
Ementa: Aspectos gerais dos fungos, vírus e bactérias, morfologia e ultra-estrutura, replicação e identificação; relações entre os microrganismos e o organismo hospedeiro; aspectos da biologia dos microrganismos agressores e microbiota normal. Estudo dos grupos de microrganismos interesse clínico, métodos gerais de identificação e coloração.

2. QUÍMICA ORGÂNICA
Ementa: Introdução à Química Orgânica; Ligações químicas em moléculas orgânicas; Ácidos e bases orgânicas; Hidrocarbonetos alifáticos e aromáticos; Estereoquímica dos compostos orgânicos; Funções orgânicas com ligações simples; Funções orgânicas contendo oxigênio em ligação dupla; Reações Orgânicas.

3. IMUNOLOGIA
Ementa: Conceitos básicos em imunologia. Propriedades gerais das respostas imunes. Componentes do sistema imune inato e adquirido. Inflamação e migração celular. Mecanismos de reconhecimento do antígeno e ativação dos linfócitos T. Complexo Principal de Histocompatibilidade. Imunidade celular e humoral. Mecanismos efetores da imunidade celular e humoral. Estrutura e função das imunoglobulinas. Sistema complemento. Imunologia dos grupos sangüíneos. Imunologia dos transplantes. Reações de hipersensibilidades. Auto-imunidade e imunodeficiências.

4. BROMATOLOGIA E NUTRIÇÃO
Ementa: Bromatologia: conceito. Relação com as demais ciências básicas e aplicadas. Classificação e campo de ação. Composição, propriedades e atributos de qualidade dos alimentos. Grupos de alimentos. Inter-relações entre dieta, saúde e doenças com ênfase no suporte nutricional, as interações de medicamentos com os nutrientes, os alimentos e o estado nutricional. Aditivos em alimentos. Alimentos para fins especiais. Legislação de alimentos no Brasil. Água para o preparo e manipulação dos alimentos. Amostragem de alimentos. Avaliação da rotulagem de produtos alimentícios. Procedimentos gerais para análise de alimentos. Análise percentual e fiscal de alimentos.

5. BIOQUÍMICA GERAL
Ementa: Introdução à bioquímica. Composição química da célula. Água e tampões. Regulação do equilíbrio ácido básico no organismo humano. Biomoléculas: carboidratos, lipídios, vitaminas, aminoácidos, peptídeos, proteínas, enzimas, ácidos nucléicos. Metabolismo dos carboidratos, lipídios e proteínas. O ciclo do ácido cítrico. Cadeia transportadora de elétrons e fosforilação oxidativa.

6. QUÍMICA ANALÍTICA QUALITATIVA
Ementa: Métodos da Química Analítica Qualitativa; Reações em Análise Qualitativa; Teoria da Dissociação Eletrolítica; Equilíbrio Químico; Equilíbrios em Sistemas Homogêneos (Ácidos e Bases); Potencial Hidrogeniônico e Hidroxiliônico; Equilíbrios em Sistemas Heterogêneos (Solubilidade, Precipitação, Produto de Solubilidade, operações e cálculos); Termodinâmica em Reações de Equilíbrio Químico; Atividade, Força Iônica e Coeficiente de Atividade; Equilíbrio Químico de Complexos; Equilíbrio Químico em Sistemas de Oxi-Redução; Colóides.

7. FARMACOGNOSIA
Ementa: Conceitos gerais em farmacognosia, introdução, histórico, sua importância, objetivos e divisão. Importância dos Produtos Naturais de Origem Natural para a produção de medicamentos de origem natural e para a Industria Farmacêutica. Farmacobiotecnologia,. Influência da Biotecnologia sobre a prática Farmacêutica. Biotecnologia e Descoberta de Medicamentos. Conhecimento, uso e aplicação das principais fontes de dados (bancos de dados, coleções e Internet) das plantas medicinais. Produção de drogas. Análise de drogas. Métodos de extração e separação além da purificação das principais classes de metabólitos primários e secundários, através dos métodos extrativos e cromatográficos, respectivamente. Biosíntese e vias biosintéticas dos produtos naturais, metabolismo primário e secundários. Origem dos metabólitos secundários. Classificação dos Produtos Naturais: Carbohidratos, Lipídeos saponificáveis, Terpenóides e esteróides, flavonóides, alcalóides, óleos voláteis, taninos, heterosídeos cardioativos, quinonas, metilxantinas, cumarinas, entre outros. Caracterização das várias classes de substâncias naturais, visualizado-as através de testes fitoquímicos e noções de métodos espectroscópicos através da identificação estrutural de substâncias de origem natural.

4º SEMESTRE

1. QUÍMICA ANALÍTICA QUANTITATIVA
Ementa: Introdução a análise química quantitativa; Conceitos fundamentais de análises gravimétricas e titrimétricas; Titrimetria de Neutralização; Titrimetria de Complexação; Titrimetria de Oxi-Redução; Eletrodos e Potenciometria; Condutometria.

2. FÍSICO-QUÍMICA
Ementa: Estudo do estado gasoso; Conceitos de calor, capacidade calorífica, trabalho generalizado e reversibilidade; Primeira lei da termodinâmica; Segunda lei da termodinâmica; Energias livres e equações termodinâmicas; Terceira Lei da Termodinâmica; Potencial Químico e regra das fases para um componente e variação de pressão de vapor com temperatura e pressão externa; Medidas de composição, quantidades parciais molares; Lei de Raoult e Lei de Henry; Diagramas de fase para dois componentes e propriedades coligativas.

3. FARMACOLOGIA GERAL
Ementa: Introdução à farmacologia : conceitos, divisões, relação com outras ciências básicas. Vias de Administração. Farmacocinética : dinâmica de absorção, distribuição e eliminação de drogas. Fatores que modificam os efeitos das drogas. Noções de Dosimetria. Formas Farmacêuticas. Mecanismo de ação das drogas, receptores farmacológicos e relações entre concentração das drogas e seus efeitos farmacológicos – teoria de receptores. Introdução ao sistema nervoso autônomo. Neurotransmissão: adrenérgica, colinérgica, NANC, nitroxidérgica. Colinérgicos diretos e indiretos. Anticolinérgicos. Adrenérgicos e Anti-adrenérgicos. Bloqueadores e estimulantes ganglionares. Bloqueadores neuromusculares. Neurotransmissão e o sistema nervoso central. Anestésicos gerais e locais – princípios de anestesiologia

4. MECANISMOS DE REAÇÕES ORGÂNICAS
Ementa: Conceitos fundamentais associados ao estudo de reações orgânicas e seus mecanismos. Aspectos termodinâmicos e cinéticos das reações orgânicas. Descrição dos mecanismos dos principais tipos de reações orgânicas: substituições, adições à ligações múltiplas, eliminações e rearranjos. Correlação dos aspectos estruturais das moléculas com a reatividade e orientação experimentalmente observadas. Introdução à síntese orgânica: interconversões funcionais, grupos protetores, análise retrossintética, exemplos da literatura corrente de sínteses com várias etapas. Aplicações e interfaces da química orgânica com a biologia e a indústria química.

5. PATOLOGIA GERAL
Ementa: Etiologia, patogenia, fisiopatologia das alterações morfológicas (macroscopia e microscopia) ocorridas nos principais processos patológicos.

6. EPIDEMIOLOGIA
Ementa: Conceitos em epidemiologia, fonte de dados epidemiológicos e medidas, amostragem, organização e análise de dados; estudo do método epidemiológico descritivo e analítico aplicado à pesquisa e à análise de dados frente aos agravos em saúde. Conceito de saúde e doença, e de ecologia; metodologia epidemiológica; principais índices e coeficientes usados em saúde pública; epidemiologia das doenças infecciosas; história natural da doença, níveis de prevenção; sistema de vigilância epidemiológica: doenças de notificação compulsória; investigação de surtos; vigilância sanitária: controle de qualidades de alimentos e investigação de surtos; Política de Saúde; sistema único de saúde; evolução histórica da epidemiologia e seu envolvimento com o farmacêutico.

7. ESTÁGIO SUPERVISIONADO I
Ementa: Recepção e coleta de amostras biológicas no laboratório de análises clínicas; Laboratório de análises clínicas (aplicação dos princípios de biossegurança, aplicação dos princípios de bioética, noções básicas de parasitologia, microbiologia, bioquímica); Farmácia comunitária (aplicação dos princípios básicos de farmacologia e de introdução às ciências farmacêuticas; aplicação dos princípios básicos de epidemiologia); Acompanhamento de Agentes Comunitários de Saúde – Núcleo de Apoio a Saúde da Família (NASF) (aplicação dos princípios básicos de epidemiologia e procedimentos básicos em saúde); Educação e Saúde (aplicação dos princípios básicos de epidemiologia e procedimentos básicos em saúde; parasitologia; microbiologia; biossegurança; bioética; Introdução à teoria sociológica aplicada à área da saúde; bromatologia e nutrição).

5º SEMESTRE

1. FARMACODINÂMICA
Ementa: Mecanismos de ação dos fármacos que atuam no Sistema cardiovascular, sistema respiratório, sistema renal, sistema endócrino, trato gastrointestinal. Mecanismo de ação dos fármacos antineoplásicos, antimicrobianos, antiinflamatórios, analgésicos e antipiréticos.

2. FARMACOTÉCNICA I
Ementa: Desenvolvimento farmacotécnico. História da farmacotécnica. Metrologia aplicada à farmácia. Operações unitárias. Boas práticas de manipulação e produção. Controle de qualidade na manipulação e produção. Água na manipulação e na indústria farmacêutica: operações aplicadas à qualidade de águas para processos de produção de medicamentos. Formas farmacêuticas sólidas de uso oral e de uso tópico. Pós, granulados, comprimidos, produtos moldados. Organização laboratório de farmacotécnica.

3. DEONTOLOGIA E LEGISLAÇÃO FARMACÊUTICA
Ementa: O exercício, âmbito e estrutura organizadora da profissão farmacêutica: Conselhos, Sindicatos e Associações. Responsabilidade civil, penal, administrativa e ética do profissional farmacêutico. Legislações profissionais e sanitárias em produção e consumo aplicadas aos fármacos e produtos para a saúde.

4. QUÍMICA FARMACÊUTICA
Ementa: Introdução à química farmacêutica; planejamento e obtenção de novos fármacos; estudo químico-farmacêutico de fármacos com ação nos sistemas nervoso (central e periférico), cardiovascular e renal, fármacos antimicrobianos, antitumorais, antivirais, antiinflamatórios e hormônios.

5. FARMÁCIA HOMEOPÁTICA
Ementa: História da homeopatia. Conceitos básicos e fundamentais da homeopatia. Farmacologia homeopática. Estrutura da farmácia homeopática. Insumos ativos e inertes. Classificação dos medicamentos homeopáticos. Métodos de preparo. Formas farmacêuticas de uso interno e externo. Bioterápicos. Receituário.

6. SAÚDE PÚBLICA
Ementa: Introdução ao estudo do sistema de saúde brasileiro. Programas e políticas de saúde pública e seus condicionantes sócio-políticos, históricos e econômicos. Visão crítica dos papéis desempenhados por instituições e profissionais da área, seja pela produção do planejamento de saúde no Brasil. Assistência farmacêutica no âmbito do SUS, introdução a Farmacoeconomia e política nacional de medicamentos.

7. FARMACOEPIDEMIOLOGIA
Ementa: Farmacoepidemiologia e o uso de medicamentos. O estudo da distribuição dos agravos à saúde relacionados aos efeitos adversos de medicamentos e seus determinantes em populações humanas. Introdução aos métodos de avaliação da farmacologia clínica. Farmacovigilância e tecnovigilância. Metodologia epidemiológica básica em farmacovigilância. Sistemas de farmacovigilância. Identificar, rastrear e classificar as reações adversas a medicamentos. Metodologias dos estudos de utilização de medicamentos (EUM). Indicadores dos EUM. Centros de informação sobre medicamentos (CIM). Promoção do uso racional de medicamentos (URM). Erros de medicação, erros de prescrição, erros de dispensação e erros de administração.

 

8. ESTÁGIO SUPERVISIONADO II
Ementa: Farmácia comunitária pública e privada e Drogarias (aplicação dos princípios básicos de farmacologia geral, farmacodinâmica, farmacoepidemiologia e gestão de serviços farmacêuticos);

6º SEMESTRE

1. FARMACOTÉCNICA II
Ementa: Mecânica dos fluídos. Formas farmacêuticas líquidas de uso oral e de uso tópico: Soluções, dispersões. Farmacotécnica de fitoterápicos; Formas farmacêuticas semi-sólidas: géis. Princípios de reologia. Emulsões; Equlibrio hidrófilo-lipófilo. A pele: fisiologia da pele. Estudo de fármacos para uso externo. Dermatofármacos. Cosméticos e fitocosméticos.

2. FARMÁCIA HOSPITALAR
Ementa: Introdução à Farmácia Hospitalar: história, conceitos, objetivos e atribuições. Responsabilidade e Funções dos Serviços Farmacêuticos Hospitalares. Estrutura e organização da Farmácia Hospitalar. Legislação aplicada à Farmácia Hospitalar. Padronização e Seleção de Materiais Médico-hospitalares e de Medicamentos. Aquisição, Armazenamento e Controle de estoque. Dispensação Farmacêutica e Farmacotécnica Hospitalar: Fórmulas Magistrais, Preparação estéreis e Nutrição Parenteral. Controle de Qualidade na Farmácia Hospitalar. Administração dos Recursos Humanos. Farmacovigilância. Controle da Infecção Hospitalar.

3. MICROBIOLOGIA DE ALIMENTOS
Ementa: Conhecimentos sobre a microbiota dos alimentos e sua possível implicação com doenças de origem alimentar e sua importância nos processos de tecnológicos e de deterioração de alimentos. Importância dos microrganismos nos alimentos. Fatores intrínsecos e extrínsecos que controlam o desenvolvimento microbiano nos alimentos. Microrganismos indicadores. Microrganismos patogênicos de importância em alimentos. Alterações químicas causadas por microrganismos. Deterioração microbiana de alimentos. Controle do desenvolvimento microbiano nos alimentos. Critérios microbiológicos para avaliação da qualidade de alimentos. Análise de perigos e pontos críticos de controle. Métodos de análise.

4. GESTÃO DE SERVIÇOS FARMACÊUTICOS
Ementa: Noções organizacionais da gestão de serviços farmacêuticos. Conhecimentos de gestão e administração de serviços públicos e/ou privados do setor de medicamentos. Técnicas de legalização e documentos sanitários obrigatórios para estabelecimentos farmacêuticos. Planejamento, gestão e avaliação de serviços de saúde. Assistência farmacêutica: Seleção, programação, aquisição, armazenamento, distribuição e dispensação de medicamentos. Seleção e aquisição de equipamentos e insumos farmacêuticos. A lei de responsabilidade fiscal. Lista de medicamentos essenciais. Farmacoeconomia: metodologia da avaliação econômica aplicada aos medicamentos. Sistemas de distribuição de medicamentos e correlatos. Assistência farmacêutica: Seleção em farmácia hospitalar: planejamento, seleção e programação, aquisição, recepção, armazenamento, distribuição e dispensação de medicamentos e produtos farmacêuticos. Organização administrativa da farmácia hospitalar e farmácia e terapêutica.

 

5. FARMACOLOGIA CLÍNICA E TERAPÊUTICA
Ementa: Otimização terapêutica e avaliação farmacoterapêutica: métodos. Utilização racional de medicamentos, seleção de tratamentos de eleição e alternativos: critérios. Farmacoterapia baseada em evidências científicas. Doenças vivenciadas em ambiente hospitalar e ambulatorial. Processos terapêuticos e fisiopatológicos.

6. ATENÇÃO FARMACÊUTICA
Ementa: Conceitos básicos de assistência e atenção farmacêutica. Importância da atividade profissional farmacêutica no processo de incremento da adesão do paciente à terapia medicamentosa. Solução e prevenção dos problemas relacionados ao uso de medicamentos (PRM). Automedicação responsável: uso de medicamentos não prescritos. Habilidades de Comunicação em Atenção Farmacêutica. Planejamento da Atenção Farmacêutica. Metodologias de seguimento/acompanhamento Farmacoterapêutico. Atenção Farmacêutica na atenção básica de saúde.

7. TOXICOLOGIA
Ementa: Introdução à toxicologia; toxicocinética; toxicodinâmica; toxicologia ambiental; toxicologia ocupacional; toxicologia social; toxicologia de medicamentos; toxicologia de alimentos.

8. ESTÁGIO SUPERVISIONADO III
Ementa: Farmácia Hospitalar e farmácia clínica (aplicação dos princípios básicos de gestão de serviços farmacêuticos, atenção farmacêutica, farmacologia clínica e terapêutica); Central de Assistência Farmacêutica Estadual e Municipal (aplicação dos princípios básicos de atenção farmacêutica farmacologia geral, farmacodinâmica, farmacoepidemiologia).

7º SEMESTRE

1. TECNOLOGIA FARMACÊUTICA
Ementa: Introdução à tecnologia farmacêutica. Boas práticas de fabricação. Insumos farmacêuticos. Tecnologia das formas farmacêuticas sólidas: pós, granulados, cápsulas, comprimidos e comprimidos revestidos. Águas para fins farmacêuticos. Tecnologia das formas farmacêuticas líquidas não estéreis, suspensões, formas semi-sólidas e formas de liberação modificada. Esterilização e área limpa. Tecnologia de produtos estéreis. Legislação, garantia da qualidade e validação de processos.

2. TECNOLOGIA DE COSMÉTICOS
Ementa: Conceitos básicos em cosmética. Legislação e registro de cosméticos. Mercado cosmético. Estudo de formulações cosméticas de uso dermatológico e capilar. Permeação cutânea. Radiações UVA e UVB. Veículos e formas cosméticas. Princípios ativos faciais e corporais. Tensores, clareadores, lipolíticos, crioterápicos e termogênico. Nanotecnologia e nanoterapia. Neurocosméticos. Princípios ativos de origem natural e sintética. Principais fitocosméticos e óleos essenciais aplicados em cosmética. Produtos cosméticos para limpeza, tonificação e hidratação. Produtos cosméticos para esfoliação cutânea. Produtos cosméticos foto protetores. Produtos cosméticos para envelhecimento cutâneo. Produtos cosméticos para lipodistrofia ginóide, flacidez.

3. CONTROLE FÍSICO-QUÍMICO
Ementa: Controle de qualidade físico-químico. Aspectos legais do controle de qualidade. Concepção e produção de um medicamento. Controle da matéria-prima e qualificação dos fornecedores. Métodos físico-químicos aplicáveis ao controle da qualidade de formas farmacêuticas sólidas. Métodos para obtenção do teor dos fármacos. Biofarmacotécnica, equivalência farmacêutica e bioequivalência. Métodos físico-químicos aplicáveis ao controle de qualidade de formas farmacêuticas líquidas. Estabilidade e prazo de validade. Incompatibilidades físico-químicas. Controle de qualidade de fitoterápicos.

4. CONTROLE BIO E MICROBIOLÓGICO
Ementa: Introdução ao Controle de Qualidade Microbiológico Quantitativo e Qualitativo. Controle microbiológico de preparações não estéreis e estéreis. Controle ambiental. Métodos de esterilização. Efeito inibidor do produto. Doseamento microbiológico.

5. TECNOLOGIA DAS FERMENTAÇÕES
Ementa: Introdução aos processos fermentativos. Metabolismo microbiano e biomoléculas envolvidas. Cinética enzimática. Balanços elementares em processos biotecnológicos. Cinética dos processos biotecnológicos. Operações unitárias dos processos fermentativos. Biorreatores. Purificação de biomoléculas.

6. FITOTERAPIA
Ementa: Histórico e conceitos básicos da fitoterapia; legislação aplicada à fitoterapia; aspectos clínicos da fitoterapia; efeitos adversos dos fitoterápicos; indicações clínicas dos fitoterápicos.

7. DISCIPLINAS OPTATIVAS
No 7º semestre, os alunos poderão optar por uma das disciplinas descritas abaixo. No início do semestre letivo será realizada uma reunião entre a coordenação do curso e os acadêmicos do semestre em questão para que a turma faça a opção por uma das disciplinas, observando a disponibilidade de professores.

7.1. LIBRAS
Ementa: aspectos clínicos, educacionais e sócio-antropológicos da surdez. A Língua de Sinais Brasileira – Libras: noções básicas de fonologia, de morfologia e de sintaxe. Estudos do léxico da Libras. Noções de variação. Praticar Libras.

7.2. INFORMÁTICA BÁSICA
Ementa: Conceitos Básicos. Histórico. Hardware: Componentes do Computador. Software: Sistema Operacional. Programas Aplicativos e Utilitários (editores de texto, planilhas eletrônicas).

7.3. INGLÊS
Ementa: Desenvolvimento da habilidade de compreensão escrita através da interpretação de textos acadêmicos e técnicos, a partir do conhecimento prévio do aluno em língua inglesa, com a utilização do suporte da língua portuguesa. Iniciação a expressão oral e terminologias na língua inglesa, relacionadas com o ambiente das ciências farmacêuticas.

8. ESTÁGIO SUPERVISIONADO IV
Ementa: Farmácia de Manipulação (atenção farmacêutica, aplicação dos princípios básicos de tecnologia farmacêutica e de cosméticos, farmacotécnica I e II, farmacologia, farmacodinâmica, farmacologia clínica e terapêutica, controle de qualidade físico-químico); Laboratório de Fitoterapia (atenção farmacêutica, aplicação dos princípios básicos de produção fitoterápica). Farmácia homeopática (atenção farmacêutica, aplicação dos princípios básicos de homeopatia).

8º SEMESTRE

1. TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO I
Ementa: Organização e redação de uma dissertação científica. Normas científicas e técnicas de redação de monografias. Análise e redação de artigos científicos. Formas de apresentar um trabalho científico. Apresentação do tema do projeto de Trabalho de Conclusão de Curso, elaboração das etapas iniciais da monografia (introdução, objetivos, metodologia e referências bibliográficas) em acordo com as normas utilizadas no Curso de Ciências Farmacêuticas- UNIFAP.

2. PARASITOLOGIA CLÍNICA
Ementa: Técnicas de diagnóstico em parasitologia. Morfologia dos helmintos, patogenia, métodos específicos para o diagnóstico das diversas helmintoses, medidas profiláticas e terapêuticas. Métodos de diagnóstico, utilizados em helmintologia, para o diagnóstico diferencial dos helmintos. Morfologia dos protozoários, patogenia, epidemiologia, métodos de profilaxia e terapêutica das protozooses. Métodos diagnósticos, utilizados em protozoologia, para o diagnóstico diferencial dos protozoários. Morfologia das principais espécies de Artrópodes de importância médica, causadoras de doenças no homem, associadas aos dados epidemiológicos e métodos de diagnóstico.

3. BACTERIOLOGIA CLÍNICA
Ementa: Aspectos gerais das doenças causadas por bactérias de maior interesse clínico e epidemiológico, métodos e técnicas específicas para diagnóstico; métodos de isolamento e identificação; biotecnologia; técnicas de diagnóstico laboratorial e mecanismos de ação de drogas; epidemiologia dos microrganismos de interesse clínico, ação patogênica e fundamentos do diagnóstico etiológico como base para a compreensão de sua epidemiologia, relações com as zoonoses, profilaxia e controle.

4. CITOLOGIA CLÍNICA
Ementa: Aparelho genital feminino. Coleta de material citológico. Identificação de células escamosas e glandulares. Processos inflamatórios cervico-vaginais. Vaginoses. Processos reparativos e metaplásticos. Doença sexualmente transmissível (DST). Critérios de malignidade. Carcinoma. Sistema Bethesda. Citologia mamária. Citologia hormonal. Liquido Cefalorraquidiano (LCR). Líquidos biológicos.

5. BIOLOGIA MOLECULAR APLICADA AO DIAGNOSTICO LABORATORIAL
Ementa: Principais Técnicas de Biologia Molecular aplicadas ao Diagnóstico. Diagnóstico Molecular. Combinação de técnicas Citomoleculares para Diagnóstico. Diagnóstico molecular das principais infecções causadas por bactérias, vírus, parasitas e fungos.

6. HEMATOLOGIA
Ementa: Capacitação à análise hematológica no estudo da formação das células sanguíneas, principais características e funções. Estudo funcional das anomalias quantitativas e qualitativas das células sanguíneas. Hemograma: conceito, finalidade, execução e interpretação. Sistema de Coagulação. Diagnóstico laboratorial de coagulação. Grupos sanguíneos, suas principais características e provas laboratoriais para sua identificação.

7. ESTÁGIO SUPERVISIONADO V
Ementa: Farmácia de Manipulação (atenção farmacêutica, aplicação dos princípios básicos de tecnologia farmacêutica e de cosméticos, farmacotécnica I e II, farmacologia, farmacodinâmica, farmacologia clínica e terapêutica, controle de qualidade físico-químico); Laboratório de Fitoterapia (aplicação dos princípios básicos de produção fitoterápica). Farmácia homeopática (aplicação dos princípios básicos de homeopatia).

9º SEMESTRE

1. GESTÃO E GARANTIA DA QUALIDADE NO LABORATÓRIO CLÍNICO
Ementa: Princípios e fundamentos da administração geral. Aspectos legais para a instalação de laboratórios clínicos. Aplicação dos recursos de arquitetura em análises clínicas. Recursos humanos. Planejamento do laboratório. Gestão dos recursos materiais do laboratório. Administração financeira e dos custos do laboratório. Gestão da produção. Gestão das informações do laboratório clínico. Gestão dos resíduos.

2. VIROLOGIA CLÍNICA
Ementa: Classificação, nomenclatura, estrutura e composição dos vírus. Principais vírus causadores de doenças. Formas de replicação viral. Mecanismos de patogenicidade viral. Medicamentos antivirais.

3. HEMATOLOGIA CLÍNICA
Ementa: Estudo das principais doenças hematológicas: anemias, coagulopatias, doenças hematológicas malignas. Interpretação clínica hematológica das doenças hematológicas. Técnicas laboratoriais para a sua identificação.

4. ANALISE TOXICOLOGICA
Ementa: fundamentos das análises toxicológicas; análises toxicológicas de urgências; análises forenses; monitoração biológica da exposição ocupacional; monitorização terapêutica; monitorização da farmacodependência; análise de contaminantes em alimentos; análise de contaminantes ambientais.

5. IMUNOLOGIA CLÍNICA
Ementa: Normas de biossegurança. Introdução à Imunologia Clínica. Coleta e manipulação de amostras. Controle de qualidade em Imunologia Clínica. Métodos aplicados ao laboratório de análises clínicas. Reações de precipitação. Reações de aglutinação. Reações de fixação do complemento. Reações imunológicas reveladas com marcadores (reação de imunofluorescência, reação imunoenzimática, radioimunoensaio, etc.). Provas funcionais das células imunocompetentes:in vivo e in vitro. Avanços tecnológicos em Imunologia Clínica (Dot-ELISA, immunoblotting, DELFIA, etc.). Provas imunológicas para o diagnóstico das infecções causadas por microorganismos. Provas imunológicas para avaliação de alterações do sistema imune. Doenças auto-imunes. Doenças imunoproliferativas. Alergias. Deficiências imunológicas. Tumores. Determinação da eficiência das provas imunológicas através da sensibilidade, especificidade e valores preditivos. Padronização e controle de qualidade de reagentes e de provas imunológicas utilizadas em laboratório de análises clínicas. Provas de referência e laboratórios de referência.

 

Rolar para cima