Informações Gerais

1. O QUE É O CURSO ?

Foi implantado através da Resolução nº 010/2003, de 15/09/2003, e objetiva oferecer, ao mercado de trabalho, licenciados em Física com competências e habilidades para: atuarem no ensino de Física a nível médio e superior. Pretende-se que o profissional, egresso do Curso de Licenciatura em Física, seja um profissional que, apoiado em conhecimento sólidos e atualizados em Física e com adequada fundamentação teórico-prática, possa abordar e tratar problemas novos e tradicionais e esteja sempre preocupado em buscar novas formas do saber e do fazer científico. A atitude de investigação deve estar sempre presente em todas as suas atividades.

O curso de Licenciatura em Física da UNIFAP , com um ingresso anual, tem duração de 4 anos. Além da sólida formação de professores de física, o curso tem um elenco de disciplinas eletivas, tais como Mecânica Clássica, Física Estatística, Mecânica Quântica I e Eletromagnetismo Clássico I, típicas da formação de um bacharel em física. O objetivo desta formação adicional é propiciar aos egressos do Departamento o ingresso em curso de mestrado em física.

2. OBJETIVOS DO CURSO

A missão institucional do Curso de Licenciatura em Física da Universidade Federal do Amapá (UNIFAP) é formar profissionais aptos para a inserção em diversos setores profissionais e para a participação no desenvolvimento da sociedade amapaense e brasileira.

Nosso curso é voltado para a Licenciatura, porém entendemos a importância da indissociabilidade do tripé pesquisa-ensino-extensão. Neste sentido, o curso fornece ao estudante as ferramentas necessárias para o desenvolvimento de suas atividades docentes, porém sempre estimulando o pensamento científico de forma crítica e a interação dos educandos com a sociedade, de maneira a levar o conhecimento além dos muros da universidade.

Assim, preparamos o profissional apto a pensar o cotidiano com base nas leis físicas que regem a natureza, contribuindo para o crescimento de nossa comunidade. Desta maneira, podemos elencar os seguintes objetivos que este curso pretende atingir ao formar os estudantes:

* Formar diplomados com competência para trabalhar com a ciência da Física tanto na educação básica como na educação superior.

* Incentivar o trabalho de pesquisa e investigação científica, visando o desenvolvimento da ciência e da tecnologia e da criação e difusão da cultura.

* Estimular o conhecimento dos problemas do mundo presente, em particular os do Estado, da região e da nação, prestar serviços especializados à comunidade e estabelecer com esta uma relação de reciprocidade.

* Promover a extensão, aberta à participação da população, visando a difusão das conquistas e benefícios resultantes da criação cultural e da pesquisa científica e tecnológica geradas neste curso.

* Incentivar, promover e estimular o intercâmbio com outras instituições e organizações científicas e técnicas, nacionais e estrangeiras, visando ao desenvolvimento da ciência Física, preservando a natureza e interagindo com o ecossistema amazônico.

* Contribuir para a formação da consciência cívica nacional, com base em princípios da ética e do respeito à dignidade da pessoa humana, considerando o caráter universal do saber.

3. PERFIL DO EGRESSO

Pretende-se que o profissional egresso do curso de Física da Universidade Federal do Amapá – UNIFAP, seja um profissional que, apoiado em conhecimentos sólidos e atualizados em Física e com adequada fundamentação teórico-prática, possa abordar e tratar problemas novos e tradicionais e esteja sempre preocupado em buscar novas formas do saber e do fazer científico. A atitude de investigação deve estar sempre presente em todas as suas atividades, associada a diferentes formas e objetivos de trabalho. Dessa forma, esse profissional deverá apresentar:

• Capacidade e domínio das diversas áreas da Física

• Formação geral e específica capaz de permitir a compreensão dos problemas específicos da educação escolar;

• Conhecimento e capacidade de análise crítica sobre as diversas e diferentes práticas profissionais e técnicas de ensino-aprendizagem;

• Capacidade de abordar problemas contemporâneos e tradicionais;

• Habilidades diretamente ligadas às questões relacionadas ao processo ensino-aprendizagem, para acompanhamento das atividades didático-pedagógicas pertinentes à área da Física;

• Descrever e explicar fenômenos naturais, processos e equipamentos tecnológicos em termos de conceitos, teorias e princípios físicos gerais;

• Utilizar a matemática como uma linguagem para a expressão dos fenômenos naturais, através de modelagens matemáticas;

• Propor, elaborar e utilizar modelos físicos, reconhecendo seus domínios de validade;

• Utilizar a linguagem científica na expressão de conceitos físicos, na descrição de procedimentos de trabalhos científicos e na divulgação de seus resultados;

• Reconhecer as relações do desenvolvimento da Física com outras áreas do saber, tecnologias e instâncias sociais, especialmente contemporâneas;

• Domínio dos métodos e técnicas pedagógicos que permitem planejar e desenvolver diferentes experiências didáticas em Física, reconhecendo os elementos relevantes.

4. CAMPO DE ATUAÇÃO PROFISSIONAL

O curso de Física da UNIFAP atende a carência presente no Estado do Amapá, por profissionais competentes para atuar como professores na área de Física. Observa-se, no Estado, uma grande demanda da sociedade civil que tem elevada carência de licenciados em Física, tanto nas instituições de ensino públicas quanto nas privadas.

O profissional formado pelo curso de Licenciatura em Física – UNIFAP terá como área de atuação profissional, a docência na educação básica: Ensino Fundamental, Ensino Médio e Superior.

Além disso, o licenciado em Física terá competência e habilidade para o exercício profissional em outras áreas, tais como:

• Atuar em modalidades de ensino até agora pouco exploradas, como ensino à distância, educação especial, ensino de física para pessoas com necessidades especiais, educação indígena, centros e museus de ciências e divulgação científica.

• Continuar sua formação acadêmica ingressando, preferencialmente, na Pós-Graduação em Ensino de Física ou de Educação, bem como, na modalidade Bacharelado (Física Básica ou Aplicada).

• Produzir conhecimento na área de ensino de Física.

• Difundir conhecimento na área de Física e ensino de Física.

5. COMO SE DÁ O INGRESSO NO CURSO DE FÍSICA DA UNIFAP ?

Para ingressar em Física na UNIFAP, o candidato deve participar do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) e ser classificado pelo Sistema de Seleção Unificada (SISU).

Se você está estudando em outra universidade ou faculdade, ou se já concluiu algum curso de graduação, você pode ingressar pelo exame de vagas remanescentes. Estas vagas dependem da existência de vagas nos cursos.

Você pode obter maiores informações na página da UNIFAP.

Atividade