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Aplicativo criado pelo Governo do Estado auxilia a população no combate ao Aedes aegypti

O Centro de Gestão da Tecnologia da Informação (Prodap) criou um aplicativo que vai auxiliar a população no combate ao Aedes aegypti. Batizado de “Detona Aedes”, a ferramenta pode ser baixada pelo Google Play por qualquer usuário, e foi criada em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), com o objetivo de denunciar focos do mosquito.

O aplicativo é mais uma contribuição do Governo do Estado para fortalecer a campanha nacional de combate ao Aedes, que transmite a dengue, febre chikungunya e o vírus zika e a febre amarela urbana. A participação do Prodap mostra que todos os órgãos governamentais estão envolvidos na luta contra o vetor.

“Essa tecnologia acaba sendo um facilitador, no sentido de que vai ajudar no processo de educação, prevenção e denúncias. O usuário vai poder, por exemplo, fazer uma foto do local com foco da dengue, habilitando no seu aparelho celular o GPS, marcando o lugar onde foi feita a foto e enviando automaticamente ao Prodap”, explicou o diretor-presidente, José Lutiano Costa.

Essas informações serão coletadas pelo aplicativo e enviadas ao sistema do Prodap, que em seguida repassará para a Sala de Situação Estadual de Combate ao Aedes, que trabalhará junto aos órgãos de vigilância estadual e municipais para que o possível criadouro seja eliminado. O APP pode ser baixado por qualquer cidadão, em todos os municípios do Estado. Devido o número de habitantes o alerta maior é para os municípios de Macapá, Santana e especialmente em Laranjal do Jari e Oiapoque, regiões de fronteira, respectivamente com o Pará e Guiana Francesa, esse último já registrou vinte casos de zica vírus, aumentando a necessidade de vigilância amapaense.

Obs. Este trecho do texto se refere à Guiana (esse último já registrou vinte casos de zica vírus, aumentando a necessidade de vigilância amapaense.) veja se não deu a entender que os casos são em Oiapoque.

O Detona Aedes irá servir também para identificar, por exemplo, quais os municípios e bairros com maior número de denúncias sobre focos do Aedes. Com isso, será gerado relatórios que irão servir de base na criação de estratégias para combater com mais intensidade o vetor.

Em breve o Prodap irá lançar também um portal, que, além de servir como plataforma de denúncias sobre focos do mosquito, o usuário vai poder informar quando estiver sentido sintomas das doenças transmitidas pelo Aedes. Com base nessas informações, profissionais da área de saúde farão contato com o usuário para orientá-lo corretamente quanto aos procedimentos a serem adotados.

Fonte: http://prodap.ap.gov.br/det2.php?id=5135

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Maratona de Programação 2014

A Maratona de Programação é um evento da Sociedade Brasileira de Computação que existe desde o ano de 1996. A Maratona nasceu das competições regionais classificatórias para as finais mundiais do concurso de programação da ACM, o ACM International Collegiate Programming Contest, e é parte da regional sulamericana do concurso.
Ela se destina a alunos de cursos de graduação e início de pós-graduação na área de Computação e afins (Ciência da Computação, Engenharia de Computação, Sistemas de Informação, Matemática, etc).
Várias universidades do Brasil desenvolvem concursos locais para escolher os melhores times para participar da Maratona de Programação. Estes times competem na Maratona (e portanto na regional sulamericana) de onde os melhores serão selecionados para participar das Finais Mundiais do evento. No ano de 2013, quase 30 mil estudantes de cerca de 2300 escolas de mais de 90 países competiram em regionais em todo o planeta, e pouco mais de 100 (cerca de 0.3%) participaram das Finais Mundiais do evento, em São Ecaterimburgo, Rússia. Seis times brasileiros estiveram presentes nas finais mundiais, o time brasileiro melhor classificado (ITA) ficou 27º lugar, tornando-se campeão da América Latina.

Este ano a Universidade Federal do Amapá, através do curso de Ciência da Computação irá sediar a eta regional do evento, a ser realizada no dia 13 de setembro.

Mais informações: www2.unifap.br/ccomputacao/eventos/maratona2014

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II Feira de Ciência e Engenharia do Estado do Amapá – II FECEAP

 O Governo do Estado do Amapá-GEA / Secretaria Estadual de Educação-SEED através do Centro de Atividades de Altas Habilidades/Superdotação-CAAH/S em parceria com o Movimento Científico do Norte e Nordeste-MOCINN, estarão realizando a II Feira de Ciência e Engenharia do Estado do Amapá – II FECEAP e a V Mostra de Ciências e Tecnologia do Norte Nordeste-MOCINN.

A II FEIRA DE CIÊNCIAS E ENGENHARIA DO ESTADO DO AMAPÁ  (FECEAP), objetiva incentivar e dar visibilidade às experiências de construção e formalização dos processos criativos dos alunos das escolas públicas e privadas do Estado do Amapá, de modo a enfatizar sua contribuição relevante, quando motivado e orientado para o desenvolvimento de materiais e produtos originais. Neste sentido, a II FECEAP, visa potencializar o uso e a aplicação da informação/conteúdo de forma integrada e voltada para problemas reais, estimulando o aluno a produzir conhecimento, ao invés de apenas assimilá-lo. Parte-se da premissa que as soluções mais adequadas para os problemas e desafios da sociedade terão mais chances de surgir daqueles indivíduos mais competentes e capazes do ponto de vista intelectual e criativo.
Nesse contexto, o professor desempenha um papel essencial no processo de desenvolvimento do aluno contribuindo de forma relevante para a promoção da produtividade criativa em sala de aula, na medida em que domina a metodologia, tem entusiasmo pelo que faz e consegue orientar o aluno a identificar e trabalhar nos problemas que tem relevância para discente. Deste modo, o professor na sua competência para a tutoria dos projetos dos alunos, cria condições para que estes expressem seus processos criativos em alto nível, orientando na escolha dos problemas a serem estudados, no uso da metodologia adequada para investigação desses problemas e na elaboração de soluções criativas que culminarão em produtos originais (BRABO e RIBEIRO, 2005).
Neste sentido, a II FEIRA DE CIÊNCIAS E ENGENHARIA DO ESTADO DO AMAPÁ – FECEAP visa incentivar professores e estudantes à participarem de eventos em que lhes ofereçam oportunidades de apresentarem ideias inovadoras e/ou trabalhos desenvolvidos em seu dia-a-dia de sala de aula. Estes trabalhos já vêm sendo desenvolvido nas amostras pedagógicas e culturais das escolas, com incentivo da Secretaria Estadual de Educação, Centro de Alta Habilidade/Superdotação e Secretarias Municipais de Educação, além de outras instituições ligadas a pesquisa.
Hoje, torna-se imprescindível um maior envolvimento entre os municípios com o propósito de uma socialização mais integradora e participativa. Portanto, a realização II FEIRA DE CIÊNCIAS E ENGENHARIA DO ESTADO DO AMAPÁ – FECEAP é um caminho que, além, de alcançar uma maior integração, entre os municípios, incentiva a investigação e a valoriza o talento dos alunos e dos professores.

Mais informações: www.feceap.com.br

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Pós-Graduação em Ciência da Computação recebe conceito 4 da Capes

O Programa de Pós-Graduação em Ciência da Computação (PPGCC) da Universidade Federal do Pará (UFPA) começou o ano com conceito 4 da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), cujo sistema de avaliação serve de instrumento para a busca de um padrão de excelência acadêmica para os mestrados e doutorados brasileiros.

O curso de Mestrado em Ciência da Computação da UFPA, que teve seu primeiro processo seletivo realizado em abril de 2005 e início das aulas da primeira turma em agosto do mesmo ano, já conta com um total de 100 defesas de dissertações.

De acordo com o vice-coordenador do PPGCC, professor Jefferson Morais, a obtenção do conceito 4 representa um marco para a computação em âmbitos estadual e regional. “Essa nota é fruto do árduo trabalho individual e coletivo de cada um dos professores e discentes do nosso programa e mostra que estamos no caminho certo para nossa consolidação. Para a UFPA, a obtenção desse conceito representa mais uma meta alcançada, consolidando ainda mais a ideia de que é possível, sim, fazer pesquisa qualificada na Amazônia”, afirma o professor.

Estrutura e metas – O curso de Mestrado do PPGCC é organizado em duas áreas de concentração: Sistemas de Informação e Sistemas de Computação. As linhas de pesquisa que cada uma das áreas engloba podem ser acessadas no site do Programa.

No PPGCC, pesquisadores de Computação, Engenharia Elétrica e de áreas afins se unem para produzir soluções para as linhas de pesquisa das duas áreas de concentração, o que contribui tanto para elevar a produção científica da UFPA na área de computação quanto para melhorar a interação com outras áreas de pesquisa dependentes dela. O programa tem como meta a criação de um Programa de Doutorado, além de elevar ainda mais o conceito do curso de Mestrado.

Histórico – O Departamento de Informática da UFPA (DI-UFPA) é pioneiro na Região Norte, no que se refere à formação e ao aperfeiçoamento de profissionais que atuam na área de Computação e Informática. Data da década de 1970 a criação do primeiro curso relacionado ao Departamento: o Curso de Graduação em Tecnologia de Processamento de Dados. Somente em 1991, foi criado o primeiro curso de Bacharelado em Ciência da Computação da região e, em 2000, foi criado o curso de Bacharelado em Sistemas de Informação.

Atualmente, o DI é a Faculdade de Computação da UFPA, que coopera com a Faculdade de Engenharia Elétrica e Computação no Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica. Essa cooperação auxiliou na criação do curso de Mestrado em Ciência da Computação, que objetiva ampliar a massa crítica na região para produzir pesquisa científica na área, na busca da resolução de problemas regionais.

 

Fonte: http://www.portal.ufpa.br/imprensa/noticia.php?cod=8822#.Uymc2eP-jo0.facebook

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Unifap promove Seminário de Ingresso na Universidade

A Universidade Federal do Amapá (Unifap) promove nesta quarta-feira, 27, às 9h, no auditório da reitoria, um seminário cujo objetivo é sanar as dúvidas que ainda persistam nos candidatos que pretendem concorrer às vagas da instituição via Enem/SiSu. O evento será dividido em duas partes. Pela manhã, palestras serão ministradas com a participação de diretores de escolas aos quais foi encaminhado convite via e-mail.

Neste primeiro momento serão detalhadas o ingresso via Enem/SiSu, vagas para cotistas e alunos oriundos de escolas públicas. Ao final da explanação será aberto um período para debates. A tarde, no auditório do Centro de Pesquisas, os candidatos receberam todas as informações sobre as graduações disponibilizadas pela Unifap e, também, em como proceder para concorrer às vagas via Enem/SiSu.

A Unifap publicou na última segunda-feira, 25, o edital do Processo Seletivo 2014.  Apenas os candidatos que realizaram as provas do Exame nacional do Ensino Médio de 2012 ou 2013 poderão participar do PS. Além disso, também será necessária a inscrição junto a Unifap por meio do site www.unifap.br/depsec, no período de 20 de dezembro de 2013 a 23 de janeiro de 2014, mediante o preenchimento de formulário. Não haverá cobrança de taxa de inscrição.

São ofertados 37 cursos de graduação. Destes, 29 funcionam no campus Marco Zero, em Macapá; um no campus Universitário de Santana e sete são disponibilizados no campus Binacional de Oiapoque. As vagas de ingresso para o Campus Binacional são para o 2º semestre letivo de 2014. Os candidatos que optarem em concorrer às vagas do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) devem fazer o acompanhamento diretamente pelo endereço eletrônico: http://sisu.mec.gov.br.

Do total de 1.725 vagas, 25% serão preenchidas por candidatos que cursaram integralmente o ensino médio em escolas públicas.  No ato da inscrição, devem ser preenchidos os campos referentes ao sistema de cotas e o questionário socioeconômico. O candidato classificado no concurso na condição de cotista que não comprovar a condição perderá a vaga.

Os candidatos aprovados para o curso de matemática ainda deverão participar do Processo Seletivo Estendido, que terá início no primeiro semestre letivo de 2014. O edital de convocação será divulgado dois dias úteis após a divulgação da lista de classificados. Todas as informações referentes ao PS Unifap 2014 serão publicadas no endereço eletrônico ww.unifap.br/depsec.

 

Fonte: unifap.br

 

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Conselho Superior Universitário aprova a implantação de cinco novos cursos de graduação na Unifap

O Conselho Superior (Consu) da Universidade Federal do Amapá (Unifap) aprovou no final da tarde de ontem, 12, a implantação de mais cinco novos cursos na instituição: Fisioterapia, Ciências da Computação, Engenharia Civil, Artes Cênicas e Administração. As novas graduações já serão oferecidas a partir do próximo ingresso de estudantes via Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e Sistema de Seleção Unificada (Sisu).

A Universidade amplia para 1.280 o número de vagas em 26 cursos de graduação oferecidos aos estudantes amapaenses apenas no Campus Marco Zero, em Macapá. Cada novo curso irá dispor de 50 vagas. A reunião que suscitou na aprovação foi concorrida. A convite do presidente do Consu, reitor José Carlos Tavares, artistas locais, devidamente caracterizados, ocuparam o auditório para acompanhar a votação.

O interesse do segmento cultural era na aprovação do curso de Artes Cênicas, em especial. O projeto pedagógico passava pela apreciação do Consu pela quarta vez. Com decisão unânime, 33 votos, o curso foi aprovado, assim como os demais que estavam na pauta. Segundo o professor da Unifap, Romualdo Palhano, a nova graduação vai contribuir consideravelmente com a expressão cultural do Amapá.

O reitor José Carlos Tavares afirmou que as novas graduações irão somar com o desenvolvimento tecnológico e humano da instituição e do Amapá. “Nossa administração está em árdua missão para gerar novas vagas em nossa universidade. O objetivo é proporcionar que um número maior de jovens tenha acesso ao ensino público gratuito de qualidade”, considerou o reitor.

O quadro de professores para atender a nova demanda será formado a partir de recentes concursos públicos. Docentes antigos que participaram da elaboração dos projetos dos novos cursos também irão colaborar com os colegiados. “Com mais cinco graduações, outros concursos públicos específicos para as áreas recentemente aprovadas serão necessários. Em breve vagas em novos certames serão ofertadas”, informou Tavares.

Processo de aprovação.

O processo de implantação dos cursos ocorreu gradativamente. No final de 2011, a Unifap foi às ruas para ouvir a sociedade em escolas, órgãos públicos e logradouros da cidade. “Verificou-se”, segundo a Pró-reitora de Ensino de Graduação, Adelma Barros, “que os cursos aprovados recentemente eram os mais citados. Administração, em especial, foi o que obteve mais menções”. Após a pesquisa, as graduações passaram pelo Plano de Desenvolvimento da Instituição (PDI) e, em seguida, o Projeto Pedagógico de Cursos (PPC).

O planejamento foi organizado por comissões de professores das respectivas áreas de conhecimento envolvidas no processo. “Os projetos ainda foram submetidos a analise das câmaras para que seguissem todos os ritos e, por último, a votação do Conselho Superior Universitário”, explicou Adelma Barros.

A pró-reitora ainda se disse muito feliz em vencer mais uma etapa e poder anunciar à sociedade um leque maior de opções na Universidade. A Unifap vai lançar um edital para nortear os estudantes em como proceder para concorrer às vagas disponibilizadas pela instituição. O documento será publicado no dia 25 de novembro e, no dia 27, haverá um seminário para sanar as dúvidas que ainda persistam.

 

Fonte: unifap.br