Extensão

Uma das atividades que exercem suma importância na sustentação da universidade é a extensão. As atividades de extensão são aquelas que repercutem em interação com a comunidade. Neste sentido, o Curso de Licenciatura em Geografia do Campus Binacional vem promovendo diversas atividades integrativas entre a universidade e a comunidade, com a realização de eventos, atividades de campo, palestras, visitas à escolas, cursos, oficinas, entre outros. Atualmente, os projetos de extensão em andamento são:

Construindo uma carreira acadêmica de sucesso: metodologia científica reflexões teóricas e práticas

Descrição: A carreira universitária exige múltiplos esforços tendo em vista que estamos num espaço acadêmico voltado para a produção do conhecimento, para tanto faz-se necessário o entendimento e o contínuo estudo sobre as bases teóricas e práticas que estão relacionadas ao conhecimento cientifico (sistematizado e fundamentado por métodos e metodologias). Nesse sentido é primordial que os acadêmicos e acadêmicas compreendam as concepções básicas sobre as bases conceituais da metodologia cientifica o que contribuirá para o desenvolvimento de diferentes modalidades de trabalhos científicos (resumos, resenhas, artigos, relatórios, relatos, projetos de pesquisa, monografias, dissertações e teses) contribuindo para o fortalecimentos das relações entre os eixos básicos de atuação da universidade, a saber, a pesquisa, o ensino e a extensão de modo que possam colaborar com o desenvolvimento da nossa sociedade..

Integrantes: Francisco Otavio Landim Neto – Coordenador / Edenilson Dutra de Moura – Integrante /  Ana Flávia de Albuquerque – Integrante / Sâmella Patricia Lima Paungartten – Integrante / Uédio Robds Leite da Silva – Integrante.

Geografia em movimento

Descrição: O projeto de extensão Geografia em movimento consiste na realização de ações em quatro eixos: Agroecologia; Cursos e Programas; Diversidade e Inclusão; E Popularização da Ciência. Tem por objetivo central inserir a academia na discussão de problemáticas regionais, promovendo uma sociedade mais justa, por meio de ações capazes de contribuir com a formação cidadã e alternativas de desenvolvimento. Sua metodologia envolve o fomento e capacitação em sistemas agroecológicos, no eixo agroecologia, cursos de curta duração voltados à comunidade em geral, no eixo cursos e programas, ações de promoção da diversidade sexual e de gênero e de mecanismos de inclusão, no eixo diversidade e inclusão, e produção audiovisual, no eixo popularização da ciência..

Integrantes: Eduardo Margarit Alfena do Carmo – Coordenador / Adriano Michel Helfenstein – Integrante.