0

A Prof.ª Msc Kátia Souza Rangel do Colegiado de Geografia participará da ‎18ª Reunião do Conselho Consultivo do Parque Nacional Montanhas do Tumucumaque.

A prof.ª Msc Kátia Souza Rangel participará  da ‎18ª Reunião do Conselho Consultivo do Parque Nacional Montanhas do Tumucumaque, palestrando sobre “Unidades de Conservação: Gestão e Participação Social”.

A equipe do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) e os conselheiros da Unidade de Conservação (UC), realizarão na próxima terça-feira, 27, a partir das 08 horas, no auditório da Secretaria de Estado do Meio Ambiente (SEMA), em Macapá, a 18ª Reunião Ordinária do Conselho Consultivo do Parque Nacional Montanhas do Tumucumaque (CPMT). O objetivo deste evento é apresentar aos Conselheiros as atividades desenvolvidas do segundo semestre de 2012 pelo Parque Nacional Montanhas do Tumucumaque (PNMT);
Durante a reunião estarão presentes os Analistas Ambientais Christoph Jaster (Presidente do CPMT) e Paulo Russo; e cerca de 20 representantes de instituições da sociedade civil e do Poder Público que compõem o Conselho.
O Chefe do PNMT, Christoph Jaster, apresentará as atividades do 2º semestre de 2012 da Unidade de Conservação. Em seguida, a Assessora de Comunicação, Alessandra Lameira, divulgará o resultado do Concurso de Criação e Seleção do Logotipo do Parque Nacional Montanhas do Tumucumaque.
A Prefeita de Serra do Navio, Francimar Santos, abordará a situação da negociação entre o Governo Federal e Estadual quanto às medidas compensatórias pela criação do Parque Nacional Montanhas do Tumucumaque.
A Profª. Msc. Cristiane Menezes da Universidade Federal do Amapá (UNIFAP) apresentará os projetos dos alunos do Curso de Arquitetura e Urbanismo com a temática “Complexo de Percepção Ambiental”, iniciativa relacionada com o Parque Nacional Montanhas do Tumucumaque. Esses projetos deverão nortear a construção de um Jardim Sensorial em Serra do Navio, no Escritório-Sede da Unidade de Conservação.
A Geógrafa Kátia Rangel vai destacar a temática “Unidades de Conservação: Gestão e Participação Social”.
Durante a tarde, a partir das 15 horas será exibido o documentário “Expédition Mapaoni – L´inaccessible Frontière”(Expedição Mapaoni – A Fronteira Inacessível) , produzido pelo cineasta Roland Théron. O documentário trata da expedição em direção às cabeceiras do Rio Jari, realizada entre os dias 27 de julho e 18 de agosto de 2011. A expedição percorreu, aproximadamente, 1250 km de navegação fluvial e 45 km de caminhada.
A realização da 18ª Reunião do Conselho Consultivo do Parque Nacional Montanhas do Tumucumaque tem o apoio da organização não governamental, WWF Brasil, e do Programa Áreas Protegidas da Amazônia.
Conselho Consultivo do PNMT foi criado em 2002, pela Portaria do IBAMA nº 182, de 31 de dezembro. Desde sua criação, o Conselho Consultivo tem contribuído na administração desta importante unidade de conservação, participando das etapas de construção de seu Plano de Manejo e contribuindo para definição de prioridades para sua gestão, especialmente no que se refere à relação com as comunidades situadas no entorno do Parque e a discussão de estratégias de desenvolvimento para os municípios onde a unidade está inserida.
De acordo com o Sistema Nacional de Unidades de Conservação – SNUC (Lei 9.985/2000), cada Parque Nacional deve dispor de um Conselho Consultivo, presidido pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade – ICMBio, autarquia vinculada ao Ministério do Meio Ambiente e responsável pela gestão das unidades de conservação federais, e composto por representantes de órgãos públicos e organizações da Sociedade Civil, sempre que possível, respeitando o princípio da paridade.
O Conselho do Parque Nacional Montanhas do Tumucumaque é uma composição mista, com representantes do Poder Público das três esferas de governo e por membros da Sociedade Civil, que visa transformar o Conselho num espaço de mediação entre interesses nacionais e locais, coletivos e privados.

Fonte: Alessandra Lameira
Assessora de Comunicação
Parque Nacional Montanhas do Tumucumaque
Jornalista e Especialista em Artes Visuais

 

Alexandro Camargo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *