IV SEMANA ACADÊMICA DE GEOGRAFIA

Realizou-se entre os dias 19 a 23 de novembro de 2012 a IV SEMANA ACADÊMICA DE GEOGRAFIA nas dependências da Universidade Federal do Amapá – UNIFAP. O evento intitulado “GEOGRAFIA E SUAS INTERFACES: MULTIPLOS ENSINOS E MULTIPLOS ESPAÇOS” contou com o apoio do COGEO, CAGEO e PROEAC, e com a participação de professores e alunos da UNIFAP, como também de outras instituições como UFU, UFGD e UFPA. Os participantes puderam participar de palestras, oficina e mini-cursos, atividades culturais, além da apresentação oral de trabalhos científicos.

A conferência de abertura teve como convidada a Profª Drª Vania Rubia Vlach da Universidade Federal de Uberlândia (UFU), com a temática: “Ensinar Geografia nas Interfaces do Ser com o Mundo Contemporâneo”. Ocorreram ainda as palestras “Conflitos Sociais durante a construção da UHE Estreito/MA”, com a Profª. Msc. Patricia Rocha (UNIFAP); “Litoral Brasileiro: características físicas, forma de uso e apropriação”, com o prof. Msc. Paulo Melo (UFPA); “Geoarqueologia: contribuições e perspectivas para a região amazônica”, com a Profª. Drª. Jucilene Amorim Costa (UNIFAP) e “Amazônia Setentrional Amapaense: do “mundo” das águas às florestas protegidas”, com o professor Dr. Emannuel Raimundo Costa Santos (UNIFAP). A palestra de encerramento foi com o Prof Dr. Jones Dari Göettert (UFGD) intitulada”Imagens, Espaços e Ensino de Geografia: a relação entre identidade e alteridade”.

Já os minicursos  e as atividades culturais podem ser conferidas pelas imagens abaixo.

A coordenação de Geografia parabeniza a todos os professores envolvidos na organização do evento: Profª. Drª Jucilene Amorim Costa, Profº Msc Celina Marques do Espírito Santo, Profª Msc Eliane Aparecida Cabral da Silva, Profª Msc. Maria de Jesus Ferreira Cesar de Albuquerque,  Profª Msc Patrícia Chaves Rocha, Prof. Msc Pablo Sebastian Moreira Fernandez Prof. Msc Marcelo Gonçalves Silva e também aos acadêmicos Eliakim Silva,  Elessandro Araújo e Roberto Junior.

Para mais informações acesse: http://www.semanadegeografiadoamapa.blogspot.com.br/

GESTÃO DE RISCOS NATURAIS NA AMAZÔNIA
PROFª. MSC. CELINA MARQUES/UNIFAP
FOTOGRAFIA COMO LINGUAGEM DE PESQUISA EM GEOGRAFIA
PROF. MSC. PABLO MOREIRA/MSC. ELIANE SILVA/ UNIFAP

ESPAÇO, CULTURA E FRONTEIRAS: IMAGENS E REPRESENTAÇÕES
PROF. DR. JONES DARI GÖETTERT/UFGD
GEOGRAFIA DA SAÚDE
PROFª. MSC. MARIA ALBUQUERQUE/UNIFAP

METODOLOGIAS PARA O ENSINO DE GEOGRAFIA FÍSICA
PROF. MSC. PAULO MELO/UFPA

MODO DE VIDA: UM CONCEITO GEOGRÁFICO
PROFª. MSC. KÁTIA RANGEL/UNIFAP
CONEXÃO CULTURAL – ATIVIDADES ACADÊMICAS CULTURAIS DESENVOLVIDAS  DURANTE  A PROGRAMAÇÃO DA IV SEMANA DE GEOGRAFIA DO AMAPÁ.

BASTIDORES DA IV SEMANA DE GEOGRAFIA DO AMAPÁ.

Alexandro Camargo