2ª Semana de Ciências Sociais e Sociologia do Marco Zero

A 2ª Semana de Ciências Sociais e Sociologia com o tema Gênero: políticas públicas e movimentos sociais que ocorreu de 20 a 24 de maio.

Com temáticas que envolveram Povos tradicionais e comunidades étnicas do Amapá: possibilidades e abordagens na pesquisa social; Laços de sociabilidade LGBTQ+ no ambiente acadêmico; e Feminismo contemporâneo na perspectiva das mídias e dos movimentos sociais, a comunidade acadêmica pode debater com entusiasmo questões caras da sociedade contemporânea.

Representando o curso de História do Campus Binacional, o Prof. Dr. Dinaldo Barbosa, destaca que a cada dia a integração entre as unidades da UNIFAP consolidam as parcerias e os projetos de ensino, pesquisa e extensão.

* Texto e Imagens: Professor Dr. Dinaldo Barbosa da Silva Júnior SIAPE 2190949

 

Mais duas alegrias para o nosso Oiapoque!

Com o título Aspectos históricos da violência contra a mulher na fronteira franco-brasileira: uma breve análise do município do Oiapoque, as alunas Biatriz Oliveira e Josilene Gusmão alcançaram o grau de Licenciadas em História do Campus Binacional.

A banca formada pelos os Professores Dinaldo Barbosa (Orientador), Carmentilla Martins (Avaliadora Externa) e Jonathan Viana (Avaliador Interno), oficializaram o ato que transcorreu na maior normalidade no dia 24 de maio de 2019 no auditório da Biblioteca Central do Campus Marco Zero.

Que venham mais graduados em História.

* Texto e Imagens: Professor Dr. Dinaldo Barbosa da Silva Júnior SIAPE 2190949

 

Banca de TCC Ana Iza e Sthefanni da Silva.

No dia 18 de março de 2019, as acadêmicas do curso de História Ana Iza Ribeiro e Sthefanni Mayara da Silva apresentaram o TCC intitulado “Memória de Clevelândia do Norte: Lembranças do Cotidiano no ‘Inferno Verde’ durante a República Oligárquica. A banca foi composta pelo professor Mestre Luiz Gustavo da Silva Costa (presidente), Profª Drª Elke Daniela Rocha e Profª Mestra Evelanne Samara. O trabalho de campo foi demorado e exaustivo resultando numa monografia que se apresenta como pioneira entre os acadêmicos de Oiapoque do curso de História. Parabéns às acadêmicas.

Banca de TCC Aldo e Loyane.

No dia 23 de abril, os acadêmicos Aldo Craveiro e Loyanne Pires, submeteram seu a monografia intitulada  No dia 23 de abril de 2019, os acadêmicos do curso de História do campus Binacional Aldo Cardoso e Loyanne Pires apresentaram o TCC intitulado “Os impactos da Cabanagem na costa setentrional do Grão-Pará (1822-1840)” perante a banca avaliadora composta pelos professores Me. Luiz Gustavo (presidente); Dr. Andrius Noronha e Drª Elke Daniela Rocha conseguindo aprovação conferida pela bem titulada banca e estando aptos para sua colação de grau. Parabéns aos nosso estimados acadêmicos e doravante professores de História.

Festa de formatura 2014.1.

No dia 20 de abril de 2019, a pioneira turma 2014.1 promoveu sua festa de formatura no salão de eventos “Casanova”. O evento contou com a presença de familiares, autoridades locais e professores do curso de História da Universidade Federal do Amapá do campus Binacional (Evelanne Samara e o coordenador Jonathan Viana). A o texto de oratória da turma ficou por conta da formanda Jéssica Mendes e uma belíssima homenagem aos docentes foi lida pela formanda Miryan Kelly. O professor Luiz Gustavo foi escolhido para ter a honra de ser homenageado como paraninfo o que se sentiu honrado e muito emocionado em seu discurso. Parabéns aos formandos presentes (Jéssica, Marco Jr. Márcia Rosa, Ana Iza, Miryan, Doriedson, Fabíola, Stefannie, Girlene, Lilciane, Ivonéia e Adriana). Desejamos todo sucesso em suas carreiras!

Bancas de TCC dos alunos do curso de História Juliana e Yuri Aniká.


No dia 20 de abril, os irmãos Yuri Aniká e Juliana Aniká da etnia Karipuna e alunos do curso de História da Unifap (campus Binacional) submeteram seu Trabalho de Conclusão de Curso intitulado “As influências externas na formação da etnia Karipuna do Oiapoque-AP” à banca de avaliação presidida pelo prof. Luiz Gustavo e composta pelos membros profª Me. Evelanne da Silva e prof. Espec. e coordenador do curso de História Jonathan Viana, alcançando a nota máxima atribuída, sendo muito elogiado o trabalho pela professora Evelanne, titular da disciplina de História indígena. Parabéns aos nossos prezados alunos.

TCC Roberto Veiga e Joanício.

Parabéns aos nossos alunos, o servidor técnico da Unifap Roberto Veiga e a seu colega Joanício Sousa ambos orientados pela professora doutora Elke Daniela por sua aprovação na banca de avaliação de  TCC, intitulado “A Revolta dos catraieiros no Rio Oiapoque em 2012 e o cooperativismo no fortalecimento do movimento” apresentado em 30 de janeiro de 2019, estando aptos para suas colações de grau. Compuseram a banca os professores mestres Luiz Gustavo e Alexandre Amaral, que afirmaram que este trabalho é pioneiro sobre o fato e servirá de referência para outros.

Educação Inclusiva 2ª Parte: 1º Debate de Educação Inclusiva para PCD

Com o tema Construção de Identidade, Exercício da Cidadania e Dignidade Humana, o 1º Debate Universitário em Educação Inclusiva para Pessoas com Deficiência marcou o município do Oiapoque.

Palestras sobre Seguridade Social para a Pessoa com Deficiência, Abordagem Policial para Pessoa com Deficiência, o Ensino de Libras no Oiapoque e a APAE Oiapoque: sua História e suas Ações, abrilhantaram o evento.

Agradecemos imensamente ao Juiz Dr. Fábio Gurgel (aos servidores Daniele Calandrini, Wilton Caluf e Dominique Santos TJAP), à Sabrina Mendonça (INSS), ao Ten. Márcio Gomes e à SD. Paula (12º Batalhão PMAP), à Profa. Rosana Trindade (SEED), ao Prof. Antônio Rangel (APAE), aos acadêmicos da UNIFAP e IFAP, aos servidores da UNIFAP e IFAP, as comunidade tradicionais do Oiapoque e a população em geral, que tanto apoiou a construção de momento inesquecível.

Na oportunidade, foi apresentada ao Presidente da Câmara Municipal do Oiapoque, José Nazareno, o projeto de Lei de iniciativa popular que Estabelecerá normas gerais e critérios básicos para a promoção da acessibilidade das pessoas com deficiência ou com mobilidade reduzida, no Município de Oiapoque.

* Texto e Imagens: Professor Dr. Dinaldo Barbosa da Silva Júnior SIAPE 2190949 e da Professora Me. Evelanne Samara Alves da Silva.

Educação Inclusiva 1ª Parte: Visita Técnica ao Ministério Público no Oiapoque

Os acadêmicos de História puderam conhecer a sede e o funcionamento do Ministério Público no Oiapoque. A visita que foi guiada por membros da Instituição e orientada pelo o Prof. Dr. Dinaldo Barbosa, foi revestida de interações por parte dos alunos.

Os técnicos do MP destacaram que a Instituição está de portas abertas para representar os direitos difusos e apoiar a sociedade nas causas essenciais para a construção da cidadania plena.

* Texto e Imagens: Professor Dr. Dinaldo Barbosa da Silva Júnior SIAPE 2190949

Nota de Pesar

O colegiado de História do Campus Binacional vem externar o profundo pesar pelo falecimento do fraterno professor Arnaldo Ballarini do Campus Binacional do Oiapoque.

Sua trajetória, além de Médico Veterinário com reconhecido talento, com indiscutível mérito, Ballarini foi Professor de inquestionável conhecimento, generosidade e de reconhecimento internacional da Comunidade Guianense.

Associamos o nosso pesar à família Unifapiana, aos seus familiares, amigos, colegas e alunos, lastimando o adeus prematuro do nosso: E aí Meu!!!!

* Texto e Imagens: Professor Dr. Dinaldo Barbosa da Silva Júnior SIAPE 2190949

 

ATTESTATION DINALDO et BALLERINI