EXTENSÃO

1 –  AGCOM – Agência experimental de jornalismo – A Agência de Comunicação Experimental do curso de Jornalismo da Universidade Federal do Amapá é um espaço importante de aprendizagem e prática jornalística para discentes do curso. O projeto consiste em produção de notícias, elaboração de produtos midiáticos convergentes, como vídeos e podcast, além de ser uma articulação junto aos movimentos de minoria política da cidade.

Equipe:

Profa. Dra. Lylian Rodrigues

Links:  http://www.jornalismoagcom.com/  https://www.instagram.com/jornalismoagcom/

_______________________________________

2- Escritório ‘UNIFAP Notícias’ – pensar e experimentar a produção em Rádio para mídias sonoras e de jornalismo digital com a Universidade – Diante do contexto de transformações do jornalismo e de seu papel social, torna-se cada vez mais urgente que a Universidade seja um espaço de reflexão, aperfeiçoamento e do exercício da atividade profissional e diálogo efetivo com a sociedade. Desta maneira, por meio da atividade extensionista, sob formato de Escritório Modelo “UNIFAP Notícias: pensar e experimentar a produção em Rádio para mídias sonoras e de jornalismo digital com a Universidade”, o discente de graduação tem a oportunidade de vivenciar as rotinas de mercado, atualizar seus conhecimentos e, principalmente, testar e desenvolver produtos jornalísticos para o rádio e mídias sociais digitais. A proposta central visa motivar e fomentar a sólida formação do estudante de jornalismo e graduações afins, além de ser espaço crítico para apuração e construção da notícia de rádio, site, assessoria de comunicação, com foco na cobertura e divulgação de produções radiofônicas e de jornalismo digital, das atividades de ensino, pesquisa e extensão da Universidade Federal do Amapá (UNIFAP), em vista do desenvolvimento social e regional, tendo como meta o aprimoramento das políticas públicas de Comunicação na região da Amazônia amapaense.

Equipe:

Prof. Dra. Roberta Scheibe

Prof. Dr. Paulo Vitor Giraldi Pires

Linkwww2.unifap.br/radio/

_______________________________________________________

3 – Programa Rádio Pop

Rádio Pop é um programa de rádio voltado para a veiculação de notícias sobre a cultura pop (quadrinhos, seriados, games, filmes, música). O programa funciona como espaço de aprendizado para os alunos do curso de Jornalismo, que são responsáveis pela elaboração de roteiros, produção e apresentação.

Equipe: Prof. Dr. Ivan Carlo Andrade.

________________________________________________________

4 – TV Digital UNIFAP em extensão – planejar e executar a comunicação audiovisual na Universidade com a comunidade

O Projeto Extensionista “TV Digital UNIFAP (TVU)” se justifica pela necessidade de fomentar a produção televisiva e para as mídias digitais audiovisuais, tendo em vista a implantação da Rede Marabaixo de Comunicações (REMAR/UNIFAP) – TV, Rádio e Mídias Digitais. Em 2021, a Universidade Federal do Amapá (UNIFAP) passa a integrar a Rede Nacional de Comunicação Pública – RNCP/TV da Empresa Brasil de Comunicação (EBC), com a instalação da TV Digital, canal 46. Em 2019, a atual gestão da UNIFAP assinou Termo de Acordo para integrar a RNCP/TV, com objetivo de transmitir e gerar conteúdos específicos destinados às atividades de educação, ciência, tecnologia, inovações, cidadania e saúde gerados. Desta forma, torna-se fundamental a execução deste Projeto de Extensão TVU – com discentes, docentes, técnicos e parceiros, com objetivo de planejar e executar a comunicação audiovisual na Universidade com a comunidade, a partir das atividades de pesquisa, ensino e extensão da UNIFAP. As produções da TVU concentrarão esforços em produtos como programas, programetes, entrevistas, reportagens, telejornais, spots. Para essas produções, a equipe de extensão buscará parceria com os Departamentos de Cursos, Colegiados, Campi, Pró-Reitorias e comunidade externa.

Coordenador: Prof. Dr. Paulo Vitor Giraldi Pires

________________________________________________________

5 – Agência de Jornalismo Ijoma– comunicação convergente e participativa

O projeto “Agência de Jornalismo Ijoma– comunicação convergente e participativa” nasce da necessidade de o curso de Jornalismo colaborar de forma ativa com a sociedade civil. O objetivo do projeto é impulsionar a comunicação do Instituto de Prevenção do Câncer Joel Magalhães – IJOMA, colocando em funcionamento o espaço de comunicação montado na Organização Não Governamental, que está parado por falta de voluntários. A ideia é produzir conteúdo convergente (rádio, tv, web e mídias digitais) sobre os serviços oferecidos pelo instituto à comunidade, além de estimular a participação dos voluntários e pessoas atendidas. Com isso, os alunos bolsistas do projeto, que desenvolverão as atividades sob a supervisão da professora coordenadora, e a sociedade, que receberá informações e poderá interagir, serão beneficiados. A pesquisa também será incentivada, com a produção de um artigo científico ao
final do projeto.

Coordenadora: Profª Ms. Elisângela Lima de Andrade

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *