0

Curso de Letras

O debate de grandes temas nos dias modernos é uma constante. Entre esses temas estão questões universais como o valor da Ciência, da Arte, da Religião, da Técnica e da Tecnologia para a sociedade e seus efeitos na vida do homem.  Frente a um ceticismo acirrado, descrenças e medos, as sociedades se engajam em grandes projetos humanitários, na renovação da esperança de dias melhores. Dentre os projetos que visam produzir mais reflexões sobre o homem, a cultura e a linguagem destaca-se a Educação, com seu papel transformador e caráter democrático.

Pensar e repensar suas práticas sociais requer da sociedade um espaço. No Ensino Superior, os cursos se estruturam para oferecer esse ambiente, na produção de conhecimento, reflexão e desenvolvimento de técnicas e tecnologias, os quais, em movimento centrífugo, retornam para a sociedade que as gerou. A linguagem, dado seu poder simbólico, está entre os temas de constante reflexão pelo homem, por constituir-se como fonte inesgotável de perguntas e reflexões. É neste sentido que o curso de Letras torna-se importante no contexto social, visto que possui, em sua concepção mais intrínseca, um alto poder de produzir reflexões sobre o homem, a língua e a cultura material e simbólica que constrói com suas atividades. A linguagem não apenas um instrumento de comunicação, mas de poder que se estabelece na troca entre os homens.

Em atenção a todas essas marcas e exigências do contemporâneo, nesse espaço você confere a identidade do Curso de Letras da UNIFAP, Campus Binacional de Oiapoque.

 

Seja bem-vindo!

Colegiado de Letras.

 

0

PALESTRA: Ideofones nas Línguas Amazônicas

O colegiado de Letras convida a comunidade acadêmica e externa para a palestra “Ideofones nas Línguas Amazônicas”, a ser realizado pela linguista alemã Dra. Sabine Reiter,  atualmente bolsista do Centro de Linguística Geral ZAS (Berlim – Alemanha).

Ideofones ocorrem no discurso oral em muitas línguas do mundo, inclusive nas línguas amazônicas, onde são expressão vital da arte verbal indígena e também fazem parte do repertório expressivo de variedades do português. Começaram a receber mais atenção com o uso de tecnologias modernas (gravações em áudio e vídeo) na documentação de línguas. Antes disso e com o foco da linguística nas línguas europeias (em que são raros), só foram descritos esporadicamente. Na comunicação, a pesquisadora vai apresentar as tendências atuais de pesquisa em ideofones, especialmente em relação à sua multimodalidade e às suas propriedades icônicas em diferentes línguas indígenas. Também a linguista levantará hipóteses com relação ao seu status como signos não ou pouco arbitrários e ao seu desenvolvimento, e apresentará exemplos que podem indicar o contato entre as línguas.

 

           Cartaz da palestra

Palestra: IDEOFONES NAS LÍNGUAS AMAZÔNICAS

Dra. Sabine Reiter (ZAS – Berlin – DAAD)

Data: 24/05/2019

Horário: 18h00 às 19h00

Inscrições gratuitas no local do evento 

AACC de 2 horas de palestra

Sobre a palestrante: Sabine Reiter formou-se em Linguística e Literatura Latino-Americana pela Universidade Livre de Berlim e possui doutorado em Linguística pela Universidade de Kiel (Alemanha). Foi professora do Programa de Pós-Graduação em Letras, na Universidade Federal do Pará (UFPA). Também atuou como Leitora (Leiterin) da Casa de Estudos Germânicos na mesma Universidade. Desenvolve pesquisas na área de descrição e documentação de línguas indígenas sul-americanas, como as línguas Tupi e Pano. Também realiza estudos no âmbito da Tipologia Linguística, prática e metodologia de documentação linguística e Sociolinguística.

   Dra. Sabine Reiter (Centro de Linguística Geral – Berlim)

 

 

0

Curso de Letras do Campus Binacional realiza o III Colóquio de Literatura Amapaense & Literatura de Fronteira

No dia 3 de maio de 2019 ocorreu, nas dependências do Campus BR, o III Colóquio de Literatura Amapaense & Literatura de Fronteira – evento em parceria com o Iepé (Oiapoque) e o Centro Acadêmico de Letras Terezinha Maciel promovido pelo Curso de Licenciatura em Letras – Português/Francês. Mais de 60 pessoas apreciaram os trabalhos da alunos matriculados na disciplina Literatura Amapaense, resultados das pesquisas e leituras realizadas durante a primeira parte do curso.

Obras de autores amapaenses e da fronteira Brasil-Guiana Francesa fizeram parte da programação: Mama Guga(Fernando Canto); As Aventuras do Professor Pierre na Terra Tucuju (Maria Ester Pena Carvalho),  La Vénus du Maroni (François-Xavier Gérard), Pastel de Belém (Catherine Le Pelletier) e Crônicas Escolhidas (Ramiro Esdras Batista).

O evento também contou com a participação de escritores e poetas da fronteira: Edson Lopes Maia, conhecido como “Seu” Maia na cidade de Oiapoque, poeta que fala sobre o garimpo e trabalha como juiz de paz da prefeitura, Luís Fulano de Tal (autor da premiada novela A Noite dos Cristais), Ramiro Esdras Batista (autor de Crônicas Escolhidas), François-Xavier Gérard (autor de Les Guyanismes e de La Vénus du Maroni), do indígena francês e candidato ao parlamento europeu Alexis Tiouka Kali’nã (autor de Petit Guerrier pour la Paix, lançado recentemente em Oiapoque), e o poeta Waddy Many Camby Benoît, conhecido ativista político em Saint-Georges e Oiapoque.

Os certificados de ouvintes (8 horas de AACC) estarão disponíveis na coordenação do curso de Letras a partir do dia 26 de maio.

Abaixo, algumas imagens do evento:

Alexis Tiouka comenta sobre o livro “Petit Guerrier pour la Paix”. Ao lado dele, o professor Max interpreta do francês para o português o discurso para o público.

 

    Cerca de 60 pessoas participaram do evento, que se prolongou até 22h30.

Edson Lopes Maia declama um poema sobre o garimpo.

 

François-Xavier Gérard, autor de “La Vénus du Maroni”

 

O poeta e ativista Waddy Many Benoît comentou sobre os poemas que escreve e declamou um ao final do evento.

 

Os alunos também apresentaram os trabalhos da disciplina. A discente Maria Valdeídes apresentou a análise sobre “Pastel de Belém” (“Brésil Vanille”), de Catherine Le Pelletier, obra que estudou durante a disciplina.

0

3a Reunião ordinária do Colegiado de Letras

REUNIÃO ORDINÁRIA DO COLEGIADO DE LETRAS 

DIA 05/04/2019

CAMPUS BR – SALA D1  

HORÁRIO: 14:00

Pautas:

  1. Informes;
  2. Antecipação das defesas de TCC da professora Mariana;
  3. Período de defesa de TCC;
  4. Projeto de Pesquisa;
  5. Projeto de extensão;
  6. O que ocorrer.

Demandas para as pautas 1 e 6 podem ser enviadas por email para letrascampusbinacional@gmail.com

0

Cinema e Debate: Malala

CINEMA E DEBATE:
Malala – A menina que luta pela educação.
Data: 29/03
Horário: 16:00
Local: Edifício Colares – Sala E03

Exibição do documentário “Malala” (89 minutos) – legendado em português

Certificado de 4 horas de AACC

INSCRIÇÕES GRATUITAS NO LOCAL DO EVENTO

Lanche e sorteio de um exemplar do livro “Malala – a menina que queria ir para a escola”, de Adriana Carranca (Companhia das Letrinhas).

0

Chapa inscrita para Coordenador do Curso de Licenciatura em Letras Português-Francês do Campus Binacional

De acordo com o Art. 12º, os candidatos devem compor chapas e registrá-las, junto a um membro da Comissão Eleitoral, que estará efetuando registro das chapas na Coordenação do Curso de Licenciatura em Letras, localizada no Campus Binacional da UNIFAP, no horário de 15hrs as 18hrs, mediante requerimento, conforme o anexo I deste edital, assinado pelo candidato ao cargo de Coordenador (a), nos dias 22/03/2019 a 26/03/2019.

Chapa inscrita para Coordenador do Curso de Licenciatura em Letras Português-Francês do Campus Binacional

 

Chapa candidata: “Com a força do búfalo na coordenação de Letras”

Coordenador: MAX SILVA DO ESPÍRITO SANTO – SIAPE: 1619531

Vice-Coordenadora: FABÍOLA DO SOCORRO FIGUEIREDO DOS REIS – SIAPE: 2388155

0

Edital para eleições para Coordenador(a) e Vice-Coordenador(a) de Letras

A Comissão Eleitoral constituída na reunião de Colegiado do Curso de Licenciatura em Letras de 20 de fevereiro de 2019 torna público o presente Edital e Regimento Eleitoral, convocando para as eleições para coordenador(a) e vice-coordenador(a) de Letras do biênio 2019-2021, conforme Artigo 88 do Regimento Geral da Universidade Federal do Amapá.

 

Edital – Eleição para Coordenador(a) e Vice-coordenador(a) de Letras

0

Palestra sobre Carolina Maria de Jesus

Palestra: Aniversário de Carolina Maria de Jesus – vida e obra da escritora favelada
Discussão sobre a importância social de Quarto de Despejo
Tradução de Diário de Bitita e Quarto de Despejo
Leitura e discussão de trechos de Quarto de Despejo

Palestrantes: Profa. Me. Lucinéia Alves
Profa. Dra. Fabíola Reis

Data: 15/03/2019
Horário: 15:00
Local: sala E03 – Edifício Colares

Certificado de 4 horas (emitido pela Coordenação de Letras).

Inscrições gratuitas no local do evento.

0

Reunião ordinária do Colegiado de Letras

Reunião ordinária do colegiado de Letras
Dia 20/02/2019
Ed. Colares – 14:00

1. Informes;
2. Entrega de PAID 2019.1, Planos de Ensino 2019.1, Boletim de notas 2018.2;
3. Nova eleição para coordenação de Letras;
4. PLI de Tópicos de Pesquisa;
5. Currículo Lattes atualizado (cópia para coordenação);
6. Projetos de extensão;
7. Redução de carga horária;
8. O que ocorrer.

Demandas para as pautas 1 e 8 devem ser enviadas por email: letrascampusbinacional@gmail.com

0

Disciplinas e Período de Matrícula

OFERTA DE DISCIPLINAS – 2019.1 

ATENÇÃO PARA AS DATAS:
Matrícula: 17 a 22 de janeiro (via SIGAA) – para TODOS OS ALUNOS
Ajuste de matrícula: 28/01 a 01/02 (pela coordenação e pelo DERCA)
Trancamento de matrícula: 14 a 22/02 (via DERCA). 

Em breve a coordenação de Letras disponibilizará um manual sobre a matrícula via SIGAA para todos os alunos.

 

Turma: 2018.2 – Sala E01 

Edifício Colares

SEGUNDA

TERÇA

QUARTA

QUINTA

SEXTA

SÁBADO

Código: COGR0312   Código: COGR0307 Código: COGR0313 Código: COGR0308 Código: COGR0310 Código: COGR0309

18:10 – 22:40 (75h)

18:10 – 21:50 (60h)

18:10 – 22:40 (90h)

18:10 – 21:50 (60h)

18:10 – 21:50 (60h)

18:10 – 22:40 (60h)

Didática da Língua Materna I

Didática Geral

Língua Francesa I

Língua Latina II

Leitura e Produção de Textos II

Teoria da Literatura II

Didática da Língua Materna I

Didática Geral

Língua Francesa I

Língua Latina II

Leitura e Produção de Textos II

Teoria da Literatura II

Didática da Língua Materna I

Didática Geral

Língua Francesa I

Língua Latina II

Leitura e Produção de Textos II

Teoria da Literatura II

Didática da Língua Materna I

Didática Geral

Língua Francesa I

Língua Latina II

Leitura e Produção de Textos II

Teoria da Literatura II

Didática da Língua Materna I

Língua Francesa I

Língua Francesa I

Prof. Substituto 

Prof. Substituto

Prof. Esp. Max Silva

Prof. Me. Rafael Costa

Prof. Substituto 

TL II: Profa. Me. Lucinéia Santos

LF I: Prof. Esp. Max Silva

Turma: 2015.2 – Sala E02

Edifício Colares

 

SEGUNDA

TERÇA

QUARTA

QUINTA

SEXTA

SÁBADO

Código:COGR0349 

Código:COGR0350 

Código:COGR0352 

Código:COGR0348

Código:COGR1136

– optativa

Código:COGR0351

18:10 – 21:50 (60h)

18:10 – 21:50 (60h)

18:10 – 22:40 (90h)

18:10 – 19:50 (30h)

18:10 – 21:50 (60h)

18:10 – 22:40 (105h)

PNEE

Literatura Francesa e Francófona IV

Língua Francesa VII

TCC II

Literatura Amapaense

Estágio em FLE II

PNEE

Literatura Francesa e Francófona IV

Língua Francesa VII

TCC II

Literatura Amapaense

Estágio em FLE II

PNEE

Literatura Francesa e Francófona IV

Língua Francesa VII

Literatura Amapaense

Estágio em FLE II

PNEE

Literatura Francesa e Francófona IV

Língua Francesa VII

Literatura Amapaense

Estágio em FLE II

Língua Francesa VII Língua Francesa VII

Estágio em FLE II

Prof. Esp. Max Silva

Profa. Me. Mariana Alves 

Prof. Me. Rafael Costa

 

Orientador / Prof. Me. Rafael Costa

 

Profa. Dra. Fabíola Reis

Prof. Substituto

 

Turma:  2014.2 – Sala E03

Edifício Colares

SEGUNDA

TERÇA

QUARTA

QUINTA

SEXTA

SÁBADO

Código:COGR0328

Código:COGR0322 

Código:COGR0326 

Código:COGR0332

18:10 – 21:50 (60h)

18:10 – 21:50 (60h)

18:10 – 21:50 (60h)

18:10 – 21:50 (60h)

Sociolinguística

Literatura Portuguesa Clássica

Literatura Brasileira I

Literaturas Francesa e Francófona I

Sociolinguística

Literatura Portuguesa Clássica

Literatura Brasileira I

Literaturas Francesa e Francófona I

Sociolinguística

Literatura Portuguesa Clássica

Literatura Brasileira I

Literaturas Francesa e Francófona I

Sociolinguística

Literatura Portuguesa Clássica

Literatura Brasileira I

Literaturas Francesa e Francófona I

Prof. Substituto

 

 

Prof. Substituto 

Prof. Substituto

Prof. Substituto