0

PALESTRA: Ideofones nas Línguas Amazônicas

O colegiado de Letras convida a comunidade acadêmica e externa para a palestra “Ideofones nas Línguas Amazônicas”, a ser realizado pela linguista alemã Dra. Sabine Reiter,  atualmente bolsista do Centro de Linguística Geral ZAS (Berlim – Alemanha).

Ideofones ocorrem no discurso oral em muitas línguas do mundo, inclusive nas línguas amazônicas, onde são expressão vital da arte verbal indígena e também fazem parte do repertório expressivo de variedades do português. Começaram a receber mais atenção com o uso de tecnologias modernas (gravações em áudio e vídeo) na documentação de línguas. Antes disso e com o foco da linguística nas línguas europeias (em que são raros), só foram descritos esporadicamente. Na comunicação, a pesquisadora vai apresentar as tendências atuais de pesquisa em ideofones, especialmente em relação à sua multimodalidade e às suas propriedades icônicas em diferentes línguas indígenas. Também a linguista levantará hipóteses com relação ao seu status como signos não ou pouco arbitrários e ao seu desenvolvimento, e apresentará exemplos que podem indicar o contato entre as línguas.

 

           Cartaz da palestra

Palestra: IDEOFONES NAS LÍNGUAS AMAZÔNICAS

Dra. Sabine Reiter (ZAS – Berlin – DAAD)

Data: 24/05/2019

Horário: 18h00 às 19h00

Inscrições gratuitas no local do evento 

AACC de 2 horas de palestra

Sobre a palestrante: Sabine Reiter formou-se em Linguística e Literatura Latino-Americana pela Universidade Livre de Berlim e possui doutorado em Linguística pela Universidade de Kiel (Alemanha). Foi professora do Programa de Pós-Graduação em Letras, na Universidade Federal do Pará (UFPA). Também atuou como Leitora (Leiterin) da Casa de Estudos Germânicos na mesma Universidade. Desenvolve pesquisas na área de descrição e documentação de línguas indígenas sul-americanas, como as línguas Tupi e Pano. Também realiza estudos no âmbito da Tipologia Linguística, prática e metodologia de documentação linguística e Sociolinguística.

   Dra. Sabine Reiter (Centro de Linguística Geral – Berlim)

 

 

lucineiaalves

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *