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Curso de Letras ganha novo Grupo de Pesquisa registrado no CNPq: Escritas de Si em Língua Francesa-ESILF

O grupo de pesquisa Escritas de Si em Língua Francesa-ESILF tem como objetivo reunir pesquisadores das áreas de Letras/Francês para refletir sobre as diferentes formas, funções, história e poética das escritas de si em língua francesa com o intuito de propor caminhos didáticos, como a “leitura subjetiva” (ROUXEL; LANGLADE, 2004) e outros, para o uso desses textos ou gêneros literários nas aulas de Francês Língua Estrangeira (FLE) nas escolas e universidades públicas do Estado para a construção da identidade social na língua-alvo dos aprendentes. “Escritas de si” é uma locução genérica que abrange uma ampla categoria de escritos que assumiram formas variáveis ao longo dos séculos até o presente e dos quais a autobiografia é possivelmente a forma mais conhecida. Entretanto, conforme Simonet-Tenant (2017, p.8), não se trata apenas de autobiografia – no sentido de um relato retrospectivo que uma pessoa real faz da sua vida num espírito de verdade, as “escritas de si”: […] constituem uma nebulosa de contornos variáveis conforme as posições teóricas que, sumariamente, abrangem a autobiografia, o diário pessoal, as cartas, as Memórias e o testemunho, nomeadamente textos que têm por objeto uma realidade extralinguística vista através do prisma da subjetividade.

 A escolha da escrita de si justifica-se assim por ser motivadora tematicamente, pois permite ao aluno leitor criar ligações entre o lido e sua própria vivência. Essa experiência de leitura que associa literatura e vivências pode ser realizada em um primeiro momento sem a intermediação das diversas teorias sobre a literatura (História, Crítica e Teoria literárias).

São assim objetos de reflexão deste grupo as reflexões sobre “escritas de si” associadas ao seu ensino através da “leitura subjetiva” ou outra forma de metodologia. Essas reflexões objetivam em última análise, associar “literatura” e “didática das literaturas” em língua estrangeira e, particularmente, as literaturas em língua francesa.

 

Líder: Profa. Dra. Annick Marie Belrose

Vice-Líder: Profa. Dra. Érika Pinto de Azevedo 

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Curso se prepara para o ano Brasil França / França Brasil (2025)

Professores da área de línguas e literaturas francesa e francófona – nomeadamente Alcenice Couto, Annick Belrose, Erika Azevedo, Katiuscia Fernandes, Olaci Carvalho – juntamente com o coordenador do Curso de Letras Português e Francês, prof. Antonio Almir Silva Gomes, se reuniram na manhã de hoje (23/02/2023) para planejar ações da área para o ano 2024 e também para 2025, neste caso, com vistas ao ano Brasil – França / França – Brasil (2025). Para além disto, dentre outras questões, os professores discutiram a aplicação do exame de proficiência em língua francesa DELF / DALF em parceria com a Embaixada da França.

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VIII Simpósio de Estudos Dialetológicos e Sociolinguísticos – VIII SEDS

Data: 29/02 a 01/03

Horário: 15:00 – 18:30

Local: auditório do DEPLA/UNIFAP

 

O VIII Simpósio de Estudos Dialetológicos e Sociolinguísticos – VIII SEDS é uma atividade de extensão que vai para sua 8ª edição promovida pelos coordenadores e integrantes do grupo de pesquisa Atlas Linguístico do Amapá – ALAP, no qual buscar-se-á divulgar e discutir temáticas investigadas em estudos/pesquisas no contexto da sociolinguística amapaense, realizadas em âmbito da Graduação, da Iniciação Científica e da Pós-Graduação,  por integrantes do referido grupo de pesquisa, sob coordenação dos professores Celeste Ribeiro e Romário Sanches. Assim, o evento configura-se como um momento de partilha e compartilhamento dos resultados dessas investigações, a fim de dar visibilidade aos trabalhos realizados pelo grupo ALAP e aos produtos alcançados nesses trabalhos.

 

Organização: Grupo de Pesquisa ALAP/UNIFAP; Grupo de Pesquisa LinLiS/UEAP

Apoio: CCLING/CCLFRAN/DEX/UNIFAP/UEAP

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I Seminário de Planejamento do Compromisso Nacional Criança Alfabetizada

Nos dias 06 e 07 de fevereiro, ocorreu o I Seminário de Planejamento do Compromisso Nacional Criança Alfabetizada, realizado pela equipe do projeto FOREI-NORTE. O evento contou com a participação dos sete estados que compõem o projeto, sendo estes: Amapá, Acre, Amazonas, Rondônia, Roraima, Tocantins e Pará.

O projeto possibilitará a formação continuada de quase 30 mil professores da educação infantil nos 458 municípios da região norte.  A formação utilizará o material do programa Leitura e Escrita na Educação Infantil (LEEI) como base dos estudos, mas será garantida a adequação de acordo com as especificidades de cada estado.

O projeto é coordenado pelos professores Adelma Barros-Mendes e Rosivaldo Gomes, professores do curso de Letras Português-Francês da Unifap.

Professores dos cursos de Letras Português-Francês e Português-inglês também atuam como colaboradores do FOREI-NORTE: Profa. Dra. Rosilene Pelaes, Prof. Dr. Antonio Almir Gomes, Profa. Dra. Cilene Campetela, Profa. Dra. Celeste Ribeiro e Profa. Dra. Suzana Santo.

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Professor participa de mesa redonda intitulada “Ensino multilíngue nas escolas indígenas atendidas pelo SOMEI”

O professor Antonio Almir Silva Gomes participou como mediador da mesa “Ensino multilíngue nas escolas indígenas atendidas pelo SOMEI” realizada no dia 01 de fevereiro como programação do Encontro Pedagógico Linguístico Antropológico do SOMEI, ano 2024. A mesa foi composta pelos professores Sônia Aniká, Makaratu Wajãpi, Celeide Kawuyana e Jaciara dos Santos, que discutiram e problematizaram questões de sua praxe docente relativas ao multilinguismo.

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CARTA ABERTA DAS COORDENAÇÕES DOS CURSOS DE LETRAS PORTUGUÊS E FRANCÊS (CCLFRAN) E DE LETRAS PORTUGUÊS E INGLÊS (CCLING) DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAPÁ, CAMPUS MARCO ZERO

 

Obrigado 2023!

O ano de 2023 foi um ano de grandes vitórias para os cursos de Letras Português e Francês e de Letras Português e Inglês da Universidade Federal do Amapá, Campus Marco Zero, portanto, ano para agradecer aos discentes, aos docentes, à sociedade amapaense; ao mesmo tempo, para nos fazer refletir, manter-nos atentos cada vez mais à qualidade do curso, àquilo que somos neste tempo e lugar amazonicos.

Neste ano de 2023, como de praxe, nosso corpo docente continuou participando dos maiores eventos nacionais e internacionais da área de Linguística e Literatura; continuou participando como membro convidado de bancas de dissertações e teses regionais e nacionais, assim como em bancas de concursos. Neste ano, docentes emitiram uma dezena de pareceres às revistas mais prestigiadas da área; uma dezena de artigos foi publicada. Em Linguística, por exemplo, em dossiê intitulado Multilinguismos na Amazônia coorganizado com outros professores e publicado na revista Moara (ISSN 0104-0994), professores do curso chamaram a atenção para o tema do multilinguismo nesta região do planeta; tema ainda pouco explorado, apesar de sua grandiosidade. Em Literatura, o escopo nos escritores e escritos da/na Amazonia (amapaense), destacando-se o curso de extensão Pororoca – Escrita Criativa, que nos proporcionou a visita de escritores tais como Carla Nobre e Rostan Martins; o Banzeiro de poéticas e prosas, com os convidados Bruno Muniz, Márcio Barros, Poetas Azuis, Tiago Quingosta.

No cenário internacional, estreitaram-se ainda mais os laços acadêmicos no âmbito do ensino, da pesquisa e da extensão com a Université de Guyane. Professores do curso foram contemplados em edital, com recurso financeiro, para um conjunto de atividades a serem realizadas naquela Universidade. Intenções de parcerias foram firmadas com a Université de Tours. Da mesma forma, fomos visitados por professores da Université de Poitiers.

Seja no âmbito nacional, seja no âmbito internacional, os cursos de Letras mantiveram-se altivos em relação a seus temas de pesquisa e de extensão: as populações amazônicas em suas multifacetadas formas de uso da língua(gem). Pesquisas e extensões foram realizadas com populações indígenas, ribeirinhas, quilombolas, dos centros urbanos, dos centros rurais.

Nossos discentes tiveram a oportunidade de realizar, em coparticipação com mestrandos do Programa de Pós-Graduação em Letras (PPGLET-UNIFAP), ações de extensão em escolas de Educação Básica de comunidades remanescentes de quilombolas. Também reflexivo das ações contínuas de aproximação com a Educação Básica, sob supervisão docente, os discentes do curso realizaram o I Seminário de Prática Pedagógica do Curso de Letras da UNIFAP.

Nossos discentes participaram de programas de intercâmbios na Universidade de Toulouse – Jean Jaurès, tendo a oportunidade de realizar estudos na área de Literaturas e Tradução. Em concurso de mobilidade acadêmica promovido pela UNIFAP, o primeiro lugar geral foi conquistado por discente de nosso curso, que se encontra atualmente na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Numa visita especial, o curso recebeu um dos mais relevantes artistas da cena cultural local: Jhimmy Feiches, egresso do curso de Letras Português e Inglês. Acadêmicos do curso realizam performance poética e musical durante programação da Semana da Francofonia organizada pela Associação de Professores de Francês do Estado do Amapá (APROFAP). Discentes do Centro Acadêmico de Letras realizaram de maneira grandiosa o II Seminário do Centro Acadêmico de Letras Língua, Literatura e Educação: vozes e olhares sobre fazer científico. Discentes do curso também realizaram a III Feira Culturalde Língua Inglesa.

Em 2023, foram fortalecidos e estreitados os laços docentes e discentes emaranhados com o ensino, a pesquisa, a extensão, as línguas multifacetadas, os sujeitos, a dignidade, o respeito à Amazonia, à diversidade, à qualidade dos cursos de Letras da UNIFAP no Campus Marco Zero. Numa incontestável prova da relação com o mercado de trabalho, estes cursos figuraram entre

aqueles com maior quantitativo de aprovados em concurso docente realizado pelo Governo do Estado do Amapá. Certamente, dentre tantos outros indicadores deste resultado, a unidade do Colegiado de Letras, que nos permitiu trabalhar no campus até em dias sem energia elétrica. Tudo isso como reflexo de nosso respeito inquestionável aos discentes.

Em 2023, conquistamos um dos maiores símbolos de nossa existência enquanto curso: nota máxima em avaliação do MEC ao curso de Letras Português e Francês: sim, conscientes e atuantes em nosso contexto linguístico e literário regional, NÓS SOMOS UM CURSO DE LETRAS LOCALIZADO NA AMAZONIA BRASILEIRA COM NOTA 5. Nada mais espetacular e

representativo daquilo que somos!

Com esta nota, conscientes do que está por vir, reiteramos para 2024 nosso compromisso com uma formação sólida calcada nos conhecimentos científicos, práticos, aplicados capazes de permitir uma interação consciente, inovadora e interativa com as ciências da linguagem e com próprio mercado de trabalho, sobretudo, de modo a contribuir fortemente com a promoção de igualdade de oportunidades e justiça social.

Por fim, reiteramos nosso profundo respeito à sociedade amapaense em todas as suas múltiplas faces! Que venha (Feliz) 2024!

É o que desejamos:

Feliz Natal!

Ano Novo de muitas alegrias, saúde e realizações a todos os que fazem os cursos de Letras Português e Francês e de Letras Português e Inglês da Universidade Federal do Amapá, Campus Marco Zero.

 

Prof. Antonio Almir Silva Gomes (CCLFRAN)

Profa. Rosileni Pelaes de Morais (CCLING)

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Links para bancas de Aceleração de Curso

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Cronograma de Bancas de Aceleração de Curso

CURSO DE LETRAS PORTUGUÊS E FRANCES E LETRAS PORTUGUÊS E INGLÊS

CAMPUS MARCO ZERO

 

CRONOGRAMA DE BANCAS DE ACELERAÇÃO DE CURSO 

DIA I 11/12/2023

8:00-12:00 Literatura Brasileira Parte I

8:00-12:00 Literatura Portuguesa

14:00-18:30 Literatura Brasileira Parte II

DIA II 12/12/2023

8:00-10:00 Linguística

10:00-12:00 LIBRAS e Fundamentos

14:00-18:00 Didáticas, práticas e estágios supervisionados em Língua Materna Parte II

DIA III 13/12/2023

8:00-12:00 Literaturas de Língua Inglesa (Norte-americana)

8:00-12:00 Estágio em FLE I e Literatura Francesa III

14:00-18:00 Língua Inglesa

DIA IV 14/12/2023 

14:00-18:00 Didáticas, práticas e estágios supervisionados em Língua Inglesa

DIA V 15/12/2023

8:00-12:00 Estágio em FLE II e Literatura Francesa IV

8:00-12:00 Didáticas, práticas e estágios supervisionados em Língua Materna Parte I

8:00-12:00 Língua Portuguesa

14:00-18:00 Literaturas de Língua Inglesa (Britânica)

DIA VI 18/12/2023

9:00-12:00 Educação

 

BANCAS POR ÁREA DE CONHECIMENTO

Literatura Brasileira Parte I

Daniel Borges

Marcos Paulo Torres

Literatura Brasileira Parte II

Ana Costa Arruda

Mariana Janaina

Yurgel Pantoja

Literatura Portuguesa

Yurgel Pantoja

Mariana Janaina

Língua Portuguesa

Adelma Barros-Mendes

Celeste Ribeiro

Romário Sanches

Didáticas, práticas e estágios supervisionados em Língua Materna Parte I

Rosivaldo Gomes

Josenir Sousa

Suzana Pinto

Didáticas, práticas e estágios supervisionados em Língua Materna Parte II

Rosileni Pelaes

Ana Paula Arruda

Linguística

Antonio Almir Silva Gomes

Cilene Campetela

Silvagne Vasconcelos Duarte

Língua Inglesa

André Jucá

Brenda Mota

Literaturas de Língua Inglesa

Álvaro Vasques

Paula Sibbelle

Didáticas, práticas e estágios supervisionados em Língua Inglesa

André Jucá

Brenda Mota

Estágio e Literaturas em Francês Língua Estrangeira (FLE)

Olaci da Costa Carvalho

Annick Marie Belrose

Erika Pinto de Azevedo

Educação

André Victor Cantuária

Marlo Reis

LIBRAS e Fundamentos

Abymael Pereira

Hegon Favacho

 

 

DESCRITOR DE DISCIPLINAS E INSTRUMENTOS AVALIATIVOS POR ÁREAS

Área: Literatura Brasileira Parte I

Instrumento avaliativo: realização de aula com tema sorteado por banca previamente; incluindo-se apresentação de plano de aula correspondente.

Literatura Brasileira do Período Colonial

Literatura Brasileira I

Literatura Brasileira II

Literatura Brasileira III

Literatura Brasileira do Século XIX

Literatura Brasileira Moderna e Contemporânea

 

Área: Literatura Brasileira Parte II

Instrumento avaliativo: realização de aula com tema sorteado por banca previamente; incluindo-se apresentação de plano de aula correspondente.

Literatura Infanto-juvenil

Literatura Amapaense

Literatura Afro-brasileira

Leitura Literária (optativa)

 

Área: Literatura Portuguesa

Instrumento avaliativo: realização de aula com tema sorteado por banca previamente; incluindo-se apresentação de plano de aula correspondente.

Literatura Portuguesa do Período Medieval (Literatura Portuguesa I);

Literatura Portuguesa I

Literatura Portuguesa II

Literatura Portuguesa III

Literatura Portuguesa Clássica (Literatura Portuguesa II)

Literatura Portuguesa Moderna e Contemporânea (Literatura Portuguesa III)

 

Área: Língua Portuguesa

Instrumento avaliativo: execução de uma aula com duração de 20 a 30 minutos. Apresentação obrigatória, com ausência reprobatória, de um plano detalhado com vistas a promover o desenvolvimento de habilidades/competências às práticas de linguagens/eixo/objeto: leitura, produção escrita e análise dos conhecimentos linguísticos/semióticos e oralidade.

Gêneros Discursivos Acadêmicos

Letramentos e teorias de leitura

Análise Linguística I

Análise Linguística II

Linguística Textual (Leitura e Produção de Texto II)

 

Área: Didáticas, práticas e estágios supervisionados em Língua Materna Parte I

Instrumento avaliativo: execução de uma aula com duração de 20 a 30 minutos. Apresentação obrigatória, com ausência reprobatória, de um plano detalhado com vistas a promover o desenvolvimento de habilidades/competências às práticas de linguagens/eixo/objeto: leitura, produção escrita e análise dos conhecimentos linguísticos/semióticos e oralidade.

Didática da Língua Materna I

Didática da Língua Materna II

Didática da Língua Materna III

Prática Pedagógica V

Prática Pedagógica VI

Estágio Supervisionado em Língua Materna I

 

Área: Didáticas, práticas e estágios supervisionados em Língua Materna Parte II

Instrumento avaliativo: realização de aula com tema sorteado por banca previamente; incluindo-se apresentação de plano de aula correspondente.

Prática Pedagógica em Língua Materna III

Prática Pedagógica em Língua Materna IV

Estagio Supervisionado em Língua Materna II

 

Área: Linguística

Instrumento avaliativo: estudo de caso fictício com dados sobre diversidade linguística para o qual o discente deverá realizar análises e responder a perguntas específicas sobre o estudo de caso com o objetivo de demonstrar conhecimentos nas disciplinas da área.

Linguística II

Linguística III

Linguística IV

Linguística VI

Sociolinguística

Sociolinguística Educacional (optativa)

Psicolinguística (optativa)

Introdução à Análise de Discurso

Semântica e Pragmática (Linguística V)

Reflexões sobre os Diferentes Grupos Étnico-Sociais

 

Área: Língua Inglesa

Instrumento avaliativo: Prova escrita (com questões de listening, gramática e interpretação de texto).

Língua Inglesa III

Língua Inglesa V

Língua Inglesa VI

Língua Inglesa VII

Tradução (optativa)

 

Área: Literaturas de Língua Inglesa

Instrumento avaliativo: Execução de uma aula. No dia da banca, os acadêmicos terão de ministrar uma aula entre 40 e 50 minutos sobre um dos conteúdos previamente informados. O conteúdo será sorteado 10 minutos antes de cada banca, de forma individual, podendo coincidir ou não com algum tema sorteado anteriormente para outro acadêmico. O acadêmico deverá preparar de antemão um plano de aula para cada um dos seis temas sugeridos e, após o sorteio, utilizar apenas o plano correspondente ao conteúdo que irá ministrar, descartando os cinco planos restantes.

Primórdios da Literatura Inglesa

Literatura Norte-americana dos Séculos XVIII e XIX

Literatura Norte-americana dos Séculos XX e XXI

Literatura Britânica dos Séculos XVIII e XIX

Literatura Britânica dos Séculos XX e XXI

Literatura Pós-Colonial em Língua Inglesa

 

Área: Didáticas, práticas e estágios supervisionados em Língua Inglesa

Instrumento avaliativo: Execução de uma aula. No dia da banca, os acadêmicos terão de ministrar uma aula entre 40 e 50 minutos sobre um dos conteúdos previamente informados. O conteúdo será sorteado 10 minutos antes de cada banca, de forma individual, podendo coincidir ou não com algum tema sorteado anteriormente para outro acadêmico. O acadêmico deverá desenvolver atividades que contemplem as seguintes habilidades comunicativas: speaking, writing, listening e Reading e simular situações reais do uso da língua em sala de aula. O acadêmico deverá preparar de antemão um plano de aula para cada um dos seis temas sugeridos acima e, após o sorteio, utilizar apenas o plano correspondente ao conteúdo que irá ministrar, descartando os cinco planos restantes. Pode ser solicitada para o caso de Didática do ILE I a realização de Prova escrita, individual e sem consulta

Estágio Supervisionado em Língua Inglesa I

Estágio supervisionado em Língua Inglesa II

Didática do ILE I

Didática do ILE II

Didática do ILE III

Práticas Pedagógicas em ILE I

Práticas Pedagógicas em ILE II

 

Área: Estágio e Literaturas Francesas / Francófonas

Instrumento avaliativo: Prova didática com duração de 1h20mn (mínimo) a 1h40 (máximo).

Estágio Supervisionado em FLE I

Estágio Supervisionado em FLE II

Literatura Francesa III

Literatura Francesa IV

 

Área: Educação

Instrumento avaliativo: entrevista oral considerando-se conteúdos das disciplinas.

Didática Geral

Psicologia da Educação

Filosofia da Educação

Política e Legislação Educacional Brasileira – POLEB

 

Área: LIBRAS e Fundamentos

Instrumento avaliativo: Prova escrita e entrevista relacionada a temas das áreas de conhecimentos.

Introdução à Libras

Fundamentos de Educação para Portadores de Necessidades Especiais

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Projeto Pororoca – Curso de Escrita Criativa recebe escritores amapaenses

O Projeto Pororoca – Curso de Escrita Criativa recebeu na manhã da última sexta-feira (01/12/23) a premiada escritora amapaense Carla Nobre, que realizou com os discentes do curso de Letras a oficina “Poemas Concretos e Amazônia no Lirismo da Imagem”. Carla Nobre compartilhou algumas de suas principais inspirações e experiências no ramo literário. No I Encontro do Projeto, os participantes contaram com a ilustre presença do autor Rostan Martins, que além de professor doutor da instituição, também é membro efetivo da Academia Amapaense de Letras – AAL, ocupando a cadeira nᵒ 7. Com a exposição “Por uma Classificação da Literatura com Expressividade Amapaense – Uma visão semiótica”, Rostan distribuiu alguns exemplares de suas principais obras e ofereceu uma sessão de autógrafos aos alunos.

O Projeto Pororoca é coordenado pelos professores Dr. Daniel Borges, Dra. Rosileni Pelaes e Dra. Ana Paula Arruda.