CURSO DE LETRAS PORTUGUÊS E FRANCES E LETRAS PORTUGUÊS E INGLÊS
CAMPUS MARCO ZERO
CRONOGRAMA DE BANCAS DE ACELERAÇÃO DE CURSO
DIA I 11/12/2023
8:00-12:00 Literatura Brasileira Parte I
8:00-12:00 Literatura Portuguesa
14:00-18:30 Literatura Brasileira Parte II
DIA II 12/12/2023
8:00-10:00 Linguística
10:00-12:00 LIBRAS e Fundamentos
14:00-18:00 Didáticas, práticas e estágios supervisionados em Língua Materna Parte II
DIA III 13/12/2023
8:00-12:00 Literaturas de Língua Inglesa (Norte-americana)
8:00-12:00 Estágio em FLE I e Literatura Francesa III
14:00-18:00 Língua Inglesa
DIA IV 14/12/2023
14:00-18:00 Didáticas, práticas e estágios supervisionados em Língua Inglesa
DIA V 15/12/2023
8:00-12:00 Estágio em FLE II e Literatura Francesa IV
8:00-12:00 Didáticas, práticas e estágios supervisionados em Língua Materna Parte I
8:00-12:00 Língua Portuguesa
14:00-18:00 Literaturas de Língua Inglesa (Britânica)
DIA VI 18/12/2023
9:00-12:00 Educação
BANCAS POR ÁREA DE CONHECIMENTO
Literatura Brasileira Parte I
Daniel Borges
Marcos Paulo Torres
Literatura Brasileira Parte II
Ana Costa Arruda
Mariana Janaina
Yurgel Pantoja
Literatura Portuguesa
Yurgel Pantoja
Mariana Janaina
Língua Portuguesa
Adelma Barros-Mendes
Celeste Ribeiro
Romário Sanches
Didáticas, práticas e estágios supervisionados em Língua Materna Parte I
Rosivaldo Gomes
Josenir Sousa
Suzana Pinto
Didáticas, práticas e estágios supervisionados em Língua Materna Parte II
Rosileni Pelaes
Ana Paula Arruda
Linguística
Antonio Almir Silva Gomes
Cilene Campetela
Silvagne Vasconcelos Duarte
Língua Inglesa
André Jucá
Brenda Mota
Literaturas de Língua Inglesa
Álvaro Vasques
Paula Sibbelle
Didáticas, práticas e estágios supervisionados em Língua Inglesa
André Jucá
Brenda Mota
Estágio e Literaturas em Francês Língua Estrangeira (FLE)
Olaci da Costa Carvalho
Annick Marie Belrose
Erika Pinto de Azevedo
Educação
André Victor Cantuária
Marlo Reis
LIBRAS e Fundamentos
Abymael Pereira
Hegon Favacho
DESCRITOR DE DISCIPLINAS E INSTRUMENTOS AVALIATIVOS POR ÁREAS
Área: Literatura Brasileira Parte I
Instrumento avaliativo: realização de aula com tema sorteado por banca previamente; incluindo-se apresentação de plano de aula correspondente.
Literatura Brasileira do Período Colonial
Literatura Brasileira I
Literatura Brasileira II
Literatura Brasileira III
Literatura Brasileira do Século XIX
Literatura Brasileira Moderna e Contemporânea
Área: Literatura Brasileira Parte II
Instrumento avaliativo: realização de aula com tema sorteado por banca previamente; incluindo-se apresentação de plano de aula correspondente.
Literatura Infanto-juvenil
Literatura Amapaense
Literatura Afro-brasileira
Leitura Literária (optativa)
Área: Literatura Portuguesa
Instrumento avaliativo: realização de aula com tema sorteado por banca previamente; incluindo-se apresentação de plano de aula correspondente.
Literatura Portuguesa do Período Medieval (Literatura Portuguesa I);
Literatura Portuguesa I
Literatura Portuguesa II
Literatura Portuguesa III
Literatura Portuguesa Clássica (Literatura Portuguesa II)
Literatura Portuguesa Moderna e Contemporânea (Literatura Portuguesa III)
Área: Língua Portuguesa
Instrumento avaliativo: execução de uma aula com duração de 20 a 30 minutos. Apresentação obrigatória, com ausência reprobatória, de um plano detalhado com vistas a promover o desenvolvimento de habilidades/competências às práticas de linguagens/eixo/objeto: leitura, produção escrita e análise dos conhecimentos linguísticos/semióticos e oralidade.
Gêneros Discursivos Acadêmicos
Letramentos e teorias de leitura
Análise Linguística I
Análise Linguística II
Linguística Textual (Leitura e Produção de Texto II)
Área: Didáticas, práticas e estágios supervisionados em Língua Materna Parte I
Instrumento avaliativo: execução de uma aula com duração de 20 a 30 minutos. Apresentação obrigatória, com ausência reprobatória, de um plano detalhado com vistas a promover o desenvolvimento de habilidades/competências às práticas de linguagens/eixo/objeto: leitura, produção escrita e análise dos conhecimentos linguísticos/semióticos e oralidade.
Didática da Língua Materna I
Didática da Língua Materna II
Didática da Língua Materna III
Prática Pedagógica V
Prática Pedagógica VI
Estágio Supervisionado em Língua Materna I
Área: Didáticas, práticas e estágios supervisionados em Língua Materna Parte II
Instrumento avaliativo: realização de aula com tema sorteado por banca previamente; incluindo-se apresentação de plano de aula correspondente.
Prática Pedagógica em Língua Materna III
Prática Pedagógica em Língua Materna IV
Estagio Supervisionado em Língua Materna II
Área: Linguística
Instrumento avaliativo: estudo de caso fictício com dados sobre diversidade linguística para o qual o discente deverá realizar análises e responder a perguntas específicas sobre o estudo de caso com o objetivo de demonstrar conhecimentos nas disciplinas da área.
Linguística II
Linguística III
Linguística IV
Linguística VI
Sociolinguística
Sociolinguística Educacional (optativa)
Psicolinguística (optativa)
Introdução à Análise de Discurso
Semântica e Pragmática (Linguística V)
Reflexões sobre os Diferentes Grupos Étnico-Sociais
Área: Língua Inglesa
Instrumento avaliativo: Prova escrita (com questões de listening, gramática e interpretação de texto).
Língua Inglesa III
Língua Inglesa V
Língua Inglesa VI
Língua Inglesa VII
Tradução (optativa)
Área: Literaturas de Língua Inglesa
Instrumento avaliativo: Execução de uma aula. No dia da banca, os acadêmicos terão de ministrar uma aula entre 40 e 50 minutos sobre um dos conteúdos previamente informados. O conteúdo será sorteado 10 minutos antes de cada banca, de forma individual, podendo coincidir ou não com algum tema sorteado anteriormente para outro acadêmico. O acadêmico deverá preparar de antemão um plano de aula para cada um dos seis temas sugeridos e, após o sorteio, utilizar apenas o plano correspondente ao conteúdo que irá ministrar, descartando os cinco planos restantes.
Primórdios da Literatura Inglesa
Literatura Norte-americana dos Séculos XVIII e XIX
Literatura Norte-americana dos Séculos XX e XXI
Literatura Britânica dos Séculos XVIII e XIX
Literatura Britânica dos Séculos XX e XXI
Literatura Pós-Colonial em Língua Inglesa
Área: Didáticas, práticas e estágios supervisionados em Língua Inglesa
Instrumento avaliativo: Execução de uma aula. No dia da banca, os acadêmicos terão de ministrar uma aula entre 40 e 50 minutos sobre um dos conteúdos previamente informados. O conteúdo será sorteado 10 minutos antes de cada banca, de forma individual, podendo coincidir ou não com algum tema sorteado anteriormente para outro acadêmico. O acadêmico deverá desenvolver atividades que contemplem as seguintes habilidades comunicativas: speaking, writing, listening e Reading e simular situações reais do uso da língua em sala de aula. O acadêmico deverá preparar de antemão um plano de aula para cada um dos seis temas sugeridos acima e, após o sorteio, utilizar apenas o plano correspondente ao conteúdo que irá ministrar, descartando os cinco planos restantes. Pode ser solicitada para o caso de Didática do ILE I a realização de Prova escrita, individual e sem consulta
Estágio Supervisionado em Língua Inglesa I
Estágio supervisionado em Língua Inglesa II
Didática do ILE I
Didática do ILE II
Didática do ILE III
Práticas Pedagógicas em ILE I
Práticas Pedagógicas em ILE II
Área: Estágio e Literaturas Francesas / Francófonas
Instrumento avaliativo: Prova didática com duração de 1h20mn (mínimo) a 1h40 (máximo).
Estágio Supervisionado em FLE I
Estágio Supervisionado em FLE II
Literatura Francesa III
Literatura Francesa IV
Área: Educação
Instrumento avaliativo: entrevista oral considerando-se conteúdos das disciplinas.
Didática Geral
Psicologia da Educação
Filosofia da Educação
Política e Legislação Educacional Brasileira – POLEB
Área: LIBRAS e Fundamentos
Instrumento avaliativo: Prova escrita e entrevista relacionada a temas das áreas de conhecimentos.
Introdução à Libras
Fundamentos de Educação para Portadores de Necessidades Especiais