MANUTENÇÃO DOS SISTEMAS SIG

avisoPrezados usuários,

O Núcleo de Tecnologia da Informação informa que os Sistemas Integrados de Gestão (SIPAC, SIGRH e SIGAA) ficarão indisponíveis no dia 16/08, quinta-feira.

O objetivo da manutenção será a atualização da infraestrutura do banco de dados, não sendo alterada nenhuma funcionalidade do sistema neste momento.

Desde já, agradecemos a compreensão de todos.

Equipe NTI.

Atualização do Serviço de Email

Tx5dB9Q

Senhores Usuários,

O Núcleo de Tecnologia da Informação está trabalhando na atualização do serviço de e-mail institucional e este processo encontra-se na fase de migração dos dados. Com a nova versão do serviço, os usuários receberão melhorias, tais como: aumento da cota individual de  armazenamento para 5GB e a possibilidade de comunicação interna por chat.

Neste momento, as mensagens das caixas de entrada dos usuários estão sendo transferidas do servidor antigo para o novo, e por isso algumas contas de usuários podem estar vazias ou sem todas as mensagens disponíveis. No decorrer desta semana, conforme o processo de migração estiver sendo finalizado, as caixas de entrada voltarão ao normal gradativamente.

Ao acessar o webmail, o usuário também poderá ser redirecionado a uma tela de “CONEXÃO NÃO SEGURA”, neste caso basta clicar em “AVANÇADO” e em seguida “IR PARA WEBMAIL”. Tão logo seja finalizado a migração dos dados, essas inconsistências serão corrigidas.

Informamos também que, conforme nossa politica de email, NÃO solicitamos, através de correio eletrônico, informações de atualizações de dados cadastrais e pessoais. Assim, caso o usuário receba em seu email alguma mensagem solicitando estas informações, deverá marcá-la como spam.

Qualquer dúvida, estamos a disposição.

Contato pelo Whatsapp – (96) 99933-3908

Ou ligue para (96) 3312-1733

Agradecemos a compreensão de todos.

26172023_1566631976760558_3338760830262389417_o

O Núcleo de Tecnologia da Informação passa a disponibilizar novo formato de acesso à plataformas para leitura de e-books contratados pela Universidade Federal do Amapá – UNIFAP. O objetivo é ampliar o uso das ferramentas, que até então só poderiam ser acessadas de conexões originadas da rede de computadores da UNIFAP.

Com a novidade, os Discentes, Docentes e Técnicos Administrativos poderão utilizar os serviços a partir de seus próprios dispositivos, bastando possuir conexão com a internet, inclusive fora da UNIFAP.

Para ter acesso aos E-books visite o portal web da UNIFAP <http://www.unifap.br/> e no menu serviços, clique em BIBLIOTECA – EBOOKS, ou acesse o link direto <https://ebooks.unifap.br/>.

Para acessar as plataformas de ebooks, será solicitado LOGIN e SENHA do SIGAA/SIPAC/SIGRH.

 

NTI RENOVA ESTRUTURA DE DADOS DA BIBLIOTECA E NÚCLEO DE ACESSIBILIDADE E INCLUSÃO

22426447_1494209767336113_995679053063795834_o

O Núcleo de Tecnologia da Informação – NTI, entrega nova rede de dados para mais dois prédios a Universidade Federal do Amapá – UNIFAP. Nesta nova etapa foram renovados a rede de dados dos prédios da Biblioteca Central e Núcleo de Acessibilidade e Inclusão – NAI, sendo implantados 36 pontos cabeados no NAI e 104 na Biblioteca. Também foram disponibilizados 07 pontos de de acesso WI-FI EDUROAM.

De acordo com a Diretora da Biblioteca Central, Maria do Carmo Lima Marques, a renovação da rede de dados era fundamental para os serviços prestados à comunidade acadêmica. “Uma boa estrutura de dados é imprescindível para o bom andamento dos serviços de uma biblioteca universitária, onde o armazenamento e disseminação de dados e informações são necessários para o atendimento da comunidade acadêmica e usuários externos”, ressaltou Do Carmo.

“A Biblioteca informatizada e reestruturada poderá desenvolver suas atividades proporcionando maior agilidade, segurança, facilidade na recuperação de informações, além de intensificar seus treinamentos, seja na plataforma de e-books, portal capes ou outras bases de dados disponíveis na UNIFAP”, afirma Do Carmo.

Para Myryan Sylvia Sousa de Almeida, técnica em assuntos educacionais, a nova estrutura de dados, além de beneficiar as pesquisas dos acadêmicos assistidos pelo NAI, irá auxiliar a administração do Núcleo. “ A implantação da estrutura de dados facilita muito o trabalho administrativo e pedagógico, tendo em vista que o acesso à internet é essencial para serviços administrativos, além de favorecer as pesquisas dos acadêmicos. Também ajudará muito no trabalho de adaptação de material didático acessível, considerando que temos impressoras, digitalizador e leitor braille, que necessitam de internet para seu funcionamento”, disse Myryan.

O próximo local a ser atendido pelo projeto do NTI, para implantação de nova estrutura de dados, será o Campus Santana.

NTI PROMOVE TREINAMENTO DO MÓDULO SIGAA/BIBLIOTECA

IMG_3518

O Módulo Biblioteca integra o Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas (SIGAA) e disponibiliza uma variedade de funcionalidades voltadas ao gerenciamento de funções bibliotecárias, sendo elas: administração, processos técnicos, aquisição, catalogação, circulação, informação e referência, intercâmbio, produções acadêmicas e relatórios.

O Núcleo de Tecnologia da Informação (NTI), como encarregado pela implantação do sistema, promoveu um encontro presencial entre a colaboradora da empresa contratada SIG Software & Consultoria, e os servidores da Biblioteca Central (BAC), para troca de informações e capacitação. O encontro ocorreu no período de 02 à 06 de Outubro, no laboratório de Informática da própria Biblioteca.

A Analista de Relacionamento da SIG Software, Alexsandra Santana dos Santos Melo, ressaltou a  importância do funcionamento do Módulo para a universidade. “Com a implantação do Módulo Biblioteca do SIGAA serão geradas inovações nos serviços prestados pela Biblioteca da Instituição, solucionando problemas como, por exemplo, o empréstimo inter-bibliotecas, que não ocorria, e a possibilidade de registrar interrupções em dias de feriados, o que beneficiará o usuário, pois os prazos de empréstimos serão recalculados. Além da possibilidade das bibliotecas dos Campi utilizarem o módulo de forma diferenciada, pois é possível configurar, por exemplo, políticas de empréstimos diferentes das da Biblioteca Central”, afirmou Alexsandra.

A Diretora da Biblioteca Central, Maria do Carmo Lima Marques, explica que o treinamento foi primordial para a melhoria na operacionalização do módulo, haja vista que haviam algumas dificuldades para manuseá-lo de forma completa. “A vinda da instrutora Alexsandra Santana, juntamente com o NTI, que viabilizou a capacitação, assegurou o aprendizado, além de sanar dúvidas existentes no módulo, repassando, de forma prática, formas para navegar no sistema, assim como na logística de inserir livros, periódicos e outros materiais, tornando assim o processo mais ágil”, disse Do Carmo.

PRÉDIO DE CURSOS DE CIÊNCIAS EXATAS E TECNOLÓGICAS E PRÉDIO DE ENFERMAGEM RECEBEM SISTEMA DE PROJEÇÃO

Jpeg

O Núcleo de Tecnologia da Informação finalizou a implantação de estrutura de projeção no prédio que atende os cursos de Engenharia Elétrica, Ciências da Computação e Arquitetura, além do prédio do curso de Enfermagem. Estes ambientes foram os primeiros atendidos por projeto que prevê a implantação de sistemas de projeção em ambientes acadêmicos, possuindo alinhamento com o Objetivo Estratégico Nº 47 “Ampliar/Implantar Sistema de Projeção nas Salas de Aula da UNIFAP”, constante no Plano Diretor de Tecnologia da Informação – PDTI.

O sistema foi implantado em 18 ambientes do prédio de cursos de ciências exatas e tecnológicas, dentre eles, laboratórios, salas de aula, auditório e sala de reunião. Já no prédio de Enfermagem, foram 06 ambientes, entre eles, 01 auditório e 05 salas de aulas.

Para o Pró-Reitor, Adolfo Francesco de Oliveira, o projeto proporciona uma maior dinamicidade na relação de ensino-aprendizagem, que favorece discentes e docentes. “Melhora muita nossa dinâmica na sala de aula, não teremos mais que ficar carregando data show e nem caixinhas de som, pois já vem acoplado. É muito mais prático para o professor, pois antes não tínhamos a quantidade de data show suficiente para todos, então o professor tinha que ir para o quadro escrever, o que acabava nos tomando muito tempo”, ressaltou Adolfo.

“Por exemplo, se eu pego uma disciplina de 60h, e for calcular o tempo que se perde escrevendo no quadro, é um tempo precioso em que poderíamos estar dialogando com o aluno, conversando, tirando dúvidas, interagindo com a disciplina. Então o sistema como um todo, áudio e vídeo, oferece maior dinamicidade na relação de ensino-aprendizagem, além de nos economizar tempo e nos proporcionar uma gama de recursos ao elaborarmos nossas aulas” afirmou Adolfo.

A professora Marina Noli Bittencourt, vice-coordenadora do curso de Enfermagem, destaca a importância do sistema de projeção para o colegiado. “Por ser um sistema fixo e fácil de utilizar, acaba facilitando o trabalho do professor e da coordenação que não precisarão mais que se preocupar em ter um data show para cada sala de aula. Destaco também a importância do sistema de som, que por muitas vezes complementa nossa aula teórica”, disse Marina.

Vale lembrar que cada docente receberá um cabo HDMI, para poder conectar seu equipamento ao sistema implantado. Os docentes que tiverem interesse devem procurar o Núcleo de Tecnologia da Informação – NTI.

LABORATÓRIO DO CAMPUS SANTANA GANHA NOVOS COMPUTADORES

IMG_3126

O laboratório de informática do Campus Santana da Universidade Federal do Amapá, que atende aos cursos de Filosofia, Letras, Pedagogia e Química, foi equipado com 25 novos computadores, que substituem equipamentos obsoletos e que já apresentavam problemas em seu funcionamento.

A Professora Rauliette Lima, diretora do Campus Santana, evidenciou a importância de investir em infraestrutura no Campus, para garantir um processo de ensino-aprendizagem de qualidade e pela preparação de seus cursos, que em breve passarão por avaliação do MEC. “Com a instalação dessa nova estrutura no Campus Santana, a nosso ver, certamente proporcionará aos nossos discentes e docentes ferramentas importantes que contribuirão para o desenvolvimento e aprimoramento dos seus estudos e pesquisas, favorecendo um ensino-aprendizagem de qualidade. E mais: Melhorar a infraestrutura do Campus, sobretudo na preparação para futura avaliação da comissão do MEC, nesse aspecto”, ressaltou Rauliette.

IMG_3127-2

Para o estudante de Filosofia, Jeovani Alencar, o acesso à internet possibilita o desenvolvimento de suas atividades acadêmicas com agilidade. “Teremos uma maior possibilidade de desenvolvermos nossas atividades do curso com mais facilidade, sem ter que buscar em outros lugares equipamentos para realizar tarefas acadêmicas.”

Além de receber os novos computadores, o Campus Santana contará com uma nova infraestrutura de Dados (162 pontos de acesso cabeado e 13 Wi-fi), cujo trabalho de implantação iniciou-se nesta segunda-feira, 11/09/2017.

IMG_3124

NOTA DE PARABENIZAÇÃO

A equipe do Núcleo de Tecnologia da Informação (NTI) parabeniza o Professor Rafael Pontes Lima, o qual a partir de hoje assume compromisso à frente da Secretaria de Ciência e Tecnologia (SETEC) do estado do Amapá.

Ao longo de 11 anos de serviços prestados à Universidade Federal do Amapá, o Prof. Rafael Pontes Lima dedicou 8 ao cargo de diretor do Núcleo de Tecnologia da Informação, onde contribuiu com diversos projetos, como a criação do Sistema Integrado de Gestão Universitária – SIGU, criação de laboratórios de informática, entre outros.

A família NTI sente-se muito honrada em ter feito parte da trajetória deste grande profissional e deseja-lhe sucesso nesta nova etapa de sua carreira. 

SALAS DE AULA DA UNIFAP RECEBEM SISTEMA DE PROJEÇÃO

projection and visualization

O Núcleo de Tecnologia da Informação (NTI) está executando mais um importante projeto para a UNIFAP, desta vez para implantação de estrutura de projeção em suas salas de aula. O projeto está alinhado com o Objetivo Estratégico Nº 47 “Ampliar/Implantar Sistema de Projeção nas Salas de Aula da UNIFAP”, constante no Plano Diretor de Tecnologia da Informação.

O projeto surgiu em 2015, através de pesquisa capitaneada pelo NTI para levantamento da situação das salas de aula da UNIFAP acerca da disponibilidade de tecnologias para apoiar atividades de ensino, como projetores, equipamento de som e disponibilidade de internet.

O projeto foi elaborado e desenvolvido levando em consideração o momento de limitação orçamentária pelo qual a UNIFAP vem passando, limitando-o a disponibilizar nova estrutura, ao menos neste primeiro momento, apenas para salas de aula. Os Kits são compostos por pontos elétricos, pontos de conexão HDMI, telas retráteis para projeção, suportes para fixação de projetores, projetores LED e sistemas de áudio.

O NTI mostra-se bastante satisfeito com os resultados das instalações dos equipamentos obtidos até o presente momento, e claro, por poder fazer parte de mais um importante projeto da UNIFAP, que certamente trará grandes benefícios para toda a Comunidade Acadêmica.