Você está visualizando atualmente PRÉDIO DO CURSO DE HISTÓRIA TEM ESTRUTURA DE DADOS RENOVADO.

PRÉDIO DO CURSO DE HISTÓRIA TEM ESTRUTURA DE DADOS RENOVADO.

Leandra Rodrigues

Esta foi a vez do curso de História ganhar nova estrutura de dados, recebendo pontos cabeados e sem fio para possibilitar o acesso de Discentes e Docentes à internet. Com a finalidade de suprir parte das necessidades do curso, o Núcleo de Tecnologia da Informação (NTI) disponibilizou 2 pontos de acesso a Rede WI-FI EDUROAM e 28 pontos de Rede cabeados, distribuídos em todas as dependências do Bloco S, que possui três (3) Salas de Aula, cinco (5) Gabinetes de Professores e uma (1) Sala de Reunião.

O NTI coletou requisitos, elaborou o Projeto de Rede e fiscalizou a execução do serviço, realizado por empresa contratada. O Analista de Tecnologia da Informação, Richardson Salomão, explica o que motivou execução do serviço. “O bloco ‘S’ não possuía rede de dados, impossibilitando o acesso de Discentes e Docentes à Internet.”, afirmou Richardson.

Segundo o Vice-Coordenador de História, Professor Edinaldo Pinheiro Nunes, a partir de agora os docentes/pesquisadores terão maior facilidade para se conectar à internet e poder manter contato diário com o mundo acadêmico. “De agora em diante os docentes e pesquisadores do colegiado de história terão maior facilidade para se conectar à internet e usá-la conforme a sua necessidade acadêmica, além de ter a internet como instrumento e ferramenta de pesquisa e aprendizagem, poderão socializar o conhecimento científico produzido na Universidade”, disse Edinaldo.

Para o acadêmico de História, Raimundo dos Santos, o acesso à internet é um instrumento que possibilita ao estudante obter as informações de forma mais ágil. “A internet é uma ferramenta que democratiza o conhecimento, possibilitando aos estudantes ter informações sobre diferentes lugares, ter acesso à produção acadêmica de outras instituições de forma rápida e instantânea”, afirmou Raimundo.

Já para o acadêmico Erison Alfaia Barbosa, o acesso à internet é essencial, pois facilita os estudos. “A internet hoje é fundamental na vida de qualquer acadêmico, visto que facilita muito a busca de textos em sites e revistas eletrônicas, além do mais, nos deixa por dentro dos acontecimentos do mundo”, disse Erison.

“Esses novos pontos de acesso vão enriquecer o aprendizado em sala de aula, tornando a vida dos estudantes de história mais fácil, além disso, o próprio professor vai ter como fazer pesquisas durante a aula, via internet, em caso de dúvidas, visto que muitas vezes temos que recorrer a alguns vídeos ou filmes”, ressalta Erison.