Como participar de uma conferência web RNP

1. Data e horário das atividades
  • Consultar o convite encaminhado por e-mail.

 

2. Instruções para entrar na sala virtual
  • O usuário participará a partir de sua instituição, utilizando um computador, smartphone ou tablet, com acesso a Internet (vide requisitos abaixo).

Para dispositivos smartphone ou tablet instale o app Adobe Connect

  • Abra o endereço da sala virtual indicado no convite
  • Escolha a opção “Entre como um convidado” e coloque como identificação
    • “<Seu_nome> – <Sigla_da_UORG>”
  • Mantenha o “microfone” sempre em “mudo” quando não estiver falando.
  • Questões podem ser colocadas na janela de “chat” durante a conferência.
  • Notas
    • Para um melhor aproveitamento dos eventos deverá optar por uma sala silenciosa e com o mínimo de movimentação de pessoas.
    • Entrar na sala virtual indicada acima 10 minutos antes para teste e adequação dos recursos (áudio, vídeo, etc.).

 

3. Requisitos do computador

Para obter sucesso na participação do evento, recomenda-se o uso de:

  • Computador Pentium IV de 1 GHz (ou superior) com no mínimo 512 MB de memória;
  • Adobe Flash Player instalado (versão 8 ou superior);
  • No Ubuntu Linux é necessário autorizar o acesso aos recursos microfone e auto-falantes, para isto faça:
    • Habilite o canal de software “Parceiros da Canonical”.
      • Abra o aplicativo “Central de Programas do Ubuntu”
      • Clique no menu Editar->Canais de Software
      • Clique na aba “Outros programas” e marque a opção ”Parceiros da Canonical” e clique em fechar
    • Abra um terminal
    • Instale o aplicativo de configuração do Adobe Flash:

sudo apt-get update && sudo apt-get install adobe-flash-properties-gtk

    • Execute o aplicativo de configuração do Adobe Flash:

 flash-player-properties

    • Clique na aba “Câmera e microfone”, no botão “Configurações de câmera e microfone pelo site”
    • Clique no botão “Adicionar” e no campo “domínio do site” coloque: webconf2.rnp.br. Na caixa de seleção “Quando este site quiser usar uma câmera ou um microfone” selecione a opção “permitir”.
    • Feche todas as janelas da ferramenta.
  • Enlace de acesso a Internet de no mínimo 256 Kbps;
  • Fone de ouvido com microfone (headset) em perfeito funcionamento;
  • Desejável webcam conectada ao computador;
  • Usar navegador Internet Explorer (8 ou superior), Mozilla Firefox (8 ou superior) ou Chrome;
  • Executar o teste de conectividade disponível em http://webconf2.rnp.br/common//help/en/support/meeting_test.htm
    • Caso apresente falha, verificar com o suporte local de TI se as portas 80 TCP, 443 TCP,  1935 TCP e 1935 UDP (por RTMP bidirecional) não estão bloqueadas pelo firewall da instituição.

 

4. Dentro da sala de conferência web

Ao entrar na sala você deverá AJUSTAR SEU ÁUDIO E MICROFONE. Para isso clique em “Reunião” e em seguida “Assistente de configuração de áudio…” e siga as orientações.

Configuração de áudio na webconf

Após o ajuste você deverá SILENCIAR SEU MICROFONE, ativando somente quando for falar.

Silenciar microfone webconf

Após o início da reunião, quando você desejar se manifestar deverá clicar em “Levantar a mão”. Isso é necessário para organização da reunião.

Interagindo na webconf