PROGRAMA SAÚDE NA ESCOLA

SEMINARIO 17-11-2015

O Programa Saúde na Escola (PSE) configura-se como uma política transversal de articulação entre as demais políticas e programas que tem como finalidade a promoção à saúde, prevenção de doenças e agravos a saúde de escolares.

Instituído pelo decreto Presidencial 6286/2007, o PSE vem se ampliando como uma estratégia que possibilita o exercício da cidadania com mais autonomia, bem como a identificação de estratégias de enfrentamento das vulnerabilidades sociais as quais estão expostas crianças, adolescentes, jovens e adultos inseridos (as) no contexto escolar.

Por ser a escola um espaço vivo, de pessoas concretas e diversificadas em suas essências e de contínua socialização e trocas, é imprescindível que seja vislumbrada como um espaço propício para práticas educativas diversas, que venham ao encontro da formação cidadã na integralidade. Contudo, para que estas práticas se concretizem como mecanismos de fortalecimento da educação enquanto instrumento de transformação, faz-se necessário uma organização no processo de trabalho dos atores que desejam se envolver neste processo.

Considerando que a Secretaria de Estado da Saúde e Secretaria de Estado da Educação, através do Grupo de Trabalho Intersetorial Estadual (GTIE/PSE), tem dentre suas atribuições realizar a articulação, integração e interação das Políticas, Programas e Projetos governamentais e não governamentais que utilizam como cenário de atuação a escola, para que estas ocorram em consonância com o Currículo Escolar, obedecendo a um Planejamento Integrado, sem que haja comprometimento do Calendário Escolar, e que o resultado das atividades que ali se desenvolvem se materialize na formação integral dos educandos, a Secretaria de Estado da Saúde e Secretaria de Estado da Educação, através do GTIE do Programa Saúde na Escola estarão realizando o I Seminário Estadual de Apresentação do PSE para os Segmentos da Sociedade Amapaense que desenvolvem atividades de promoção a saúde, prevenção de doenças e agravos em crianças, adolescentes e jovens matriculados nas escolas da rede pública (municipal e estadual) do Estado do Amapá.

Face ao exposto, convida-se Vossa Senhoria para participar conosco deste encontro, bem como envolver as equipes desta Instituição, que realizam e/ou que têm a pretensão de realizar atividades nas escolas públicas deste Estado, quer na esfera estadual e/ou municipal, em especial nas Escolas Indígenas do Município de Oiapoque.

Data: 26 de novembro de 2015.

Local: Museu Sacaca.

Horário: 08:00h às 12:00h e 14:00h às 18:00h.

Ressalta-se que, estamos disponibilizando 03 (três0 vagas para esta instituição. Ficha de inscrição em anexo.

FORMULÁRIO DE INSCRIÇÕES 17-11-2015

Atenciosamente,