Nota de esclarecimento sobre a oferta de vagas no processo seletivo 2016

Teve início no Campus Binacional de Oiapoque em 2014 sete novos cursos de graduação para atender uma demanda regional expressiva pelo ensino superior. O planejamento da UNIFAP incluía a construção de 3 blocos de salas de aula, laboratórios e dependências administrativas para abrigar os novos cursos. Entretanto, dificuldades técnicas, administrativas e financeiras frustraram o cronograma inicial das obras.
Atualmente, já inauguramos o Bloco A e a construção dos Blocos B e C estão em andamento, com conclusão prevista para o primeiro semestre de 2017. Para alocar turmas provisoriamente até a conclusão das obras a instituição providenciou o aluguel de 9 salas e 1 auditório no centro da cidade, que foram totalmente aparelhadas para receber as atividades acadêmicas, que envolvem próximo de mil alunos matriculados.
Por decisão da gestão, considerando recomendações dos órgãos fiscalizadores e nossa atual infraestrutura, optou-se por não realizar ingresso de novos alunos em 2016. Pretendemos voltar a ofertar vagas nos cursos de graduação em 2017, após a conclusão das obras dos blocos B e C, que irão solucionar definitivamente nosso problema de infraestrutura.
Teremos certamente mais um ano de cortes orçamentários e dificuldades oriundas da instabilidade econômica e política de nosso país, mas esta gestão não poupará esforços para dar celeridade às obras e consolidar os novos cursos de graduação do Campus Binacional, prezando pela qualidade, em detrimento da quantidade.
Lamentamos profundamente que esta decisão venha a comprometer o desejo de milhares de candidatos de ingressar nos cursos de graduação do Campus Binacional em 2016. Entretanto, não poderíamos comprometer a qualidade e a eficiência da instituição com o crescimento irresponsável do número de alunos matriculados. Certos da compreensão de toda a comunidade regional interessada em ingressar nesta instituição, garantimos nosso compromisso na continuidade, desenvolvimento e consolidação do Campus Binacional de Oiapoque e esperamos em breve poder ampliar o número de alunos matriculados.

Atenciosamente,
Eduardo Margarit Alfena do Carmo