SIGAA/GRADUAÇÃO, O NOVO SISTEMA ACADÊMICO DA UNIFAP

(Laiza Mangas)

O SIGAA (Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas) é o novo sistema de gerenciamento acadêmico da Universidade Federal do Amapá (UNIFAP), e entrará em funcionamento a partir do 05 de dezembro de 2016, neste primeiro momento apenas para a Graduação.

Essa nova ferramenta trará melhorias na disponibilização e consistência das informações acadêmicas. Ele é destinado a alunos, professores, coordenadores de curso, diretores de unidade acadêmica e servidores técnico-administrativos, “O SIGAA/Graduação vai contemplar todas as atividades acadêmicas. Vai atender aquilo que nós já tínhamos no nosso antigo sistema, SIGU, de uma maneira mais completa”, diz Fernando Ubiratan, analista de negócio do módulo acadêmico.

Através do SIGAA/Graduação será possível realizar tanto as tarefas que já faziam parte do antigo sistema, quanto trará novas funcionalidades, como, por exemplo, o Ambiente Virtual de Aprendizagem (Turma Digital).

O AVA funcionará como uma turma digital, um ambiente onde o professor poderá postar materiais e se comunicar com os alunos. Haverá também um calendário acadêmico, independente entre os cursos. “O aluno vai poder acompanhar o período de avaliação e os professores vão poder, além de lançar aulas, também incluir materiais através do ambiente virtual de aprendizado”, explicou Michael Oliveira, técnico de TI do Departamento de Registro e Controle Acadêmico (DERCA).

Para o diretor do Núcleo de Tecnologia da Informação, Jefferson Martins, os pontos positivos do novo sistema são praticidade e transparência, “O SIGAA é muito utilizado em várias Universidades Brasileiras, é um sistema maduro e possuí um conjunto de funcionalidades que apoiam tanto o administrativo quanto o acadêmico”, diz Jefferson.

Uma facilidade de acesso ofertada pelo sistema é a versão MOBILE, em que o usuário terá uma maior facilidade de acessar pelo navegador do seu celular.

Para acessar a ferramenta, será necessário realizar um auto-cadastro pelo próprio SIGAA. Agora, o login será personalizável e definido pelo próprio usuário, dessa forma, não será mais utilizado o CPF.

Atenção! Todos os Professores e Alunos deverão acessar o SIGAA para realizar seu cadastro, atualizar suas informações, e configurar login e senha, seguindo as instruções disponibilizadas do SIGid.

MANUAL PARA CADASTRO DO DISCENTE