Egresso do Curso de Licenciatura Intercultural Indígena é aprovado no Mestrado em Antropologia da UFPA

Atividade prática do Projeto de Extensão “Produção e Edição de Vídeos de Com a equipe de acadêmicos do CLII durante atividades do Projeto de Extensão “Levantamento de Dados Sociolinguísticos do Povo Palikur na T.I. Uaçá”, 2013.

Sair da aldeia, passar por dificuldades financeiras na cidade e ter que se comunicar em português são grandes barreiras, mas que os alunos do Curso de Licenciatura Intercultural Indígena, Campus Binacional do Oiapoque, precisam ultrapassar. Esses foram alguns dos desafios enfrentados por Adonias Guiome Ioiô, indígena Palikur-Arukwayene, aprovado no Mestrado em Antropologia da Universidade Federal do Pará. Adonias estudou o ensino fundamental e médio na E.I.E. Moisés Iaparrá, na Aldeia Kumenê, onde é professor. Ao ingressar no curso de Licenciatura Intercultural Indígena (CLII) teve que intensificar a leitura e escrita em português, idioma que ele, falante nativo do Parikwaki, pouco dominava. Durante a graduação Adonias participou de projetos de extensão e pesquisa voltados para a descrição, estudo, promoção e valorização de sua língua e cultura, todos coordenados pela docente do CLII,  Dra. Elissandra Barros, sua orientadora.

Adonias Guiome Ioiô e o sábio Wet, durante a palestra “Memórias e história dos Arukwayene através do projeto Saberes Indígenas na Escola Palikur”, promovida pelo CLII, julho de 2016.

Adonias também foi bolsista do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) e assumiu a função de Supervisor no mesmo programa. Após o término da graduação Adonias continuou como pesquisador, dessa vez ligado ao Núcleo Kusuvwi de Estudos Palikur-Arukwayene (NUKEPA), grupo de pesquisa do CLII que visa fomentar a pesquisa com e entre os Palikur-Arukwayene, produzir conhecimento científico com e sobre este povo, além de formar pesquisadores indígenas e possibilitar que as pesquisas realizadas sobre o povo também retornem para a aldeia como fonte de estudos e conhecimento para a comunidade indígena.

Com o sábio Wet, durante o ritual Kayka Aramtem, na aldeia Mawihgi, 2016.

Atualmente, Adonias é orientador do Saberes Indígenas na Escola Palikur e um dos idealizadores do NIRAKAH, o Centro Arukwayene de Compartilhamento de Conhecimentos, Ideias e Saberes. Para o futuro Mestre em Antropologia, a formação acadêmica é uma forma de “ajudar meu povo a valorizar e fortalecer a nossa cultura, língua e identidade” e destaca também que “minha preocupação enquanto pesquisador e professor de Cultura Indígena é registrar e documentar as histórias e memórias do meu povo e possibilitar que esse conhecimento seja compartilhando com a comunidade e a escola. A Licenciatura Indígena me abriu portas para vários tipos de conhecimento, principalmente para compreender a importância da minha própria cultura”.

Atividade prática do Projeto de Extensão “Produção e Edição de Vídeos de Documentação com Povos Indígenas”, 2013.

O Curso de Licenciatura Intercultural Indígena da Universidade Federal do Amapá é ofertado no Campus Binacional do Oiapoque desde 2007 e já formou dezenas de professores pertencentes aos povos Galibi-Maworno, Galibi-Kalinã, Karipuna, Palikur-Arukayene, Waiãpi, Apalai, Waiana, Tiriyó e Kaxuyana. Em 2017 o CLII completa dez anos atuando na formação de professores e pesquisadores indígenas do Amapá e Norte do Pará, sendo um dos primeiros cursos de formação superior indígena criados no Brasil.

Na formatura, com o diploma do Curso de Licenciatura Intercultural Indígena, 2015.