FOI APROVADO O PRIMEIRO CURSO PRESENCIAL DE PÓS-GRADUAÇÃO DO CAMPUS BINACIONAL DE OIAPOQUE

LOGOMARCA DA ESPECIALIZAÇÃO

É com muita alegria e satisfação que informamos a sociedade do Município de Oiapoque que foi aprovado o primeiro curso de Pós-Graduação do Campus Binacional que se trata da Especialização em Geografia Lato Sensu “Relações Socioespaciais na Fronteira Franco-Brasileira: Ensino e Desenvolvimento Local” por meio da Resolução do Conselho Superior da Universidade Federal do Amapá nº 09/2017 publicada em 08 de maio de 2017 O projeto do curso de especialização foi elaborado pelo corpo docente do colegiado de Geografia em parceria com os programas de Pós-graduação em Geografia das Universidades Federais do Ceará e Pará.

O curso contará com três linhas de pesquisas i) Geoturismo e Planejamento Ambiental que contempla os estudos voltados para as práticas turísticas numa perspectiva relacionada a sustentabilidade ambiental integrada com ações inerentes ao planejamento de projetos turísticos inseridos na fronteira; ii) Gestão e Ordenamento Territorial discorre sobre a contribuição do ordenamento territorial para o estabelecimento de ações que venham contribuir com a melhoria do planejamento e gestão pública e, iii) Políticas Educacionais e Sustentabilidade realiza análises das políticas educacionais voltadas a construção de uma relação significativa entre os processos de ensino e aprendizagem levando-se em consideração o desenvolvimento local. Ressalta-se que o público alvo da especialização corresponde aos portadores de título de graduação em Geografia e áreas afins.

Tendo em vista realizar uma formação de excelência, o corpo docente da especialização é constituído por professores com elevada qualificação profissional, a seguir apresentamos os colaboradores:

v  Prof. Ms. Adriano Michel Helfenstein – UNIFAP

v  Profª Drª Adryane Gorayeb – UFC

v  Prof. Ms. Alexandre Luiz Rauber – UNIFAP

v  Prof. Ms. Ana Flavia de Albuquerque – UNIFAPCORPO DOCENTE COGEO - OIAPOQUE

v  Prof. Dr. Carlos Alexandre Leão Bordalo – UFPA

v  Prof. Dr. Edson Vicente da Silva – UFC

v  Prof. Ms. Edenilson Dutra Moura – UNIFAP

v  Prof. Ms. Eduardo Margarit Alfena do Carmo –UNIFAP

v  Prof. Dr. Francisco Otávio Landim Neto – UNIFAP

v  Prof. Dr. José Mauro Palhares – UNIFAP

v  Prof. Ms. Maria de Jesus Ferreira César de Albuquerque – UNIFAP

v  Prof. Ms. Sâmella Patricia Lima Paungartten – UNIFAP

v  Prof. Ms. Uédio Robds da Silva Leite – UNIFAP

O curso terá duração de 12 meses com previsão de início das atividades em setembro de 2017, com a carga horária de 410 horas. As aulas presenciais acontecerão quinzenalmente nas sextas-feiras a noite e aos sábados no período diurno. Em breve será divulgado o edital de seleção do curso de especialização com maiores informações aos interessados.

Prof. Dr. José Mauro Palhares

(Coordenador da Especialização)

Prof. Ms Uédio Robds da Silva Leite

(Vice coordenador da Especialização)