CAMPUS BINACIONAL DE OIAPOQUE RECEBE A ILUSTRÍSSIMA SRA. ANNE GAZEAU-SECRET: CONSELHEIRA EM SERVIÇO EXTRAORDINÁRIO DO GOVERNO FRANCÊS

ANNE GAZEAU-SECRET

A Universidade Federal do Amapá, por meio da Coordenação de Pesquisa, Extensão e Ações Comunitárias (COPEA) em Oiapoque, tem a satisfação de anunciar a toda comunidade acadêmica a visita da ilustríssima Sra. Anne Gazeau-Secret (Conselheira em Serviço Extraordinário do Governo Francês) à UNIFAP.

A visita da diplomata ao Brasil ocorrerá no mês de agosto de 2017. Na ocasião, Anne Gazeau-Secret fará apresentação única da Conferência internacional “Francophonie, diversité culturelle et mondialisation”, evento organizado pelo projeto de extensão homônimo coordenado pela prof.ª Me. Mariana Janaina dos Santos Alves, com a participação da Prof.ª Dr.ª Fabíola do Socorro Figueiredo dos Reis e a monitoria realizada pelos acadêmicos de Letras e outros cursos do Binacional. Em Macapá, o evento será organizado pela prof.ª Dr.ª Natali Fabiana Costa e Silva (Campus Santana).

O evento consiste em duas conferências, com o mesmo tema, que serão realizadas da seguinte forma: a primeira, em Oiapoque (dia 25 de agosto de 2017) no Fórum da cidade. E, a segunda, em Macapá (dia 30 de agosto de 2017) em local a ser definido. Ambas as apresentações têm como público-alvo os acadêmicos da UNIFAP.

INFORMAÇÕES SOBRE ANNE GAZEAU-SECRET:

A conferencista é diplomata de carreira, já trabalhou como diretora geral da DgCiD (Direction générale de la Coopération internationale et du Développement/ Direção Geral de Cooperação internacional e do desenvolvimento francês) e dispõe de uma grande experiência em matéria de diplomacia e relações internacionais). Anne Gazeau-Secret atuou como representante da França em organizações internacionais diversas: primeiro, a Organização das Nações Unidas (ONU) em Nova York, a Organização para a proibição de Armas Químicas (OIAC Organisation pour l’Interdiction des armeschimiques) e atuou como diplomata bilateral em Genebra e Copenhague.

Anne Gazeau-Secret foi encarregada das questões europeias, e trabalhou com Claude CHEYSSON e Roland DUMAS. Nas questões humanitárias trabalhou com Bernard KOUCHNER e nas questões internacionais em La Haye. Por fim, a conferencista foi porta voz do Ministério de Relações estrangeiras sob autoridade do ministro Hubert VEDRINE. Em abril de 2009, tornou-se Conselheira de Estado em Serviço de Extraordinário. A formação acadêmica da diplomata é licenciatura em Letras, pelo l’Institut d’Études politiques de Paris (Instituto de Estudos Políticos de Paris), ensinou no l’Institut d’Etudes Politiques d’Aix en Provence (no Instituto de Estudos Políticos d’Aix en Provence ) onde coordenou o programa de Mestrado Relações Internacionais.

Devido a ampla formação da conferencista, a coordenação de Pesquisa, Extensão e Ações Comunitárias (COPEA), em consonância com o Colegiado de Letras do Campus Binacional e Santana receberão a diplomata no Brasil para o evento que será um marco nas relações interinstitucionais da UNIFAP.

INSCRIÇÕES: NO CREDENCIAMENTO AS 15H NO LOCAL DO EVENTO.

OIAPOQUE: FÓRUM DA CIDADE

DIA: 25 DE AGOSTO DE 2017