É a Pedagogia em movimento! Plano de Ação “Escola e Família” aconteceu na E.M.E.F. “Profª Márcia do Socorro”

Grupo de Acadêmicos, Prof. Dr. Ademar Alves dos Santos, Participantes e Parceiros

Um grupo unido e colaborativo, define o Prof. Dr. Ademar Alves dos Santos, Orientador de Estágio do curso de Pedagogia/UNIFAP, quando perguntado sobre a atuação do denominado Grupo Amarelo de Estágio Supervisionado em Gestão e Coordenação Pedagógica Escolar, na escola municipal “Profª Márcia do Socorro Lima de França”.

O grupo é constituído pelos acadêmicos Alan Targino de Oliveira Cruz, Ludiana da Silva e Silva, Maria Germano de Brito de Maria, Naise Fernanda Gomes dos Santos, Rosiane da Costa Santana e Walter Wilker Cardoso Ferreira, todos do 7º período do Curso de Pedagogia, Turma 2014.2, da Universidade Federal do Amapá – UNIFAP, Campus Binacional de Oiapoque, sob orientação do Prof. Dr. Ademar Alves dos Santos.

O Orientador de Estágio, Prof. Dr. Ademar Alves dos Santos, destaca que o Plano de Ação do grupo, abordou a importância da parceria entre Escola e Pais, marcando assim, o final das atividades de estágio supervisionado na área da Gestão, naquela unidade escolar.

A acadêmica Rosiane da Costa Santana, integrante do Grupo Amarelo, explicou que o objetivo central da proposta, foi proporcionar aos pais dos alunos dos 4º e 5º anos do Ensino Fundamental, objeto da nossa ação, um momento significativo de reflexão acerca da importância da participação da família na vida escolar de seus filhos. Reitera ainda, que esta participação é mola propulsora para que o processo ensino e aprendizagem seja de fato, colaborativo e participativo entre os atores envolvidos, principalmente aos alunos que necessitam que este processo seja de qualidade.

O Prof. Dr. Ademar Alves dos Santos, complementa que os acadêmicos conseguiram dar sentido às atividades de estágio supervisionado, no sentido de desmitificar que o estágio é apenas uma atividade obrigatória, desconectada das práticas escolares e apenas obrigação do curso. Pelo contrário, reforça o professor, o estágio está sendo ressignificado tanto na forma de concebê-lo, quanto em sua execução na escola pública, não deixando de ser componente obrigatório para formação de professores.