I Seminário de Estágio Supervisionado do Curso de Pedagogia

Sem título

Aconteceu na noite de terça-feira, dia 12.12.17, às 19h, no Auditório Colares/UNIFAP, Campus Binacional de Oiapoque, o I Seminário de Estágio Supervisionado do Curso de Pedagogia, sob organização do Prof. Dr. Ademar Alves dos Santos, do Colegiado do Curso de Pedagogia, atualmente na função de Orientador de Estágio. A proposta do evento, explica o Prof. Dr. Ademar Alves dos Santos, foi proporcionar à comunidade acadêmica, um espaço dialógico para a reflexão sobre a importância do Estágio Supervisionado na e para a formação docente, nas áreas da Coordenação Pedagógica, da Gestão Escolar e dos Espaços não Escolares, como interfaces indissociáveis entre teoria e prática. Quatro trabalhos foram apresentados durante o evento, abordando temáticas bem distintas de acordo com as áreas estagiadas, através da exposição oral, com auxílios de banners ilustrativos e dos diários de campo construídos pelos estagiários para o registro de suas observações. Os banners e diários, estavam à disposição dos participantes e da visitação pública, no evento. Durante o evento, por Turmas e Grupos (Turma 2014.1, grupos Verde e Branco e Turma 2014.2, grupos Azul e Amarelo), de acordo com a programação, foram explanados e apresentados os resultados obtidos durante o período de estágio, finalizando a exposição com as respectivas intervenções, previstas nos Planos de Ação de cada turma e grupo, de forma bem lúdica, ilustrativa e metódica. Em relação às intervenções, o Prof. Dr. Ademar Alves dos Santos, explicou que tais atividades estavam previstas na normativa de estágio em vigor e que as mesmas foram elaboradas em parceria com a instituição concedente, em um verdadeiro trabalho de parceria e colaboração. Sem título3

As comunidades beneficiadas com os trabalhos dos acadêmicos foram: (1) Vila Velha de Cassiporé (Turma 2014.1, Grupo Branco, com a temática Saúde e Limpeza: pensar no futuro é agir agora, com os estagiários Benervaldo, Aline Bastos, Flaviany, Francisco, Meggy, Mislene, Patrícia Oliveira e Raimunda) e (2) Vila Vitória (Turma 2014.1, Grupo Verde, com a temática Resíduos sólidos na comunidade de Vila Vitória, com os estagiários Anderson, Joana, Romenson, Sandrea, Simião e Tuani). Duas escolas públicas municipais foram beneficiadas também, durante o desenvolvimento dos estágios, cujos trabalhos foram apresentados na mesma noite, a saber: (a) “Profª Márcia do Socorro Lima de França” (Turma 2014.2, Grupo Amarelo, com a temática Escola e família caminhando juntas, com os estagiários Alan, Ludiana, Maria Germano, Naise, Rosiane Santana e Walter) e “Profª Maria Leopoldina Amaral Rodrigues” (Turma 2014.2, Grupo Azul, com a temática As relações interpessoais no ambiente escolar, com as estagiárias Cristiane, Maelen, Mayara, Silvana e Vanessa).

I Seminário de Estágio Supervisionado do Curso de Pedagogia

O I Seminário de Estágio Supervisionado do Curso de Pedagogia, explica o Prof. Dr. Ademar Alves dos Santos, vem consolidar práticas exitosas que corroboraram para o desenvolvimento de habilidades e competências tão necessárias para o pedagogo do século XXI.

Sem título4 O Prof. Dr. Ademar Alves dos Santos, encerra, destacando que sua preocupação maior nas disciplinas de Estágio Supervisionado é com a formação mais humanizada, crítica e complexa desses pedagogos e que esses futuros profissionais da educação, possam compreender a importância das teorias estudadas em sala de aula, durante os oito semestres do curso e, ainda, que tenham sensibilidades para operacionalizá-las na prática e no contexto dos espaços educativos. Dessa forma, buscando participar ativamente da transformação da nossa sociedade e na/da construção da cidadania. Durante o evento o público foi agraciado com belíssimas canções natalinas, especialmente interpretadas na Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS), pela Pedagoga da escola municipal “Profº Rui Marques Lobo”, senhora Natália Lopes Picanço Maciel. Especial agradecimento à intérprete.