PROFESSORA DO CURSO DE ENFERMAGEM DEFENDE TESE DE DOUTORADO E PARTICIPA DE INVESTIGAÇÃO CIENTÍFICA EM COIMBRA

Sem título

A professora, Fernanda Matos Fernandes Castelo Branco do colegiado de Enfermagem defendeu no dia 26 de fevereiro, a tese de doutorado no Programa de Pós-Graduação Materno Infantil e Psiquiátrica da Escola de Enfermagem da Universidade de São Paulo (USP).

O trabalho teve como tema: “Padrões do consumo de substâncias psicoativas em comunidades indígenas da etnia Karipuna do município de Oiapoque-AP”. A banca foi composta pelo orientador Dr. Divane de Vargas, tendo como examinadoras as professoras: Dra. Lavínia Santos de Souza Oliveira (UNIFESP), Dra. Zila Van Der Meer Sanchez Dutenhefner (CHBC), Dra. Alaidistânia Aparecida Ferreira (UFAM) e Dra. Márcia Aparecida Ferreira de Oliveira (USP), no qual teceram vários elogios a candidata.

Sem título2

Após a defesa, a professora embarcou para Portugal, no qual foi aceita para realizar um “Percurso de Investigação Avançada de Curta Duração”, na Unidade de Investigação em Ciências da Saúde – Enfermagem, da Escola Superior de Enfermagem de Coimbra, sob orientação da professora Dra. Teresa Maria Diniz de Andrade Barroso, referente ao projeto: “Prevenção do uso/abuso de álcool e outras substâncias psicoativas ao longo do ciclo vital”

Segundo a professora está sendo uma excelente oportunidade para aprimorar os conhecimentos na área, além de trocar experiências entre as universidades envolvidas, já que os projetos envolvidos e cadastrados na Universidade Federal do Amapá seguem a mesma linha temática da professora de Coimbra, portanto espera-se que os trabalhos a serem executados no Campus sejam validados e engrandecidos pelos conteúdos adquiridos durante a estadia em Portugal.

Sem título3

Além da professora Fernanda, participa desta modalidade a professora Dra. Marina Nolli Bittenoncourt do curso de Enfermagem (Marco Zero), destacando que pela participação das professoras foi firmado termo de cooperação entre as duas universidades.