II Colóquio de Literatura Amapaense/Literatura de Fronteira do Campus Binacional

45405049_10217512422631464_8366843193097977856_n

O II Colóquio de Literatura Amapaense/Literatura de Fronteira é um evento promovido pelos alunos da disciplina Literatura Amapaense, do curso de Letras (Português/Francês) do Campus Binacional. Os trabalhos desenvolvidos durante o semestre envolvem diversos autores que dedicaram algumas linhas sobre a região. Análises sobre contos como “Aribamba”, do professor da UNIFAP Ramiro Batista,  “Mama Guga”, de Fernando Canto, ou os poemas de Marven J. Franklin também  fazem parte deste colóquio, cujo tema “Olhares sobre a Fronteira” provoca a reflexão sobre quem o sujeito literário que habita a fronteira Oiapoque/Guiana Francesa.

O evento também conta com a participação da Profa. Dra. Alai Garcia Diniz (Universidade Estadual do Oeste do Paraná – UNIOESTE), que fará uma palestra sobre o tem Literatura de Fronteira, e do professor Ramiro Esdras Carneiro Batista, do curso de Licenciatura Intercultural Indígena, na condição de escritor na fronteira.

 PROGRAMAÇÃO 

27 de novembro de 2018

Edifício Colares – Sala E1

 

INSCRIÇÕES GRATUITAS – VAGAS LIMITADAS

Certificado de ouvinte – 6 horas

 

17h20 –ABERTURA: Profa. Dra. Fabíola Reis

17h30 – PALESTRA DE ABERTURA: A Fronteira– Profa. Dra. Alai Garcia Diniz (UNIOESTE)

18h30 – COMUNICAÇÃO: Poesia na Fronteira – Poemas de Marven J. Franklin (Ranielly Fernandes da Silva, Ene dos Santos Silva, Diego Felipe Aniká, Suyane Gomes Paixão, Valdeir Loriano Florêncio, Delano Luiz do Nascimento Evangelista)

19h00 – COMUNICAÇÃO: Aspectos da Literatura de Fronteira: Mama Guga, de Fernando Canto (Gerriane Evangelista, Joel Silva de Souza, Natália Alves, Nander Amorim de Souza, Wenderson dos Santos Alves)

19h30 – Coffee-break 

19h45 –COMUNICAÇÃO: Crônicas Escolhidas – comentários sobre “Aribamba”, de Ramiro Esdras Carneiro Batista (Edielson Oliveira Pontes, Edinara Gomes Vilhena, Thálisson Teixeira Rabelo, Maycon Yago de Oliveira da Silva).

20h15 –COMUNICAÇÃO: A noite dos cristais, de Luís Fulano de Tal (Vanda Sena, Keity Cristina Santos dos Santos, Eranelza dos Santos, Anderneide Souza dos Santos).

20h45 –CONVERSA COM ESCRITORES DA/NA FRONTEIRA: Literatura e descolonialidade na fronteira Uyapkun – Prof. Ramiro Esdras Carneiro Batista (UNIFAP)

Roberto Veiga