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Sobre a Ouvidoria

CONVITE

A Auditoria Interna, a Comissão de Ética, a Corregedoria e a Ouvidoria da UNIFAP convidam toda a comunidade acadêmica (alunos, professores e técnicos) para participarem1 da campanha de Divulgação Itinerante das Unidades de Controle da IFES. A divulgação vem ocorrendo desde 2016 e agora serão alcançados todos os Departamentos Acadêmicos do Campus Marco Zero.

Venha conhecer um pouco mais sobre seus direitos dentro da Universidade! Não se cale!

Cronograma de Palestras:

DIVULGAÇÃO ITINERANTE DAS UNIDADES DE CONTROLE

DEPARTAMENTO/CURSOS

DATA

LOCAL

HORÁRIO

Departamento de Educação:

Educação Física e Pedagogia

22/08/2017

Auditório do DEPLA

Às 15

1 Os participantes receberão certificado de 4 horas.

2 Auditório do DEPLA: localizado no andar térreo do prédio de Letras e Artes nas proximidades da piscina e ginásio de esportes.

A Ouvidoria é a ponte que interliga a comunidade (acadêmica, docente e demais cidadãos) à Universidade. Ela atua em prol da resolução de possíveis conflitos e recebe denúncias, reclamações, solicitações, sugestões e elogios.

O recebimento dessas demandas pode se dar por telefone, e-mail, correios, visita presencial, ou através do Sistema de Ouvidorias do Poder Executivo Federal, e-OUV. Seja qual for a forma de contato escolhida, o anonimato, se solicitado, será garantido.

As manifestações são classificadas de acordo com o que o cidadão deseja. Veja na lista abaixo quando utilizar cada tipo:

SUGESTÃO: Se você tiver uma ideia, ou proposta de melhoria dos serviços públicos.

ELOGIO: Se você foi bem atendimento e está satisfeito com o atendimento, e/ou com o serviço que foi prestado.

SOLICITAÇÃO: Se você espera um atendimento ou a prestação de um serviço. Pode ser algo material, como receber um medicamento, ou a ação do órgão em uma situação específica. Por exemplo, se alimentos fora da validade estiverem à venda, você pode solicitar que um órgão público faça uma fiscalização.

RECLAMAÇÃO: Se você quer demonstrar a sua insatisfação com um serviço público. Você pode fazer críticas, relatar ineficiência. Também se aplica aos casos de omissão. Por exemplo, você procurou um atendimento ou serviço, e não teve resposta.

DENÚNCIA: Se você quer comunicar a ocorrência de um ato ilícito, uma irregularidade praticada por agentes públicos. Também pode ser usada para denunciar uma violação aos direitos humanos. Em alguns casos, a sua manifestação não será uma denúncia e sim uma solicitação. Por exemplo, se faltam remédios em um hospital público, você poderá fazer uma solicitação para que o órgão tome uma providência. Então, não se trata de uma denúncia.