0

OUVIDORIA

Seja muito bem vindo(a)!

Você está no site da Ouvidoria da Universidade Federal do Amapá-UNIFAP.
A Ouvidoria se caracteriza como um espaço democrático de participação efetiva da cidadania que tem preocupação com a qualidade da gestão da UNIFAP.

O que é a Ouvidoria?

Trata-se de um órgão de controle interno, que objetiva humanizar e estreitar as relações institucionais e pessoais estabelecidas no âmbito da UNIFAP. Um canal democrático efetivo, disponibilizado para o encaminhamento de soluções aos problemas identificados como ameaças ao bom funcionamento institucional.

Para que serve?

Serve como canal de interação e mediação entre a sociedade em geral e a gestão da UNIFAP. Através da Ouvidoria se estabelece um diálogo e uma comunicação ágil e direta, visando canalizar à uma solução, os interesses dos usuários, manifestos na forma de denúncias, reclamações, sugestões e, também, elogios, referentes aos serviços prestados pela instituição.
Sob a perspectiva cidadã, a Ouvidoria se configura como espaço para a prática efetiva da democracia participativa.

Sistema E-Ouv

Quando procurar a Ouvidoria?
Os cidadãos, sejam internos ou externos a UNIFAP podem recorrer à Ouvidoria quando não obtiverem resposta ou solução satisfatória das instâncias competentes para resolver uma determinada demanda, sentir-se mal-atendido ou deixar de ter seus direitos garantidos.

Deseja manifestar-se? Clique aqui.

Manifestações

Manifestações para a ouvidoria da UNIFAP, digite: UNIFAP – Universidade Federal do Amapá
Denúncia
: comunicação de prática de ato ilícito cuja solução dependa da atuação de órgão de controle interno ou externo
Reclamação: demonstração de insatisfação relativa a serviço público
Solicitação: requerimento de adoção de providência por parte da Administração
Sugestão: contribuição para a melhoria na prestação do serviço público.
Elogio: demonstração ou reconhecimento ou satisfação sobre o serviço oferecido ou atendimento recebido
Simplifique!: propor as melhorias de procedimentos que julgar necessárias e denunciar o descumprimento do Decreto 9094

 

Identificação do Manifestante

Quando é solicitada, a Ouvidoria preserva a identidade dos envolvidos e mantém sigilo absoluto sobre as informações tratadas. Quanto ao aspecto “identidade”, é importante esclarecer que existem três possibilidades de escolha por parte do usuário, que poderá selecionar somente uma (“Quero me identificar sem restrição”, “Quero me identificar com restrição”, e anônimo). Quando você se identificar sem restrição, os setores pelos quais sua manifestação tramitar saberão de sua identidade, porque você autorizou ser identificado sem restrição. Já na hipótese do usuário identificar-se com restrição, somente a Ouvidoria terá acesso aos seus dados de identificação. Por fim, o anônimo, como o próprio nome sugere, impede a identificação do usuário, tanto por parte da Ouvidoria quanto por parte de qualquer órgão ou setor, cabendo esclarecer que, nessa última hipótese, não é possível o acompanhamento de manifestações anônimas. Caso deseje acompanhar o andamento da sua manifestação e receber uma resposta do órgão ou entidade, o usuário terá que identificar-se.

 

Se for um pedido de acesso a informação, faça-o via: Sistema Eletrônico do Serviço de Informação ao Cidadão (e-Sic)
Informação: Solicitação de informações relacionadas a UNIFAP, conforme a Lei de Acesso à Informação.