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Sobre a Ouvidoria

A Ouvidoria é a ponte que interliga a comunidade (acadêmica, docente e demais cidadãos) à Universidade. Ela atua em prol da resolução de possíveis conflitos e recebe denúncias, reclamações, solicitações, sugestões e elogios.

O recebimento dessas demandas pode se dar por telefone, e-mail, correios, visita presencial, ou através do Sistema de Ouvidorias do Poder Executivo Federal, e-OUV. Seja qual for a forma de contato escolhida, o anonimato, se solicitado, será garantido.

As manifestações são classificadas de acordo com o que o cidadão deseja. Veja na lista abaixo quando utilizar cada tipo:

SUGESTÃO: Se você tiver uma ideia, ou proposta de melhoria dos serviços públicos.

ELOGIO: Se você foi bem atendimento e está satisfeito com o atendimento, e/ou com o serviço que foi prestado.

SOLICITAÇÃO: Se você espera um atendimento ou a prestação de um serviço. Pode ser algo material, como receber um medicamento, ou a ação do órgão em uma situação específica. Por exemplo, se alimentos fora da validade estiverem à venda, você pode solicitar que um órgão público faça uma fiscalização.

RECLAMAÇÃO: Se você quer demonstrar a sua insatisfação com um serviço público. Você pode fazer críticas, relatar ineficiência. Também se aplica aos casos de omissão. Por exemplo, você procurou um atendimento ou serviço, e não teve resposta.

DENÚNCIA: Se você quer comunicar a ocorrência de um ato ilícito, uma irregularidade praticada por agentes públicos. Também pode ser usada para denunciar uma violação aos direitos humanos. Em alguns casos, a sua manifestação não será uma denúncia e sim uma solicitação. Por exemplo, se faltam remédios em um hospital público, você poderá fazer uma solicitação para que o órgão tome uma providência. Então, não se trata de uma denúncia.