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Sobre a Ouvidoria

CONVITE

A Auditoria Interna, a Comissão de Ética, a Corregedoria e a Ouvidoria da UNIFAP convidam toda a comunidade acadêmica (alunos, professores e técnicos) para participarem1 da campanha de Divulgação Itinerante das Unidades de Controle da IFES. A divulgação vem ocorrendo desde 2016 e agora serão alcançados todos os Departamentos Acadêmicos do Campus Marco Zero.

Venha conhecer um pouco mais sobre seus direitos dentro da Universidade! Não se cale!

Cronograma de Palestras:

DIVULGAÇÃO ITINERANTE DAS UNIDADES DE CONTROLE

DEPARTAMENTO/CURSOS

DATA

LOCAL

HORÁRIO

DEPLA 1: Cursos de Letras Inglês, Francês e Libras.

06/06/2017

2Auditório do DEPLA

Às 16h

DEPLA 2: Cursos de Jornalismo, Teatro e Artes Visuais.

08/06/2017

Auditório do DEPLA

Às 10h

Departamento de Meio Ambiente e Desenvolvimento:

Curso de Ciências Ambientais

14/06/2017

Auditório do DEPLA

Às 17h

Departamento de Ciências Exatas e Tecnologias:

Arquitetura e Urbanismo, Ciência da Computação, Física, Engenharia Civil, Engenharia Elétrica, Matemática

20/06/2017

Auditório do DEPLA

Às 16h

Departamento de Ciências Biológicas e da Saúde: Ciências Biológicas, Enfermagem, Farmácia, Fisioterapia, Medicina

22/06/2017

Cancelada data, será realizado novo agendamento

Auditório do DEPLA

Às 15h

Departamento de Educação:

Educação Física e Pedagogia

08/08/2017

Auditório do DEPLA

Às 09h30

Departamento de Filosofia e Ciências Humanas:

Administração, Ciências Sociais, Direito, Geografia, História, Relações Internacionais, Secretariado Executivo, Sociologia

16/08/2017

Auditório do DEPLA

Às 16h

1 Os participantes receberão certificado de 4 horas.

2 Auditório do DEPLA: localizado no andar térreo do prédio de Letras e Artes nas proximidades da piscina e ginásio de esportes.

 

A Ouvidoria é a ponte que interliga a comunidade (acadêmica, docente e demais cidadãos) à Universidade. Ela atua em prol da resolução de possíveis conflitos e recebe denúncias, reclamações, solicitações, sugestões e elogios.

O recebimento dessas demandas pode se dar por telefone, e-mail, correios, visita presencial, ou através do Sistema de Ouvidorias do Poder Executivo Federal, e-OUV. Seja qual for a forma de contato escolhida, o anonimato, se solicitado, será garantido.

As manifestações são classificadas de acordo com o que o cidadão deseja. Veja na lista abaixo quando utilizar cada tipo:

SUGESTÃO: Se você tiver uma ideia, ou proposta de melhoria dos serviços públicos.

ELOGIO: Se você foi bem atendimento e está satisfeito com o atendimento, e/ou com o serviço que foi prestado.

SOLICITAÇÃO: Se você espera um atendimento ou a prestação de um serviço. Pode ser algo material, como receber um medicamento, ou a ação do órgão em uma situação específica. Por exemplo, se alimentos fora da validade estiverem à venda, você pode solicitar que um órgão público faça uma fiscalização.

RECLAMAÇÃO: Se você quer demonstrar a sua insatisfação com um serviço público. Você pode fazer críticas, relatar ineficiência. Também se aplica aos casos de omissão. Por exemplo, você procurou um atendimento ou serviço, e não teve resposta.

DENÚNCIA: Se você quer comunicar a ocorrência de um ato ilícito, uma irregularidade praticada por agentes públicos. Também pode ser usada para denunciar uma violação aos direitos humanos. Em alguns casos, a sua manifestação não será uma denúncia e sim uma solicitação. Por exemplo, se faltam remédios em um hospital público, você poderá fazer uma solicitação para que o órgão tome uma providência. Então, não se trata de uma denúncia.