Eixos Temáticos

1. PERFIL INSTITUCIONAL

1.1. Perfil Institucional

Breve Histórico da IES

Inserção Regional

Missão

Finalidades

Objetivos e Metas (Descrição dos objetivos e quantificação das metas com cronograma)

Área (s) de atuação acadêmica

Responsabilidade Social da IES (Enfatizar a contribuição à inclusão social e ao desenvolvimento econômico e social da região)

Políticas de Ensino

Políticas de Extensão e Pesquisa (Para as IES que propõem desenvolver essas atividades acadêmicas)

2. GESTÃO INSTITUCIONAL

2.1. Organização Administrativa

Estrutura Organizacional, Instâncias de Decisão e Organograma Institucional e Acadêmico.

Órgãos Colegiados: atribuições, competências e composição.

Órgãos de apoio às atividades acadêmicas.

Autonomia da IES em relação à Mantenedora.

Relações e parcerias com a comunidade, instituições e empresas (mecanismos institucionais de interação com o mundo do trabalho e a prática social).

2.2. Organização e Gestão de Pessoal

Corpo docente – composição, políticas de qualificação, plano de carreira e regime de trabalho.

Cronograma e plano de expansão do corpo docente, com titulação e regime de trabalho, detalhando perfil existente e pretendido para o período de vigência do PDI.

Corpo técnico/administrativo – estruturação, políticas de qualificação, plano de carreira e/ou cargos e salários e cronograma de expansão.

2.3. Políticas de atendimento aos discentes

Formas de acesso, programas de apoio pedagógico e financeiro (bolsas).

Estímulos à permanência (programa de nivelamento, atendimento psico-pedagógico).

Organização estudantil (Espaço para participação e convivência estudantil).

Acompanhamento dos egressos.

3. ORGANIZAÇÃO ACADÊMICA

3.1. Organização Didático-Pedagógica

Plano para atendimento às diretrizes pedagógicas, estabelecendo os critérios gerais para definição de:

Perfil do egresso;

Seleção de conteúdos;

Princípios metodológicos;

Processo de avaliação;

Práticas pedagógicas inovadoras;

Políticas de estágio, prática profissional e atividades complementares;

Políticas e práticas de Educação à Distância (para as IES que propõem desenvolver essa modalidade);

Políticas de educação inclusiva (PNE-Portadores de Necessidades Especiais).

3.2. Oferta de Cursos e Programas (Presenciais e à Distância)

As Instituições, ressalvada a modalidade de ensino a distância, deverão apresentar dados relativos ao número de vagas, dimensões das turmas, turno de funcionamento e regime de matrícula de seus cursos. Informar ainda a situação atual dos cursos (em funcionamento, em fase de autorização ou de futura solicitação), incluindo o cronograma de expansão na vigência do PDI conforme detalhamento a seguir:

Graduação (Bacharelado, Licenciatura e Tecnologia);

Seqüenciais (formação específica, complementação de estudos);

Programas Especiais de Formação Pedagógica;

Pós-Graduação (lato sensu);

Pós-Graduação (stricto sensu);

Programas de Extensão;

Programas de Pesquisa;

4. INFRA-ESTRUTURA

Infra-estrutura física (detalhar salas de aula, biblioteca, laboratórios, instalações administrativas, sala de docentes, coordenações, área de lazer e outros);

Infra-estrutura acadêmica (quantificar acervo por área de conhecimento, recursos tecnológicos, áudio visual, rede de computadores, informatização e outros);

Adequação da infra-estrutura para o atendimento aos portadores de necessidades especiais;

Estratégias e meios para comunicação interna e externa (explicitar os meios de comunicação utilizados pela IES para atingir a comunidade interna e a sociedade em geral);

Cronograma de expansão da infra-estrutura para o período de vigência do PDI.

5. ASPECTOS FINANCEIROS E ORÇAMENTÁRIOS

Demonstração da sustentabilidade financeira, incluindo os programas de expansão previstos no PDI:

- Estratégia de gestão econômico-financeira;

- Planos de investimentos;

- Previsão orçamentária e cronograma de execução (5 anos).

6. AVALIAÇÃO E ACOMPANHAMENTO DO DESENVOLVIMENTO INSTITUCIONAL

Projeto de Avaliação e Acompanhamento das atividades acadêmicas de Ensino, Pesquisa e Extensão, Planejamento e Gestão (descrever a metodologia, dimensões e instrumentos a serem utilizados no processo);

Formas de participação da comunidade acadêmica, técnica e administrativa, incluindo a atuação da Comissão Própria de Avaliação – CPA, em conformidade com o Sistema

Nacional de Avaliação da Educação Superior – SINAES;

Formas de utilização dos resultados das avaliações.

7. ANEXOS

Projeto pedagógico do (s) curso (s) solicitado (s) para primeiro ano de vigência do PDI

Nota: Os projetos dos cursos aqui elencados, para os quais está sendo solicitada autorização de funcionamento, embora integrando o PDI, deverão constituir arquivos específicos anexados em local apropriado, nas Pastas Eletrônicas da Instituição, no sistema SAPIEnS/MEC.

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