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Resultado final da eleição de coordenação do Curso de Licenciatura em Pedagogia para o biênio 2024-2025.

A Comissão Eleitoral, constituída na reunião de Colegiado do Curso de Licenciatura em Pedagogia, no dia 04 de julho de 2023, com o objetivo de organizar o processo para eleição de Coordenador (a) e Vice-coordenadora (a) do Curso de Pedagogia, para o biênio 2024-2025, divulga, neste sábado 30/09/2023, o resultado final da eleição que aconteceu no dia 29 de setembro de 2023, tendo seu início as 14h e seu término as 20 horas.

Resultado final

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CHAPAS HOMOLOGADAS PARA ELEIÇÃO DO CURSO DE PEDAGOGIA BIÊNIO 2024-2025

A Comissão Eleitoral responsável pela realização da eleição para escolha da nova Coordenação do Curso de Pedagogia do Campus Binacional da Universidade Federal do Amapá (UNIFAP) divulgou, nesta segunda-feira (21), as chapas homologadas para as eleições que ocorrem no dia 29 de setembro. A votação será realizada das 14h às 20h, na Sala Paulo Freire (laboratório de Pedagogia). São considerados eleitores na votação para a escolha de nova Coordenação de curso, docentes do quadro efetivo e estudantes regularmente matriculados no curso de graduação de Pedagogia.   Chapas Homologadas.

 

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ELEIÇÃO PARA COORDENADOR(A) DO CURSO DE PEDAGOGIA – 2024

A Comissão Eleitoral, constituída na reunião de Colegiado do Curso de Licenciatura em Pedagogia, no dia 04 de julho de 2023, com o objetivo de organizar o processo para eleição de Coordenador (a) e Vice-coordenadora (a) do Curso de Pedagogia, torna público o presente Edital – Eleição Coordenador de Pedagogia 2024, convocando a referida eleição para o biênio 2024-2025, conforme Artigo 88 do Regimento Geral da Universidade Federal do Amapá.

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DEFESA DE TCC

Dia: 26/04/2021

Hora: 16h

Endereço: https://meet.google.com/yhx-umtm-zgv

Título: A CONCRETIZAÇÃO DAS LEIS 10.639/2003 E 11.645/2008 NA PRÁTICA ESCOLAR: UM ESTUDO DE CASO COM PROFESSORES DO SISTEMA EDUCACIONAL DO OIAPOQUE/AP

Acadêmicas: Lindáurea Siqueira Ribeiro e Maria do Carmo Freitas Siqueira

Banca

Prof.ª Ma. Doralice Veiga Alves (Orientadora-UNIFAP)

Prof.ª Dra. Carina Santos de Almeida (Avaliadora-UNIFAP)

Prof.ª Dr. José Carlos Cariacás Romão dos Santos (Avaliador-UNIFAP)

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Defesa de Trabalho de Conclusão de Curso

Defesa de Trabalho de Conclusão de Curso.

Data: 01/02/2021.

Horário: 15h.

Endereço: https://meet .google.com/veu-zfn-pay.

Titulo: FAMÍLIA E ESCOLA UNIDAS PARA O ÊXITO DO PROCESSO DE ENSINO APRENDIZAGEM.

Acadêmicas: Francilene Rigor de Freitas, Iraneide da Cruz.

Banca Examinadora: Profª. Ma. Doralice Veiga Alves – Unifap.

Profª. Ma. Maria Raimunda Costa Holanda Llorens –Secretaria de Estado da Educação, SEED AP.

Profª. Esp. Josiele Cassiane Walendorff- Unifap.( Orientadora)

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Defesa de Trabalho de Conclusão de Curso

Dia 21/12/2020

Horário: 15h

Endereço: https://meet.google.com/dqt-yhbm-uqu (com autorização prévia da presidência da banca de avaliação)

Título: O USO DAS TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO COMO FERRAMENTAS DE ENSINO

Acadêmico: Simião Mendes Carneiro

Banca

Prof.ª Ma. Doralice Veiga Alves (Orientadora – UNIFAP)

Prof.ª Ma. Maria Luciene de Oliveira Lucas (Instituto Benjamin Constant – RJ)

Prof.ª Drª. Mary Gonçalves Fonseca (UNIFAP)

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Convite para Defesa de TCC dia 06/02/2020 as 09:00hs Sala D4 – Campus Br

No dia 06/02/2020, às 09h00, na sala D4, Campus BR, será realizada a defesa do Trabalho de Conclusão de Curso das discentes JESSICA PINHEIRO DE ALMEIDA e JUCINEIDE RAMOS LIMA AGUIAR, intitulado UM OLHAR ANALÍTICO-REFLEXIVO SOBRE A FORMAÇÃO DE PROFESSORES NO BRASIL: DO PERÍODO JESUÍTICO (1549 A 1759) A NOVA REPÚBLICA (1986 a 2003), sob a orientação do professor Especialista Zaqueu dos Santos Maia, o qual compõe a banca como presidente.  A banca também conta com o professor Especialista Raimundo Adelson de Almeida, avaliador 1, e a Técnica em Assuntos Educacionais Raiane Albuquerque Silva, avaliadora 2.

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BANCA DE DEFESA DE TCC

No dia 07/12/2019, às 17h00, na sala Paulo Freire, Campi BR, será realizada a defesa do Trabalho de Conclusão de Curso dos discentes MANOEL BENTO DE CARVALHO FILHO e NEIDE LANE SOARES DA SILVA, intitulado A PRESENÇA DE ADOLESCENTES NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS NO MUNICIPIO DO OIAPOQUE/AP. Trata-se de uma pesquisa com o objetivo geral de compreender a presença de jovens na Educação de Jovens e Adultos. E com objetivos específicos de relacionar a diferença entre o ensino regular e o ensino de jovens e adultos; descobrir o número de adolescentes matriculados na EJA; conhecer os motivos que levam os adolescentes a desistirem do ensino formal. A coleta de dados foi realizada com a metodologia da pesquisa documental para traçar a estatística das idades dos alunos da EJA, nos últimos três anos no munícipio do Oiapoque. Foi elaborada uma tabela para a coleta de dados nas Escola Municipal de Ensino Fundamental Onédia Pais Bentes, Escola Municipal de Ensino Fundamental Maria Leopoldina do Amaral Rodrigues e no anexo Serviço Social do Comercio – SESC-Ler. As informações coletadas estão relacionadas aos alunos matriculados em 2016, 2017 e 2018, nas faixas etárias de 15 a 18 anos e os índices de alunos concluintes Aprovados /Reprovados. Com a metodologia de contatos diretos foram ouvidos dois professores, quatro alunos e uma gestora. Os resultados da presente pesquisa foram satisfatórios, pois se apurou informações necessárias para responder aos objetivos propostos e as considerações finais são provenientes de análise dos resultados obtidos. A questão sobre quais os motivos que levam os jovens a trocarem o ensino regular por esta modalidade de ensino foi respondida. Afinal a EJA é um ambiente educacional de reinserção de alunos que não tiveram a oportunidade de estudar na idade certa, e buscam essa modalidade com objetivo de concluir os estudos mais rápido, afim de conseguir uma vaga de emprego ou ter um futuro melhor.

A banca de avaliação será composta pelas professoras e pelo professor:

Orientadora/Presidenta da Banca: Prof.ª Ma. Doralice Veiga Alves.

Avaliadora interna 1: Prof.ª Drª Mary Gonçalves Fonseca

Avaliador interno 2: Prof.º. Esp. Raimundo Adelson de Almeida

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BANCA DE DEFESA DE TCC

No dia 04/12/2019, às 17h00, na Sala Paulo Freire, Campi BR, será realizada a defesa do Trabalho de Conclusão de Curso das discentes EDNA MARIA BARROS PIMENTEL e ERINALDA DA CONCEIÇÃO ALMEIDA intitulado A HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS NO MUNICÍPIO DO OIAPOQUE/AP. Trata-se de uma pesquisa com o objetivo geral de conhecer a história da educação de jovens e adultos no município do Oiapoque/AP, fronteira norte do país. E com os objetivos específicos de investigar documentos nas escolas municipais e estaduais que resgatem a história da educação de jovens e adultos no município; organizar depoimentos coletados pela metodologia de pesquisa história oral para traçar a trajetória da educação de jovens e adultos no município; contribuir para a sistematização da história da educação municipal. A coleta de dados utilizou a pesquisa documental e técnica da história oral. A metodologia de pesquisa história oral consiste em realizar entrevistas com pessoas que possam relatar fatos não registrados por outro tipo de documentação, ou mesmo para completar registros documentais. O estudo iniciou entrevistando duas ex-secretárias municipais de educação à época do início da modalidade EJA no município: Maria da Luz de Souza e Terezinha Maciel Feitosa. A partir do relato inicial as pesquisadoras outros professores foram entrevistados para enriquecer a história da EJA no município. A pesquisa documental foi realizada nas Escolas Municipais Maria Leopoldina do Amaral Rodrigues, Escola Municipal Anete Farias da Silva, Escola Municipal Camilo Monteiro dos Reis, Escola Municipal Bom Pastor e nas Escolas Estaduais Joaquim Caetano da Silva e Duque de Caxias e no Serviço Social do Comércio – SESC-LER. Instituições de ensino que no decorrer da história educacional do município trabalharam com a modalidade de Educação de Jovens e Adultos – EJA.

A banca de avaliação será composta pelas professoras:

Orientadora/Presidenta da Banca: Prof.ª Ma. Doralice Veiga Alves.

Avaliadora interna 1:  Prof.ª Drª Mary Gonçalves Fonseca

Avaliador interno 2: Prof. ª Ma. Evellane Samara Alves da Silva

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BANCA DE DEFESA DE TCC

No dia 30/11/2019, às 16h00, na sala Paulo Freire, Campi BR, será realizada a defesa do Trabalho de Conclusão de Curso dos discentes ALEXARA ANDRADE PANTOJA e ELITON PINHEIRO DOS SANTOS, intitulado O PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DOS ALUNOS COM PARALISIA CEREBRAL. Trata-se de uma pesquisa com objetivo geral de identificar as práticas pedagógicas utilizadas no processo ensino-aprendizagem da criança com Paralisia Cerebral. E com os objetivos específicos de identificar o processo de aprendizagem das crianças com Paralisia Cerebral; investigar a Paralisia Cerebral e suas consequências e debater a aprendizagem das crianças com a referida lesão. Este estudo tem caráter descritivo, segundo os objetivos. Quanto aos procedimentos de coleta de dados e fontes de informação, trata-se de uma pesquisa de cunho bibliográfico. A pesquisa bibliográfica examinou estudos sobre a paralisia cerebral, contribuindo para a reflexão e o debate sobre métodos e práticas educacionais adequados aos portadores de paralisia cerebral. Durante o estudo foi constatado que a paralisia cerebral não é uma doença, mas, sim, uma lesão que pode favorecer conexões que levam a pessoa portadora dessa lesão a aprender. É de suma importância que o professor conheça seu aluno, suas dificuldades, limitações e medos e que utilize metodologias que atendam às necessidades de cada aluno. Os resultados alcançados estão de acordo com os objetivos propostos e dão visibilidade a temática pesquisada.

 

A banca de avaliação será composta pelas professoras e pelo professor:

Orientadora/Presidenta da Banca: Prof.ª Ma. Doralice Veiga Alves.

Avaliadora interna 1: Prof.ª Esp. Josiele Cassiane Walendorff

Avaliador interno 2: Prof.º. Esp. Raimundo Adelson de Almeida