Matriz Curricular

Ementas do Curso:

INTRODUÇÃO À METODOLOGIA DA PESQUISA EM EDUCAÇÃO

EMENTA: Análise das teorias do conhecimento como base para a pesquisa, na tentativa de responder algumas questões: Qual o significado dos métodos de pesquisa no contexto da pesquisa educacional? Quais os principais problemas detectados nas pesquisas quantitativas, considerando os aspectos descritivos, interpretativos e avaliativos no processo educacional? Como as diferentes abordagens qualitativas diferem  entre si e de outras abordagens utilizada na pesquisa educacional, quanto à natureza e a compreensão do comportamento humano.
INTRODUÇÃO À EDUCAÇÃO
EMENTA: A visão antropológica e filosófica do homem em sua inserção como sujeito da sociedade. Relação educação X sociedade, analisando a função da educação no percurso da história. Estudo conceitual de ideologia e sua implicação no contexto educacional. Representando modalidade de educação através de estudos de temática atuais.
LÍNGUA PORTUGUESA E COMUNICAÇÃO

EMENTA: Leitura, escrita e oralidade como prática social, vista na perspectiva do continuum tipológico. Conceitos e mitos do letramento e sua relação com a alfabetização e com as práticas escolares e não-escolares.

ECONOMIA E EDUCAÇÃO

EMENTA: Fundamentos da Ciência econômica. Elementos de atividades. Sistema econômico. Instituições. Fluxos e relações intersetoriais. Governo. Análise histórica das práticas. Educação no processo econômico e social. Organização escolar. Relação econômica da produção.

HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO I

EMENTA: Introdução ao estudo da história da educação e da pedagogia e sua relação com diferentes sociedades e cultura nos diversos períodos da história. A educação nas sociedades primitivas. Educação na antigüidade e na construção do humanismo clássico. Educação cristã e secular na Idade Média. Educação nos tempos modernos e sua articulação histórico-social com renascimento.Humanismo, Reforma e Contra-Reforma, Realismo Pedagógico. Naturalismo pedagógico. Pedagogia neo-humanista. Educação Contemporânea – a educação nacional. Educação para a democracia.
SOCIOLOGIA DA EDUCAÇÃO I

EMENTA: Os conceitos e objetos da Sociologia e da Educação. O fato social.   As Teorias Sociológicas e tendências ideológicas na educação. A educação na sociedade globalizada inserida no modelo neoliberal.

SOCIOLOGIA DA EDUCAÇÃO II

Ementa: A relação dialética entre Escola, Estado e as Sociedades Política e Civil. O papel dos intelectuais na educação e o processo de proletarização do magistério. As decisões políticas do Estado Capitalista e a educação como política social. O Estado e as relações saber X poder. A educação popular e a educação ambiental na escola pública. O Desenvolvimento Sustentável como paradigma de políticas públicas.

PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO I

EMENTA: A constituição histórica da Psicologia enquanto ciência, seu objeto de estudo e da Psicologia da Educação e suas principais contribuições às ciências pedagógicas. Principais abordagens histórico-metodológicas e suas implicações na educação. Conceitos básicos dos fenômenos do comportamento.
DIDÁTICA I

EMENTA: A relação Educação e Sociedade. Práticas Pedagógicas. Educação e contradição. A Didática e a formação do educador  e seu processo multidimensional.. Aquisição teoria e prática. O processo interdisciplinar e a pesquisa no contexto educacional. O processo ensino-aprendizagem e o processo ideológico subjacente no livro didático. A relação professor aluno.
HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO II

EMENTA: Educação brasileira nos quadros do antigo sistema colonial, reinol e imperial. Modificações no sistema educacional com a implantação da República. As principais mudanças educacionais durante o governo de Getúlio Vargas. Estado Militar e educação brasileira. As perspectivas atuais da educação no sistema político vigente.

PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO II

EMENTA: A Psicologia do desenvolvimento: conceito, método e teorias. O processo de desenvolvimento biopsicossocial nas diferentes fases da vida do indivíduo e os transtornos mentais.

DIÁTICA II

EMENTA: A Didática como disciplina que visa compreender o processo de ensino e organizar os fatores e elementos, que contribuem para o processo ensino-aprendizagem. O conhecimento, análise e aplicação de princípios básicos norteadores da elaboração do planejamento.

FILOSOFIA DA EDUCAÇÃO I

EMENTA: Filosofia e Filosofia da Educação. Pressupostos filosóficos que fundamentam as concepções de educação. O homem e suas relações com o mundo. A práxis educativa contemporânea.
POLÍTICA E LEGISLAÇÃO EDUCACIONAL BRASILEIRA

EMENTA: Política e Legislação: aspectos determinantes do sistema de ensino brasileiro. A educação no contexto da Teoria Sistêmica. A estrutura administrativa e normativa da educação contemporânea. Visões macro-políticas da educação no Brasil: as condições sócio-históricas na elaboração das leis 4.024/61; 5.540/68; 5692/71; 7.044/82 e 9.394/96. Análise, compreensão e crítica à nova LDB: principais aspectos técnicos e sua aplicação. As políticas públicas para a educação contemporânea: o Plano Nacional de Educação; o financiamento e a avaliação da Educação Básica; a reforma da Formação de Professores no Brasil.

PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO III

EMENTA: Aspectos Sócios-culturais da Psicologia da Aprendizagem: Conceituação, concepções psicológicas e suas implicações. Fatores que influenciam e interferem no processo de aprendizagem.

BIOLOGIA E EDUCAÇÃO

EMENTA: Base teórica para a compreensão dos fenômenos biológicos que interferem na aprendizagem através dos conceitos básicos da biologia humana, da classificação dos seres vivos e da educação ambiental para o desenvolvimento do ser humano.

ESTATÍSTICA APLICADA À EDUCAÇÃO

EMENTA: Conceitos fundamentais – coeficiente e taxas educacionais – Tabelas e séries estatísticas – Distribuição de freqüências – Representação Gráfica de dados educacionais – Medidas de tendências central e sua utilização em Educação – Assimetria e cortese – Curva normal – correlação linear simples – Regressão linear simples.

FILOSOFIA DA EDUCAÇÃO II

EMENTA: A Filosofia da Educação e sua relação com a Educação Brasileira Contemporânea. Educação Libertadora enquanto Projeto Político-Social. Pensamento Pedagógico Brasileiro. Antropologia Filosófica  e Educação.

PLANEJAMENTO EDUCACIONAL

EMENTA: A trajetória histórica questões básicas do planejamento. A experiência do planejamento educacional no Brasil e as reformas e atuais políticas educacionais envolvendo o processo de planejamento do sistema. O processo de planejamento em seus diferentes enfoques. A ação do planejamento na organização escolar e sua estruturação prática.

AVALIAÇÃO EDUCACIONAL

EMENTA: A problemática da avaliação da aprendizagem. Considerações históricas. Tendências atuais. Recursos avaliativos. Avaliação Institucional.

TEORIA E PRÁTICA DA EDUCAÇÃO INFANTIL

EMENTA :Considerações sobre a Educação Infantil, abordando suas definições, objetivos e função social; Abordagens sobre a criança pré-escolar em seus vários asspectos; Ambiente físico e clima e clima psicológico da escola para o pré-escolar; Programa de educação pré-escolar; Elaboração de planos de aula para a Pré-escola. Atividades práticas na Educação Infantil.

TEORIA E PRÁTICA DA ALFABETIZAÇÃO

EMENTA : Abordagens sobre o analfabetismo no contexto da Educação Brasileira  e os processos de alfabetização e letramento. Métodos de alfabetização. Contribuições de pesquisadores interacionistas como Lev Vygotsky, Jean Piaget, Emília Ferreiro, Paulo Freire, Celso Antunes e outros. Níveis de evolução da escrita ( Pré-silábico, silábico, silábico-alfabético e alfabético)

RECREAÇÃO E JOGOS

EMENTA: Discussão da Educação Física na perspectiva da formação e da prática do profissional em pedagogia. Analise contextualizada no movimento humano e da cultura corporal numa perspectiva emancipatória. Estudo e vivência de prática corporais nas suas diferentes manifestações e dimensões.

FUNDAMENTO DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS

EMENTA: Fundamentação teórico-critica, metodológica e técnica da evolução histórica das concepções sobre a educação de jovens e adultos. O conceito freireano de alfabetização de adultos: possibilidades e limites. O papel do educador na EJA e os “saberes” indispensáveis à sua prática. As contribuições esclarecedoras Emília Ferreiro sobre o processo de aquisição da leitura e escrita pelos jovens e adultos. Análises críticas das diversidade de campanhas educativas histórico-temporárias da educação de adultos. Programas continuados para a EJA – uma necessidade prática. A heterogeneidade do contexto atual da EJA no Brasil. Andragogia – a facilitação da aprendizagem do trabalhador.

CONHECIMENTO TÉCNICO-PEDAGÓGICO II(SE)

EMENTA: O cotidiano escolar e o coordenador pedagógico. A gestão escolar e o Coordenador Pedagógico. A organização escolar e o trabalho pedagógico.

ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM COORDENAÇÃO PEDAGÓGICA II

EMENTA : O espaço escolar e o coordenador pedagógico. O coordenador e o trabalho pedagógico. A prática do coordenador nas instituições de ensino.

SAÚDE E EDUCAÇÃO

EMENTA: Neurofisiologia, programas de saúde nos ensino Fundamental e Médio, Primeiros Socorros, Problemas de Saúde e Educação Ambiental.

FUNDAMENTOS  DA EDUCAÇÃO PARA  PESSOAS COM NECESSIDADES ESPECIAIS

EMENTA: A política nacional e a fundamentação legal da Educação Inclusiva. Subsídios teórico e metodológico necessários à formação do educador voltada às necessidades Educativas Especiais de acordo com sua especificidade: Deficiente Auditivo (DA), Deficiente Físico (DF), Deficiente Visual (DV), Deficiente Mental (DM), Condutas Típicas (CT) e Altas Habilidades (AH).

Cópia 02

EMENTÁRIOS DAS DISCIPLINAS DO CURSO DE PEDAGOGIA

INTRODUÇÃO À METODOLOGIA DA PESQUISA EM EDUCAÇÃO

EMENTA: Análise das teorias do conhecimento como base para a pesquisa, na tentativa de responder algumas questões: Qual o significado dos métodos de pesquisa no contexto da pesquisa educacional? Quais os principais problemas detectados nas pesquisas quantitativas, considerando os aspectos descritivos, interpretativos e avaliativos no processo educacional? Como as diferentes abordagens qualitativas diferem  entre si e de outras abordagens utilizada na pesquisa educacional, quanto à natureza e a compreensão do comportamento humano?.

INTRODUÇÃO À EDUCAÇÃO

EMENTA: A visão antropológica e filosófica do homem em sua inserção como sujeito da sociedade. Relação educação X sociedade, analisando a função da educação no percurso da história. Estudo conceitual de ideologia e sua implicação no contexto educacional. Representando modalidade de educação através de estudos de temática atuais.

LÍNGUA PORTUGUESA E COMUNICAÇÃO

EMENTA: Leitura, escrita e oralidade como prática social, vista na perspectiva do continuum tipológico. Conceitos e mitos do letramento e sua relação com a alfabetização e com as práticas escolares e não-escolares.

ECONOMIA E EDUCAÇÃO

EMENTA: Fundamentos da Ciência econômica. Elementos de atividades. Sistema econômico. Instituições. Fluxos e relações intersetoriais. Governo. Análise histórica das práticas. Educação no processo econômico e social. Organização escolar. Relação econômica da produção.

HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO I

EMENTA: Introdução ao estudo da história da educação e da pedagogia e sua relação com diferentes sociedades e cultura nos diversos períodos da história. A educação nas sociedades primitivas. Educação na antigüidade e na construção do humanismo clássico. Educação cristã e secular na Idade Média. Educação nos tempos modernos e sua articulação histórico-social com renascimento.Humanismo, Reforma e Contra-Reforma, Realismo Pedagógico. Naturalismo pedagógico. Pedagogia neo-humanista. Educação Contemporânea – a educação nacional. Educação para a democracia.
SOCIOLOGIA DA EDUCAÇÃO I

EMENTA: Os conceitos e objetos da Sociologia e da Educação. O fato social.   As Teorias Sociológicas e tendências ideológicas na educação. A educação na sociedade globalizada inserida no modelo neoliberal.

SOCIOLOGIA DA EDUCAÇÃO II

Ementa: A relação dialética entre Escola, Estado e as Sociedades Política e Civil. O papel dos intelectuais na educação e o processo de proletarização do magistério. As decisões políticas do Estado Capitalista e a educação como política social. O Estado e as relações saber X poder. A educação popular e a educação ambiental na escola pública. O Desenvolvimento Sustentável como paradigma de políticas públicas.

PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO I

EMENTA: A constituição histórica da Psicologia enquanto ciência, seu objeto de estudo e da Psicologia da Educação e suas principais contribuições às ciências pedagógicas. Principais abordagens histórico-metodológicas e suas implicações na educação. Conceitos básicos dos fenômenos do comportamento.
DIDÁTICA I

EMENTA: A relação Educação e Sociedade. Práticas Pedagógicas. Educação e contradição. A Didática e a formação do educador  e seu processo multidimensional.. Aquisição teoria e prática. O processo interdisciplinar e a pesquisa no contexto educacional. O processo ensino-aprendizagem e o processo ideológico subjacente no livro didático. A relação professor aluno.
HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO II

EMENTA: Educação brasileira nos quadros do antigo sistema colonial, reinol e imperial. Modificações no sistema educacional com a implantação da República. As principais mudanças educacionais durante o governo de Getúlio Vargas. Estado Militar e educação brasileira. As perspectivas atuais da educação no sistema político vigente.

DISCIPLINA: PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO II

EMENTA: A Psicologia do desenvolvimento: conceito, método e teorias. O processo de desenvolvimento biopsicossocial nas diferentes fases da vida do indivíduo e os transtornos mentais.

DIÁTICA II

EMENTA: A Didática como disciplina que visa compreender o processo de ensino e organizar os fatores e elementos, que contribuem para o processo ensino-aprendizagem. O conhecimento, análise e aplicação de princípios básicos norteadores da elaboração do planejamento.

FUNDAMENTOS DA LÍNGUA PORTUGUESA E PROCESSOS LINGUISTICOS

EMENTA: Fundamentos do ensino da Língua Portuguesa e seus objetivos. A lingüistica e sua contribuição para aquisição da linguagem. Teoria da linguagem e suas implicações. A variação lingüistica e suas diversidades.

FILOSOFIA DA EDUCAÇÃO I

EMENTA: Filosofia e Filosofia da Educação. Pressupostos filosóficos que fundamentam as concepções de educação. O homem e suas relações com o mundo. A práxis educativa contemporânea.

POLÍTICA E LEGISLAÇÃO EDUCACIONAL BRASILEIRA

EMENTA: Política e Legislação: aspectos determinantes do sistema de ensino brasileiro. A educação no contexto da Teoria Sistêmica. A estrutura administrativa e normativa da educação contemporânea. Visões macro-políticas da educação no Brasil: as condições sócio-históricas na elaboração das leis 4.024/61; 5.540/68; 5692/71; 7.044/82 e 9.394/96. Análise, compreensão e crítica à nova LDB: principais aspectos técnicos e sua aplicação. As políticas públicas para a educação contemporânea: o Plano Nacional de Educação; o financiamento e a avaliação da Educação Básica; a reforma da Formação de Professores no Brasil.

PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO III

EMENTA: Aspectos Sócios-culturais da Psicologia da Aprendizagem: Conceituação, concepções psicológicas e suas implicações. Fatores que influenciam e interferem no processo de aprendizagem.

BIOLOGIA E EDUCAÇÃO

EMENTA: Base teórica para a compreensão dos fenômenos biológicos que interferem na aprendizagem através dos conceitos básicos da biologia humana, da classificação dos seres vivos e da educação ambiental para o desenvolvimento do ser humano.

ESTATÍSTICA APLICADA À EDUCAÇÃO

EMENTA: Conceitos fundamentais – coeficiente e taxas educacionais – Tabelas e séries estatísticas – Distribuição de freqüências – Representação Gráfica de dados educacionais – Medidas de tendências central e sua utilização em Educação – Assimetria e cortese – Curva normal – correlação linear simples – Regressão linear simples.

FILOSOFIA DA EDUCAÇÃO II

EMENTA: A Filosofia da Educação e sua relação com a Educação Brasileira Contemporânea. Educação Libertadora enquanto Projeto Político-Social. Pensamento Pedagógico Brasileiro. Antropologia Filosófica  e Educação.

PLANEJAMENTO EDUCACIONAL

EMENTA: A trajetória histórica questões básicas do planejamento. A experiência do planejamento educacional no Brasil e as reformas e atuais políticas educacionais envolvendo o processo de planejamento do sistema. O processo de planejamento em seus diferentes enfoques. A ação do planejamento na organização escolar e sua estruturação prática.

AVALIAÇÃO EDUCACIONAL

EMENTA: A problemática da avaliação da aprendizagem. Considerações históricas. Tendências atuais. Recursos avaliativos. Avaliação Institucional.

TEORIA E PRÁTICA DA EDUCAÇÃO INFANTIL

EMENTA :Considerações sobre a Educação Infantil, abordando suas definições, objetivos e função social; Abordagens sobre a criança pré-escolar em seus vários asspectos; Ambiente físico e clima e clima psicológico da escola para o pré-escolar; Programa de educação pré-escolar; Elaboração de planos de aula para a Pré-escola. Atividades práticas na Educação Infantil.

TEORIA E PRÁTICA DA ALFABETIZAÇÃO

EMENTA : Abordagens sobre o analfabetismo no contexto da Educação Brasileira  e os processos de alfabetização e letramento. Métodos de alfabetização. Contribuições de pesquisadores interacionistas como Lev Vygotsky, Jean Piaget, Emília Ferreiro, Paulo Freire, Celso Antunes e outros. Níveis de evolução da escrita ( Pré-silábico, silábico, silábico-alfabético e alfabético)

RECREAÇÃO E JOGOS

EMENTA: Discussão da Educação Física na perspectiva da formação e da prática do profissional em pedagogia. Analise contextualizada no movimento humano e da cultura corporal numa perspectiva emancipatória. Estudo e vivência de prática corporais nas suas diferentes manifestações e dimensões.   

FUNDAMENTO DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS

EMENTA: Fundamentação teórico-critica, metodológica e técnica da evolução histórica das concepções sobre a educação de jovens e adultos. O conceito freireano de alfabetização de adultos: possibilidades e limites. O papel do educador na EJA e os “saberes” indispensáveis à sua prática. As contribuições esclarecedoras Emília Ferreiro sobre o processo de aquisição da leitura e escrita pelos jovens e adultos. Análises críticas das diversidade de campanhas educativas histórico-temporárias da educação de adultos. Programas continuados para a EJA – uma necessidade prática. A heterogeneidade do contexto atual da EJA no Brasil. Andragogia – a facilitação da aprendizagem do trabalhador.

EDUCAÇÃO, CURRÍCULO E CULTURA

EMENTA: O contexto sócio-cultural, as teorias curriculares contemporâneas e a educação para o terceiro milênio. Escola, cotidiano e paradigmas curriculares. Currículo e política públicas e o processo de avaliação nacional. As perspectivas do currículo vivo e as práticas pedagógicas atuais.

FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO ESCOLAR INDÍGENA

EMENTA: Povos indígenas e relação com a sociedade nacional. Visão estereotipada dos povos indígenas. Movimentos indígenas e direitos conquistados. Diversidade étnica e lingüística dos povos indígenas. Educação indígena versus educação para o índio. Educação escolar indígena. Modelo de educação bilíngüe. Língua étnica. Ensino do português como Segunda língua. Política nacional de educação escolar indígena. Programa de formação. Direitos indígenas e educação escolar indígena. Produção indígena. Ação pedagógica do educador e as diferenças sócioculturais e lingüísticas. Produção indígena.

T.C.C.

EMENTA: Elaboração de um projeto de fundado em temática relevante do processo ensino-aprendizagem, vivenciado nas diferentes fases do estágio supervisionado. Aspectos formais do trabalho científico. A construção do projeto de TCC. Documentação. Monografia. Pré-requisitos lógicos do trabalho científico. Metodologia. Normas bibliográficas: ABNT.

Execução do projeto de pesquisa sobre o ângulo do princípio científico e do princípio educativo, tendo como projeção um problema específico da realidade escolar. Coleta e análises dos dados à luz dos paradigmas da metodologia científica.

PRÁTICA PEDAGÓGICA

EMENTA: Espaço interdisciplinar com vistas a articulação entre a realidade vivenciada pelo aluno e a prática pedagógica das escolas com eixo nos componentes curriculares da matriz curricular do Curso. Pesquisa com análise global e crítica da realidade educacional.

FUNDAMENTOS ORGANIZACIONAIS DO TRABALHO PEDAGÓGICO

EMENTA: Fundamentos e concepções da organização e gestão do trabalho pedagógico. A unidade, a pluralidade e a autonomia no processo de construção e de organização do trabalho pedagógico. A pedagogia da autonomia: aprender a decidir através de prática de decisão. A relação da equipe técnica e demais envolvidas no contexto escolar com o processo de gestão. A estruturação da gestão do trabalho pedagógico através da implantação do Plano Estratégico.

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