Relatórios de Avaliações do Curso

Relatório de Avaliação de Pedagogia 2010

Relatório de Avaliação Interna de Pedagogia 2017

RELATORIO DE AVALIAÇAO DO CURSO DE PEDAGOGIA

RELATÓRIO DE AVALIAÇÃO

Informações gerais da avaliação:
Protocolo: 200710469
Código MEC: 98632
Código da Avaliação: 82642
Ato Regulatório: Renovação de Reconhecimento de Curso
Categoria Módulo: Curso
Status: Finalizada
Intrumento: 131-Instrumento de avaliação de renovação de reconhecimento dos cursos de graduação
Tipo de Avaliação: Avaliação de Regulação

 

Nome/Sigla da IES:
UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAPÁ – UNIFAP

 

Endereço da IES:
6640 – Unidade SEDE – Rodovia Juscelino Kubitschek, S/N Zerão. Macapá – AP.
CEP:68902-280

 

Curso(s) / Habilitação(ões) sendo avaliado(s):
Pedagogia

 

Informações da comissão:
N° de Avaliadores: 2
Data de Formação: 07/10/2010 14:09:46
Período de Visita: 05/12/2010 a 08/12/2010
Situação: Visita Concluída

 

Avaliadores “ad-hoc”:
488.991.356-49 (Ana Marta Aparecida de Souza Inez)
621.469.719-91 (JUSSARA ISABEL STOCKMANNS) -> coordenador(a) da comissão

 

 

CONTEXTUALIZAÇÃO

Instituição:
A Universidade Federal do Amapá – UNIFAP, é uma Instituição Pública vinculada ao Ministério de Educação, com sede e foro na cidade de Macapá na Rodovia Juscelino Kubitschek, KM 2, s/n., Bairro Zerão. Foi autorizada pela Lei nº 7.530, de 29 de agosto de 1986 e instituída pelo decreto nº 98.977 de 02 de março de 1990. Tem como missão ”ser uma fonte geradora de saberes e práticas nas diversas áreas do conhecimento por meio da indissociabilidade do ensino, da pesquisa e da extensão, contribuindo para o desenvolvimento regional amapaense e amazônico”. A IES está inserida no contexto regional com foco nas preocupações sócio-ambientais. A localização geográfica e organização populacional (negros, índios e caboclos) impõe à UNIFAP um olhar para as possibilidades de melhorar as desigualdades sociais, regionais e econômicas. Assim, a IES, desde sua implantação vem atuando na busca constante pela inclusão social, na oferta de cursos, na realização de atividades de extensão e no desenvolvimento de pesquisas com vistas a impulsionar o desenvolvimento regional e a formação de pessoas. Nesse sentido, promove interface com o setor produtivo e público visando ao estabelecimento de parcerias para oferta de qualificação profissional, para ações de fortalecimento e disseminação da cultura regional, para o desenvolvimento das atividades voltadas à saúde e à educação básica. Destacam-se dentre outros, os programas destinados ao desenvolvimento das comunidades indígenas e quilombolas, programas de prevenção da saúde da criança, da mulher e dos idosos, programas de coleta, sistematização e tabulação de material dos sítios arqueológicos do estado do Amapá. Atualmente a IES oferece 26 cursos de graduação nas diversas áreas do conhecimento, 3(três) cursos de especialização lato sensu, 4(quatro) cursos de mestrado e 1(um )doutorado. Conta com dois convênios com outras universidades para oferta do doutorado interinstitucional, visando ampliar a qualificação de seu corpo docente. No âmbito da extensão a IES oferece vários programas e projetos abrangendo as áreas de atuação dos cursos. Em relação à pesquisa são 43 grupos de pesquisa cadastrados no CNPq nas áreas de ciências exatas, biológicas, humanas, sociais, letras e artes e perfazem um total de 93 linhas de pesquisa. Atualmente a IES conta com 6.903 alunos nos cursos de graduação e 271 nos cursos de pós-graduação. A UNIFAP cumpre papel de grande relevância na formação de docentes da Educação Básica. Sua atuação no campo das licenciaturas é responsável pela formação inicial e continuada de professores de grande parte dos municípios do Estado. Destaca-se que em 1999 firmou convênio com as secretarias municipais de educação para a oferta de cursos de licenciatura e de outros cursos de atualização, o que resultou em expressiva melhoria na educação básica dos municípios conveniados.

 

Curso:
O Curso de Pedagogia faz parte do conjunto de 9 cursos que integraram a UNIFAP em 1991, quando de sua criação. Foi autorizado pela Resolução CONSIMP- UNIFAP Nº 015/1991, reconhecido pela Portaria MEC N. 1.251 de 06/12/1996 e funciona na sede da IES, na Rodovia Juscelino Kubitschek de Oliveira, Bairro Zerão, S/N, na cidade de Macapá/AP. Desde sua criação, vem cumprindo um importante papel na formação de professores do Estado, bem como atuando como órgão interno de assessoria à elaboração de projetos pedagógicos dos cursos que foram criados pela IES. Além disso, o curso é responsável pela elaboração e implementação do Programa Especial de Complementação Pedagógica e pelo Programa de Formação de Professores Pró-Campo. Esta comissão atestou o compromisso da IES e do Curso de Pedagogia, com a melhoria constante da educação básica do Estado, por meio documentos apresentados e pelas entrevistas com dirigentes, professores e acadêmicos. O curso objetiva a formação de pedagogos para atuarem na docência em educação infantil e nos anos iniciais do ensino fundamental, bem como nas áreas previstas no Art. 64 da Lei N. 9396 e do Art. 14 da Resolução CNE/CP N. 1/2006. Atualmente oferece uma carga horária de 4.040 hora/aula distribuídas entre os componentes curriculares. Conta com 400 alunos nos turnos matutino, vespertino e noturno com oferta de 50 vagas anuais, sendo que a cada ano o ingresso se dá em um dos turnos. Verificou-se que o projeto pedagógico que está em vigência desde 2009, não consta nos arquivos do e-mec. Em conversa com o procurador institucional verificou-se que a IES não conseguiu postar no site do e-mec o novo PPC e o PDI. Foi-nos apresentado o protocolo de solicitação ao e-mec para inserção dos referidos documentos com o n. 3284473, datado de 06 de dezembro de 2010.

CONSIDERAÇÕES SOBRE A DIMENSÃO 2
O curso conta com um corpo docente que possui formação e experiências compatíveis com os objetivos apresentados. A coordenadora é licenciada em Pedagogia com mestrado em educação, possui mais de 5 anos de experiência em educação superior e dedica 20 horas semanais para as atividades de coordenação do curso. Os 5 professores que compõem o NDE possuem formação na área da educação, todos eles formados em programas de pós-graduação stricto sensu, sendo 3 doutores e 2 mestres. Além disso, atuam no curso há mais de 5 anos e participaram ativamente da elaboração e implementação do currículo atual. Dos 28 professores do curso 13 são mestres, 7 são doutores e 8 são especialistas, são concursados e possuem dedicação ao curso em regime integral. Constatou-se nas entrevistas com os docentes que há um forte envolvimento do grupo com o projeto do curso, atuam em parcerias com as instituições de educação básica para a realização de estágios, atividades de extensão e pesquisa. Os professores possuem produção científica significativa, sendo que muitos dos trabalhos produzidos são resultantes de projetos desenvolvidos com alunos nos grupos de pesquisa e na disciplina “Seminários de Pesquisa”, contempladas e todos os semestres. Analisando a documentação dos docentes verificou-se que há um número expressivo de participação destes em eventos científicos com apresentação de trabalhos, bem como em comissões julgadoras e bancas de concursos públicos, em conselhos e comitês de órgãos estaduais e municipais. Destaca-se a atuação do grupo em trabalho de assessoria às instituições de educação básica na elaboração de seus projetos pedagógicos, por meio de convênio firmado com a prefeitura do município de Macapá. Comprovou-se, pela análise documental que os docentes mestres e especialistas estão em processo de qualificação, 3 deles estão participando do programa de doutorado interinstitucional em parceria com outras duas IES e outros 3 estão inseridos em programas de mestrado. Em relação aos funcionários técnicos e administrativos o curso conta com o trabalho efetivo e direto de uma assessora concursada para o cargo de técnica em assuntos educacionais, formada em nível superior e trabalhando em regime integral. Conta, também, com uma secretária e dois assistentes de laboratórios com formação em nível técnico. Os demais profissionais que atuam na biblioteca, no setor de registro acadêmico e nas Pró-Reitorias possuem formação compatível para as funções que desempenham e trabalham em regime integral.
Conceito da Dimensão 2
5
Dimensão 3: Instalação física
3.1. 3.1. Espaços físicos utilizados no desenvolvimento do curso. Conceito referencial mínimo de qualidade: Quando os espaços físicos utilizados no desenvolvimento do curso atendem adequadamente aos requisitos de quantidade, dimensão, mobiliário, equipamentos, iluminação, limpeza, acústica, ventilação, segurança, conservação e comodidade necessários às atividades que aí se desenvolvem. 3.2. Tipologia e quantidade de ambientes/laboratórios de acordo com a proposta do curso .   Conceito referencial mínimo de qualidade: Quando os ambientes e os laboratórios estão equipados de acordo com o especificado no PPC*, funcionam segundo a finalidade a que se destinam e correspondem adequadamente aos objetivos, diretrizes e finalidades consignados na proposta do curso. 3.3. Livros – Bibliografia Básica.   Conceito referencial mínimo de qualidade: Quando a bibliografia básica atende aos programas de todas as disciplinas / unidades curriculares* do curso, na proporção de um exemplar para oito (8) alunos previstos para cada turma, referentes aos títulos indicados na bibliografia básica (mínimo de três (3) títulos), e está atualizada e tombada no patrimônio da IES. 3.4. Livros – Bibliografia Complementar.   Conceito referencial mínimo de qualidade: Quando a bibliografia complementar atende adequadamente às indicações bibliográficas complementares referidas nos programas das disciplinas / unidades curriculares*. 3.5. Periódicos, bases de dados específicas, revistas e acervo em multimídia. Conceito referencial mínimo de qualidade: Quando existem: assinaturas de periódicos especializados, indexados e correntes, sob a forma impressa ou informatizada; bases de dados específicas (revistas e acervo em multimídia), que atendem adequadamente aos programas de todos os componentes curriculares e à demanda do conjunto dos alunos matriculados no curso.
Considerações finais da comissão de avaliadores e Conceito final da Avaliação:
CONSIDERAÇÕES FINAIS DA COMISSÃO DE AVALIADORES
Esta Comissão tendo realizado as ações preliminares de avaliação, as considerações sobre cada uma das três dimensões avaliadas e sobre os requisitos legais, todas integrantes deste relatório, e considerando também os referenciais de qualidade dispostos na legislação vigente, atribui os seguintes conceitos por dimensão:
DIMENSÃO CONCEITO
Dimensão 01 – 4
Dimensão 02 – 5
Dimensão 03 – 3
Portanto, o Curso de Pedagogia apresenta um perfil Bom, com conceito geral 4.
CONCEITO FINAL
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