0

Pesquisadores mapeiam o uso ilegal de recursos naturais em áreas protegidas da Amazônia brasileira

O uso ilegal de recursos naturais mina a biodiversidade dentro das áreas de proteção da Amazônia brasileira – densidade populacional humana dentro de 50km foi uma variável chave que influenciou 27 tipos de atividades ilegais

O aluno de doutorado do PPGBIO, Érico Kauano, juntamente com seus orientadores, Fernanda Michalski e José Maria C. Silva, publicaram recentemente um artigo na revista open access PeerJ usando dados de infrações coletados de 2010 a 2015 para entender a distribuição geográfica do uso ilegal de recursos naturais em toda a rede de áreas protegidas da região. No estudo, um total de 4.243 infrações por uso ilegal de recursos naturais foram avaliadas e mapeadas. Essas infrações geraram $ 224,6 milhões de dólares em multas. Em geral, foram encontrados 27 tipos de uso ilegal de recursos naturais. A maior parte foi relacionada à supressão e degradação da vegetação (37,36%), seguida de pesca ilegal (27,34%) e atividades de caça (18,15%).

Mapa: Atividades ilegais em áreas protegidas na Amazônia brasileira.
Mapa E Kauano PeerJ
Para ampliar a imagem clique sobre ela.

Para acessar a notícia completa clique aqui
Para acessar o artigo completo clique aqui 

1

Processo Seletivo para Mestrado 2018

O Edital do processo seletivo de Mestrado do Programa de Pós-Graduação em Biodiversidade Tropical (PPGBio) já está disponível (Clique aqui).

As inscrições deverão ser realizadas via Internet no site www.unifap.br/depsec, de 09 a 20 de outubro de 2017 entre 09:30 e 17:30 (horário de Macapá-AP). Informações gerais sobre o Programa e/ou o processo de inscrição podem ser obtidas através do site www2.unifap.br/ppgbio ou na Secretaria do PPGBio (tel. +55 96 3312-1757, E-mails: ppgbio@unifap.br e coord.ppgbio@unifap.br).

A prova de conhecimentos será aplicada no dia 21 de novembro de 2017.

O PPGBio não aplicará prova de inglês, que é um dos requisitos para inscrição, porém, os candidatos poderão prestar o Exame de Língua Estrangeira para Pós-Graduação (ELEP) (veja edital em www.unifap.br/depsec) aplicado pelo Departamento de Pós-Graduação da UNIFAP , cujas inscrições estão abertas de 14 a 21 de setembro de 2017 .

0

Curso sobre publicação de estudos científicos é ofertado no PPGBio

Curso sobre publicação de estudos científicos é ofertado no PPGBio

 

A Dra. Karen Mustin (pesquisadora visitante do PPGBio, Universidade de Aberdeen, Escócia) e o Dr. William Douglas de Carvalho (Pós-Doutorando do PPGBio) ofertarão entre os dias 12 e 14 de junho de 2017 no PPGBio (UNIFAP, Bloco T) a disciplina “Do desenho amostral à publicação dos resultados”.

O objetivo é compartilhar conhecimento para melhorar a formulação, redação e publicação de estudos científicos. (Cartaz da disciplina)

 

Vagas: 20

 

Público alvo: alunos de pós-graduação e graduados

 

Inscrições: entre 05 e 09 de junho de 2017 na secretaria do PPGBio ou pelo e-mail ppgbio@unifap.br (veja os requisitos para inscrição)

 

Plano de ensino

 

 

0

Novo Edital para Exame de Seleção ao Curso de Mestrado em 2017

A Universidade Federal do Amapá, através da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação e da Coordenação do Programa de Pós-Graduação em Biodiversidade Tropical (PPGBIO) do convênio Universidade Federal do Amapá (UNIFAP), Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa Amapá), Instituto de Pesquisas Científicas e Tecnológicas do Estado do Amapá (IEPA) e Conservação Internacional do Brasil (CI-Brasil), torna público o segundo Edital de Exame de Seleção ao Curso de MESTRADO, para ingresso no primeiro semestre de 2017. O Programa tem como área de concentração a Biodiversidade, dividida em três linhas de pesquisas: Caracterização da Biodiversidade, Gestão e Conservação da Biodiversidade e Uso Sustentável da Biodiversidade. O edital encontra-se publicado no site http://www2.unifap.br/ppgbio/files/2017/04/EDITAL_-MESTRADO_2o_PS_2017.pdf. Informações gerais sobre o Programa e/ou o processo de inscrição podem ser obtidas através do site www2.unifap.br/ppgbio ou na Secretaria do PPGBIO – Brigith Melo (tel. +55 96 3312-1757, E-mail: ppgbio@unifap.br)  As inscrições para o processo seletivo deverão ser realizadas via Internet, no endereço eletrônico www.unifap.br/depsec, a partir do dia 20 de abril de 2017 até o 03 de maio de 2017, observando o horário local de Macapá.

0

Edital para Exame de Seleção ao Curso de Mestrado

A Universidade Federal do Amapá, através da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação e da Coordenação do Programa de Pós-Graduação em Biodiversidade Tropical (PPGBIO) do convênio Universidade Federal do Amapá (UNIFAP), Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa Amapá), Instituto de Pesquisas Científicas e Tecnológicas do Estado do Amapá (IEPA) e Conservação Internacional do Brasil (CI-Brasil), torna público o presente Edital para Exame de Seleção ao Curso de MESTRADO, ano de 2017. O Programa tem como área de concentração a Biodiversidade, dividida em três linhas de pesquisas: Caracterização da Biodiversidade, Gestão e Conservação da Biodiversidade e Uso Sustentável da Biodiversidade. O edital encontra-se publicado no site http://www.unifap.br/public/index/view/categoria/6/page/1/id/8154. Informações gerais sobre o Programa e/ou o processo de inscrição podem ser obtidas através do site www2.unifap.br/ppgbio ou na Secretaria do PPGBIO – Brigith Melo (tel. +55 96 3312-1757, E-mail: ppgbio@unifap.br)  As inscrições para o processo seletivo deverão ser realizadas via Internet, no endereço eletrônico www.unifap.br/depsec, a partir do dia 09 de janeiro de 2017 até o dia 20 de janeiro de 2017, observando o horário local de Macapá.

0

Credenciamento de Novos Docentes

O Programa de Pós-Graduação de Biodiversidade Tropical – PPGBIO abre ofertas de credenciamento de novos docentes, seguindo o Regimento-Interno de 2016 (Clique Aqui). Os novos docentes aprovados poderão ofertar vagas no próximo processo seletivo para ingresso de mestrando e entrarão efetivamente no próximo quadriênio. Maiores informações poderão ser obtidas pelo telefone (96) 3312-1757