0

Novo Edital para Exame de Seleção ao Curso de Mestrado em 2017

A Universidade Federal do Amapá, através da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação e da Coordenação do Programa de Pós-Graduação em Biodiversidade Tropical (PPGBIO) do convênio Universidade Federal do Amapá (UNIFAP), Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa Amapá), Instituto de Pesquisas Científicas e Tecnológicas do Estado do Amapá (IEPA) e Conservação Internacional do Brasil (CI-Brasil), torna público o segundo Edital de Exame de Seleção ao Curso de MESTRADO, para ingresso no primeiro semestre de 2017. O Programa tem como área de concentração a Biodiversidade, dividida em três linhas de pesquisas: Caracterização da Biodiversidade, Gestão e Conservação da Biodiversidade e Uso Sustentável da Biodiversidade. O edital encontra-se publicado no site http://www2.unifap.br/ppgbio/files/2017/04/EDITAL_-MESTRADO_2o_PS_2017.pdf. Informações gerais sobre o Programa e/ou o processo de inscrição podem ser obtidas através do site www2.unifap.br/ppgbio ou na Secretaria do PPGBIO – Brigith Melo (tel. +55 96 3312-1757, E-mail: ppgbio@unifap.br)  As inscrições para o processo seletivo deverão ser realizadas via Internet, no endereço eletrônico www.unifap.br/depsec, a partir do dia 20 de abril de 2017 até o 03 de maio de 2017, observando o horário local de Macapá.

0

Edital para Exame de Seleção ao Curso de Mestrado

A Universidade Federal do Amapá, através da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação e da Coordenação do Programa de Pós-Graduação em Biodiversidade Tropical (PPGBIO) do convênio Universidade Federal do Amapá (UNIFAP), Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa Amapá), Instituto de Pesquisas Científicas e Tecnológicas do Estado do Amapá (IEPA) e Conservação Internacional do Brasil (CI-Brasil), torna público o presente Edital para Exame de Seleção ao Curso de MESTRADO, ano de 2017. O Programa tem como área de concentração a Biodiversidade, dividida em três linhas de pesquisas: Caracterização da Biodiversidade, Gestão e Conservação da Biodiversidade e Uso Sustentável da Biodiversidade. O edital encontra-se publicado no site http://www.unifap.br/public/index/view/categoria/6/page/1/id/8154. Informações gerais sobre o Programa e/ou o processo de inscrição podem ser obtidas através do site www2.unifap.br/ppgbio ou na Secretaria do PPGBIO – Brigith Melo (tel. +55 96 3312-1757, E-mail: ppgbio@unifap.br)  As inscrições para o processo seletivo deverão ser realizadas via Internet, no endereço eletrônico www.unifap.br/depsec, a partir do dia 09 de janeiro de 2017 até o dia 20 de janeiro de 2017, observando o horário local de Macapá.

0

Credenciamento de Novos Docentes

O Programa de Pós-Graduação de Biodiversidade Tropical – PPGBIO abre ofertas de credenciamento de novos docentes, seguindo o Regimento-Interno de 2016 (Clique Aqui). Os novos docentes aprovados poderão ofertar vagas no próximo processo seletivo para ingresso de mestrando e entrarão efetivamente no próximo quadriênio. Maiores informações poderão ser obtidas pelo telefone (96) 3312-1757

0

Ciclo Institucional de Estudos sobre Pesquisa (CIEP) da UNIFAP

A Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação da UNIFAP vai iniciar um Ciclo Institucional de Estudos sobre Pesquisa (CIEP) da UNIFAP.

O CIEP configura-se em uma série de palestras, oficinas e mesas-redondas sobre o tema Pesquisa.

O evento inaugural será uma mesa-redonda com o tema “A construção da carreira científica” com bolsistas de produtividade do CNPq.

Não perca a mesa-redonda inaugural no dia 13/04/2016 às 19 hs no Hall do Centro Integrado de Pesquisas (em frente ao restaurante universitário).

 

ciclo de palestras CIEP

0

Convocação de matrícula para novos ingressantes do PPGBIO

Está publicada a convocação de matrícula para os novos ingressantes do curso de mestrado e doutorado do Programa de Pós-Graduação em Biodiversidade Tropical (PPGBIO).

Para Habilitação e Matrícula o candidato deverá comparecer ao Departamento de Registro e Controle Acadêmico – DERCA, localizado ao lado do prédio do Departamento de Processos Seletivos e Concursos, no período de 01/03 à 04/03/2016, no horário de 08h30min as 11h30min e das 14h30min as 17h30min. Os documentos necessários para realização da matrícula se encontram no link http://www.unifap.br/public/index/view/id/7115.

A coordenação do PPGBIO solicita a todos os candidatos que efetivarem a matrícula que se apresentem na coordenação do PPGBIO para assinatura do termo de dedicação e para oficializarem a solicitação de bolsa de estudos e entrega de dados bancários.

 

0

Docentes do PPGBIO contemplados com bolsa de produtividade do CNPq

Dois docentes do quadro de professores permanentes do quadro do PPGBIO foram contemplados com Bolsa de Produtividade em Pesquisa – PQ 2015 do CNPq. Os professores Alan Cavalcanti da Cunha e Fernanda Michalski foram contemplados com bolsas nas áreas de Ciências Ambientais e Ecologia e Limnologia, respectivamente.

No mesmo edital, o professor Marcos Tavares Dias, também do quadro de docentes permanentes do PPGBIO foi contemplado novamente com bolsa de Produtividade na área de Aquicultura e Recursos Pesqueiros.

As bolsas de produtividade em pesquisa são destinadas a pesquisadores que se destaquem entre seus pares, valorizando sua produção científica segundo critérios normativos.

Os resultados encontram-se disponíveis em http://cnpq.br/chamadas-publicas?p_p_id=resultadosportlet_WAR_resultadoscnpqportlet_INSTANCE_0ZaM&p_p_lifecycle=0&p_p_state=normal&p_p_mode=view&p_p_col_id=column-2&p_p_col_pos=1&p_p_col_count=2&id=58-69-2777&detalha=chamadaDetalhada&filtro=resultados .

O PPGBIO parabeniza os docentes contemplados com bolsas no edital PQ-2015.

0

Egressa da turma de mestrado do PPGBIO publica artigo em revista Qualis A

É com grande alegria que o PPGBIO divulga o artigo recentemente publicado resultante da dissertação de mestrado da egressa Dayna Filocreão Malheiros (Turma Mestrado 2013) na revista Aquaculture (QUALIS A2 – Área Biodiversidade).

O artigo, intitulado “Toxicity of the essential oil of Mentha piperita in Arapaima gigas (pirarucu) and antiparasitic effects on Dawestrema spp. (Monogenea)” está disponível no link http://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S0044848616300199.

Parabenizamos os autores pela excelente publicação que reforça a elevada qualidade das dissertações produzidas no PPGBIO.