0

Exame de Inglês para ingresso no PPGCA

Foi divulgado o novo edital do ELEP (Exame de Língua Estrangeira para Pós-Graduação). Essa é uma oportunidade para os candidatos que desejam cursar o PPGCA e ainda não tem atestado de suficiência em língua inglesa. As inscrições para o ELEP deverão ser realizadas exclusivamente via Internet, no endereço eletrônico www.unifap.br/depsec, de 21/02 a 28/02/2019. O exame será aplicado no dia 17/03/2019, às 09:00h. O edital pode ser acessado em: http://www.unifap.br/public/index/view/id/10867

0

Colaboração com outros PPG avança

IMG-20190205-WA0002

A primeira reunião entre os três programas envolvidos no PROCAD-Amazônia (PPGCA/PRONAT/PPGCDS) ocorreu nos dias 4 e 5 de fevereiro na UNIFAP e contou com 4 professores do PPGCA, 5 professores do PRONAT (UFRR) e 3 do PPGCDS (UnB). Foram discutidas as possibilidades de pesquisa em colaboração, disciplinas ministradas em conjunto, mobilidade de professores para ministrar disciplinas, mobilidade de discentes para cursar disciplinas, e distribuição de recursos entre os três programas. A reunião foi bem produtiva, gerando a expectativa que podemos avançar na maior qualidade da formação dos discentes, e em um aumento na qualidade e quantidade das produções científicas do PPGCA, o que contribuiria para um eventual aumento na nota do programa e em uma abertura do doutorado.

0

Artigo de discente do PPGCA

Foi publicado o artigo “Albendazole, levamisole and ivermectin are effective against monogeneans of Colossoma macropomum (Pisces: Serrasalmidae)”, de autoria da discente Carliane Alves, em conjunto com o seu orientador Marcos Tavares Dias, e outros colaboradores. O artigo foi publicado na revista Journal of Fish Diseases, Qualis A2 na área de Ciências Ambientais. Parabéns aos autores! Acesse o artigo aqui.

0

Convite para defesa

O PPGCA convida para a defesa de Carliane Maria Guimarães Alves, que ocorrerá no dia 05/02, às 8:30, na sala 4 do bloco do DPG. O trabalho defendido será “Eficácia de anti-helmínticos comerciais no tratamento contra monogeneas das brânquias de Colossoma macropomum (Serrasalmidae)“, orientado pelo prof. Marcos Tavares Dias.

0

IMG-20190131-WA0015

O PPGCA parabeniza Abthyllane Amaral, a primeira mestre em Ciências Ambientais formada do Amapá! Parabenizamos também a sua orientadora Marcela Videira. Fizeram um ótimo trabalho. Que venham os nossos próximos mestres!

 

0

Convite para a primeira defesa do PPGCA

A coordenação do PPGCA convida a comunidade acadêmica para a primeira defesa de dissertação do programa, que ocorrerá dia 30/01/19, às 9:00, na sala 1 do Bloco T (Campus Marco Zero). A defesa será da discente Abthyllane Amaral de Carvalho, orientada pela Profa. Marcela Nunes Videira, e terá o seguinte tema: “Parasitofauna de Metynnis lippincottianus Cope, 1870 (Characiformes: Serrasalmidae) na Área de Proteção ambiental do rio Curiaú, Amapá, Brasil“. A banca será composta pelos professores Edilson Rodrigues Matos (UFRA), Marcos Tavares Dias (Embrapa e PPGCA) e Lúcio André Viana Dias (UNIFAP).

0

Palestra do Prof. Jorge Palmeirim, da Universidade de Lisboa

Jorge_P

 

A coordenação do PPGCA convida a todos para a palestra intitulada “Inundação e nutrientes como determinantes da biodiversidade da floresta Amazônica: o caso dos morcegos“, que será ministrada pelo Prof. Dr. Jorge Palmeirim, da Universidade de Lisboa.  O prof. Palmeirim tem vasta experiência em pesquisas com ecologia e conservação de aves e morecegos em ambientes tropicais e mediterrâneos e desenvolve colaboração com o Dr. William Carvalho, pós-doutorando do Laboratório de Ecologia da UNIFAP. A palestra ocorrerá no dia 1 de fevereiro, às 10:00, na sala 2 do bloco T.

0

Oferta de disciplinas do primeiro semestre de 2019

A coordenação do PPGCA divulga o planejamento de disciplinas para o primeiro semestre de 2019. Serão ofertadas 7 disciplinas sendo 6 delas obrigatórias. As disciplinas ofertadas totalizarão 17 créditos.

Disciplina

Datas

Obrigatória/Optativa

Turno*

Créditos

Professores

Biodiversidade Amazônica

18/02 a 01/03

Optativa

Manhã e tarde

3 (45h)

Emerson

Fundamentos em Ciêncais Ambientais

20/03 a 06/04

Obrigatória

Manhã e tarde

3 (45h)

Cláudia/Alan/Lola

Estatística Aplicada às Ciências Ambientais

08/04 a 26/04

Obrigatória

Manha e tarde

4 (60h)

José Julio/Renato/ Alaan/Alexandro

Metodologia Científica e Interdisciplinaridade

29/04 a 10/05

Obrigatória

Manhã

2 (30h)

Emerson/Walter

Avaliação de Impacto Ambiental

13/05 a 24/05

Obrigatória

Manhã

3 (45h)

Helenilza/Daguinete

Seminários I

22/03 a 24/05

Obrigatória

Sextas-feiras à tarde

1 (15h)

Emerson

Seminários II

13/06 a 15/06**

Obrigatória

 Manha e tarde

1 (15h)

Marcela

* Os turnos podem ser alterados, se necessário, pela disponibilidade do(s) professor(es)

** Havaerá reuniões em março para explicar o andamento da disciplina

0

Projeto de discente e docente do PPGCA é destaque nos Prêmios da Amazônia: “Professor Samuel Benchimol” e “Banco da Amazônia de Empreendedorismo Consciente 2018”

Os Prêmios Professor Samuel Benchimol e Banco da Amazônia de Empreendedorismo Consciente tem por objetivo premiar projetos de ações sobre as perspectivas econômicas, científicas, tecnológicas, ambientais, sociais e de empreendedorismo para o desenvolvimento sustentável da Região Amazônica. Na edição de 2018, o discente André Oliveira Queiroz, mestrando do PPGCA, sob orientação do Prof. Alaan Ubaiara Brito, docente permanente do PPGCA, foi agraciado como 3º colocado na Categoria Iniciativa de Desenvolvimento Local, pela realização do projeto Unidade Solar Fotovoltaica para Beneficiamento de Mandioca e Produção de Farinha, garantindo um prêmio de R$ 10.000,00 (dez mil reais) para continuação de sua pesquisa no programa.
Essa premiação, que é a primeira entregue a um projeto conjunto entre docente e discente do PPGCA, contribui na obtenção de recursos externos para o desenvolvimento da pesquisa na Universidade Federal do Amapá. Além disso, segundo os autores, os recursos adquiridos irão fomentar o desenvolvimento de uma forma inovadora e sustentável de aprimorar o beneficiamento de mandioca em áreas remotas da Amazônia que não dispõem de atendimento energético convencional.

Para mais informações, consulte o site: http://www.amazonia.ibict.br/