0

Oferta de disciplinas do primeiro semestre de 2019

A coordenação do PPGCA divulga o planejamento de disciplinas para o primeiro semestre de 2019. Serão ofertadas 7 disciplinas sendo 6 delas obrigatórias. As disciplinas ofertadas totalizarão 17 créditos.

Disciplina

Datas

Obrigatória/Optativa

Turno*

Créditos

Professores

Biodiversidade Amazônica

18/02 a 01/03

Optativa

Manhã e tarde

3 (45h)

Emerson

Fundamentos em Ciêncais Ambientais

20/03 a 06/04

Obrigatória

Manhã e tarde

3 (45h)

Cláudia/Alan/Lola

Estatística Aplicada às Ciências Ambientais

08/04 a 26/04

Obrigatória

Manha e tarde

4 (60h)

José Julio/Renato/ Alaan/Alexandro

Metodologia Científica e Interdisciplinaridade

29/04 a 10/05

Obrigatória

Manhã

2 (30h)

Emerson/Walter

Avaliação de Impacto Ambiental

13/05 a 24/05

Obrigatória

Manhã

3 (45h)

Helenilza/Daguinete

Seminários I

22/03 a 24/05

Obrigatória

Sextas-feiras à tarde

1 (15h)

Emerson

Seminários II

13/06 a 15/06**

Obrigatória

 Manha e tarde

1 (15h)

Marcela

* Os turnos podem ser alterados, se necessário, pela disponibilidade do(s) professor(es)

** Havaerá reuniões em março para explicar o andamento da disciplina

0

Projeto de discente e docente do PPGCA é destaque nos Prêmios da Amazônia: “Professor Samuel Benchimol” e “Banco da Amazônia de Empreendedorismo Consciente 2018”

Os Prêmios Professor Samuel Benchimol e Banco da Amazônia de Empreendedorismo Consciente tem por objetivo premiar projetos de ações sobre as perspectivas econômicas, científicas, tecnológicas, ambientais, sociais e de empreendedorismo para o desenvolvimento sustentável da Região Amazônica. Na edição de 2018, o discente André Oliveira Queiroz, mestrando do PPGCA, sob orientação do Prof. Alaan Ubaiara Brito, docente permanente do PPGCA, foi agraciado como 3º colocado na Categoria Iniciativa de Desenvolvimento Local, pela realização do projeto Unidade Solar Fotovoltaica para Beneficiamento de Mandioca e Produção de Farinha, garantindo um prêmio de R$ 10.000,00 (dez mil reais) para continuação de sua pesquisa no programa.
Essa premiação, que é a primeira entregue a um projeto conjunto entre docente e discente do PPGCA, contribui na obtenção de recursos externos para o desenvolvimento da pesquisa na Universidade Federal do Amapá. Além disso, segundo os autores, os recursos adquiridos irão fomentar o desenvolvimento de uma forma inovadora e sustentável de aprimorar o beneficiamento de mandioca em áreas remotas da Amazônia que não dispõem de atendimento energético convencional.

Para mais informações, consulte o site: http://www.amazonia.ibict.br/

0

Primeira publicação de artigo entre docente e discente do PPGCA ganha destaque em revista científica internacional

No Amapá, o resíduo do açaí é, ao mesmo tempo, um grave problema ambiental e uma potencial matéria prima para a produção de bioenergia sustentável. Os desafios relacionados à biomassa para a produção bioenergética incluem ampla variabilidade de propriedades tecnológicas, logística e alta umidade. Em 2014, o assunto passou a ser investigado pela Profa. Lina Bufalino (atualmente docente permanente do PPGCA e professora da Universidade Federal Rural da Amazônia), em conjunto com o prof. Breno da Silva (UEAP) e com discentes de graduação da UEAP. A pesquisa contou com participação do discente Dhimitrius Neves Paraguassú Smith de Oliveira, mestrando do PPGCA, e teve colaboração também de pesquisadores da Universidade Federal de Lavras (Paulo Trugilho e Isabel Melo). O fruto dessa parceria pode ser comemorado neste mês de setembro quando o artigo intitulado “Local variability of yield and physical properties of açaí waste and improvement of its energetic attributes by separation of lignocellulosic fibers and seeds” foi publicado na revista internacional Journal of Renewable and Sustainable Energy. Entretanto, as boas notícias não cessaram aí. O artigo foi selecionado pelo editor internacional como favorito do mês (“Editor´s pick” – que significa “escolha do editor”) pelo seu mérito e recebeu destaque na home page da revista https://aip.scitation.org/journal/rse). Além disso, foi publicada uma reportagem denominada “Findings point to new ways for using acai berry waste as fuel” com finalidade de ampla divulgação do trabalho, que pode ser conferida na homepage https://aip.scitation.org/doi/10.1063/1.5055988. Esse trabalho, que é a primeiro artigo conjunto entre docente e discente do PPGCA, contribui para divulgar os potenciais naturais do Amapá e da Amazônia no cenário científico internacional, consolidar parcerias entre as instituições participantes (UFRA, UEAP, UNIFAP e UFLA) e dar suporte científico às possibilidades de produzir energia sustentável.

0

Vagas e bibliografia para o edital de seleção para o mestrado em Ciências Ambientais

O PPGCA publicou a lista de vagas disponíveis para o edital 002/2018, que selecionará os candidatos que ingressarão no mestrado em Ciências Ambientais em 2019. Foram disponibilizadas 14 vagas para este edital.

Além disso, foi publicada a lista de referências que devem ser estudadas para a realização da prova. Os anexos do edital estão disponíveis no endereço: http://www.unifap.br/public/index/view/id/10319

0

Edital de seleção de mestrado para ingresso em 2019

O PPGCA divulga a publicação do edital de seleção para ingresso no mestrado em Ciências Ambientais da UNIFAP em 2019.

As inscrições vão de 3 a 14 de setembro de 2018 e devem ser feitas pelo site: https://sigaa.unifap.br/sigaa/public/home.jsf (menu: pós-graduação>strito sensu>processos seletivos).

A disponibilidade de vagas por orientador e a bibliografia para o edital serão publicadas em breve. Nesse edital estarão mantidas as políticas inclusivas com vagas destinadas a negros, indígenas, deficientes e pessoas trans.

Como novidade com relação aos editais passados, estamos requerendo a anexação de documentos e a comprovação de suficiência em língua inglesa no ato da inscrição, o que facilitará alguns trâmites internos. Além disso, a taxa de inscrição foi abolida no presente edital.

Para mais informações, consulte o edital em: <http://www.unifap.br/public/index/view/id/10319>

0

I Colóquio do PPGCA

A coordenação do PPGCA divulga a realização do I Colóquio do PPGCA, que ocorrerá entre 22 e 24 de agosto.

Colóquio Ciências Ambientais

 

O evento contará com a palestra “Os cientistas sociais e o conceito de biodiversidade – uma relação difícil”, ministrada pelo Prof. Dr. José Augusto Leitão Drummond (UnB), no dia 22/8, às 19:00 horas. O encerramento terá a palestra “O Mito da Energia Verde – os Impactos das Hidrelétricas ”, ministrada pelo prof. Miguel Petrere Jr. (UFPA), no dia 24/8, às 18:30. Também serão apreentados trabalhos desenvolvidos pela turma 2017 do PPGCA. Há possibilidade de submissão de trabalhos para o evento. As normas para envio dos trabalhos serão divulgadas no site do PPGCA, na aba eventos.

Inscrições e contato pelo e-mail  coloquioppgca@gmail.com. O evento também conta com perfis no instagram e facebook (ver folder acima).

 

Clique aqui para se inscrever!

 

0

Oferta de disciplinas para o segundo semestre de 2018

A coordenação do PPGCA divulga o planejamento de disciplinas para o segundo semestre de 2018. Serão ofertadas 9 disciplinas optativas, sendo 2 da linha de Recursos Naturais e Sistemas Ecológicos, 3 da linha de Gestão, Tecnologia e Inovação Ambiental, e 4 de domínio conexo. As disciplinas ofertadas totalizarão 31 créditos. A oferta de disciplinas se inicia no dia 03 de setembro de 2018 e será concluída no dia 30 de janeiro de 2019.

Disciplina

Data

Turno*

Créditos (CH)

Professor

Tecnologias em energias renováveis

3/9 a 7/11 (segundas e quartas)

Tarde

4 (60h)

Alaan Ubaiara

Estudos tecnológicos em ciências ambientais

1/10 a 16/10

(inclui sábados)

Manhã (todos os dias)

Tarde (todos os dias, exceto segundas e quartas)

3 (45h)

Lina

Recursos Naturais e Ecossistemas Terrestres

15/10 a 26/10

Manhã (todos os dias)

Tarde (todos os dias, exceto segundas e quartas)

4 (60h)

José Julio

Educação Ambiental

29/10 a 9/11

Manhã (todos os dias)

Tarde (todos os dias, exceto segundas e quartas)

3 (45h)

Renato/Daguinente

Biodiversidade Amazônica

12/11 a 23/11

Manhã

3 (45h)

Emerson/Marcela

Gestão, Análise e Recuperação Ambiental

26/11 a 7/12

Manhã

4 (60h)

Darren/Alexandro

Direito Ambiental

9/12 a 21/12

Manhã

2 (30h)

Daguinete

Química Ambiental

6/1 a 24/1 (2019)

Tarde

4 (60h)

Daímio

Física Ambiental

13/1 a 30/1 (2019)

Manhã

4 (60h)

Nilson/Tiago

* Os turnos podem ser alterados, se necessário, pela disponibilidade do(s) professor(es)

 

0

Edital para o Exame de Língua Estrangeira para a Pós-graduação – ELEP 2018/2 é publicado

O Departamento de Pós-graduação (DPG) lançou o edital para o Exame de Língua Estrangeira para a Pós-Graduação (ELEP), do segundo semestre do ano de 2018. As inscrições para o ELEP deverão ser realizadas exclusivamente via internet, no endereço eletrônico http://www.unifap.br/depsec, de 03 a 09 de agosto de 2018. O valor da inscrição é R$ 50,00. O PPGCA usa o ELEP como uma das formas de atestar suficiência em língua inglesa. Outras formas são: TOEFL – Test of English as Foreign Language (mínimo de 213 pontos para o CBT TOEFL ou 500 pontos para o TOEFL tradicional ou 80 pontos no Internet Based Test); IELTS – International English Language Test (mínimo 6,0); FCE (First Certificate in English), CAE (Certificate in Advanced English), CPE (Certificate of Proficiency in English), ESOL – English for Speakers of Other Languages, MICHIGAN ECPE – Examination for Certificate of Proficiency in English, TOEIC – Test of English for International Communication, com prazo máximo de trinta (30) meses após a data do Certificado, ou apresentação de certificado de aprovação em exame de língua inglesa, nas quais obteve rendimento acadêmico igual ou superior a setenta por cento (70%), realizado em cursos de mestrado ou doutorado da Unifap ou de outra instituição integrante do Sistema Nacional de Pós-Graduação com conceito na CAPES igual ou superior a três (3), com prazo máximo de vinte e quatro (24) meses após a data da titulação.

Portanto, recomenda-se a todos os interessados em ingressar no PPGCA no ano de 2019 e que não tenham os atestados de proficiência acima listados, que presetem o ELEP 2018/2.

Mais informações: Edital ELEP 2018/2