0

Centro de Ciências Biológicas e da Saúde da Unifap promove Seminário de Nanotecnologia Aplicada a Fármacos

O Centro de Ciências Biológicas e da Saúde da Universidade Federal do Amapá (Unifap) promove nesta segunda-feira, 05 de novembro, às 9h, o Seminário da Rede Amazônica de Nanotenologia Aplicada a Fármacos. O evento ocorrerá no auditório da reitoria e terá a participação de pesquisados da Unifap, Universidade Federal do Pará (UFPA) e instituições de Cuba.

O seminário é parte do programa de formação da Rede Amazônica de Nanotecnologia Aplicada a Fármacos – RANAF – que, por meio do projeto “Nanoencapsulação de fármacos anti-inflamatórios de origem sintética natural, em matrizes de polímeros para liberação controlada”, pretende consolidar a pesquisa na área de nanotecnologia aplicada a fármacos nas instituições participantes da região amazônica.

Atualmente, a nanotecnologia está associada as mais variadas áreas de pesquisa e produção na escala nano (escala atômica). “O princípio básico da nanotecnologia”, explica o professor José Carlos Tavares, “é a construção de estruturas e novos materiais a partir dos átomos (os tijolos básicos da natureza). Em alguns anos de pesquisas nós teremos, por exemplo, cosméticos e medicamentos mais eficazes, além de outros produtos”.

A proposta de inserir grupos experientes do exterior da Unifap visa o fortalecimento da área com intercâmbios, principalmente no que diz repeito as aplicações de técnicas de alteração físico-quimica de nanoparticulas e nanoformulações farmacêuticas. A Amazônia possui um rico bioma e o estado do Amapá colabora com uma das maiores biodiversidades do mundo. Sendo assim, a aplicação da nanotecnologia para obtenção de novas formas anti-inflamatórias é de grande interesse da indústria farmacêutica, mercado que se busca com a formação da rede.

Após a concretização na formação dessa rede, novas classes terapêuticas de medicamentos serão objeto de estudo, principalmente a relacionada a aplicação de antidepressivos e ansiolíticos. Vários programas serão beneficiados com a formação da rede, no sentido de contribuir com a formação de recursos humanos, nas áreas de farmácia, química e física relacionando-os à aplicação de nanoparticulas na terapêutica.

José Carlos Tavares Carvalho