O Programa de Pós- Graduação em Educação – Mestrado em Educação da Universidade Federal do Amapá, foi instituído no ano de 2017. Possui duas Linhas  de Pesquisa: Políticas Educacionais e Educação, Culturas e Diversidades, que estão organicamente articuladas à Área de Concentração do Curso , Educação, Políticas e Culturas.

A educação é considerada como campo do conhecimento, além de um processo de mediações sociais, com determinantes e desdobramentos históricos, políticos e culturais. Partindo-se da relação entre Estado e sociedade, compreende-se a educação numa perspectiva ampla, a qual ocorre em ambientes sociais diversos, inclusive não-escolares. A articulação entre as Linhas de Pesquisa, as disciplinas e demais componentes curriculares do Curso, na área de concentração apresentada, toma como princípio a necessidade de vinculação “orgânica” sustentado numa perspectiva de superação da justaposição e/ou aglutinação por soma de temáticas de estudos. Nesse sentido, congrega pesquisadores individuais, Grupos, Linhas e disciplinas, em torno de elementos teórico-metodológicos basilares e integradores.

A compreensão das políticas educacionais, como construção dialética, cultural e histórico-social, forjada na correlação de forças entre os grupos, movimentos e organizações sociais e políticas. Assim, para além de manifestação de ações do Estado, em seu sentido estrito, ou de Governo, concebe-se a política educacional também na sua dimensão cultural, entendendo que sua materialização não ocorre de forma linear, estabelecida mecanicamente por meio de leis, decretos e similares. Da mesma forma, a cultura é vista como processo dinâmico que perpassa e imbrica-se em todas as dimensões da vida social. A compreensão da diversidade cultural e sua relação com a educação pressupõe entender tais fenômenos como resultados e determinantes de ações políticas, econômicas e sociais, conformadoras e geradoras de significados, aceitações e resistências em conflito. A educação, ao expressar também relações de poder, manifestação político-cultural, é constituinte e constitui-se nesse processo, a um só tempo.

 

 

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