PARCERIAS E ARTICULAÇÕES

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a) Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Educação Superior (GEPES) – Profa. Dra. Vera Lúcia Jacob Chaves;


b) Grupo de Pesquisa e Estudos Políticas Educacionais, Trabalho e Formação Docente (GESTRADO) – Profa. Dra. Olgaíses Cabral Maués;


c) Grupo de Estudo e Pesquisa em Educação do Campo na Amazônia (GEPERUAZ) – Prof. Dr. Salomão Antônio Mufarrej Hage.

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a) Grupo de Estudo e Pesquisa em Educação Física, Esporte e Lazer (LEPEL) – Profa. Dra. Celi NelzaZulke Taffarel;

b) Grupo de Estudos e Pesquisas Marxismo e Políticas de Trabalho e Educação (MTE) –Profa. Dra. Elza Margarida de Mendonça Peixoto;

c) Grupos de Estudos e Pesquisas de Educação do Campo – Profa. Dra. Celi Taffarel.

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a) Grupo de Pesquisa em Desenvolvimento Profissional e Docência Universitária: saberes e práticas educativas – Profa. Dra. Silvana Malusá;



b) Grupo de Pesquisa Trabalho, Educação e Formação Humana – Prof. Dr. Carlos Alberto Lucena.

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Grupo ALEPH – Programa de Pesquisa, Aprendizagem-Ensinagem e Extensão e Revista ALEPH.

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Ludicidade, Inclusão e Saúde (LIS) – Profa. Dra. ngela do Céu Ubaiara Brito, o qual tem Parceria com o Grupo de Pesquisa da USP: Contexto Integrado de Educação Infantil (CIEI) – Profa. Dra. TizukoMorchida Kishimoto e Profa. Dra. Mônica AppezzatoPinazza.

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Grupo de Estudos em Educação, Gênero e Relações Étnico-Raciais, coordenado pela Profa. Dra. Cicera Nunes

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Participação de docente Permanente desta proposta no projeto “Expansão e Financiamento da Educação Superior Pública no Estado do Amapá (2006-2013)” e nas pesquisas recentes desenvolvidas pelo Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Educação Superior (GEPES/ UFPA). Importante destacar que essas pesquisas também envolvem outros pesquisadores e estudantes de graduação, mestrado e doutorado, de várias IES.

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No início de 2017 apenas 2 docentes do Programa estavam vinculados à Rede. E no fim de 2018 esse número era de 6 professores. Ampliou-se inclusive a participação em outros eixos de pesquisa da Rede, com estudos em financiamento, avaliação e formação de professores, no âmbito da educação superior.

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Destaque para as ações desenvolvidas em conjunto com a Universidade do Estado do Amapá e, a partir de 2018, com o Instituto Federal de Educação do Amapá (IFAP).

 

Essas parcerias tem sido fundamental particularmente para a realização de eventos e outras atividades extracurriculares, destaque para a realização das Jornadas de Estudos da História da Educação na Amazônia (I e II); 1º Encontro Estadual da ANPAE e II Seminário Estado e Política Educacional; I Seminário Internacional de Pesquisa Educacional na Amazônia (SIPEA); II Encontro Amapaense de História da Educação, II Encontro da Cátedra Paulo Freire na Amazônia e III Fórum de Leituras de Paulo Freire da Região Norte.

O PPGED/UNIFAP também desenvolveu ações articuladas com associações civis de utilidade pública e natureza acadêmico-científicas de pesquisa na área da educação, bem como, com o Curso de Especialização lato sensu em Política Educacional ofertado na UNIFAP. Sobre isso, podemos citar: a) 2ª Reunião Científica Regional Norte da ANPEd; b) VI Seminário Norte e VII Encontro Estadual do Pará da ANPAE e; c) Encontro Estadual Amapaense da ANPAE e II Seminário Estado e Política Educacional.

Como parte desse processo tem-se ampliado a articulação com outros pesquisadores. Destaque para o início da execução do Projeto “Pesquisa em Educação na Amazônia: história, política, formação de professores e diversidade cultural”, coordenado pela Profa. Dra. Eugénia Foster, envolvendo parte significativa dos docentes do PPGED/UNIFAP, em parceria com docentes dos PPGEs da UFPA e da UERR. Tal projeto conta com apoio financeiros (auxílio financeiro e bolsas), conforme seleção do Edital N. 21/2018 – PROGRAMA NACIONAL DE COOPERAÇÃO ACADÊMICA NA AMAZÔNIA (PROCAD AMAZÔNIA) – CAPES.

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  • Grupo de Pesquisas sobre Financiamento da Educação Superior – GPFES/UFPA;

  • Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Educação Superior – GEPES/UFPA;

  • Grupo de Estudos, Pesquisas e Práticas em Educação na Amazônia Amapaense – GEPEA/UEAP;

  • Grupo de Estudo e Pesquisa em Política Educacional e Gestão – GEPPEG/UEAP;

  • Grupo de Estudos em Atividade Física e Promoção da Saúde/USJT;

  • Processos Oceanográficos na Zona Costeira Amazônica/UFPA;

  • Rede Educação Inclusiva na Amazônia/UEPA;

  • Grupo Sala Verde Pororoca: espaço socioambiental Paulo Freire/UFPA;

  • A Sala VerdeTucuju: espaço socioambiental Freiriano – Parceria com o Ministério do Meio Ambiente, por meio do Programa Sala verde.

  • Grupo de integração socioambiental e educacional – GISAE/UEAP;

  • SOMAestética/UFU;

  • Contextos Integrados de educação infantil/USP;

  • LUDICIDADE, INCLUSÃO E SAÚDE- LIS/UEAP;

  • Trabalho, Educação e Formação Humana – HISTEDBR/UFU;

  • Núcleo de Estudos em Educação, Gênero e Relações Étnico-Raciais/URCA;

  • Núcleo de Estudos, Pesquisa e Extensão em Relações Étnico-Raciais, Movimentos Sociais e Educação – N’UMBUNTU/UFPA.

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Na criação do Programa registrou-se a participação de docentes integrantes a proposta como membros da Sociedade Portuguesa das Ciências da Educação (SPCE) e o Acordo de Cooperação com a UNI-CV (Universidade de Cabo Verde/África);

Em 2017 foi projeto aprovado para o Programa de Professor Visitante por meio do EDITAL Nº 09/2017/PROCRI/UNIFAP, com Plano de Trabalho previsto para execução em 2018, com docente da Universidade de Genebra (Suíça). No entanto, por desistência do docente tal projeto não se executou.

A partir de nova articulação conseguiu-se redimensionar esse Plano de Trabalho e substituir o docente. Assim, o PPGED recebeu, entre janeiro e fevereiro de 2019, o Prof. Dr. Salvador Vidal-Ortiz (American University – Estados Unidos da América).

Os docentes do PPGED tem se empenhado para efetivação de ações que avancem na internacionalização do Programa. A partir de 2018 foram implementadas relevantes atividades neste campo:

– A realização de missão de estudos, com auxílio financeiro da UNIFAP (Edital específico da Pró-Reitoria de Cooperação e Relações Interinstitucionais), do Prof. Dr. André Rodrigues Guimarães, na Universidade de Lisboa, com supervisão do Prof. Dr. Belmiro Gil Cabrito;

– A realização de missão de estudos da Profa. Dra. Valéria Silva de Moraes Novais, na Universidade de Lisboa, com supervisão do Prof. Dr. Belmiro Gil Cabrito;

– Atividade de pesquisa da mestranda Karolliny Melo Ferreira Diniz, orientada pelo Prof. Dr. Sidney Lobato. Em julho de 2018 a mestranda fez levantamento documental na faculdade de filosofia e teologia jesuíta em Paris (Centre Sevrès). O intuito foi encontrar a biografia dos jesuítas que atuaram na fronteira setentrional Amazônica. No mesmo período também foram analisados os documentos do Arquivo Francês da Sociedade de Jesus (VANVES). O arquivo estava em reforma, por isso não pudemos consultar os documentos salvaguardados. Uma técnica do referido arquivo nos enviou por e-mail uma lista com os nomes dos documentos que continham informações sobre a colônia Guiana Francesa entre os anos 1651-1764. Em Aix-en-Provence foram analisados documentos do Centro de arquivos D’Outre-Mer (CAOM). Examinamos o inventário da série E cuja sessão, “Dossiers du personnel” contém fontes manuscritas metropolitanas (série C 14) com informações sobre a colônia da Guiana Francesa. Os dados encontrados variam entre as decisões de governo, estatísticas demográficas e socioeconômicas e cartas diplomáticas referentes a conflitos de fronteira.

– A adesão ao PAEC, com a seleção 1 candidato uruguaio para ingresso no mestrado em 2019;

– Desenvolvimento da Pesquisa “Processos de antropização e de interação social no vale do rio Oiapoque: uma história socioambiental da fronteira franco-brasileira (1893-2015)”, com financiamento do CNPq, coordenada pelo Prof. Dr. Sidney Lobato. Destaque, como ação desta investigação, em 2018, a missão de pesquisa nos Archives Nationales d’Outre-Mer (ANOM), em Aix-en-Provence, de 17 de abril a 18 de maio.


O pesquisador coletou, por meio de fotografias digitais, mais de 12 mil páginas de documentos históricos referentes às relações interculturais entre indígenas, missionários, militares, afrodescendentes e outros que viveram na fronteira entre o Amapá e a Guiana Francesa, de meado do século XIX a meado do século XX.

– O ingresso da Profa. Dra. Olgaíses Cabral Maués, bolsista produtividade do CNPq, como Professora Visitante Sênior, com Bolsa – Edital N. 20/2018 – PROGRAMA PROFESSOR VISITANTE SÊNIOR NA AMAZÔNIA (PVSN-AMAZÔNIA) – CAPES. No Plano de trabalho aprovado há ações voltadas para auxiliar na internacionalização do PPGED/UNIFAP;

– Prof. Dr. André Rodrigues Guimarães e a Profa. Dra. Olgaíses Cabral Maués na 8ª Conferência Forges no Instituto Politécnico de Lisboa (Lisboa-Portugal) e passaram a fazer parte da Associação do FORGES. Tais atividades proporcionaram importantes articulações com pesquisadores de países de língua portuguesa;

– Realização do I Seminário Internacional de Pesquisa Educacional na Amazônia (SIPEA) realizado no Oiapoque (AP), município fronteiriço com a Guiana Francesa, constituindo-se em um espaço para a discussão de pesquisas acadêmicas e relatos de experiências, com destaque para a realidade amazônica e, mais especificamente, a região da fronteira entre o Brasil e a Guiana Francesa. O SIPEA foi constituído em articulação e participação de 2 professoras e pesquisadoras da Universidade da Guyane Francesa;

– Aprovação do projeto Education et diversité: la circulation des personnes, savoirs et mémoires et lês institutions éducatives dans la région transfrontalière Guyane française et Brésil, com financiamento da Universidade da Guyane, em colaboração com pesquisadores desta Instituição e professores e mestrandos do PPGED-UNIFAP. Essa ação foi decorrente das articulações constituídas no I SIPEA.

Ainda no âmbito dos intercâmbios internacionais, vale mencionar que, desde 2018 a Profa. Dra. Eugénia da Luz Silva Foster vem se articulando com o LAM – Laboratório de Pesquisas Les Afriques Dans Le Monde – Institut de Sciences Politiques de L´Université de Bordeaux – France. Esses contatos tiveram a finalidade de prover condições para o desenvolvimento da pesquisa de pós-doutorado intitulada Alargando fronteiras educacionais – Brasil (Amapá), França (Guiana Francesa) e Cabo Verde: um estudo sobre o processo de implementação de políticas de educação antirracista em escolas públicas, sob a supervisão do Prof. Dr Michel Cahen, da mesma instituição, a ser iniciado em 2019. Além da Universidade de Bordeaux envolverá mais duas instituições, a Universidade de Guiana (Guiana Francesa) e a Universidade de Cabo Verde (na República de Cabo Verde, África Ocidental).

Vale destacar ainda que a aliança com as universidades (Bordeaux, Cabo Verde e Guiana), não se limita somente ao âmbito da realização da pesquisa de pós-doutoramento. Com as referidas universidades projeta-se estabelecer e reforçar acordos de Cooperação já existentes, como é o caso da Universidade de Cabo Verde, e estabelecer novos, o que nos permitiria a realização de ações conjuntas, no que diz repeito à mobilidade acadêmica de professores e alunos, ao desenvolvimento de pesquisas conjuntas e publicações, além da realização de seminários e outros eventos científicos, bem como a participação em bancas de mestrado e doutorado etc.

A relevância da ideia dos Acordos de Cooperações com as universidades mencionadas reside, ainda, no fato de que alianças dessa natureza são benéficas a ambas as partes, pelas futuras trocas fecundas que nos possibilitará um incremento maior da graduação e da pós-graduação e, consequentemente, do ensino, da pesquisa e da extensão. As instituições mencionadas poderão usufruir do nosso trabalho e vice-versa, além de contribuir para o alargamento das fronteiras das nossas pesquisas.

Ressalta-se ainda a articulação com pesquisadores portugueses a partir das missões de estudos realizadas na Universidade de Lisboa (Portugal), participação no XXV Colóquio da AFIRSE Portugal. Como parte das ações desenvolvidas pelos docentes André Guimarães e Valéria Novais, em missões de estudos na Universidade de Lisboa, foram apresentados trabalhos no XXV Colóquio da AFIRSE Portugal, realizado no Instituto de Educação da Universidade de Lisboa. O Prof. Dr. André Rodrigues Guimarães também participou de Banca de Doutorado em Educação de Manuel Pedro Godinho Azancot de Menezes, na Universidade de Lisboa, com estudo intitulado “ENSINO SUPERIOR EM ANGOLA – FINANCIAMENTO E ACESSIBILIDADE”. Destaca-se ainda a publicação do capítulo “Financiamento das universidades públicas no Brasil no contexto do ajuste fiscal”, autoria de André Rodrigues Guimarães, Vera Lúcia Jacob Chaves e Valéria Silva de Moraes Novais, no livro “Educação superior em países e regiões de língua portuguesa: desafios em tempos de crise”, organizado por Alda Castro (Brasil), Antônio Cabral Neto (Brasil), Belmiro Cabrito (Portugal), Luisa Cerdeira (Portugal) e Vera Jacob Chaves (Brasil).