DOCENTES

Link para o Currículo  Lattes: 

Interesses de Pesquisa:

Analisa as relações interativas entre escola, escolarização de grupos historicamente excluídos, com foco em culturas escolares e fenômenos sociais destacando questões sobre estruturas educacionais desiguais, (disputas, retrocessos e resistências) no campo educacional face aos interesses de grupos sociais.

Link para o Currículo  Lattes: 

Interesses de Pesquisa:

Estuda a relação entre educação, as diversas culturas e as diferenças que compõem a sociedade brasileira, analisando a construção de Pedagogias Culturais, Pedagogias Decoloniais e processos educativos interculturais. 

Investiga os múltiplos espaços histórico-educativos, em realidades culturais marcadas pela pluralidade, com ênfase nas culturas populares amazônicas.

Link para o Currículo  Lattes: 

Interesses de Pesquisa:

Análise das relações interativas entre Escola, escolarização de grupos historicamente excluídos. Com foco na diversidade sexual, sexualidade e enfrentamento da homofobia (LGBTQIA+fobia) na escola e em outros espaços formativos.

Link para o Currículo  Lattes :

Interesses de Pesquisa:

Políticas públicas e atendimento educacional no Amapá; Relações público-privado na educação amapaense; Políticas educacionais e trabalho docente.

Link para o Currículo  Lattes:

Interesses de Pesquisa:

Sociedade e seus múltiplos espaços histórico-educativos, em realidades culturais marcadas pela pluralidade com enfoque na cultura infantil na investigação do brincar, a aprendizagem e o processo cultural da criança, educação, jogos e cultura lúdica.

Link para o Currículo  Lattes: 

Interesses de Pesquisa:

Políticas de Trabalho e Formação docente na Educação Básica;  Política de Internacionalização da Educação Superior e Gestão da Educação Básica.

Link para o Currículo  Lattes:

Interesses de Pesquisa:

Estuda a relação entre educação, as diversas culturas e as diferenças que compõem a sociedade brasileira, analisando as concepções de currículo no contexto sociocultural da Amazônia Amapaense, voltados para a Educação Básica ou Superior.

Investiga os múltiplos espaços histórico-educativos, em realidades culturais marcadas pela pluralidade nos múltiplos espaços histórico-educativos nos contextos da formação de professores e nos currículos escolares ou acadêmicos.

Link para o Currículo  Lattes:

Interesses de Pesquisa:

Educação, Educação do Campo e Educação Física atuando nos campos das Políticas Públicas com ênfase nas Políticas Educacionais, Sociais e de Saúde, Educação Física Escolar, Formação de Professores/as e Mundo do Trabalho, Fundamentos e relações entre Materialismo Histórico Dialético – Pedagogia Histórico-Crítica – Abordagem Crítico-Superadora do Ensino da Educação Física.

Link para o Currículo  Lattes:

Interesses de Pesquisa: análise das relações interativas entre Escola, escolarização de grupos historicamente excluídos, em especial as Juventudes do Campo.

Sociedades e seus múltiplos espaços histórico-educativos, em realidades culturais marcadas pela pluralidade, com foco na Educação do Campo, das Águas e das Florestas.

Link para o Currículo  Lattes: 

Interesses de Pesquisa: estudos socioculturais da Educação Física, esporte e lazer. Educação Física e movimento cultural humano no contexto da saúde.

Link para o Currículo  Lattes: 

Interesses de Pesquisa:

Analisa as relações interativas entre Escola, escolarização de grupos historicamente excluídos, com ênfase em Tecnologia na educação e foco em uso de recursos digitais no processo de ensino-aprendizagem.

Sociedade e seus múltiplos espaços histórico-educativos, em realidades culturais marcadas pela pluralidade com ênfase em Educação Ambiental e foco em questões socioambientais urbanas, na perspectiva da macrotendência  crítica.

Link para o Currículo  Lattes:

Interesses de Pesquisa:

Multiculturalismo e a interculturalidade, como dimensões políticas, epistemológicas, ontológicas e educacionais, com ênfase em Educação e Relações Raciais: Processos de inclusão da cultura nos currículos das escolas; Formação de professores(as), políticas e práticas pedagógicas. (Foco na realidade da população negra);

Sociedade e seus múltiplos espaços histórico-educativos, em realidades culturais marcadas pela pluralidade com ênfase em processos de escolarização da população negra no Brasil e no Amapá: racismo e movimentos sociais de resistência.

Link para o Currículo  Lattes: 

Interesses de Pesquisa:

Estudos sobre Planos de Cargos, Carreira e Remuneração Docente na Educação Básica e Gestão da Educação Básica.

Link para o Currículo  Lattes:

Interesses de Pesquisa:

Estuda a relação entre educação, as diversas culturas e as diferenças que compõem a sociedade brasileira, como foco nos temas: esporte, lazer, culturas e diversidades; esporte, lazer e gênero.

Analisa as relações interativas entre Escola, escolarização de grupos historicamente excluídos, com interesse nos temas: currículo e formação docente em Educação Física; lazer, escola e prática corporais lúdicas amazônicas.

Link para o Currículo  Lattes:

Interesses de Pesquisa: Política de Educação em Direitos Humanos; Direito à Educação: acesso e permanência das populações vulnerabilizadas.

Link para o Currículo Lattes:

Interesses de pesquisa: competências educativas; educação e cultura democrática; Filosofia da Educação; religião em contextos educacionais

Link para o Currículo Lattes

Interesses de Pesquisa :  

Políticas de Avaliação da Educação Superior;  Avaliação e Monitoramento dos Planos de Educação e  Sistema de Avaliação da Educação Básica e IDEB.

Link para o Currículo  Lattes: 

Interesses de Pesquisa:  

Entraves à efetivação de Políticas Públicas Educacionais no Brasil; O papel das organizações privatistas sobre a escola pública nacional e o Ensino Médio nos marcos legais contemporâneos e políticas públicas decorrentes: o que está posto à juventude brasileira?

Link para o Currículo  Lattes: 

Interesses de Pesquisa: 

Processos   artísticos   em   suas  dimensões   educacionais   e  de mediação histórico-sociológica, estética e cultural. Participação africana e afro-brasileira na formação artística e cultural local. Conhecimentos tradicionais e quilombolas, como patrimônio cultural afro-brasileiro, constituintes das identidades  etnicorraciais.

Link para o Currículo  Lattes:

Interesses de Pesquisa: 

Sociedade e seus múltiplos espaços histórico-educativos, em realidades culturais marcadas pela pluralidade, com enfoque na educação ambiental nos ambientes formais e não formais de educação; e na educação do campo, na construção de territórios de vida.

Link para o Currículo  Lattes: 

Interesses de Pesquisa: relações entre políticas educacionais e mundos do trabalho em perspectiva histórica

Link para o Currículo  Lattes: 

Interesses de Pesquisa: estuda a relação entre educação, as diversas culturas e as diferenças que compõem a sociedade brasileira, bem como contempla questões referentes ao multiculturalismo e à interculturalidade, como dimensões políticas, epistemológicas, ontológicas e educacionais, com especial interesse nos processos educacionais em contextos indígenas envolvendo os seguintes temas: mecanismos próprios de construção de conhecimentos, políticas indigenistas para a escola indígena, educação escolar específica, diferenciada e bilíngue.

Link para o Currículo  Lattes: 

Interesses de Pesquisa:

Políticas voltadas para a educação superior;  Gestão da educação básica e Políticas voltadas para a educação de jovens e adultos

PROFESSOR VISITANTE

Ver o currículo Lattes

Professora Titular da Universidade Federal do Pará.(aposentada). Professora Visitante Sênior da UFPA. Licenciada em Pedagogia pela Universidade Federal do Pará , com mestrado em Educação pela Universidade de Brasília e doutorado em Sciences de L’éducation – Université des Sciences et Technologies de Lille III , Lille, França. Fez pós-doutorado na Université Laval, Quebec, Canada em 2002, na Universidade Federal de São Carlos, 2007 e e UFMG em 2011. Professora da graduação e do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFPA.Ex Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFPA. Ex Coordenadora do Fórum de Programas de Pós-Graduação do Norte, FORPRED Norte. Coordena Pesquisa, orienta em nível de pós-graduação. Trabalha com as seguintes disciplinas: Teorias da Educação; Políticas Educacionais, atuando principalmente nos seguintes temas: políticas públicas para a educação superior e educação básica, , formação de professores, trabalho docente e Internacionalização do Ensino Superior. Coordena na UFPA o Grupo de Estudo e Pesquisa sobre Políticas Educacionais, Formação e Trabalho Docente. É membro associado do Centre de Recherche Interuniversitaire sur la formation et la profession enseignante. (CRIFPE), pertencente à UNIVERSITÉ LAVAL- Quebec, Canadá. É associada às seguinte entidades acadêmico-científicas : -Associação Nacional pela Formação dos Profissionais da Educação (ANFOPE); -Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Educação (ANPED); Sociedade Brasileira pelo Progresso da Ciência (SBPC ); Associação Nacional de Políticas e Administração da Educação (ANPAE).

Ver o currículo Lattes

Licenciado em Filosofia pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (1966), mestrado em Science de l’Éducation – Université de Paris X, Nanterre (1972) e doutorado em Sciences de l’Éducation – Université de Paris X, Nanterre (1976). Professor Titular aposentado da Universidade Federal de São Carlos (1992) e professor aposentado da Universidade Metodista de Piracicaba (2010). Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Fundamentos da Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: educação superior, política de educação superior, reforma da educação superior, público e privado na educação superior.

Ver currículo Lattes

Professora titular da Universidade Federal do Pará (UFPA), possui graduação em Pedagogia pela Universidade Federal do Pará (1986), mestrado em Educação pela Universidade de São Paulo (1997) e doutorado em Educação também pela Universidade de São Paulo (2002). Fez Estágio Pós-Doutoral no Centro de Estudos Sociais (CES) da Universidade de Coimbra (2007-2008), realizando estudos sobre pós-colonialismo, colonialidade e educação do campo no Brasil. Atua no Programa de Pós-Graduação em Educação, orientando alunos de mestrado e doutorado.Tem experiência na área de Educação, pesquisando principalmente nos seguintes temas: educação rural e educação do campo; cultura e educação; etnia e educação; Amazônia e práticas de escolarização; pensamento educacional latino-americano; decolonialidade e educação. Desenvolve pesquisas sobre etnia, gênero e educação. No momento, executa um projeto de pesquisa sobre o pensamento educacional de duas mulheres latino-americanas do século XIX (Brasil e Argentina), financiado pelo CNPq. Apresenta publicações em que se estabelecem reflexões sociológicas, históricas e antropológicas de práticas e discursos em educação. É coordenadora do grupo de pesquisa “José Veríssimo e o Pensamento Educacional Latino-americano” e do grupo “Constituição do Sujeito, Cultura e Educação” (ECOS) . Faz intercâmbio com o Grupo de Pesquisa Discriminação, Preconceito, Estigma: minorias étnicas e religiosas, cultura e educação da Universidade de São Paulo (FEUSP) e do Grupo Epistemologias alternativas, movimentos sociais e educação (IFPE). Foi representante da região norte na direção da Sociedade Brasileira de História da Educação (SBHE) entre os anos 2009-2013. Também atuou como vice-presidente Norte da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd), biênio 2017-2019.